Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

14

CFTV analógico de alta resolução

Como já vimos em outro artigo o CFTV analógico tradicional deixará de existir para dar lugar para as novas tecnologias de CFTV analógico de alta resolução. Nesse artigo vamos falar sobre esse assunto. 

Cabo coaxial

Então o cabo coaxial utilizado durante tantos anos nas instalações de CFTV analógicas tradicionais, acaba ganhando espaço dentro da nova tecnologia que promete trazer analógico em alta resolução utilizando a mesma infra-estrutura existente. 

Muito em breve vai ser difícil encontrar as velhas câmeras de 600 TVLs, porque já não vai mais valer a pena investir nessa tecnologia antiga.

O incrível avanço dessa nova tecnologia analógica de alta resolução traz a possibilidade de transmitir imagens em HD e Full HD e recentemente a novidade do desenvolvimento de outras resoluções em 3MP e 5MP e já estão  trabahando para entregar 4K (8MP).

Porque precisamos de CFTV de alta resolução ?

Já assistiu aqueles filmes onde o agente pode dar zoom em uma placa de carro ou rostos de pessoas para ver detalhes ? Acontece o tempo todo como se fosse algo perfeitamente normal, não é mesmo ?

Teoricamente é possível fazer isso, mas somente se tiver alta resolução em seu sistema de CFTV, o que na prática não encontramos facilmente em todas as câmeras como vemos nos filmes.

Alta resolução

Uma imagem em HD tem resolução quase 3X maior que a melhor qualidade gerada por um DVR tradicional analógico (4CIF ou D1)

E mesmo uma câmera em HD não é capaz de reproduzir os efeitos de zoom mostrados nos filmes.

Para que seja possível ter zoom digital e reconhecer placas e rostos que estão distantes precisamos de resoluções ainda maiores. Com o passar dos anos foram surgindo resoluções superiores como Full HD, 3MP, 5MP, 8MP, 12MP e até superiores, mas tudo isso obviamente já não era mais parte do mundo analógico, somente as câmeras IPs eram capazes de ter as altas resoluções citadas.

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

Alta resolução em CFTV não é mais exclusividade dos sistemas IPs 

Então atualmente é possível ter alta resolução em sistemas analógicos que chegam até a Full HD, esse foi um grande passo para se aproximar de sistemas IPs e no próximo ano veremos câmeras de 3MP, 5MP e talvez até 8MP, pelo menos essa é a intenção dos fabricantes de CFTV.

Esse avanço em resolução analógica traz ao mercado muitas vantagens competitivas, especialmente relacionado ao fato de que a tecnologia por traz dessa alta resolução é compatível com os cabos já utilizados na infra-estrutura do CFTV analógico tradicional.

TVI, CVI e AHD

São as novas tecnologias que permitem ter CFTV analógico em alta resolução

Ainda não há detalhes específicos do funcionamento das novas tecnologias mas a promessa é que será possível utilizar os tradicionais cabos RG59 para transmitir imagens de 5MP a distância de 600m

É cedo ainda para ter certeza da eficiência dessa tecnologia utilizando os tradicionais cabos coaxiais, no próximo ano teremos mais detalhes e com os devidos testes poderemos ver o quanto é realidade.

Mas uma coisa é certa, como bons profissionais temos que nos focar em qualidade e certamente câmeras que entregam mais qualidade devem ser instaladas utilizando cabos apropriados, como explicado no artigo sobre cabos coaxiais para CFTV.

Outro fato interessante a se considerar é que apesar do aumento da resolução do CFTV analógico, ainda há muitas vantagens nos sistemas IPs, mas essa é um discussão para futuros artigos. 

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 14 comentários
Juan - 9 de novembro de 2015

Oi, tudo bem, acabei de ler o artigo da reutilização do cabo RG 59 eu acho ótimo poder reutilizar cabo é infraestrutura para o novo sistema de CFTV mas, temos que ter em conta a qualidade do cabo já existente por que se ele não es de boa qualidade vai prejudicar o novo sistema.
Antes de reutilizar é bom fazer uma medição dos parâmetros dos cabos.

Responder
    Claudemir Martins - 9 de novembro de 2015

    Olá Juan. Excelente observação, como bons profissionais temos que nos preocupar com esses detalhes, como a infra-estrutura por exemplo.
    Não vai adiantar ter câmeras mais caras e de alta resolução utilizando cabos que não tenham a qualidade necessária, por isso é importante substituir os cabos se não tiverem um padrão mínimo de qualidade.

    Ainda espero para ver na prática como será o comportamento dessa nova tecnologia, no próximo anos teremos a oportunidade de testá-la, vamos ver o que é Marketing e o que é realidade.

    Responder
Carlos - 24 de janeiro de 2016

Achei o melhor tutorial da internet referente a Cftv.
Trabalho com monitoramento e estou adorando os cursos.

Responder
    Claudemir Martins - 24 de janeiro de 2016

    Olá Carlos,

    Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.
    Sigo preparando novos artigos e vídeos.

    Abraços
    Claudemir

    Responder
      Carlos - 25 de janeiro de 2016

      Olá Claudemir, tudo bem?
      Não consigo prosseguir com o curso
      CFTV intermediário, aparece conteúdo da aula bloqueada
      e pede para cadastrar…porém me cadastrei
      O conteúdo bloqueado é vídeo entrelaçado e progressivo e todos a seguir
      Please.

      Responder
André - 10 de maio de 2016

Bom dia! Quero parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado que é passar seu conhecimento para nós que gostamos da área para aprendermos mais. Gostaria também de tirar algumas dúvidas e obter ajuda de vocês, pois, na faculdade tenho um trabalho sobre CFTV para fazer e apresentar! Se for possível, ok!

Responder
    Claudemir Martins - 10 de maio de 2016

    Olá André,

    Quais são suas dúvidas ?

    Responder
      André - 11 de maio de 2016

      Bom dia! Preciso fazer um trabalho da faculdade (curso Redes de Computadores na Faculdade Estácio de Sá em Aracaju-SE), da disciplina Redes Convergentes. O tema é sobre: Como a rede convergente atua em dados de vídeo-CFTV. Esta é minha dúvida!
      Não sei por onde começar! Se puderem me ajudar e me acompanhar nesse trabalho que será feito e apresentado valendo a nota final da disciplina, ficarei mais agradecido do que já estou! Podemos nos comunicar por e-mail também se for possível. Desde já, muito obrigado!

      Responder
        Claudemir Martins - 11 de maio de 2016

        Quando é sua apresentação

        Responder
          André - 12 de maio de 2016

          A apresentação é mês que vem, porém, o trabalho é em grupo (somos em 3) e estou correndo para iniciar pois temos que ir mostrando ao professor para ele avaliar se estamos indo no caminho certo. Só esqueci de informar que nosso trabalho também inclui QoS. O professor quer que expliquemos como faremos o trabalho. Minha ideia é fazer e apresentar se possível com equipamentos reais.
          Tenho outros trabalhos também para apresentar de outras disciplinas que estou fazendo em paralelo.

          Responder
          Claudemir Martins - 24 de junho de 2016

          Oi André,

          Como foi o trabalho ?

          Responder
André - 18 de julho de 2016

Olá!

O trabalho foi bom. Comprei uma câmera IP com áudio e junto com um roteador da cisco que consegui emprestado mais o GNS3, fiz minha apresentação implementando QoS para vídeo e áudio… mostrando o tráfego de dados do vídeo na rede com o wireshark.

Responder

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o