Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

1

Câmera de Segurança com Armazenamento em Nuvem

Agora é moda ter uma câmera de segurança que possa fazer o armazenamento em nuvem e permita monitoramento remoto. 

Nesse artigo vou falar sobre o lançamento de uma câmera IP Wi-Fi  da Logitech para uso residencial. Ela pode ser instalada em ambientes internos ou externos e permite ainda a gravação na nuvem.

Câmera de segurança da Logitech

A câmera possui um design muito elegante, é pequena e permite uma fácil instalação mesmo para pessoas que não possuem nenhuma habilidade técnica. É questão de simplesmente ligar a câmera em uma tomada de alimentação e usar o aplicativo no celular para visualizar.

Resolução de imagem

Quem é que gosta de imagens distorcidas e sem definição ? Ninguém.

Por isso uma câmera de segurança moderna deve permitir a gravação e visualização de imagens em alta definição, exatamente como esse modelo que tem resolução Full HD 1080p (2MP).

Camera de segurança Logitech

Ângulo de abertura da lente 

Com um ângulo de abertura de 180º, essa câmera permite a visualização completa do ambiente, não importa onde está instalada.

Ao instalar essa câmera de segurança em um canto do ambiente ou até mesmo em uma porta de entrada, a visualização é tão ampla que não há como ter pontos cegos, o que é um ponto positivo

Angulo de 180 Graus

Uma obervação porém, é que esse tipo de lente com ampla abertura faz com que os objetos apareçam bem pequenos e distantes e quando é necessário fazer algum tipo de reconhecimento de placas ou rostos de pessoas o usuário do produto pode acabar se frustando um pouco.

Por outro lado, a resolução FullHD pode compensar um pouco com o zoom digital, mas tenha em mente que não se pode esperar uma cena como aquelas de filmes de Hollywood nas quais vemos as câmeras de segurança operando verdadeiros milagres no uso do zoom digital.

Iluminação para visão noturna

Para ver imagens no escuro, as câmeras de segurança trazem LEDs que podem iluminar o ambiente com luz infravermelha, aquele tipo de luz que é visível para a câmera mas invísivel para nossos olhos nus.

Vale ressaltar que há limitações no uso desse tipo de tecnologia de luz infravermelha, como a falta de cor nas imagens e a distância máxima que os LEDs irão iluminar os objetos ou pessoas em um ambiente. 

Nas especificações técnicas da câmera se encontra a distância máxima de 15 pés (4.5 m) para visualização noturna com infravermelho.

Na imagem abaixo, vemos um ambiente onde a câmera de segurança supostamente está instalada e permite a perfeita visualização de imagem no escuro devido ao uso do recurso de LEDs de infravermelho

Câmera de segurança com infravermelho

Fonte http://www.logitech.com/en-us/product/circle-2-home-security-camera/page/circle-2-how-it-works

Experiência práticas de anos de profissão  mostram que imagens com iluminação infravermelha geralmente apresentam um foco de luz central mais intenso e imagens que não permitem um fácil reconhecimento de rostos, especialmente em câmeras para aplicações simples para consumidores, então é bom ficar atento. 

Abaixo  uma câmera de segurança da Hikvision com visão noturna

Câmera de segurança luz infravermelha

A imagem da foto da garotinha foi tirada do site da Logitech, onde há um vídeo mostrando ela roubando uns biscoitinhos na madrugada e sendo claramente monitorada por uma câmera de segurança que vê perfeitamente no escuro com incriveis detalhes.

Acredito que o vídeo foi criado para marketing, provavelmente não condiz com a realidade das imagens reais geradas pela câmera em questão pois não se vê um foco central de luz mais forte e o rosto da garotinha está perfeitamente reconhecível.

Veja abaixo o vídeo da Logitech que mostra a cena completa

Atualmente há câmeras com luz infravermelha que podem adaptar a potência e melhorar os efeitos do "clarão" central na imagem.

Dependendo do ângulo, distância de instalação e ambiente é possível obter uma boa imagem, porém não espere milagres da câmera em visão noturna.

