Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

10

Redes sem fio para CFTV parte 3

Uma boa rede sem fio para CFTV é fundamental, por isso já estamos na parte 3 desse artigo e ainda engatinhando nos conceitos teóricos sobre o assunto, mas eles são de extrema importância para os profissionais que querem fazer a diferença e se tornarem projetistas de primeira.

Vamos agora discutir um pouco sobre a banda necessária para transmissão das câmera via rede sem fio. Continue lendo...

Conexão de rede sem fio para CFTV

Qual a velocidade da conexão sem fio do seu projeto de CFTV ?

Depois de instalar as câmeras do seu projeto de CFTV em uma rede sem fio, você mede a velocidade disponível para transmissão ? Ou lê na caixa do rádio sem fio que comprou para ter essa informação ? 

Huumm, se você respondeu que mede a velocidade, gostaria de saber como, porque existem diferentes maneiras de fazê-lo.


A informação fornecida pelo fabricante

OK, vamos novamente simular um cenário aqui para nosso projeto de CFTV IP que precisa utilizar transmissão sem fio.

Você está trabalhando em um projeto e necessita transmitir imagens de 10 câmeras IPs com resolução FullHD e 15FPS (boa qualidade), e não tem como utilizar cabos ou fibra ótica, precisa usar rede sem fio.

Como um bom projetista, você se informa de qual a banda necessária para cada câmera, verificando com uma calculadora do fabricante ou fazendo uma medição de velocidade real em seu computador. 

Descobre que as câmeras para o projeto necessitam de 2.5Mbps cada uma, então no total vai utilizar 25Mbps para transmitir.  

Cálculo de banda para CFTV

Calcule o quanto de banda vai necessitar para o projeto de CFTV

Ficou fácil agora, não é mesmo ? Basta comprar um rádio que atenda as suas necessidades e como vimos na primeira parte do artigo com o padrão 802.11g podemos atingir velocidade de até 54Mbps.

Vamos então até uma loja da Santa Ifigênia (São Paulo) por exemplo e compramos um rádio que cumpra com esse padrão e teremos o dobro do que precisamos para o projeto, correto ? 

A reposta direta para isso é, NÃO, seu projeto não vai funcionar, mesmo que o vendedor garanta que já usou o rádio que está oferecendo e que é o melhor e que funciona até debaixo d'água, etc.

 Apesar de estar escrito na caixa do rádio que você está comprando sobre o padrão IEEE 802.11g com velocidade de 54Mbps na prática, quando for instalar e usar o rádio, não vai ter essa velocidade disponível, o que está na caixa é o valor nominal, não real

Rádio de 54Mbps

Podemos ler a indicação que mostra a frequência de 2.4Ghz e a velocidade de 54Mbps, mas após instalar, uma simples medição vai mostrar que não obtemos nem mesmo a metade disso na prática.

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar


Porque a na prática a velocidade real é menor ?

Vários fatores podem afetar a velocidade real final do seu projeto:

  • Funcionamento do protocolo de comunicação
  • Interferência de outros equipamentos
  • Linha de visada da instalação
  • Distância entre transmissor e receptor
  • Potência máxima utilizada pelo rádio

Quando o rádio transmissor se comunica com o receptor há uma perda significativa de parte da largura de banda porque é necessário uma constante confirmação:  Transmisssor: "Enviei o pacote"... Receptor "recebi o pacote" ( ou pior, não recebi, envia novamenter por favor).

Outros equipamentos trabalhando na área irão interferir com seu sistema, e não pense que por ter 11 canais em 2.4GHz vai se livrar fácil da interferência, não funciona assim, lembre-se que há somente 3 canais que pode usar para evitar interferência (tema para outro artigo).

Se há bloqueio parcial na linha de visada entre o transmissor e receptor, também haverá um problema, mesmo que os dois equipamentos ainda possam "se enxergar" há a questão da famosa zona de freznel a ser considerada (tema de outro artigo)

Olhando para verificar a linha de visada

Linha de visada entre equipamentos

A distância entre os equipamentos também influencia na velocidade final, além da potência utilizada, e não cometa o erro de colocar um amplificador para dar potência ao rádio para transmitir, mesmo que conheça alguém que já tenha feito isso, não é legal e há fiscais da Anatel que podem lacrar seu sistema (infelizmente já presenciei isso). 


Mas afinal qual a velocidade real do projeto ?

Como cada projeto é diferente do outro, obviamente háverá variações para cada caso, mas na média um primeiro fator (comunicação) já faz com que o rádio perca uns 50% da largura de banda, e seguindo com os próximos fatores, podemos chegar a menos de 20 Mpbs em um rádio como velocidade nominal de 54Mbps.

Imagina se você vende um projeto de CFTV IP com transmissão sem fio e não considera esses fatores ?

