Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

Reconhecimento de placas de veículos

No momento que você vai escolher o melhor sistema para reconhecimento de placas de veículos é importante conhecer os fatores que devem ser considerados para ter uma alta taxa de acertividade e precisão.

Não há uma resposta simples e direta sobre qual é a melhor câmera ou sistema para captura e reconhecimento de placas, tudo vai depender de como é seu projeto e qual o orçamento disponível.

Software da ISS para reconhecimento de placas de veículos

Veja nessa foto o exemplo do software SECUROS Auto utilizado para reconhecimento de placas. Para saber mais a respeito visite o site oficial da ISS em: http://pt.isscctv.com/

Quais são as opções ao escolher um sistema para reconhecimento de placas de veículos ?

Existem duas maneiras de fazer esse trabalho de capturar e reconhecer placas de carros, e você deve decidir qual é a mais adequada para o seu caso baseado no custo/benefício e na facilidade de implementação.

É possível comprar todos os itens separadamente e armar a solução com a integração da câmera, software e acessórios ou comprar uma câmera para para reconhecimento de placas que já traz tudo integrado em um pacote.

  • check
    Sistema de captura e reconhecimento de placas integrado
  • Geralmente com menor custo e maior dificuldade de implantação
  • check
    Sistema de captura e reconhecimento de placas embarcado
  • Geralmente com maior custo e menor dificuldade de implantação

Nesse artigo, irei falar sobre o primeiro sistema com a integração de dispositivos. É possível nesse caso mesclar diferentes tecnologias e marcas de câmeras e softwares para melhor atender as necessidades do projeto.

Sistema de reconhecimento de placas integrado

Se você optar por essa opcão para ter seu sistema de reconhecimento de placas funcionando corretamente é preciso entender quais são as funcionalidades que uma câmera deve ter para permitir os ajustes corretos no momento da instalação do sistema de acordo com o projeto.

Para a integração manual é preciso de câmeras, caixas de proteção, switches, cabos e acessórios de instalação, além de servidor, software e mão de obra.

Sistema integrado para reconhecimento de placas de veículos

Será também necessário fazer todo o trabalho de instalação e ajustes dos parâmetros da câmera, além dos adjustes no parâmetro do software que será responsável pela leitura e reconhecimento da placa do veículo.

O diagrama abaixo mostra um exemplo de um sistema tradicional básico para reconhecimento de placas (LPR) com seus principais componentes. 

Diagrama de sistema de reconhecimento de placas de veículos

Nesse modelo, as câmeras IPs irão capturar a imagem com resolução e qualidade suficiente para que o servidor de reconhecimento de placas possa processar e fazer o reconhecimento ótico de caracteres (OCR) e armazernar as informações em uma base de dados, além de permitir que a estação de monitoramento possa exibir as imagens e o resultado do reconhecimento.


Câmera IP para reconhecimento de placas

Clique na imagem para ampliar

Câmera IP para projetos de reconhecimento de placas de veículos

Atualmente as câmeras IPs são as melhores opções para uso em um sistema de reconhecimento de placas devido aos recursos disponíveis, como alta resolução. Para saber mais sobre câmeras IPs leia o artigo: As vantagens das câmeras IPs.

Outra grande vantagem no uso de câmeras IPs é a possibilidade de utilizar inteligência embarcada, há fabricantes de softwares para reconhecimento de placas de veículos que fazem o trabalho em duas etapas utilizando a câmera IP para processar parte do trabalho na primeira etapa fazendo a finalização do trabalho no servidor. Para saber mais sobre inteligência em câmeras IPs leia o artigo Inteligência em CFTV aqui mesmo no blog.


Switches para projetos de CFTV

Clique na imagem para ampliar

Switch para projetos de reconhecimento de placas de veículos

Switches são utilizados para conectar as câmeras IPs e o demais dispositivos na rede. Há diferentes tipos de switches e alguns modelos podem ser utilizados para projetos de CFTV. Leia a respeito no artigo: O uso de switches em projetos de CFTV.

Outro fator importante a se considerar nos switches para seu projeto é alimentação PoE (Power Over Ethernet) via cabo UTP. Para saber mais sobre esse tipo de alimentação veja o artigo: Alimentação PoE em CFTV.


Quais as características de uma câmera para um sistema de reconhecimento de placas integrado ?

Para obter uma imagem com qualidade suficiente para que o software faça um bom trabalho de reconhecimento de placas, a câmera deve ter a resolução mínima de acordo com as necessidades e cálculos do projeto. 

É possível utilizar até mesmo câmeras analógicas com resoluções tradicionais, porém atualmente é recomendável o uso de câmeras IPs com altas resoluções, tendo sempre em mente que não é preciso exagerar.


Resolução de imagem para reconhecimento de placas

Clique na imagem para ampliar

Resolução para projetos de reconhecimento de placas de veículos

Resolução de 2MP (Mega Pixel) também conhecida como FUllHD ou ainda como resolução 1080p é suficiente para a maioria dos projetos de captura e reconhecimento de placas de veículos, Não é obrigatório o uso de 4K. Aprenda mais nesse artigo Resoluções compatíveis em CFTV


Lente varifocal para reconhecimento de placas 

Clique na imagem para ampliar

Lente varifocal para reconhecimento de placas

Para fazer o ajuste correto do ângulo de abertura e aproximação (zoom) da imagem, é necessário utilizar lentes varifocais com correção de infravermelho e com distância focal variando entre 5 a 50mm.