Instalação externa (prova d'água)

O fabricante informa que a câmera pode ser instalada externamente e ficar exposta ao tempo, portanto é provável que possua grau de proteção IP66 (ou superior), apesar de eu não ter encontrado essa informação disponível nas especificações técnicas do produto.

Câmera de CFTV a prova d'água

É interessante ter uma câmera de segurança IP para residências que possua essas quantidades de recursos e  possa ser instalada em ambiente interno e externo.

Isso torna a câmera muito versátil para o consumidor final que pode instalar o mesmo modelo em diferentes locais da residência.

Comunicação sem fio (Wi-Fi)

A câmera pode ser comprada em duas diferentes versões, uma delas é a versão com cabos e a outras é a versão wireless que pode trabalhar com as frequências de 2.4GHZ ou 5GHz e padrões a/b/g/n.

Há vantagens de trabalhar com o frequência de 5GHz para evitar interferências, mais detalhes sobre esse assunto podem ser encontrados no meu artigo redes sem fio para CFTV, aqui no Blog

Comunicação de áudio bidirecional

Essa pequena câmera de segurança possui um alto falante e microfone embutidos, que permitem a comunicação bidirecional, ou seja, há a possibilidade de falar e ouvir através da câmera, que envia o áudio pela rede para a pessoa que está utilizando um celular ou computador.

Äudio bidireconal em câmera IP

Comunicação via celular

É possível visualizar as imagens da câmera através do uso de um celular ou tablet com sistema operacional IOS ou Android e também utilizar os recursos da câmera como alerta por detecção de movimento

Armazenamento em nuvem

A Logitech possui um serviço para que o cliente possa armazenar as imagens da câmera em seus servidores na Internet, esse recurso é popularmente conhecido como gravação na nuvem e permite que as imagens estejam seguras caso a câmera seja danificada ou roubada. 

É possível utilizar o serviço de gravação na nuvem gratuitamente para ter 24 horas de imagens gravadas, se o cliente deseja ter mais dias de gravação pode optar por um pagamento extra pelo serviço com preços que dependem da quantidade de dias que deseja gravar.

Preço do produto 

A câmera custa $179,00 (dólares) na versão com cabo e $199,99 na versão sem fio e para armazenamento na nuvem é possível optar por um dos planos de 14 dias por $3,99/mês por câmera ou o plano de 31 dias por $9,99/mês por câmera.

Considerações finais 

O produto é muito interessante, fácil e prático de utilizar, permite a conexão para gravação na nuvem, o que geralmente atrai a atenção dos clientes mais modernos que querem fazer uso desse recurso.

Consumidores que não necessitam de sistemas mais complexos e caros, certamente irão gostar desse modelo. Porém a qualidade de imagem noturna e  reconhecimento de pessoas à distância pode em algum momento desagradar aqueles que querem reconhecer uma pessoa ou placa de veículo estacionado do lado de fora.

Conclusão

O marketing da Logitech explora bem o uso da câmera em família e com recursos fáceis de serem utilizados por um celular, o que parece ser o foco da empresa para esse modelo. 

Esse modelo é de uma câmera para uso doméstico e não deve ser comparado à câmera profissionais de CFTV que tem a finalidade de monitorar ambientes relacionados à segurança física e patrimonial 

Mantenha isso em mente ao discutir com clientes que querem utilizar câmeras desse tipo. Cada projeto necessita de sua câmera específica.

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 1 comentários
câmeras de segurança - 01/08/2017

Interessante pergunta mais eu acho que a marca não é o aspeito mais importante Acredito que cada cliente e cada pessoa deve conhecer bem o que precisa e depois escolher a câmara adaptada para as suas necessidades e exigências. A qualidade da câmara é importante mais também o sistema todo, computadores, sistema de iluminação, portas e barreiras, a conectividade da empresa que depois garante a intervenção se houver problemas, muitas coisas para refletir um bocado. Obrigado pelo artigo.

Responder

Deixe uma resposta