Claudemir Martins

Claudemir Martins

Claudemir Martins teve sua formação primária em TI e depois  abraçou uma carreira em câmeras de segurança, o que o tornou um profissional super qualificado para  projetos de CFTV Digital (IP).

"Meu objetivo é simplificar a maneira que a tecnologia é ensinada para as pessoas"

Breve história da formação técnica

Nascido em Itatiba, uma pequena cidade do interior de São Paulo, Claudemir  estudou em escolas públicas do grupo centro Educacional SESI, onde desenvolveu um grande interesse pela leitura que posteriormente o levou a se interessar por assuntos da área técnica.

Em sua busca por conhecimento, ele decidiu estudar em uma escola técnica do SENAI, onde começou um curso de eletricista instalador e posteriormente continuou estudando mais sobre o assunto e se interessou pelo curso de montagem de painéis de comandos elétricos.

Ao se interessar pelos cursos técnicos, Claudemir entendeu a importância de ser um profissional qualificado.

ALunos no SENAI

A busca por conhecimento técnico tomou grandes proporções e Claudemir começou a de dedicar a diferentes áreas técnicas, passando pelas escolas do Grupo Integral com um curso técnico de informática e programação de 18 meses, estudou eletrônica por 4 anos na escola estadual Centro Paula Souza e cursou Faculdade Pública da FATEC onde obteve sua formação superior.

Um dos maiores desafios de sua carreira foi o estudo e preparação para a certificação na área de redes da Cisco, onde conseguiu chegar ao nível de CCNA e um ano mais tarde ao nível de CCNP, o que o tornou um profissional muito mais completo.

SESI
SENAI
Centro Paula Souza
Grupo Integral
Fatec
Cisco

Breve histórico de experiências profissionais

Com grande paixão pela área técnica, Claudemir começou seu trabalho como auxiliar de eletricista autônomo e foi gradualmente entrando em outras áreas, passando a trabalhar em empresas como a SIME INDUSTRIE, já como técnico em eletrônica e posteriormente avançando para a área de Informática e TI passou a trabalhar com provedores de Internet onde adquiriu muita experiência com servidores Linux e transmissão de dados via rádios sem fio.

Essa experiência na área de TI permitiu que participasse de projetos na UNICAMP, uma das mais importantes universidade do país, desenvolvendo e implantando projetos na área computacional no Instituto de Engenharia Mecânica.

A entrada na área de CFTV foi mais um desafio para Claudemir, que passou a se dedicar a aprender uma nova tecnologia trabalhando com outros profissionais altamente qualificados em um projeto metropolitano chamado Olho Vivo, para instalação de câmeras de vigilância com transmissão sem fio para uma central de monitoramento, Foi um desafio dada as circustâncias da época, onde a tecnologia de compressão de vídeo ainda era muito rudimentar e não exisitiam rádios adequados para CFTV.

Em um rápido resumo, o que veio a seguir, foi o trabalho em uma empresa integradora de CFTV chamada AT4 Solution, depois trabalhou para a distribuidora WDC Networks em São Paulo, posteriormente aceitou o desafio de ir trabalhar para o Grupo Anhanguera Educacional, onde implementou um projeto de monitoramento de câmeras de vigilância que conectava diversas unidades do grupo e finalmente foi trabalhar na área técnica da grande multinacional Samsung Techwin América.

Esse histórico de carreira, permitiu o desenvolvimento de habilidade únicas ao longo do tempo. A experiência de Claudemir na área de CFTV é ampla pelo fato de ter trabalhado em empresas no papel de cliente, integrador, distribuidor e fabricante.

Atualmente, Claudemir vive nos Estados Unidos e ministra cursos para vários países da América Latina e Brasil


Referências de seus trabalhos no Brasil


Revista IP News

”Por Claudemir Martins. Com o protocolo IP, o segmento de vigilância por vídeo (CFTV) evoluiu rápido e hoje pode ser considerado convergente e sofisticado, integrando-se a sistemas de controle de acesso, biometria, armazenamento na nuvem – além de oferecer recursos de reconhecimento de íris, detecção de calor/temperatura, de movimento etc” 

​Link do artigo


Revista Digital Security

”Completando o ciclo de CFTV IP, no dia seguinte, o engenheiro da Samsung Techwin, Claudemir Martins, será o responsável pela Certificação Samsung Módulo IP.” 

