Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

2

Projeto básico de CFTV parte 2

Vamos começar a rascunhar um projeto básico de CFTV para um cliente pequeno, dessa forma iremos avançando até chegar a projetos maiores que exigem conhecimento técnico mais detalhado.

Discutindo as necessidades do cliente

Discutindo as necessidades do cliente

Imaginemos um cenário onde um empresário possui uma pequena locadora de filmes e deseja colocar câmeras para monitorar o local, devemos então fornecer uma solução que atenda às necessidades desse potencial cliente com o melhor custo possível.

A principal questão é entender o que deseja o cliente e quais suas expectativas, isso é fundamental para o início do projeto de CFTV.

Bom, vamos chamar o empresário da nossa história de Marcos, ele está preocupado com alguns furtos de DVDs e Blu-Rays que ocorrem dentro da locadora, a idéia é que as câmeras possam evitar ou pelo menos reduzir a quantidade de furto dos produtos.

O que Marcos pediu parece simples, digamos que simples até demais, então, como profissionais de CFTV devemos explorar mais a fundo o que realmente vai satisfazer o cliente baseado nas suas expectativas.

Entendo a necessidade do cliente

Vamos formular algumas questões para esclarescer o que vai ser melhor para o projeto de CFTV da locadora:

Em uma conversa com Marcos, podemos questionar:

1. Onde ele pensou em instalar câmeras ?

O cliente geralmente indica os locais que gostaria de monitorar, é bem provável que já tenha passado por alguma experiência que o levou a imaginar que uma câmera naquele local resolveria o problema. Portanto questione onde ele imaginou instalar câmeras e por qual motivo, deixe claro que a princípio você quer entender o problema como um todo, para oferecer a melhor solução possível.

Pensando a respeito da instalação

Cliente tem uma idéia de onde instalar as câmeras

2. Qual a finalidade da instalação das câmeras ?

É necessário entender o que Marcos pretende obter com seu novo sistema de CFTV, ele quer saber se há pessoas nos corredores da sua locadora sem identificar exatamente quem são ? ou ele quer ter níveis de detalhes para reconhecer uma pessoa caso haja uma ocorrência ?

É bem comum o cliente ficar insatisfeito posteriormente quando decide ver o vídeo de uma ocorrência para tenta identificar o rosto de alguém mas não consegue por causa das limitações das câmera ou gravadores

 clientes na loja

identificar clientes na loja

3. O sistema deve ser preventivo ou reativo ?

Será que Marcos quer evitar que os furtos ocorram ou ele quer gravar os vídeos para ter uma posterior evidência ? Nesse ponto talvez ele queira as duas coisas. É natural esse tipo de reação, mas será que na prática, ter evidência dos furtos depois de ocorridos é interessante ?

4. Quantos dias de gravação ele pretende ter ?

Nesse ponto devemos ouvir o que Marcos tem a dizer para entender o que ele tem em mente, mas não se assuste se ele disser que gostaria de um ano de gravação, as vezes isso ocorre, pois o cliente não sabe que tanto tempo de armazenamento não é comum, e pode elevar os custos de maneira a deixar o projeto impraticável.

5. Quem terá acesso ao sistema de CFTV ?

Será que Marcos quer que seus funcionários tenham acesso ao sistema de CFTV e possam monitorar e exportar imagens ? Ou de repente somente ele irá ter os privilégios para acessar o gravador ?

Esse ponto é bem crítico, muitas pessoas acessando o sistema pode trazer incovenientes, como o uso de imagens indevidamente ou ainda a destruição de evidências ou alteração de configuração do sistema.

Já pensou se um vídeo de algum cliente vai parar no YouTube porque um funcionário achou a queda de alguém engraçada ou qualquer outra coisa do gênero ? Isso pode implicar em processos judiciais.

6. É necessário ter acesso remoto ao sistema ?

Caso Marcos queira acessar o sistema remotamente, ele irá precisar ter a infra-estrutura adequada para isso, então devemos estar cientes de qual o link de Internet disponível e quais suas expectativas em relação ao monitoramento remoto e visualização das imagens.

Hacker usando laptop

Hacker pode ter acesso ao sistema remotamente

Qual a análise sobre esse pequeno projeto ?

Baseado nas perguntas que fizemos ao Marcos, podemos iniciar um rascunho do projeto, fazendo uma vistoria no local para estudar os detalhes antes de propor uma solução. Obviamente devemos ter a autorização para ter acesso a todos os ambientes e funcionários.

Decidir onde as câmeras serão instaladas deve ficar a cargo do profissional de CFTV, com a pergunta inicial somente tivemos uma idéia do que Marcos tem em mente, mas devemos decidir onde devem ser instaladas e explicar porque é melhor dessa forma.

Para o caso de uma locadora, seria mais interessante o uso de câmeras com lentes varifocais para ajustar o ângulo de abertura e ter o nível de zoom necessário, também seria mais interessante ter alta resolução para reconhecer a pessoa que cometeu um possível delito.

Ter um sistema preventivo também é mais interessante para esse caso, apesar de não ser viável deixar uma pessoa monitoramendo as câmeras em tempo real, é possível colocar monitores que mostrem algumas das imagens da loja e placas indicando que o local está sendo gravado. Isso causa um efeito natural na mente das pessoas que irão pensar duas vezes antes de cometerem um furto.

Pessoa de olho

Estamos monitorando

Para tal projeto é interessante gravar por 15 ou no máximo 30 dias, sendo que o custo de armazenamento está mais baixo atualmente, o acesso ao sistema pode ser feito por Marcos que tem privilégio de exportar vídeo de evidência e backup e por outro funcionário com acesso somente ao vivo e de pesquisa (não pode exportar imagens)

Para acesso remoto é necessário extremo cuidado, principalmente com a senha do sistema que deve ser trocada (nunca deixar o padrão de fábrica) e se possível implementar uma VPN para elevar o nível de segurança. É bem comum ( e fácil ) ter acesso a sistema de CFTV por todo o mundo, são milhares de sistema vulneráveis na Internet.

Que sistema devemos oferecer ao cliente ?

Estou fazendo somente um pequeno exercício de imaginar um possível projeto, portanto podem haver variações e na prática, é necessário ter mais envolvimente com a situação real do cliente, mas de modo geral, eu diria que para um projeto pequeno e simples como esse poderíamos utilizar:

Opção 1: Sistema analógico de alta resolução

Um sistema simples e analógico composto por um DVR e câmeras Domes com lentes varifocais e que usem uma das novas tecnologias como TVI, CVI ou AHD, discutidas nesse outro artigo do Blog. Dessa forma podemos propor uma solução que permita recuperar imagens em FullHD para melhor identificar as pessoas. Esse DVR poderá ser conectado à Internet para permitir acesso remoto ao sistema.

Sistema de CFTV analógico

Opção 2: Sistema IP de alta resolução

Um sistema IP simples  composto por um NVR que disponibilize alimentação PoE diretamente para as câmeras Domes com lentes varifocais. Com esse sistema, também será possível recuperar imagens em FullHD para identificar as pessoas. O acesso remoto, é possível atrravés da conexão do NVR à Internet.

Gravador de CFTV IP

Vocês podem deixar seus comentários e perguntas a respeito do tema, seria interessante que pudessem informar se já tiveram experiência parecida e qual a solução foi ofertada para o cliente.

Sua opinião é importante: Deixe abaixo os seus comentários

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 2 comentários
Francis Souza Martins - 28 de dezembro de 2016

Olá Claudemir gostaria de saber as diferenças entre dvrs nvrs e outros gravadores do mercado

Responder

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o