Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

13

Alimentação PoE em CFTV

Uma das grandes vantagens no uso de câmeras IPs é o uso da alimentação PoE (Power Over Ethernet), que permite alimentação centralizada e utilização de menos cabos. Esse é o tema desse artigo.

Switch com PoE

O padrão PoE não é exclusivo para uso em CFTV, ele foi criado há muitos anos para ser utilizado na alimentação de dispositivos que se conectam aos switches de redes, como por exemplo os telefones IPs e Access Points (roteadores sem fio).

A idéia de alimentar um dispositivo utilizando o mesmo cabo de rede é excelente, dessa forma evitamos o uso de fontes de alimentação adicionais e também centralizamos o fornecimento de energia.

Outra grande vantagem é utilizar um UPS (também conhecido como No-Break) com baterias que alimentam um único equipamento central, que por sua vez alimenta os dispositivos das pontas .

Que dispositivo fornece alimentação PoE ?

O mais comum é o uso de switches para alimentar os dispositivos 

Temos que estar atentos ao uso do padrão universal para PoE, quando compramos um switch, devemos procurar no catálogo ou manual do produto pelo padrão IEEE. 802.3af que significa que o dispositivo possui alimentão PoE com até 15.4W por porta que na prática deve ser considerado como 12.94W por causa da atenuação do cabo de rede.

Uma câmera de CFTV do tipo box, dome ou bullet geralmente necessita uma potência abaixo desse valor de 12.94W a não ser que utilize calefator ou infra vermelho (IR) que irá aumentar o consumo.

Abaixo uma imagem com o exemplo da informação do consumo PoE em um catálogo de uma câmera IP do tipo box, podemos ver que o padrão é 802.3af e em destaque vemos o consumo máximo de 12W.

PoE no catálogo

Alimentação PoE padrão 802.3af

Agora vamos ver um exemplo da informação da alimentação PoE de um switch de rede com 24 portas, também podemos ver em destaque que o padrão é 802.3af, porém temos um problema...

Switch PoE para CFTV

A informação de características do produto menciona algo bem comercial e mostra que possui o padrão PoE, porém não menciona o quanto há de potência disponível por porta.

É ai que pensamos: "Mas o padrão 802.3af não diz que é alimentação de 15.4W (12.94W) por porta ? Não devemos entender que tendo o padrão, automaticamente possui esse valor de potência ? "

O padrão 802.3af tem alimentação de ATÉ 15.4W por porta

Temos que sempre nos atentar e considerar as informações de potência que entrega o switch, devemos prestar atenção nos detalhes.

Switch PoE

Continuando o exemplo do mesmo switch, não podemos olhar somente no que diz o texto de venda, vamos analizar a parte técnica.

Temos que olhar o catálogo do produto e ver o quanto entrega por porta, podem ser valores menores, sendo que no máximo seria 15.4W

Switch PoE para câmeras de CFTV

Modelo que permite somente 7.5W por porta simultaneamente

Nesse switch é possível utilizar somente 7.5W por porta simultaneamente

Então, muita atenção quando for comprar um switch ou fazer seu projeto de CFTV, nesse exemplo temos uma câmera que consome 12W e um switch de 24 portas padrão 802.3af que permite utilizar 15.4W por porta, porém há o limite de 7.5W quando utilizamos todas as portas.

O que vimos, significa que se pode alimentar essa câmera no switch, porém não é possível alimentar 24 câmeras de 12W simultaneamente

Obviamente há outros modelos de switches que pemitem alimentar todas as câmeras simultaneamente com potência de 15.4W, tudo é questão de fazer os cálculos e comprar o equipamento correto. 

