Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

O Fim do CFTV analógico 

Com a evolução dos sistemas de CFTV, grandes competitores no mercado começaram a criar novas tecnologias que no final das contas irão acabar com os sitemas analógicos tradicionais

Câmera analógica

Mas há no mercado a tecnologia de câmeras analógicas de alta resolução que são recentes e promissoras, não é mesmo ? Então porque afirmar que é o fim do CFTV analógico ?

Estou falando dos sistemas antigos com as câmeras NTSC e PAL que conhecemos, com famosas 380, 420, 540, 600, 700 linhas, elas estão sendo substituídas por câmeras com mais alta resolução com as novas tecnologias como TVI, CVI, AHD e SDI. 

Então devemos abandonar o CFTV analógico ?

A resposta simples é não. Ainda vai levar um certo tempo para o término total do CFTV analógico tradicional, especialmente na América Latina, mas a idéia é que cada vez mais iremos avançar para novos sistemas analógicos de alta resolução e sistemas IPs, então devemos estar preparados para essa mudança. 

Com o avanço da tecnologia, e mais demanda do mercado, há um redução significantes de preços que permite a migração para sistemas com mais qualidade e recursos. 

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

Então haverá ainda espaço para continuar vendendo os sistemas tradicionais analógicos com resolução tradicional, (conhecida como SD) em mercados que já possuem essa tecnologia em funcionamento e precisam mantê-la, afinal, ninguém vai jogar seus gravadores e câmeras fora e iniciar o uso de outra tecnologia.

Em projetos menores de pequenos escritórios e residências, ainda também haverá espaço por um bom tempo, ainda mais quando o cliente final está preocupado em pagar o menor preço e a concorrência está oferencendo sistemas tradicionais baratos, isso acaba forçando a todos a oferecem o mesmo produto com o receio de perder o negócio. Então o fim do CFTV analógico é certo, mas ainda terá uma sobrevida por causa da latência da mudança.

E como fica o mercado de CFTV IP ?

Sistemas IPs certamente possuem muitas vantagens sobre sistemas analógicos, não é a toa que têm um crescimento anual muito grande e há muitas empresas milionárias no ramo de desenvolvimento de software para CFTV IP, nomes como Digifort, Milestone, Genetec, ISS, OnSSI, Verint, Aimetis, Exacq, etc. Muitas dessas empresas existem para atender a demanda de fabricantes de câmeras IPs, que aliás já são muitos e crescem rapidamente.

Analógico e Digital

A conclusão é que o mercado irá caminhar para a tecnologias do analógico de alta resolução e tecnologia IP, certamente não há como escapar da necessidade de entender ambas as tecnologias se quisermos estar a frente do mercado de CFTV.

Decretamos então o fim do CFTV analógico, mas a morte será gradual !

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta