Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

Como acessar DVR H264 pelo celular

Acessar câmeras de segurança pelo celular é algo bem comum em todo tipo de projeto de CFTV, mas acessar DVR H264 pelo celular tem sido uma dor de cabeça para muitos instaladores de CFTV. Entenda o porquê nesse artigo.

Primeiramente irei explicar o que significa ter um DVR H264 e porque é tão difícil resolver seu problema de acesso remoto a esse tipo de equipamento e então irei discutir qual é a solução para o problema. Leia o artigo até o final.

Como acessar DVR H.264 pelo celular

Quando você comprou o seu DVR H264 o que dizia o vendedor ou o anúncio sobre essa marca? Dizia que era uma marca boa ou não mencionava nada?

Não sei exatamente o que pode estar escrito na parte frontal do seu DVR, mas seguramente posso te afirmar uma coisa. H264 não é uma marca!

Sabia que DVR H264 não é uma marca?

Essa é a primeira coisa que deve entender para ficar claro porque você não consegue configurar seu DVR para ter acesso remoto pela Internet ou quando  perde a senha e tem dificuldade para recuperá-la. Esse é o tema de outro artigo: Recupere a senha do DVR Intelbrás, Luxvision e outros modelos

Voltando à questão principal, alguns DVRs trazem na parte frontal a inscrição:

  • check
    Network H.264 DVR
  • check
    H.264 Digital Video Recorder
  • check
    Digital H.264 Recoder
  • check
    H.264 DVR

Há outras variações do nome, mas nenhum deles representa a marca mas sim o tipo de compressão (CODEC) que utiliza. Ou seja, são DVRs genéricos fabricados na China e repassados ao mercado por distribuidores que usam uma nome somente para chamar a atenção pois ter H.264 para comprimir o vídeo é uma grande vantagem. Para saber mais sobre compressão de vídeo leia: Compressão de vídeo para CFTV. e Entenda o que é CODEC para CFTV

Exemplo de DVR H264 genérico e com marca

Vamos usar a marca Alartec como exemplo de marca de DVR, quando você adquire um equipamento dessa empresa pode ver o logotipo em algum lugar, seja na parte frontal, traseira ou no menu de acesso e configuração.

Note na primeira imagem um DVR genérico sem marca alguma, há somente um texto que diz "H.264 Digital Video Recorder". Isso indica somente que o DVR possui CODEC de compressão H.264.

DVR H.264 nao é marca

Nessa outra imagem vemos um DVR muito parecido com o mesmo texto H.264 Digital Video Recorder, porém traz um logotipo no lado esquerdo com a marca Alartec. Portanto deve existir um distribuidor por trás da marca que pode dar suporte com a instalação de software para acesso remoto ao DVR. 

DVR H.264 Alartec

Seu DVR H264 é genérico ou tem marca?

Para acessar seu DVR H264 pelo celular é preciso primeiro saber se ele tem uma marca. Se ele for de uma marca específica é possível conseguir manual, software e suporte técnico local com o distribuidor, o que é muito bom. 

Veja alguns exemplos de marcas de DVRs que são encontrados no mercado:

Intelbrás, Tecvoz, Venetian, Luxvision, Giga Security, JFL, Hikvision, Dahua, Citrox, Clear, Control BR, Alive, Lorex, Alartec, Multilaser, Trynus, Ecotronic, Voyager, Aprica, Jortan, Samsung, Bosch, Pelco, Panasonic, Sony, etc. 

Note que nessa relação há marcas bem conhecidas mundialmente como Samsung, Bosch, Pelco, Panasonic e Sony. Há outras bem conhecidas no Brasil como Intelbrás, TecVoz, Luxvision e Giga e outras menos conhecidas.

Se seu DVR tem uma marca conhecida basta utilizar o software fornecido pelo fabricante ou distribuidor para ter acesso remoto via celular, caso contrário é necessário utilizar um software genérico para acessar o DVR.

Software genérico para acessar DVR H264

Bom, se você tem mesmo um DVR genérico pode utilizar um software que funciona com muitos equipamentos fabricados na China e que trazem esse nome: "H.264 Digital Video Recorder" na parte frontal.