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar


Hora da matemática simples e rápida

Vamos fazer uma matemática rápida para entender o quanto de capacidade total tem o switch para alimentação PoE, esqueci de perguntar: você gosta de matemática, certo ? Claro, todos gostamos 🙂

Professora de matemática

Se usarmos as 24 portas do switch simultaneamente

24 portas x 7.5W = 180W

Então 180W é a capacidade máxima de potência desse switch, e para um possível projetos de CFTV IP podemos considerar instalar:

24 câmeras que consomem 7.5W cada

ou

12 câmeras que consomem 15.4 W cada

Isso na matemática considerando a saída de cada porta do switch, não se esqueça do detalhe das atenuação do cabo que derruba a potência final máxima para 12.94W, então as câmeras não podem chegar aos 15.4W na prática. Questão simples de engenharia !

Se necessitamos alimentar 24 câmeras com potência maior que 7.5W cada, então poderíamos comprar um switch com potência total maior que 180W. Há modelos que fornecem 300W por exemplo para PoE. 

E assim podemos fazer nossos projetos corretamente, mas não paramos por aqui, como bons profissionais continuaremos estudando e em próximos artigos temos que falar de outro padrão PoE+

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 13 comentários
francisco de Assis cruz - 08/11/2015

Valeu por mais uma ver estar esclarecendo algo muito importante no ramo de CFTV.Abraço

Responder
Juan - 09/11/2015

Ja conhecia o sistema de alimentação PoE que era utilizado para alimentação de sistema de telefonia IP, mas agora com todas essas informações que nos foi passadas por vc se torna muito importante a utilização para a alimentação dos sistemas de câmeras IP.

Obrigado e fico grato pelas informações.

Responder
    Claudemir Martins - 09/11/2015

    Olá Juan,

    Obrigado pela visita ao blog, além do PoE tradicional ainda tem o PoE+ para alimentar câmereras que necessitam mais potência como as PTZ
    Irei falar sobre o assunto em uma próxima matéria.

    Continue acompanhando
    Abraço

    Claudemir

    Responder
Mauro - 22/03/2016

Gostei deste detalhe das alimentações das câmeras POE.

Responder
André - 11/05/2016

Gostei de saber mais sobre PoE em CFTV. Espero poder em breve trabalhar com esta tecnologia. Ficarei no aguardo de mais artigos.

Responder
André - 15/07/2016

Obrigado pelas informações,estou aprendendo a cada dia mais.

Responder
Lucas - 30/08/2016

Obrigado pelas informações… Parabéns pela iniciativa! Namaste!

Responder
Rafael - 13/12/2016

Olá Claudemir!

Agora é calcular se o preço vai agradar o cliente com relação ao custo das câmeras ips e do NVR, correto?

Para mim não precisar se preocupar com fonte e cabos de alimentação é realmente muito bom rsrs, porém só se o preço for competitivo com um projeto com câmeras normais analógicas.

Abraço!

Responder
    Claudemir Martins - 13/12/2016

    Olá Rafael,

    Cliente pequeno ainda usa DVRs, já clientes grandes não ficam limitados ao que um sistema com DVR pode oferecer e por isso não estão tão amarrados a preços
    Um sistema IP pode usar NVR ou VMS com as sequintes vantagens em relação ao IP:

    Fonte redundante no DVR
    RAID5 e 6 para possíveis falhas de discos rígidos
    Fail over para quando falha um NVR outro assuma automaticamente
    Gravação no NVR e em cartão de memória simultaneamente
    Inteligência de vídeo embarcado na câmera (detecção de movimento, cruzamento de linha, detecçao de face, entrada de área, loitering, contagem de pessoas, LPR, etc)
    A inteligência também pode ser realizada no lado do VMS
    Transmissão de imagem em IP via cabo UTP, coaxial, fibra ou enlace sem fio
    Transmissão de até streamings de vídeo simultâneo usando unicast ou centenas usando multicast
    Independência da câmera em relação ao gravador ( se falha o gravador a câmera tem autonomia )
    Envio direto de vídeo para nuvem, servidor FTP, NAS ou ISCSI
    Autenticação direta no sistema de usuários usando LDAP ou Active Directory

    E são algumas das vantagens, obviamente para projetos em grandes empresas, governos, etc usamos esses recursos e o DVR não tem vez

    Abraços
    Claudemir

    Responder

Deixe uma resposta