Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

Como instalar câmera de segurança na TV

O procedimento de instalar câmera de segurança na TV é muito simples, basta ter cabo coaxial (RG59), conector P4, conector BNC, adaptador para a televisão e fonte de alimentação. Veja como fazer esse tipo de ligação.

Para instalar câmera de segurança na TV, a primeira coisa que deve saber é que tipo e câmera você adquiriu. Aqui irei explicar o procedimento para as câmera analógicas tradicionais que geram sinais que são aceitos pela TV.

Que fique bem claro, para conectar a câmera de segurança analógica diretamente na TV ela não pode possuir sinais de alta resolução como os modelos que usam as tecnologia HD-TVI, HD-CVI e AHD.

Se quiser aprender mais sobre CFTV analógico de alta resolução leia o outro artigo que está disponível aqui no blog: CFTV de alta resolução

Câmera de segurança analógica tradicional

Se você pretende utilizar as câmeras analógicas de alta resolução, deve realizar outro procedimento que utiliza um conversor de sinais, mas esse não é o tema desse artigo, por isso certifique-se que sua câmera é tipo CVBS.

O que você vai usar para conexão direta com a TV é uma câmera que possui a tecnologia tradicional de vídeo composto (CVBS) e que é vendida com uma certa quantidade de linhas de TVs, como por exemplo: 600 linhas (600 TVL).

Verifique se possui a câmera analógica correta

Quando vai instalar câmera de segurança na TV, não importa se é câmera Dome, Bullet ou Box (como mostrado na foto). O importante é identificar se a câmera é um modelo tradicional CVBS, você pode checar isso na própria câmera, no catálogo ou manual do produto. Veja imagem abaixo: 

câmera de segurança de 600 linhas de TV

Obviamente sua câmera de segurança pode apresentar outros valores de linhas de TV, como por exemplo 480, 540, 600 ou 700 linhas. 

Veja na imagem abaixo um exemplo de catálogo de uma câmera tradicional.

catálogo de câmera de segurança analógica de 600TVL

Cabos, conectores e demais acessórios para instalar câmera de segurança na TV

Agora que você está seguro que possui a câmera de segurança correta, é hora de preparar os acessórios para conectar a câmera na TV. 

Além da câmera, você irá precisar da seguinte lista:

  • check
    Cabo coaxial bipolar (RG59)
  • check
    Conectores BNC
  • check
    Adaptador BNC para RCA
  • check
    Conectores P4
  • check
    Fonte de alimentação

Cabo coaxial RG59 bipolar

O cabo coaxial bipolar pemite transportar vídeo e alimentação de uma só vez o que facilita muito o processo de instalar câmera de segurança na TV.

Cabo coaxial para CFTV

Conector BNC

Em cada lado do cabo coaxial é possível utilizar conectores do tipo BNC. Há diferentes modelos disponíveis no mercado, como mostrado na figura:

Conectores BNC para CFTV

Adaptador BNC para RCA

Para conectar a câmera de segurança na TV é preciso fazer a adaptação do conector BNC para o RCA que é a entrada disponível na TV e para isso existe um adaptador próprio como mostrado na imagem abaixo:

Adaptador BNC RCA para ligar camera na TV

Conector P4

Conectores P4 são utilizados para a ligação da alimentação. De um lado conecta-se ao cabo (ao par que está no cabo coaxial bipolar) e no outro lado permite a conexão diretamente à câmera de segurança.

Conectores P4 para câmeras de segurança

Fonte de alimentação 

Há diferentes tipos de fontes de alimentação para câmeras de segurança, há modelos cohecidos como "fonte colméia" e outros que possuem caixas de proteção, bornes de distribuição e fusíveis de proteção.

Fonte de alimentação para câmeras de segurança

Onde comprar um Kit de instalação completo ?

É possível comprar kit para instalar câmera de segurança na TV em lojas e distribuidores de CFTV. Algumas opções estão disponíveis no mercado livre.

Tenha cuidado ao comprar o KIT e faça o possível para adquirí-lo de uma loja ou distribuidora confiável. Lembre-se também que a loja não tem a obrigação de instalar o KIT para você. A responsabilidade é sua como profissional.

KIT de instalação de câmera de segurança na TV

A foto acima mostra um exemplo de um KIT para instalação de câmera de segurança na TV. Note que é o valor é bem barato e um modelo sem marca,  portanto não espere que tenha a melhor qualidade do mundo. 

IMPORTANTE: Esse KIT de instalação de câmeras é só um exemplo do que encontra no mercado. Não estou recomendando a compra desse KIT específico, você pode fazer sua pesquisa e decidir por conta própria qual produto e fornecedor atende melhor suas necessidades.

Veja a seguir o passo a passo de como instalar câmera de segurança na TV rapidamente

1º Passo: Instale sua câmera de segurança 

Escolha o modelo apropriado para sua instalação. As opções mais comuns são mini dome e bullet, que são práticas e discretas. Simplesmente fixe a câmera na parede ou teto e proceda com a conexão dos cabos.

Câmera de segurança dome e bullet

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

2º Passo: Conecte os cabos na câmera de segurança 

Faça a conectorização apropriada do BNC ao seu cabo coaxial com bastante atenção aos detalhes para não ter problemas de mal contato do conector. Atenção também para não deixar a malha encostando no condutor central.

Crimpando conector de câmera de segurança

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

3º Passo: Coloque o conector P4 no cabo

Faça a devida conectorização do conector P4 no cabo de alimentação que está paralelo ao cabo coxial bipolar, atenção para a polaridade correta para não danificar sua câmera de segurança.

Conector de alimentação de câmera de segurança

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

4º Passo: Ligue a fonte na câmera de segurança

Conecte a fonte corretamente na câmera de segurança, sempre respeitando a polaridade correta. Atenção para a alimentação que irá chegar até a câmera

Ligando fonte na câmera de segurança

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

5º Passo: Ligue a câmera de segurança na TV

Utilizando o adaptador de BNC para RCA, conecte a câmera de segurança na TV na entrada de vídeo padrão. (Entrada áudio e vídeo).

Ligando câmera de segurança na TV

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

6º Passo: Ligue a TV e selecione a entrada AV

Selecione a entrada de áudio e vídeo (AV) da sua TV para que ela possa exibir a câmera de segurança instalada. A imagem deverá aparecer na tela.

Selecionando entrada AV para câmera de segurança

Para mais detalhes veja o Guia Definitivo do CFTV Volume 1

Conclusão e considerações sobre a instalação

No processo de instalar câmera de segurança na TV, lembre-se que é necessário utilizar uma câmera tradicional (CVBS). Como mencionado anteriormente, não tente utilizar câmeras HD-TVI, HD-CVI e AHD. Esse também não é o procedimento para exibir imagens de câmeras IPs.

Em caso de dúvida ou problemas com o equipamento entre em contato com a loja onde comprou o Kit de instalação.

Outras pessoas podem precisar dessa informação. Então, compartilhe


Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o