Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

12

Redes sem fio para CFTV parte 2

Agora que já temos uma boa base sobre redes sem fio e os padrões utilizados, de acordo com o artigo anterior, podemos avançar para a aprendizagem de outros conceitos de uso de redes sem fio em CFTV.

Vamos continuar o tema a partir do ponto que paramos, falando sobre o uso de rádios profissionais para CFTV, para que possamos entender mais claramente, vou contar uma experiência que tive no passado.

Wifi para CFTV

Wifi é um termo muito popular para rede sem fio

OK, então vamos voltar ao ano de 2004 onde tinhamos o desafio de monitorar uma cidade inteira com câmeras de vigilância que seriam visualizadas e controladas a partir de uma central de monitoramento da guarda municipal de uma pequena cidade no interior de São Paulo.

O escopo do projeto era de cerca de 60 câmeras, a maioria eram modelos "box" e algumas outras câmeras móveis (PTZs). Cada câmera iria transmitir e armazenar imagens em resolução 4CIF com uma taxa de 30 quadros por segundo e gravação pelo período de 30 dias.

Como transmitir imagens das câmeras de CFTV ?

A questão era como transmitir imagens das câmeras até a central de monitorameto localizada a alguns quilômetros de distância, possíveis soluções eram o uso de fibra ou rádios sem fio (wireless).

O uso de fibra ótica era impraticável devido aos custos de passar cabos por toda a cidade, utilizar postes públicos ou estrutura subterrânea na prática se tornar complicado devido à logística e trabalhos envolvidos.

Passando cabos em poste

Utilizar postes para cabos de CFTV pode ser complicado


A solução: usar rede sem fio para CFTV

A decisão de usar wireless para CFTV foi interessante pelos desafios da época, pois não existiam os rádios mais modernos especialmente fabricados para CFTV, tivemos que usar o que estava disponível.

Equipamentos tradicionais de rede sem fio utilizados internamente em nossos escritórios, os famosos APs (Access Points) não são boas opções para uso em uma rede metropolitana para CFTV e também há o problema com a frequência de 2.4GHz por causa da interferência,

Roteador sem fio não adequado para CFTV

Roteador sem fio (AP)

Roteador wireless

A princípio testes foram feitos com esse tipo de rádio, conectando antenas externas e colocando os rádios em caixas herméticas nos postes.

Na prática enfrentamos uma grande quantidade de problemas nos testes com a adaptação para uso externo no projeto.

Como disse anteriormente um dos problemas era o uso da frequência de 2.4GHz que está sujeita a muita interferência de outros dispositivos, também havia problemas de performance do processamento, além das questões físicas como temperatura, umidade e até mesmo insetos entrando na caixa instalada no poste.

Iremos discutir em mais detalhes os problemas com a frequência de 2.4GHz em futuros artigos, mas basicamente, na prática temos somente três canais que podemos utilizar para evitar interferências.

Processamente é outro fator importante, pois os rádios tradicionais para aplicações internas não foram projetados para tráfego intenso em longos períodos contínuos como 24 x 7 x 365.


Finalmente melhores rádios sem fio para CFTV

Então a instalação das caixas em postes foi uma tremenda dor de cabeça, encontrar um produto no mercado para atender as necessidades já foi um problema e muitos outros estavam por vir.

Caixas em postes

Com o tempo a alta temperatura dentro da caixa se tornou um problema e o uso de ventiladores na abertura da caixa trouxe outros problemas como entrada de umidade e insetos diversos.

Com o tempo, novas caixas mais adequadas foram surgindo, mas ainda era uma solução trabalhosa utilizar toda uma parafernalha em postes para instalação de CFTV.

Uma melhor solução para o nosso problema era necessária,

Radio sem fio em poste elétrico

Radio sem fio em poste

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar


 Finalmente os rádios profissionais para CFTV

Para melhorar o sistema passamos a utilizar rádios mais robustos que eram fabricados para uso externo, ainda para transmissão de dados e não de CFTV, mas pelo menos já eram mais adequados e davam menos dor de cabeça em questão de instalação e manutenção.  

Com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e os preços começaram a ficar mais atrativos, o que possibilitou o uso de rádios que eram especialmente fabricados para CFTV, e ai começou uma nova era de transmissão de vídeo em alta qualidade.

