Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

3

Redes sem fio para CFTV parte 4

Entender um pouco de teoria das redes sem fio é necessário para desenvolver um melhor projeto de CFTV, por isso agora vamos avançar e discutir o assunto das frequências utilizadas, continue lendo.

Antenas de transmissão

Frequência para transmissão de dados

Já foi explicado anteriormente que atualmente é melhor utilizar a frequência de 5 GHz e deixar de lado a de 2.4GHz, mas temos que entender qual a teoria por trás disso tudo.

OK, vamos direto ao ponto, quando compramos um rádio para transmitir as imagens das câmeras de CFTV de um ponto a outro temos que escolher qual modelo de rádio utilizar, sua frequência e capacidade de transmissão. 

frequência de 2.4 GHz que já foi explicada em artigos anteriores, é bem fácil de ser encontrada, pois está disponível nos roteadores fornecidos pela operadora de Internet, e também nos laptops, tablets ou celulares que utilizamos para conectar via Wi-Fi.

Qual o maior problema da frequência de 2.4 GHz ?

Antes de responder a essa pergunta, irei te fazer outra: Já notou que quando estamos utilizando o laptop para baixar algo da Internet e alguém liga o forno de micro ondas a Internet dá umas congeladas ?

Então, isso acontece porque há uma interferência do micro ondas que trabalha na mesma frequência que a placa de rede sem fio de seu laptop, por isso que quando sua mulher começa a preparar a comida você fica bravo com a Intenet que não funciona direito 🙂

Forno de Micro ondas interfere no sinal de wireless

Interferência na frequência de 2.4GHz

E quando você instala suas câmeras em uma área externa para transmitir as imagens de um ponto a outro, advinha... não é o único que teve essa idéia, então vai encontrar outros rádios trabalhando na mesma frequência na região que instalou seus rádios.

A idéia então é tentar evitar o uso das frequências já utilizada por outros e para isso podemos escolher os canais apropriados.

Quais são os canais na frequência de 2.4GHz ?

Cada canal corresponte a uma frequência específica, veja a imagem:

Frequencias de rede sem fio

Por favor preste bem atenção nos canais 1 e 5 para entender a explicação a seguir, veja as frequências que trabalham.

A imagem acima mostra os canais que estão disponíveis nos rádios sem fio de frequência de 2.4GHz, veja então que o canal 1 começa na frequência de 2.412 GHz e termina em 2.434 GHz

Você não viu onde está esse 2.434 não é mesmo ? Ele é a soma da frequência inicial de 2.412 + 22 que é o tamanho do canal

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

Agora olhe na imagem e note que os canais 2,3,4 e 5 possuem seu início dentro do espaço de frequência do canal 1

Preste bem atenção.... o canal 1 acaba em 2.434 mas o canal 5 começa em 2.432 (última linha pontilhada dentro da frequência do canal 1)

A conclusão é que os canais 1,2,3,4 e 5 causam interferência entre eles, e seguindo a mesma lógica, os canais 6,7,8,9 e 10 também causam interferência entre eles.

Note então que a imagem mostra os canais 1, 6 e 11 em linha contínua mais escura, eles não interferem entre si pois o canal 6 começa quando o canal 1 acabou completamente e o mesmo acontece com o canal 11

Então em 2.4GHz devo utilizar os canais 1,6 e 11 ?

Exatamente, não perca seu tempo ajustando outros canais, se seu vizinho por exemplo está utilizando o canal 1, não adiante você usar o canal  2,3,4 ou 5 para fugir da interferência... você deve utilizar o canal 6

O ideal é que seu vizinho da esquerda utilize o canal 1, você utilize o canal 6 e o vizinho da direita utilize o canal 11, essa seria a situação ideal para todos se livrarem da interferência.

Você pode utilizar um programa chamado Net Stumbler em seu laptop para fazer uma varredura e ver quais os canais estão sendo utilizados na sua área, então pode escolher o mais adequado sempre seguindo essa regra dos "3 canais limpos" 1, 6 e 11.

Canais limpos

Canais 1, 6, e 11

Bom, no mundo real você vai encontrar dificuldade em trabalhar somente com esse 3 canais limpos devido à quantidade de equipamentos na sua área, é por isso que a outra frequência de 5GHz é melhor, pois ela permite ter mais canais livres, mas essa é uma história para outro artigo, por enquanto vamos parar por aqui.

Se você não entendeu bem, releia o artigo com calma e recomendo que faça uns testes em casa, veja que canais usa no seu roteador e quais os canais que são usados pelos vizinhos, poderá até melhorar a velocidade de sua conexão se mudar de canal e fugir da interferência.

Então mãos à obra, pratique um pouco do que aprendeu e aproveite para compartilhar esse artigo, ficarei feliz se colaborar dessa forma.

Clique aqui para ver a parte final do artigo

  • 5 de janeiro de 2016
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 3 comentários
Francisco de Assis Cruz Assis cruz - 17 de março de 2016

CLAUDEMIR, VOÇÊ É UM PROFISSIONAL DE VERDADE.

Responder
JOSMAR - 28 de outubro de 2017

Muito clara a explicação dos canais

Responder

Deixe uma resposta