Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

Software para DVR H.264 (CMS H264)

Você tem um DVR H.264 genérico e quer um software (CMS H264) grátis para monitoramento? Se esse é o seu problema, neste artigo está a solução.

Vou falar sobre o funcionamento do software CMS H264, ensinar como você deve fazer a configuração para DVRs, NVRs e também para câmeras IPs.

Acessar DVR pelo CMS H264

Você ainda terá a oportunidade de baixar o software gratuitamente.

Fiz o trabalho completo para você de forma que não irá encontrar em outro lugar, então por favor clique abaixo e compartilhe o artigo com os amigos.


Veja o vídeo completo sobre o software

O que é o software CMS H264 ? 

Para acessar as imagens das suas câmeras pelo computador, você precisa usar um software de monitoramento conhecindo como CMS, que é uma sigla do Inglês Central Monitoring System (Sistema de monitoramento Central).

Para aqueles que ainda não conhecem o CMS H264, ele é o software para monitoramento de DVRs, NVRs e câmeras IPs de diferentes marcas, é mais utilizado no entanto por instaladores que possuem DVRs genéricos.

Há muitos DVRs fabricados na china que não possuem uma marca e muitas vezes não trazem nem mesmo manual ou software para monitoramento, é por isso que existe uma procura por esse tipo de software no mercado.

Uso do CMS H264 para acesso local

Vamos iniciar com um diagrama que mostra a instalação de um DVR na rede local. Nesse caso é necessário fazer a configuração usando o IP interno.

O DVR deve estar instalado com as câmeras de segurança e conectado ao roteador onde também está conectado o computador para monitoramento. 

Diagrama com CMS H.264 instalado na rede local

Nesse diagrama estou utilizando como exemplo um DVR OEM da Hikvision com tecnologia TVI. Para outros tipos de DVRs o conceito é o mesmo, pois o que importa é o funcionamento na rede após a digitalização da imagem.

Para saber mais sobre as tecnologia utilizadas em câmeras e DVRs leia o artigo: Diferenças entre HD-TVI, HD-CVI e AHD aqui mesmo nesse blog.

Certifique-se que seu sistema está conectado como mostrado no diagrama e confira se as imagens estão aparecendo no monitor antes de continuar.

Configuração do IP do DVR

Antes de configurar o CMS H264 certifique-se que a configuração de redes, IPs e portas estão corretas no DVR e no computador de monitoramento. 

Veja no exemplo abaixo a configuração de rede para o DVR da Hikvision, o IP é 192.168.2.135 o computador está usando IP 192.168.2.192 e portanto estão dentro do mesmo range de IPs da rede (192.168.1.1 a 192.168.2.254)

DVR Hikvision configuração de IP

Certifique-se que de DVR está utilizando o IP correto dentro da sua rede, não importa se utiliza outra marca como Intelbrás, Tecvoz, Luxvision, etc. A lógica de configuração de IP é a mesma, portanto encontre o Menu de IP no DVR.

Obviamente no seu caso os IPs serão diferentes do exemplo, o importante é que DVR e computador estejam configurados no mesmo range de rede.

Configuração da porta do DVR

Estou falando de portas lógicas do DVR, no menu de configuração você irá encontar nomes como HTTP, RTSP, Porta de servidor ou porta HTTPS.

Note que diferentes marcas de DVR podem trazer outras nomenclaturas, o importante é achar a porta correta para a aplicação de acesso via software ou celular. Se tiver dúvidas consulte o manual do seu DVR ou o suporte técnico.

Veja na imagem a seguir que nesse caso ela é a porta 8000, as vezes ela pode estar com outro valor como 37777 por exemplo, confira no Menu.

DVR Hikvision configuracão da porta para CMS H264

É interessante anotar em sua agenda quais são as portas lógicas do seu DVR, pois em determinados momentos pode precisar consultar.

Confira o acesso ao DVR antes de prosseguir

Antes de fazer a configuração de acesso utilizando o CMS H264 é importante ter certeza que tudo está funcionando corretamente entre o DVR e computador. Utilize um navegador de Internet (browser) para conferir.

Acesso ao DVR via Browser

Ao acessar seu DVR utilizando o navegador, você garante que a configuração de IP está correta e que a rede está funcionando bem antes de instalar e configurar o CMS H264. Essa etapa é importante para não "bater cabeça".


Baixe o software CMS H264

Você não irá encontrar um site oficial com links para o sofware CMS H264 por isso eu disponibilizei uma versão para download aqui mesmo no blog.

Clique no botão abaixo para baixar gratuitamente:

Baixar Software CMS H264

Lembre-se mais uma vez que não é fácil encontrar esse software disponível na última versão que tem todos os recursos, portanto Não se equeça de compartilhar a informação com os amigos. Clique nos botões abaixo:


Instalação do software CMS H264

A instalação do CMS H264 é extremamente simples, basta clicar no ícone e seguir o passo a passo, sempre clicando em "Next". Ao final do processo de instalação clique em português(br) para escolha o idioma do software.  

