Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

4

Projeto básico de CFTV parte 1

Vamos começar uma série de artigos falando sobre projeto básico de CFTV, iremos ver quais são os compontentes necessários para aquisição, transmissão e gravação das imagens e quais devem ser os cálculos e considerações do projeto, continue lendo.

Projeto de CFTV

Um projeto de CFTV inicia com a análise das necessidades do cliente.

Tudo se inicia com o cliente. Devemos entender qual sua necessidade para fornecer um projeto que atenda às suas necessidades de maneira que invista o mínimo possível para obter o que deseja.

Antes de cair na parte técnica e prática, devemos entender que haverá variação no tipo de projeto de proposta para o cliente, então vejamos qual o perfil dos clientes que iremos atender.

Tipos de clientes que investem em um projeto

Podemos considerar três tipos básicos de clientes:

1

CORPORATIVO

São empresas privadas como bancos, fábricas, transportadoras, lojas, restaurantes, universidades, etc. Notem que nessa classificação estamos incluindo diferentes ramos de atividade que vão desde a fabricação à educação, comércio e serviços.

Projetos de CFTV para esse tipo de cliente geralmente involve tempo e dedicação por parte do fornecedor que irá concorrer com diversas outras empresas. Um cliente coporativo na maioria dos casos irá adquirir um projeto com custo elevado pois está preocupado com a qualidade final de seu sistema de câmeras de monitoramento.

Acesso às pessoas chaves é fundamental para um projeto desse tipo, pois após a análise de uma proposta comercial do possível fornecedor, a tomada de decisão é feita por alguém com uma posição superior na hierarquia, ou seja, geralmente não é a pessoa com quem você lida diretamente que irá decidir, ela precisa do aval do chefe. 

Reunião corporativa

A proposta comercial passa pela análise de pessoas importantes na corporação

Em um banco por exemplo, a compra é realizada para as diversas filiais espalhadas pelo país, eu pessoalmente já participei de projetos onde a decisão era pela compra de milhares de câmeras e gravadores que deveriam ser instalados em diferentes filiais no Brasil.

Já imaginou sua empresa participando de um projeto desse nível onde alguém irá decidir pela compra de umas 30.000 câmeras e sistema de gravação ? Essa decisão não ocorre da noite para o dia e o comprador quer garantias de que está fazendo um bom negócio.

Nesse caso, é necessário ter um bom representante comercial que sabe levar a proposta ao cliente de maneira clara e objetiva, a idéia é mostrar porque a empresa deve investir em seu projeto de CFTV e não em outro projeto oferecido pela concorrência.

2

RESIDENCIAL

São clientes pequenos que necessitam um sistema de CFTV em sua própria residência ou pequenos negócios como escritórios ou oficinas, Nessa classificação consideramos que temos acesso direto à pessoa que decide pela compra do projeto.

Pessoas que precisam instalar câmeras de CFTV em suas residências ou pequenas empresas e comércios, são geralmente mais acessíveis no que diz respeito ao contato direto para conversa e tomada de decisão, após receber uma proposta comercial, elas podem rapidamente dar um retorno sobre o que pensam a respeito, na maioria dos casos sem a necessidade de consultar outras pessoas.

Esse tipo de projeto de CFTV na maioria das vezes é de baixo ou médio custo e o cliente não espera desembolsar uma grande quantia para ter algumas câmeras monitorando seu lar ou estabelecimento.

Orçamento

Orçamento deve atender as expectativas do cliente

É comum para esses casos as soluções com computadores e placas de capturas, na minha opinião, tais soluções deveriam ser descartadas por serem mais suscetíveis a possíveis problemas posteriores que irão acarretar em suporte técnico e insatisfação do cliente. 

O mercado já possui DVRs de baixo custo que devem ser considerados no lugar de usar essa combinação de computadores e placas de captura. A idéia é otimizar ao máximo a solução do sistema de CFTV.

Apesar do fato do sistema analógico estar em queda face aos novos sistemas IPs, Para projetos residenciais ainda há um grande mercado.

3

GOVERNO

São clientes que exigem um alto nível de dedicação por parte do fornecedor, pois haverá muito processo e papelada envolvida. A tomada de decisão depende de vários fatores, sendo o principal o cumprimento das especificações técnicas dentro do menor preço.

Para vender um projeto de CFTV para o governo, há um longo caminho a ser trilhado, assim como no mundo corporativo, o processo de decisão também é demorado e há muita burocracia envolvida.

Obviamente para vender qualquer produto ou serviço para o governo, é necessário participar de licitações públicas onde haverá um grande concorrência que aliás é muito agressiva, afinal, estamos novamente falamos de valores mais consideráveis, muitas vezes na casa dos milhões de reais, e isso atrai muitos interessados.

Para esse tipo de projeto de CFTV é necessário ter uma equipe que saiba quais são os trâmites burocráticos e também é necessário o suporte técnico especializado de engenheiros que deverão analisar as especificações para ter certeza que o produtos atendem aos requisitos.

Acordo entre cliente e fornecedor

Fechar negócio com o governo é interessante para qualquer empresa

Ao longo desses artigos, irei exemplificar diferentes soluções para esses tipos de clientes, a idéia é que saibamos que não há um projeto igual ao outro e nem mesmo uma solução perfeita,  o que precisamos é nos aproximar ao máximo do que o cliente quer a um custo justo.

Sua opinião é importante: Deixe seus comentários e compartilhe

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 4 comentários
André - 11 de maio de 2016

Conhecimento sempre é bom. Este artigo é mais um que parabenizo por tirar nossas dúvidas e por fazer com que nos interessemos em conhecer mais sobre projetos!

Responder
ramon lisboa - 8 de novembro de 2016

parabens

Responder

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o