Existem diferentes softwares e aplicativos para celular no mercado para tal finalidade, um deles é o Meye desenvolvido pela empresa Meye Tech. Você pode encontrar os softwares na página: http://www.meyetech.com/

Os aplicativos para celulares (também conhecidos como apps) podem ou não ter custos. Geralmente quando são gratuítos há propagandas que são mostradas no aplicativo, dessa forma gera receita para o desenvolvedor. 

Note abaixo na imagem a informação: "contém anúncios"

APP para acesso remoto a DVR H264

Se você não quer ver as propagandas no aplicativo, basta pagar pela versão profissional. O custo é de $ 9,99 (dólares). Note que ao lado direito da imagem aparece um botão para a compra:

O App pode der adquirido na Playstore pelo link:

Meye Pro App para Acesso a DVR H264

Instale o App Meye no seu celular android

Para acessar o DVR H264 diretamente no seu celular, basta ir até a playstore e instalar o App. Veja as imagens abaixo como exemplo.

Instalação do App Meye para acessar DVR

Atenção para baixar a versão correta do app Meye, pois na Playstore há outros aplicativos parecidos. 

Verifique se está baixando a versão que é desenvolvido pela Meytech.

Note que essa versão já foi baixada mais de 1 milhão de vezes em todo o mundo e que há muitas avaliacões. 

A versão desse app é para celulares com o sistema operacional Android, e no momento em que escrevo esse artigo ele está na versão 4.4.1.

A instalação é simples e bem rápida e após abrir o aplicativo é possível ver que há os anúncios no topo.

Configuração do App para adicionar o DVR

O seu DVR pode ser acessado dentro da sua rede local através do IP interno da rede, ou pela Internet através do IP externo, conforme mostra o diagrama:

Diagrama de acesso a DVR H264 via celular AP interno

No diagrama acima o DVR já possui um IP (exemplo: 192.168.1.1) e uma porta de acesso (exemplo: 37777) e já foi testado como o computador na rede interna. O celular está conectado via Wi-Fi à mesma rede onde está o DVR. 

Esse é um teste que você pode fazer para o acesso interno do DVR, quando for fazer o acesso via Internet, o IP que deve ser utilizado é o que foi configurado no seu roteador (por exemplo: 50.79.86.90).

Veja o diagrama abaixo para acessar o DVR pela Internet:

Diagrama para configuração de acesso remoto a DVR pela Internet

IMPORTANTE: Faça os testes com seu DVR através de acesso via computador antes de tentar configurar o acesso via celular. Dessa maneira você garante que o acesso remoto já está funcionando e não fica "batendo cabeça". Se você não sabe o básico sobre como configurar acesso remoto, recomendo que leia o Guia do definitivo do CFTV volume 2. Você pode encontrá-lo nesse link: Guia Definitivo do CFTV V2

Para a configuração do App você irá precisar das seguintes informações:

  • check
    Nome que deseja usar para identificar o DVR
  • check
    IP do DVR (ou domínio que utiliza via DDNS) 
  • check
    Porta do DVR utilizada para conexão
  • check
    Usuário (já existente no DVR)
  • check
    Senha (já existente no DVR)

Após a instalação do aplicativo, basta abrí-lo e fazer a configuração. Clique no botão adicionar câmera e preencha as informações do seu DVR.

Clique no ícone adicionar câmera para ter acesso ao menu principal.

App Meye como adicionar câmera

Dê um nome para o DVR, coloque IP, porta, crie um usuário e uma senha.

Menu para configurar DVR H.264

Note que o procedimento é simples, basta utilizar as informações corretas, por isso é importante que verifique como seu DVR está configurado e tenha 100% de certeza que todas as informações estão corretas.

Verifique o menu do DVR, para ter 100% de certeza


Note na imagem abaixo que o App mostra um texto que informa que está conectando ao DVR...

App DVR conectando

Aguarde alguns segundos e o App irá mostrar a imagem do DVR, note que aprece a mensagem "Playing"

App para acesso de DVR via celular camera 1

Tela principal e informações do Aplicativo

Na tela principal do App é possível ver os botões para acesso aos canais do DVR e ao botão de configuração

Imagem do DVR no celular configurações

O App mostra a data, hora, nome da câmera e botões para controle de câmeras móveis (PTZ).

