Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

Resoluções compatíveis em CFTV

Quando adquirimos ou projetamos um sistema de CFTV analógico que usa um DVR, temos que entender  pelo menos um pouco sobre resolução digital e compatibilidade entre geração e reprodução.

Vamos entender melhor essa questão de compatibilidade nesse artigo.

Resolução Digital em Pixels

Quando vamos em uma loja para comprar uma TV de LCD ou LED, o vendedor geralmente oferece a tecnologia de última geração,

Mesmo quando dizemos que a TV será instalada em uma biblioteca e iremos utilizá-la somente para assistir uma coleção de DVDs, ele insiste no fato que vamos obter uma melhor imagem em uma TV de 4K.

Após comprar a TV, certamente ficaremos decepcionados ao ver que a qualidade do nosso vídeo histórico do DVR da biblioteca não se parece com aquela imagem de demonstração reproduzida na loja. 

A imagem gerada por um DVD tem resolução muito inferior à imagem 4K, então na tela da TV a qualidade vai deixar a desejar.

A resolução do dispositvo que gera as imagens, deve ser compatível com o dispositivo que reproduz a imagem, ou seja, para exibir uma imagem em 4K, devemos gerar uma imagem na mesma resolução, o que não é possível com um DVD.​

Sabendo disso, não erramos na hora de comprar um equipamento.

imagem de DVD

Isso tem relação com resoluções em CFTV ?

Certamente essa compatibilidade tem tudo a ver com as resoluções em CFTV e devemos estar atentos a esses detalhes técnicos.

Vamos agora a uma história relacionada a sistemas de CFTV para fazer uma comparação sobre a importância do assunto.

Imagine uma gerente de supermercado que compra um DVR para gravar as imagens de um supermercado, ela possui um monitor de 19 polegas e quando reproduz a imagem gravada de uma evidência, acha que poderia ver melhor os detalhes se tivesse um monitor maior.

Ela então vai até uma loja e compra uma TV de última geração para conectar ao seu DVR, afinal há uma saída HDMI que ela imagina que irá proporcionar uma imagem em alta qualidade quando conectada àquela TV de última geração que o vendedor oferece.

vendedor oferece TV de última geração

vendedor oferece TV de última geração

O vendedor foi muito convicente, fazendo a cliente imaginar as imagens do supermercado sendo exibidas em uma tela da TV de 4K,

Ele mostrou um exemplo de uma partida de futebol sendo exibida e os delalhes da imagem de cada jogador em campo, tudo tão claro e cheio de detalhes que deixou a cliente muito impressionada e por isso ela compra a TV mais cara da loja para conectar ao seu DVR.

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

O sistema não funciona como esperado

Ao chegar no supermercado, ela conecta a sua mais nova TV à saída HDMI do DVR e ansiosamente olha a imagem reproduzida.

Coloca a imagem da câmera da entrada principal em tela cheia para ver detalhes de clientes que entram, imaginando que irá ver com perfeição os detalhes do rosto de cada pessoa, da mesma forma que viu o Neymar na loja onde comprou a TV.

Então ao olhar para a imagem, ela percebe que seu sistema de CFTV não exibe a mesma qualidade da loja, e começa a pensar sobre o que pode estar errado com o DVR, ou talvez a TV que veio com defeito.

Ela tenta reconectar os cabos para ver se algo estava meio solto e olha a imagem novamente, os clientes entrando e não é possível ver os detalhes do rostos, a imagem está tão "embaçada" e tão feia.

Mulher furiosa ligando

A primeira pessoa para quem ela liga é o técnico que instalou o DVR, imaginando que ele deva ter vendido um equipamento de baixa qualidade, ela está fusiosa e pronta para dizer que ele é um pilantra.

Infelizmente ela não consegue falar com o técnico pois é sábado e ele não está trabalhando nesse dia, a chamada cai em uma caixa postal.

Ela então liga na loja onde comprou a TV e fala com o vendedor sobre o caso, e obviamente ele culpa o DVR pelo problema e pede para ela insistir em ligar para o técnico que instalou o sistema de CFTV.

De quem é a culpa afinal ?

A culpa não é dos vendedores ou dos equipamentos, é simplesmente uma questão de entender a aplicação, é o que vamos fazer agora.

Os DVRs tradicionais possuem uma resolução de saída máxima de 4CIF ou D1, que são bem menores que as mais conhecidas como HD, FullHD, MegaPixel e 4K. encontradas no mercado.

Não se preocupe com o termo 4CIF ou D1 agora, pois poderá ler outro artigo a respeito aqui no Blog. O que é importante agora é saber que são um tipo de resolução encontrados em um DVR e que a qualidade de exibição é equivalente a um DVD.

Viu a imagem no início do artigo ? que mostra uma TV e os quadros que representam uma imagem de DVD, um quadro que representa a imagem em FullHD e outro que representa imagem em 4K.

Então, ai está a resposta para o problema da nossa amiga gerente do supermercado, o DVR pode gerar imagens com resolução equivalente a um DVD e ao tentar reproduzi-la em uma TV de 4K é necessário "esticar"a imagem para preencher toda a tela.

A conclusão da história

O técnico que instalou o DVR ouve a mensagem na caixa postal e retorna a ligação da cliente para entender a situação.

Sabendo desse detalhes (ele é um leitor desse blog), explica para a gerente a situação que está relacionada à incompatibilidade de sistemas e ela entende porque a imagem no supermercado fica distorcida, pois ela está sendo "esticada".

Como a cliente insiste em ter mais alta qualidade para as câmeras para visualizar no monitor com resolução 4K, o técnico explica que ela pode adquirir câmeras IP de alta resolução que podem gerar imagens em 4K, também vai necessitar trocar o DVR por um NVR e fazer uma adaptação na infra estrutura de cabeamento. 

Uma proposta para a atualização do sistema é enviada para a cliente que depois de negociar um pouco acaba comprando um novo sistema.

Técnico orgulhoso do seu bom trabalho

Técnico orgulhoso do seu bom trabalho

Obviamente há outras alternativas para essa situação, seria possível também atualizar o sistema para câmeras analógicas de alta definição com a tecnologia TVI, CVI ou AHD já explicadas em outro artigo aqui nesse blog, mas a limitação (no ano de 2015) seria a resolução máxima das câmeras de cerca de 2Mega Pixel (4K possui 8 MP).

Ter conhecimento é essencial para um profissional


Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta