Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

14

Cabos coaxiais para CFTV

Na hora de fazer um projeto de CFTV analógico é fundamental saber quais são os cabos coaxiais para CFTV que podem ser utilizados e como afetam a qualidade geral do sistema que será instalado.

Cabo coaxial

Nesse artigo vamos falar sobre cabos coaxiais que são amplamente utilizados em sistemas de CFTV analógicos.

Tenho certeza que ao olhar a figura acima você rapidamente identificou o cabo coaxial porém com um conector diferente  dos tipos BNC que utilizamos, como profissionais de CFTV.

A construção de um cabo coaxial

Um cabo coaxial é construído de maneira a permitir a transmissão dos sinais e ao mesmo tempo proteger contra interferências eletromagnéticas externas.

Cabo coaxial para CFTV

Na imagem acima podemos ver as partes de um cabo coaxial:

  • Condutor: utilizado para a transmissão 
  • Dielétrico: material isolante
  • Malha: atua como uma blindagem
  • Capa: Protege as demais camadas

Quando uma câmera é conecta utilizando um cabo coaxial a um monitor ou gravador, a malha serve para igualar o potencial nas duas pontas, ou seja, o condutor central fica protegido contra interferências externas.

O dielétrico serve para isolar o condutor central da malha e a capa, obviamente deve existir para proteger o cabo.

Cabo coaxial para CFTV

Devido à essa necessidade de proteção dos cabos coaxiais para CFTV devemos utilizar material de qualidade como condutores que tenham um alto índice de pureza do cobre e também cabos com uma maior porcentagem de malha  (95% é um bom exemplo).

A distância da instalação de uma câmera é diretamente afetada pela qualidade e pela espessura (bitola) do cabo coaxial utilizado.

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

 Os tipos de cabos coaxiais para CFTV

Quando estamos fazendo um projeto ou visitamos uma loja para comprar o material de instalação nos deparamos com a questão de quais cabos coaxias para CFTV devemos utilizar, nomes como RG59, RG6 e RG11começam a surgir e devemos decidir o que é ideal para o projeto fazendo um balanço do custo/benefício.

Tipos de cabos coaxiais para CFTV

Na figura acima notamos a diferença de bitola entre cabos coaxiais.

Quanto maior a bitola do cabo, melhor será a transmissão para longas distâncias e temos ainda que considerar o fato que câmeras de mais alta resolução podem transmitir com qualidade em distâncias mais curtas quando comparadas com câmeras de baixa resolução.

Acredito que você se recorda das câmeras com diferentes resoluções analógicas como 380, 420, 540 e 600 TVLs, não é mesmo ?

Então, quando quer transmitir vídeos com câmeras de 600TVLs por exemplo, precisa se atentar ao uso do cabeamento correto, pois há diferenças na distância máxima para transmissão relativas à resolução e até mesmo na questão de envio de imagem em cores ou em preto e branco, você logo notará problemas de transmitir imagens coloridas de não estiver usando cabos ou distâncias apropriadas.

 Distâncias de cabos coaxiais para CFTV

Baseado no fato que hoje em dia dificilmente compramos câmeras de baixa resolução, afinal queremos manter uma qualidade mínima para nossos projetos, abaixo temos uma tabela para uma rápida consulta das distâncias de transmissão em cores para câmeras de 600 TVLs.

Cabo

Distância

Resolução

Impedância

RG59

150 metros

600 TVL

75 ohms

RG6

200 metros

600 TVL

75 ohms

RG11

390 metros

600 TVL

75 ohms

Em resumo, vamos nos atentar ao uso de cabos coaxias com mais qualidade no que se refere a porcentagem e malha, bitola do cabo e qualidade do material, no final das contas se um projeto apresenta câmeras com interferências, problemas com cores ou baixa resolução pode ser o caso em que estamos investindo em câmera com qualidade mas esquecendo de utilizar o cabeamento apropriado.

Câmera de CFTV

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 14 comentários
Sergio Adriano de Oliveira - 19/10/2015

Estou aprendendo cftv. E agradeço a ajuda.

Responder
francisco de Assis cruz - 23/10/2015

Gosto muito deste ramo mais tenho muito a aprender.
Valeu Claudemir Martins!

Responder
Flávio Euclides - 13/11/2016

Claudemir,

estou iniciando trabalhos com CFTV, como estou iniciando em pequenos projetos, estou utilizando cabos de 4mm com alimentador para câmeras CVI, gostaria de saber qual a distancia máxima que posso utilizar este cabo?

Abraços

Flávio Euclides

Responder
George marins - 16/07/2017

Esses artigo sao muitobom a cada dia aprendendo coisas nova com seu material. Parabéns Claudemir

Responder
junior - 19/07/2017

favo me respode noeami ltenho muita duvida tenho passar esse cabos via porte

Responder
Rodrigo Ruiz - 02/08/2017

olá amigo tudo bem ? cabo da betacavi hd 8038 e conector betacavi hd 8035 é bom ou é só fama ?

Responder

Deixe uma resposta