​Link do artigo


R7 Notícias

”A partir das 14h, Claudemir Martins, gerente de Treinamento para América Latina da empresa, ministrará a principal palestra do dia, titulada “Boas práticas para a implantação de sistemas IP, visando aproveitamento máximo dos recursos do seu sistema”” 

Link do artigo


Security Industry Association

"A partir das 14h, Claudemir Martins, gerente de Treinamento para América Latina da empresa, ministrará a principal palestra do dia, titulada “Boas práticas para a implantação de sistemas IP, visando aproveitamento máximo dos recursos do seu sistema”

​Link da máteria


Jornal Brasil Online

"A equipe de palestrantes da Samsung Techwin Academy para a Ilha da Capacitação é formada por Claudemir Martins, gerente de Treinamento para América Latina; Fabio S. Nascimento, engenheiro de Aplicação; Adriano Oliveira, Suporte Técnico e Treinamento; e Milton de Souza, gerente Pré-Vendas.”

​Link da máteria


Revista Segurança Brasileira

"Em suma, podemos considerar um mito a complexidade dos sistemas de CFTV IP e os técnicos e engenheiros – acostumados com os antigos sistemas analógicos – não precisam temer o futuro.*Claudemir Martins é gerente de Treinamento da Samsung Techwin para América Latina.”

​Link da máteria


Portal de tecnologia TI Bahia

"De acordo com Claudemir Martins, gerente de Treinamento para América Latina da Samsung Techwin, o investimento em capacitação é essencial para profissionais e empresas se manterem competitivos no mercado. “Não se trata mais de escolha, é uma necessidade. Profissionais e empresa que não se atualizam ficam para trás. E nós da Samsung Techwin estamos dispostos a contribuir na formação de profissionais e na disseminação do conhecimento”, ressalta o executivo.”

​Link da máteria


Referências de seus trabalhos na América Latina


Revista Ventas de Seguridad

”USA. The new applications engineer for the Southern Cone of Latin American region of Samsung Techwin is Claudemir Martins, who will be responsible for providing technical support to customers in Brazil, Argentina, Paraguay, Uruguay, Bolivia and Chile" 

​Link da máteria


Revista Homeland Security

”Samsung Techwin America-CCTV Division, Carson, Calif., a provider of digital video security, has announced that Claudemir Martins has been hired as the new Application Engineer for the South Cone region of Latin America. Claudemir is responsible for all technical support for customers located in Brazil, Argentina, Paraguay, Uruguay, Bolivia, and Chile.

​Link da máteria


Revista Gerencia de Edifícios

”En el Webinar de Samsung Techwin, Claudemir Martins, Training Manager para Latinoamérica, hablará sobre las ventajas de las cámaras IP y porqué es interesante migrar hacía esa tecnología."

​Link da máteria


CIO América Latina

”[SRN-4000] Es compatible con los métodos de compresión H.264, MPEG-4, MJPEG, y es totalmente compatible con el software de gestión centralizada de Samsung, que permite que los usuarios puedan acceder, desde cualquier lugar del mundo, a las imágenes en directo o grabadas en video a través de un ordenador o dispositivo móvil tipo teléfono inteligente o tablet,” destacó Claudemir Martins, Ingeniero de Aplicación en Samsung."

​Link da máteria


Revista Innovación Seguridad (Argentina)

”Se profundizó en domos fijos y cámaras box, línea HD y Full HD, software de gerenciamiento Net-i, y compatibilidad con Onvif. Las disertaciones estuvieron a cargo de Claudemir Martins, Application Engineer of Samsung Techwin; Diego Pitrelli, Gerente Técnico Selnet; Facundo Cardozo, Product Manager de Samsung IP; y Adrián Iervasi, Gerente Comercial de Selnet. Se realizó una demostración de los productos y los asistentes pudieron adquirir los productos exhibidos a un precio diferencial durante el evento."

​Link da máteria


Revista Auto Transporte (México)

”“Esta carcasa es capaz de aceptar varias combinaciones de cámara-lente, para proporcionar operaciones de panorámica e inclinación, así como rotación continua de 360 grados. Permite hasta 40 posiciones predefinidas para visualización rápida y eficiente de las áreas de interés”, destacó Claudemir Martins, ingeniero de Aplicación en Samsung."

​Link da máteria


Bash Seguridad

”“El pasado lunes 26 y martes 27 de Mayo, en las dependencias de Bash Distribución, se realizó una Certificación Samsung IP Institute a cargo del Sr. Claudemir Martins - Training Manager Latin America.Esta certificación, a la que asistieron 20 clientes de Bash Distribución, tenía como objetivo entregarle los últimos conocimientos de diseño."

​Link da máteria

Participação na ISC Brazil 2015