Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

4

Diferenças entre HDTVI, HDCVI e AHD

Aposto que em algum momento você já se deparou com essa pergunta. "Quais são as diferenças entre câmeras analógicas, HDTVI, HDCVI e AHD ?"

Então chegou o momento de encontrar a melhor e mais completa resposta para essa questão. Nesse artigo além de aprender quais são as diferenças entre HDTVI, HDCVI e AHD, você irá também entender quem está por trás dessas tecnologias, quais são os fabricantes e distribuidores que as usam e quais as diferenças de qualidade entre essas câmeras analógicas.

Diferenças entre HDTVI HDCVI e AHD

Características comuns entre as tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD

Vou descrever o que as 3 tecnologias possuem em comum e mais adiante no artigo veremos as diferenças individuais de cada uma delas.

1. Câmeras com tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD geram imagens de alta resolução

Antigamente ter um sistema com câmeras de alta resolução era sinônimo de comprar câmeras IPs. Esse cenário mudou com a chegada das tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD que passaram a concorrer nesse quesito com as câmeras IPs, principamente as que possuem resolução de 1 ou 2MP. Para entender mais sobre resoluções leia: CFTV analógico de alta resolução

Quando você está procurando câmeras de segurança no mercado encontra sempre algum anúncio a respeito de gravadores (DVRs) híbridos que suportam diferentes tipos de câmeras, ou seja, alguns desses DVRs ofertados podem aceitar câmeras com tecnologia analógica tradicional, além de tecnologia HDTVI, HDCVI, AHD e as vezes aceitam também as câmeras IPs.

Qualquer uma das 3 tecnologias pode oferecer resolução suficiente para a maioria dos projetos. Há uma corrida entre fabricantes para estar na liderança e entregar câmeras que se destacam principalmente em alta resolução, mas na prática a maioria das câmeras instaladas têm resolução HD ou FullHD. Para mais informações leia o artigo: Resoluções compatíveis em CFTV

Marcas de cameras HDTVI HDCVI e AHD

Note as diferentes marcas que possuem tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD com resoluções FullHD também conhecida como 108op ou 2Mega Pixel

2. As 3 tecnologias geram sinais analógicos

As tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD são analógicas, é importante enfatizar esse fato porque há sempre essa referência no mercado que vende câmeras de segurança e por uma questão de marketing os anúncios de produtos  dão a entender que há essas 3 tecnologias e outra analógica, mas no fundo todas são analógicas. 

DVR Híbrido com tecnologias HDTVI HDCVI AHD CVBS e IP

A forma que o anúnico é mostrado, pode levar a creer que HDTVI, HDCVI e AHD não são tecnologias analógicas, pois é comum que nos anúncios apareça uma frase da seguinte forma:

"O DVR aceita câmeras HDTVI, HDCVI, AHD , IPs e câmeras analógicas"

Na verdade o que o vendedor pretende dizer é que o DVR pode aceitar as 3 tecnologias de câmeras analógicas de alta resolução (HDTVI, HDCVI e AHD), além de aceitar a tecnologia IP e tecnologia analógica tradicional de baixa resolução, que são na verdade as câmeras analógicas com tecnologia CVBS.

Note na imagem criada pela Intelbrás para representar sua linha de produtos Multi HD que há a informação de HDTVI, HDCVI, AHD, IP e Analógico.

Multi HD da Intelbrás HDTVI HDCVI AHD  Analogica Tradicional e IP

A forma como a imagem é apresentada pode levar o consumidor a acreditar que somente uma das tecnologias é analógica e as demais não são.  

É difícil encontrar um anúncio que usa o termo da maneira correta, mas agora você já sabe que se trata de tecnologia analógica tradicional, tecnologia  analógica de alta resolução e tecnologia IP suportadas pelo mesmo DVR.

3. Câmeras HDTVI, HDCVI e AHD podem utilizar cabos coaxiais convencionais

Imagine uma situação em que você vai fazer o orçamento de substituição de câmeras de segurança para seu cliente pois ele pretende se livrar dos modelos tradicionais e migrar para os modelos de alta resolução.

Seu cliente já possui várias câmeras analógicas tradicionais instaladas no local e portanto também há toda uma infra-estrutura já instalada com cabos coaxiais tradicionais como RG59, RG6 ou RG11. (para mais informações sobre cabos coaxiais leia o artigo: Cabos coaxiais para CFTV).

Cabos coaxias para HDTVI HDCVI e AHD

O custo de substituição das câmeras analógicas de baixa resolução para câmeras analógicas de alta resolução poderia se elevar muito se houvesse a necessidade de substituir também a infra-estrutura e todos os cabos coaxiais

É nesse ponto que as câmeras com tecnologia HDTVI, HDCVI e AHD se tornam muito interessantes, pois podem utilizar os mesmos tipos de cabos coaxiais das câmeras analógicas tradicionais, ou seja, isso gera economia.

4. Câmeras HDTVI, HDCVI e AHD são bem mais baratas que câmeras IPs

As câmeras IPs ainda são mais caras comparadas às câmeras com HDTVI, HDCVI e AHD. Porém há uma grande diferença de recursos disponíveis entre essas tecnologias. Para saber mais leia: As vantagens das câmeras IPs 

Em projetos que não demandam inteligência embarcada ou recursos mais avançados, a tecnologia analógica ainda é uma boa opção para o cliente.

Veja a seguir um exemplo de comparação de preço entre uma câmera com tecnologia HDTVI e outra com tecnologia IP. Ambos  os modelos são tipo bullet, possuem resolução de 1080p (2MP), lente de 2.8mm e infravermelho.

Preço de câmera Hikvision Bullet IP de 2MP (1080p)

Preço câmera IP Bullet Hikvision 2MP

Preço de câmera Hikvision Bullet HDTVI de 2MP (1080p) 

Preço câmera TVI Hikvision 2MP

Características de cada tecnologia

Agora é o momento de conhecer as características individuais de cada uma das tecnologias. Como não distribuo e nem vendo câmeras, Irei fazer uma comparação mais neutra possível sem apoiar nenhuma das tecnologias .

Tecnologia HDTVI

High Definition Transport Video Interface

Desenvolvida por uma empresa japonesa chamada Techpoint, a tecnologia HDTVI ganhou espaço no mercado inicialmente com a venda de câmeras e gravadores com resolução de 720p (HD) e resolução de 1080p (FullHD).

Logo Techpoint
Logotipo Hikvision

A empresa chinesa Hikvision é a maior fabricante de câmeras que usa essa tecnologia HDTVI com os chips da Techpoint. A Hikvision distribui seus produtos pelo mundo de diferentes maneiras, uma delas é usando a própria marca e a outra é através de produtos "white label" (etiqueta branca), onde não aparece seu logotipo e empresas terceiras colocam sua própria marca.

A tecnologia foi criada em 2014 com o objetivo de transmitir sinais analógicos usando cabos coaxiais a distâncias de até 500m. 

Em 2016 a Hikvision anunciou que com as melhorias da tecnologia na versão Turbo HDTVI 3.0 seria possível transmitir imagens com resolução 720p a distâncias de até 1200m e imagens com resolução 108op a até 800m.  

Com novas versões da tecnologia, foram fabricadas câmeras de 4MP, 5MP e posteriormente vieram as câmeras com resoluções 4K (8MP).

Outra característica importante a ser mencionada é que na versão HDTVI 3.0 é possível enviar vídeo e alimentação pelo mesmo cabo coaxial, tecnologia conhecida como POC (Power over Coax).


Tecnologia HDCVI

High Definition Composite Video Interface

Lançada em 2012 pela empresa chinesa Dahua, a tecnologia HDCVI chegou ao mercado para revolucionar o uso de câmeras analógicas de alta resolução

Inicialmente as câmeras fabricadas possuiam resolução de 720p e 1080p. Em 2014 a empresa já estava lançando a versão HDCVI 2.0 da tecnolgogia que seguiu avançando a cada ano com o lançamento de novos produtos com altas resoluções e possibilidade de usar cabos com maiores distâncias.

Logo Dahua
Logo Intelbrás

A Dahua fabrica as próprias câmeras e também permite o uso da tecnologia por outras empresas. Uma marca comum no Brasil que usa HDCVI é a empresa Intelbrás que possui uma grande linha de produtos de CFTV.

Na versão HDCVI 3.0 a empresa anunciou resoluções de até 4K (8MP) e uso da tecnologia POC que permite enviar alimentação, dados e vídeo pelo cabo coaxial convencional, algo muito interessante para o mercado de CFTV.


Tecnologia AHD

Analog High Definition

Desenvolvida pela empresa Coreana Nextchip, a tecnologia AHD trouxe ao mercado as câmeras analógicas de alta resolução 720p e 108op.

A empresa fornece seu chip com a tecnologia AHD para grande fabricantes como a Hanwha Techwin (ex Samsung Techwin) e outras empresas pelo mundo. No Brasil a tecnologia foi adotada pela Giga Security.

NextChip Logo
Logo Giga Security

A princípio a tecnologia AHD 1.0 permitia o uso de câmeras com resolução de 720p. A nova versão AHD 2.0 introduziu a resolução de 1080p com uso de cabo coaxial tradicional (RG59) a distâncias de até 500m.

O desenvolvedor dessa tecnologia afirma que AHD tem a vantagem de maior compatibilidade com sistemas, porém na prática não parece ter vantagens reais. Uma câmera AHD pode conectar diretamente a um monitor tradicional com entrada BNC e exibir imagens, o que não acontece com as tecnologias HDTVI e HDCVI, porém a imagem exibida é em preto e branco e dependendo da versão do AHD podem ocorrer alguns problemas de compatibilidade. 

A compatibilidade com DVRs tradicionais com resolução 960H também é limitada, pois funciona somente em câmeras com versões antigas do AHD. 

É importante ter cuidado ao comprar uma câmera AHD porque no mercado é possível encontrar diferentes nomenclaturas como AHD-L, AHD-M e AHD-H que representam resoluções Baixa, Média e Alta respectivamente. Uma câmera AHD-L possui resolução inferior a HD, a AHD-M tem resolução 720p e finalmente a AHD-H tem resolução de 1080p.

Imagens de câmeras HDTVI, HDCVI e AHD

Veja a seguir as imagens comparando as 3 tecnologias. Esses testes foram realizados pela empresa americana Clinton Electronics.

Imagem de um veículo em movimento  durante o dia

Imagem câmera HDTVI
Imagem câmera HDCVI
Imagem câmera AHD

Imagens de uma mesa de cassino, note as diferenças de cores

Cores em imagem HD-TVI
Cores em imagem HD-CVI
Cores em imagem AHD

Imagens de carros estacionados durante o dia

Camera de segurança HD-TVI
Camera de segurança HD-CVI
Camera de segurança AHD

Imagens em ambiente com baixa iluminação, note o ruído (chuvisco)

Imagem com baixa luz HD-TVI
Camera de segurança HD-CVI
Camera de segurança AHD

Note a comparação das três câmeras lado a lado

Comparação de câmeras lado a lado HD-TVI HD-CVI e AHD

Segundo a Clinton Electronics os testes foram realizados com as câmeras usando configurações padrões de fábrica, portanto pode haver margens para ajustes na qualidade. A compressão de vídeo não afetou os testes devido à utilização de um dispositivo gravador externo para todas as câmeras. 

Onde comprar câmeras HDTVI, HDCVI e AHD

No Brasil é possível comprar câmeras das 3 tecnologias em distribuidores em todas as regiões. Segue abaixo uma lista onde pode encontrar os produtos:

Principais fabricantes e marcas para HDTVI

http://www.hikvision.com/pt-br

http://www.tecvoz.com.br

Principais fabricantes e marcas para HDCVI

http://www1.dahuasecurity.com/br

http://www.intelbras.com.br

Principais fabricantes e marcas para AHD

http://pt.hanwhasecurity.com

https://www.gigasecurity.com.br

Para encontrar distribuidores, revendas e integradores na sua região basta visitar os sites relacionados acima para buscar a informação ou entrar em contato com a equipe de vendas.

Algo importante a se levar em consideração é que a maioria das câmeras já possuem mais de uma tecnologia, sendo consideradas híbridas, ou seja, você pode ligá-las em um DVR HDTVI, HDCVI ou AHD, então considere a compra desses tipos de gravadores e câmeras se quiser ter mais flexibilidade.

Conclusão sobre HDTVI, HDCVI e AHD

O mercado adotou o uso de câmeras analógicas de alta resolução como uma alternativa à  tecnologia analógica tradicional (CVBS) e com isso os clientes podem contar com melhores produtos e qualidade de imagem. 

A concorrência entre as tecnologias HDTVI, HDCVI e AHD ajudam a reduzir os custos dos produtos e melhorar a qualidade a cada ano. É importante porém analisar quais produtos atendem melhor a necessidade dos seus clientes.

Minha opinião pessoal é que as três tecnologias são muito boas, porém acho que há uma leve diferença de qualidade nas câmeras AHD que parecem demonstrar uma melhor fidelidade de cores e nitidez.

Por outro lado as tecnologia HDTVI e HDCVI estão avançando rapidamente e trazendo maiores resoluções para o mercado a cada nova geração.

Outro ponto muito importante a se considerar é o fato que atualmente é fácil encontrar equipamentos híbridos no mercardo, o que permite utilizar e testar essas diferentes tecnologias.

Fique atento sempre não só à tecnologia aqui discutida mas também a outros fatores que podem afetar as qualidade como material de construção, qualidade dos LEDs infravermelhos, marca, treinamento e suporte técnico.

E um detalhe final: não esqueça de compartilhar esse artigo

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 4 comentários
Alexandre - 6 de janeiro de 2018

Parabéns ótimo artigo..
Obrigado por compartilhar.

Responder
Denis - 7 de janeiro de 2018

Sou completamente leigo no assunto, tenho acompanhado suas publicações e aprendendo um pouco a cada dia, cada vez mais me interessando pelo assunto. Quando me sentir seguro e apto pretendo adquirir todos os produtos e montar meu próprio sistema para monitorar minha casa. Conteúdo enriquecedor. Obrigado por compartilhar conosco. Deus abençoe seus caminhos e sucesso.

Responder

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o