Alguém não vai ficar feliz no final da história, seja você, seu chefe ou de repente o cliente final.

Por isso é importante estudar e entender todos os conceitos aqui apresentados, dessa forma saberá o que utilizar para o projeto mesmo antes dele sair do papel.

Há soluções para esses problemas e teremos mais artigos a respeito.

Homem lamentando erro em projeto de CFTV

Erros no seu projeto de CFTV ?

O projeto inicial com as 10 câmeras precisava de no mínimo 25Mbps, na prática temos que considerar ainda uma folga de projeto, então imagina que o uso desse rádio de 54Mbps já não é adequado.

Sem falar do fato que ainda não estamos falando de outros fatores como o processamento e estabilidade do equipamento para esse tipo de aplicação, lembre-se que como discutimos em outro artigo, há rádios apropriados, especialmente fabricados para uso em CFTV.

O tema continua em outros artigos, temos ainda muito que discutir a respeito, afinal um profissional que irá projetar um sistema para monitorar uma cidade não vai aprender tudo em 3 artigos de blog 😉

Cique aqui para ver a parte 4 do artigo

E agora sua contribuição, clique e compartilhe:

  • 28 de dezembro de 2015
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 10 comentários
carvalho - 15 de julho de 2016

Olá, estou motando um sistema de monitoramento sem fio, e gostaria que me ajudassse
20 cameras
zapzap 99366-0485

Responder
Prymo - 18 de julho de 2016

Oi Claudemir,

Instalei um sistema CFTV sem fio em um condominio horizontal. Os equipamentos sao todos Intelbras, 16 cameras IP HD (720p), NVR e radios 5.8 GHz (AP E CPEs MiMo). Tenho 3 cameras alimentadas via PoE direto no NVR, as outras sao via radio. Estou enfrentando problemas de delay e travamento nas imagens mostradas no monitor, nas cameras via cabo o delay e menor e quase nao ha travamento. Nas cameras via radio, o delay e travamento sao maiores mas em alguns momentos funcionam da mesma forma que as com fio. Poderia me dar algumas informacoes para minimizar esse problema. Obs.: Os radios sao os usados por ISPs e sao da topo de linha da Intelbras.

Responder
    Claudemir Martins - 18 de julho de 2016

    Olá Prymo,

    Obrigado pela visita ao Blog,
    Para te ajudar eu preciso da maior quantidade de informação possível, de outra forma fica complicado, poderia por favor informar:

    1. Qual o diagrama de rede, preciso que faça um desenho mesmo que seja simples em um papel e tire uma foto para enviar
    2. Qual modelo de equipamento ? Não basta dizer que é top de uma marca ou outra, preciso de modelos por favor
    3. Qual a configuração de cada câmera ? Resolução, Frame Rate, Compressão ?
    4. Qual a banda consumidada por cada câmera ? (medição real)
    5. Como está a instalação ? Linha de visada total, parcial, respeitou a zona de Freznel ? É um AP e várias câmeras ? Que ângulo da antena ?

    Por favor, envie o máximo de informações e fotos de tudo o que puder, tenha e mente que é super complicado dizer algo sem ter informações

    Abraços
    Claudemir

    Responder
Romário de Melo - 20 de setembro de 2017

Olá Claudemir,gostaria de saber quantos rádios sao necessários para instalar duas câmeras IP sem fio.

Romário de Melo

Responder
Denyso Viera - 2 de outubro de 2017

Boa tarde.

Estou montando uma central de armazenamento de imagens, e gostaria de saber se existe alguma solução para envio via radio de sistemas de cftv, levando em consideração que nosso clientes se estende a uma distancia de até 90 km.

obrigado

Responder
    Claudemir Martins - 2 de outubro de 2017

    Oi Denyso,

    Sim, existe a possibilidade, aliás em projetos metropolitanos se usa muito enlace de rádio
    Porém o detalhe é que distâncias muito grandes como a do seu projeto envolvem muito trabalho relacionado a pontos de instalação de rádios, licenças de uso, cálculo de perdas, etc
    Para distâncias grandes é necessário repetir o sinal, ou seja, tem que colocar várias repetidoras no caminho, até chegar ao destino final, e isso vai custar em locação do lugar onde vai colocar os rádios, como prédios e torres altas, além do que mencionei anteriormente, as licenças de uso aprovadas pela Anatel.

    Sugiro que contrate uma empresa que faça o orçamento do projeto de rádios, algumas delas já tem a licença da Anatel e você pode ter seu projeto baixo delas com o pagamento dos devidos valores

    Responder
JOSMAR - 28 de outubro de 2017

Estou gostando deste assunto, fiz o curso APRENDA CFTV, o que recomendo. Agora e tenho uma necessidade urgente de conhecer sobre CÂMERAS EM ELEVADORES.Pois estou fazendo um projeto com esta demanda. de

Responder

Deixe uma resposta