Redes sem fio para CFTV

Rádio compacto para CFTV

Agora sem aquelas caixas enormes e feias instaladas nos postes, os projetos de CFTV ficaram mais interessantes e profissionais, claro que na prática é necessário também ter conhecimento especializado sobre o funcionamento de transmissão sem fio.

Mas já foi um grande passo sair de um sistema do tipo "Frankstein" e migrar para rádios compactos  com antenas internas que pemitem melhorar não só a praticidade da instalação, como também evitam vários dos problemas reportados anteriormente (malditas formigas). 

Formigas que invadem a caixa dos rádios sem fio

Formigas que invadem a caixa hermética

Para concluir esse artigo, o que pretendo demonstrar é que existem soluções amadoras, na qual montamos um "Frankstein" para fazer o sistema funcionar, e existem soluções profissionais que proporcionam melhor qualidade e estabilidade para o projeto.

Cada projeto é diferente do outro e vamos aprendendo com estudo e experiência prática, no caso desse projeto que participei há tantos anos atrás, tivemos os piores contratempos possíveis e aprendemos muito, estudando a fundo os conceitos de transmissão sem fio para CFTV.

Portanto, não pensem que basta agora, ir a uma loja e comprar um rádio moderno como o Ubiquiti, instalar as câmeras de CFTV e pronto.

Ainda temos um caminho a percorrer para realmente entender mais sobre rádios sem fio para CFTV, continuamos em próximos artigos pois ainda temos que discutir sobre interferência, canais, zona de freznel, linha de visada e uma infinidade de outros coisas relacionadas ao tema.

Clique aqui para ver a parte 3 do artigo

Agora, se gostou desse artigo, clique e compartilhe para que eu possa me animar e continuar postando mais material do gênero 😉

  • 21 de dezembro de 2015
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 12 comentários
Walter Lucas - 22 de dezembro de 2015

Boa material.

Responder
aparecido - 23 de dezembro de 2015

Muito bom sues artigos, parabens , compartilho com prazer.

Responder
David Miguel Tito da Motta - 28 de dezembro de 2015

Li todos os artigos e realmente são muito interessantes.

Sou por natureza autodidata, e com um profissional como você colaborando com o compartilhamento de conhecimentos, sinto uma grande felicidade,

Por favor, gostaria de saber como é possível calcular a largura de banda para uma câmera analógica.

Muito obrigado.

Responder
    Claudemir Martins - 29 de dezembro de 2015

    Olá David,

    Obrigado pela visita ao Blog, fico contente que esteja gostando, só peço que colabore clicando nos botão de compartilhar sempre.
    Com relação à banda para uma câmera analógica, se está falando do modelo tradicional de câmeras de até 600TVLs conectadas ao um DVR ou Encoder, o consumo por câmera é de 700Kbps a 1Mbps com a mais alta resolução (4CIF) e 30FPS

    Obviamente você pode obter valores menores para envio por Internet por exemplo se configurar a saída de rede para resolução CIF a 5 FPS por exemplo, ai vai obter valores de 120 a 250Kbps por câmera
    Espero ter ajudado

    Abraço
    Claudemir

    Responder
Theófilo - 10 de abril de 2016

Boa tarde, gostei muito.
É bom saber que tem pessoas nessa área que tem conteúdo para compartilhar.

Responder
Jocélio Marques - 21 de novembro de 2016

Ótimo conteúdo, você trabalha para qual empresa?

Responder
Ygo macell - 8 de julho de 2017

Bom dia claudemir martins gostaria de saber como faço para estalar um sistema de som no postes das praças na cidade sem fio ja tenho um sistema de som de radio com fios nos postes so quer e no postes da energisa empresa local aqui so quer quero retira e colocar so na praças públicas ok! Mim de por favor um dica ai como deve fazer para mudar,muuto obrigado.

Responder
    Claudemir Martins - 10 de julho de 2017

    Oi Ygo,

    Você deve procura no mercado que você trabalhar por sistemas de som que tenha uma saída IP (Ethernet), assim você conecta essa saída com Rádios

    Responder

Deixe uma resposta