Imagem da câmera do DVR no celular

Controles na parte inferior do aplicativo

Botões inferiores do aplicativo MEye
A

Botão de reprodução (Play) e parada (Stop)

Botão de captura de imagem (foto)

C

Inicia a gravação de vídeo no celular

D

Acessa o menu de configuração

E

Visualizar informações da versão do App

Como editar o menu no aplicativo

Para editar o DVR basta clicar no menu na parte inferior (D) para abrir o menu

Na tela principal do App é possível ver os botões para acesso aos canais do DVR e ao botão de configuração

MEnu para editar o Aplicativo

O App mostra as câmeras disponíveis no DVR. Você pode configurar cada uma delas individualmente.

Menu de configuração do aplicativo

Possíveis erros ao conectar o seu DVR H264

É possível que algum erro ocorra ao configurar o aplicativo para conectar seu DVR H264, se isso acontecer calmamente tente encontrar a razão do erro.

Lembre-se que o aplicativo MEye é utilizado para se conectar a diferentes marcas de DVRs genéricos (com o nome DVR H264) portanto ele tenta ser o mais flexível possível na questão de trabalhar com diferentes configurações de portas e pode acontecer da porta padrão 37777 não ser a que o seu DVR usa, então tente outras opcões de configuração, Veja as sugestões a seguir:

DVR H264 mostrando mensagem "connecting"

Se o aplicativo ficar por muito tempo mostrando a mensagem "connecting" é indicação de algo errado com o link de Internet, pode ser lentidão ou talvez algum bloqueio ou firewall entre o DVR e a Internet ou rede interna.

Meyer App erro connecting

Siga os seguintes passos para resolver o problema:

  • check
    Verifique se a porta está configura corretamente;
  • check
    Averigue se a conexão com a Internet está OK;
  • check
    Certifique-se que não há nenhum bloqueio no roteador
  • check
     Tente conectar o seu celular a outro link para testar
  • check
    Faça teste de acesso utilizando outro celular

DVR H264 mostrando mensagem "buffering"

O app MEye mostra a mensagem "Buffering" por um longo perído de tempo mas a tela continua preta sem nenhuma imagem aparecendo.

Isso pode acontecer porque o IP está correto, a conexão foi realizada porém a porta está incorreta, é comum cometer o erro de configurar a porta 80 ao invés de outras como a 37777 (ou a que estiver no seu DVR). 

Erro App MEyer Buffering

Siga os seguintes passos para resolver o problema:

  • check
    Verifique se a porta está configurada corretamente;
  • check
    Tente trocar a configuração da porta conforme seu DVR
  • check
    Verifique se há configuração no roteador que bloqueia a porta

DVR H264 mostrando mensagem "Server Unavailable"

Se o aplicativo Meyer mostrar a mensagem "Server Unavailable" significa que não conseguiu conectar com o DVR.

Erro Meyer Server Unavailable

Siga os seguintes passos para resolver o problema:

  • check
    Certifique-se que o IP ou domínio está correto;
  • check
    Certifique-se que não há nenhum bloqueio no roteador
  • check
     Tente conectar o seu celular a outro link para testar
  • check
    Faça teste de acesso utilizando outro celular

Veja o vídeo com o exemplo de configuração

Conclusão sobre uso do aplicativo para DVR H264

O aplicativo Meyer pode funcionar com diferentes modelos de DVR H264 genéricos e até mesmos alguns outros que possuem marcas conhecidas.

Não há no entanto 100% de garantia que irá funcionar com todos os modelos do mercado, porém você tem a oportunidade de tentar os procedimentos que foram explicados nesse artigo para acessar o DVR remotamente.

Se quiser conhecer um pouco mais do aplicativo MEyer, baixe-o no celular e conecte com o DVR que está online para demonstração, na data que escrevo esse artigo (01/01/2018) ele está disponível com as seguintes informações:

IP: 50.79.86.90

Porta: 37777

Usuário: guest

Senha: guest

Faça os testes  e deixe seue comentários abaixo dizendo se funcionou corretamente. Boa sorte com seu DVR e por favor compartilhe esse artigo.

  • 1 de janeiro de 2018
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o