Veja a seguir um vídeo que explica o conceito de lentes varifocais para CFTV.


Velocidade do obturador (shutter speed)

Clique na imagem para ampliar

Controle do obturador para captura e reconhecimento de placas

Com o controle do obturador é possível "congelar" as imagens que estão em movimento, especialmente se o veículo se movimenta rapidamente onde será realizado o reconhecimento de placas,


Compensação de luz (HLC, BLC e WDR)

Clique na imagem para ampliar

Compensacão de luz para captura e reconhecimento de placas de veículos

Luz em falta ou em excesso pode prejudicar a captura e reconhecimento de placas, Recursos com o HLC, BLC ou WDR permitem melhorar a imagem.


Dependendo do cenário podemos utilizar diferentes tipos de recursos de acordo com a incidência de luz, sombra, luz em excesso ou reflexos. 

Para apender mais sobre compensação de luz, veja esse vídeo que explica sobre o BLC, WDR e o Sens-UP. Tenha em mente porém que o Sens-UP não é muito útil em cenários com pouca luz e movimento ao mesmo tempo, que pode ser o caso de veículos em estradas. Em cenários como esses é importante colocar iluminação adicional, seja normal ou infravermelha. 

Qual marca e modelo de câmera devo comprar para um sistema de reconhecimento de placas integrado ?

É importante saber que não há uma câmera específica para reconhecimento de placas de veículos que é melhor para todas as situações, tudo vai depender do que é requerido para o projeto e o projetista ou integrador do sistemas pode escolher diferentes tipos de câmeras e lentes.

Para escolher a câmera apropriada é possível utilizar softwares para cálculos e simulações como é mostrado nesse vídeo:

Para fazer cálculos de distâncias, resoluções e ângulos utilize um software para projetos, como o IP Video System Design Tool

Com o uso desse tipo de software é possível colocar as informações como distâncias da câmera ao veículo, valores da distância focal da lente, resolução da câmera e muito mais.

distância para reconhecimento de placas de veículos
Software para projetos de CFTV e reconhecimento de placas

Para ver mais detalhes sobre esse software para projetos de CFTV leia o artigo: Software para projetos de CFTV aqui no blog.

O que devo considerar no cenário da instalação para um sistema de reconhecimento de placas integrado ?

Vários fatores irão influenciar no bom funcionamento do seu sistema de captura e reconhecimento de placas, é preciso estar atento a cada um deles e fazer os ajustes necessários para otimizar o sistema, veja a seguir alguns detalhes importantes que são encontrados no manual do software da ISS.


Ângulo de visualização ideal

Clique na imagem para ampliar

Angulo ideal para captura e reconhecimento de placas

Para que o software de reconhecimento de placas funcione com a melhor taxa de acertos possíveis, é necessário que a imagem da placa do veículo esteja em um ângulo mais perpendicular possível ao solo, como é mostrado nessa foto. 


Ângulo de visualização aceitável

Clique na imagem para ampliar

O software de reconhecimento de placas pode aceitar uma variação de ângulo como mostrada na foto, tenha em mente porém que essa variação pode ser diferente de acordo com o modelo da placa de cada país. Tente sempre deixar o menor ângulo possível em relação ao solo.


Ângulo de visualização aceitável

Ao colocar a câmera em uma posição superior como mostrado na foto mantenha o ângulo máximo a 40º para que o software de reconhecimento de placas possa funcionar com eficiência, se o ângulo for menor é ainda melhor.

ângulo superior da câmera para reconhecimento de placas

Ao colocar a câmera em uma posição lateral como mostrado na foto mantenha o ângulo máximo a 30º. O ideal serial reduzir ainda mais.

ângulo lateral para reconhecimento de placas

Resumo e conclusão sobre a instalação de sistema integrado de reconhecimento de placas 

Em resumo para ter um sistema de captura e reconhecimento de placas funcionando adequadamente, temos que seguir as recomendações:

  • check
    Escolher a tecnologia apropriada para seu caso (analógica ou IP);
  • check
    Câmeras IPs são mais utilizadas para reconhecimento de placas;
  • check
    A resolução das câmeras vai depender da necessidade do projeto;
  • check
    Para  a maioria dos projetos a resolução de 2MP é suficiente;
  • check
    As câmeras devem possuir recursos de controle do obturador;
  • check
    Recurso de compensação de luz permite obter melhor imagem;
  • check
    É necessário escolher a lente apropriada para o projeto;
  • check
    Os ângulos de posicionamento da câmeras são importantes;
  • check
    É possível integrar câmeras e softwares de diferentes fabricantes;
  • check
    Há diferentes fabricantes e software de reconhecimento de placas.

Em outro artigo irei falar sobre câmeras profissionais com tecnologia já embarcada para reconhecimento de placas, como câmeras da Hikvision, Vivotek e Genetec. Esse tipo de câmera facilita a instalação porque já vem preparada com as tecnologia que foram abordadas aqui nesse artigo

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o