Veja as imagens a seguir (clique se quiser ampliá-las)

Escolha "English" e clique "Next"

Instalação do CMS H264 01

Clique "Next"

Instalação do CMS H264 02

Clique "Next"

Instalação do CMS H264 03

Clique "Next"

Instalação do CMS H264 04

Clique "Next"

Instalação do CMS H264 05

Escolha Português (br) Clique "OK"

Instalação do CMS H264 06

Conhecendo o software CMS H264

Tela inicial de monitoramento e controle

A tela inicial do software mostra uma barra lateral do lado esquerdo onde aparece uma árvore com os ícones dos DVRs, NVRs e câmeras IPs. É possível clicar nesses ícones e arrastar para a parte central e visualizar as imagens.

No centro estão as imagens de todas as câmeras e na parte inferior central há uma barra de ferramentas com a quantidade de câmeras e o log com informações como data, canais, nome das câmeras e usuários.

O menu lateral direito mostra, a data, hora, uso de CPU, controle para PTZs e um menu para ajustes, configuração e saída (logout) na parte inferior.

Veja a imagem abaixo da tela inicial do CMS H264 (clique para ampliar)

Software CMS H264 tela principal

Menu de dispositivos 

Menu lateral esquerdo CMS H264

No menu lateral esquerdo é possível organizar os dispositivos por grupos. Nesse exemplo eu separei tudo por localidade e criei os grupos: "Apartamento", "Escritório Dahua" e Escritório Optiview" onde estão localizados cada um dos dspositivos.

Em cada grupo há DVRs, NVRs ou câmeras IPs que podem ser conectadas pelo protocolo padrão ou pelo protocolo universal ONVIF (Usei no segundo DVR).

ONVIF é um protocolo universal para comunicação de dispositvos de segurança eletrônica. Para saber mais leia o artigo: Câmeras IPS com ONVIF

Menu de ajustes e configuração 

Menu lateral direito do CMS H264

No menu lateral direito é possível controlar câmeras PTZs, Ajustar a imagem com brilho, contraste, matiz e saturação, fazer a configuração do sistema, acessar o menu de reprodução e configurações avançadas.

Cada um dos botões irá abrir um menu que mostra as opções disponíveis para cada caso. O botão final é utilizado somente para sair do sistema (logout).

Menu de informações e configuração 

Menu de sistema do CMS H264

Nesse menu localizado na parte superior direita do software CMS H264 é possível verificar a data e hora além da porcentagem de processamente da CPU.

Quando o sistema está gravando, também é possível notar a informação da porcentagem de uso de disco.

O menu gerenciador de dispositivo permite adicionar DVRs, NVRs e câmeras IPs ao sistema.

No menu configurações locais é possível fazer ajustes gerais para gravações, alarmes e DDNS

O menu configurações remota permite ter acesso aos recursos do dispositivo com acesso de administrador 

É possível ainda configurar usuários e verificar logs

Menu de controle do layout e informações gerais

O menu central permite escolher o layout de imagens que será exibido na tela, com opções de 1, 4 , 8, 9, 13, 16, 25, 36, 64 câmeras e tela cheia.

Quando o áudio está habilitado e configurado no dispositivo é possível abrir o canal para reproduzí-lo. Basta clicar no ícone e aumentar o volume.

Software de monitoramento CMS H264 menu central inferior

Na parte inferior do menu é mostrada as informações de data, equipamento, canais utilizados, usuários conectados e status de cada dispositivo.

Configuração do software CMS H264

Adicionando novas zonas

Inicialmente para fazer a configuração do software de monitoramento CMS H264 é necessário abrir o menu  "Gerenciador de Dispositivos" para adicionar os DVRs, NVRs ou câmeras IPS que desejar.

CMS H264 Gerenciador de dispositivos

Sempre que necessitar incluir, excluir e alterar novas áreas (zonas) e dispositivos, basta clicar no ícone de gerenciador de dispositivos no menu lateral direito.

Clique em adicionar área e escolha um nome para a zona desejada

Adicionar Area no software de monitoramento CMS H.264
CMS H264 nova zona adicionada

Adicionando novos dispositivos ao CMS H264

Após criar a zona, clique em adicionar área para incluir os dispositivos como DVRs, NVR ou câmeras. Uma nova janela irá abrir para a configuração.

CMS H264 adicionar dispositivo

Note na janela a seguir que há várias opções para configurar o dispositivo, nesse caso estou incluindo um DVR da marca Hikvision que tem o endereço IP "192.168.2.135" com porta "8000" usuário "aprenda" e uma senha.

Note que na parte inferior que há a escolha do fabricante, escolhi a opção ONVIF ao invés de Hikvision, porque em testes anteriores funcionou melhor dessa maneira (e o DVR é compatível com esse  protocolo). 

CMS H264 escolhendo dispositivo

Note que esse procedimento adiciona o DVR que está na rede interna, nesse momento não estou adicionando dispositivos que estão na Internet.

Adicionando dispositivos que estão na Internet

O procedimento para adicionar dispositivos que estão na Internet é idêntico, basta seguir os mesmos passos anteriores porém usar o IP ou domínio do equipamento que está na Internet. Obviamente o dispositivo deve estar já previamente configurado para ser acessado remotamente pela Internet.

A configuração do DVR e câmera para acesso remoto não é tema desse artigo. Se você quiser aprender como funciona esse processo recomendo ler o PDF disponível nesse link --> Guia Definitivo do CFTV Volume 2.

Abaixo o exemplo da configuração de um DVR da Dahua, note que agora é utilizado o domínio para fazer a configuração, pois o dispositivo está localizado na Internet em um escritório remoto,

CMS H264 Adicionando equipamento via dominio

O procedimento para adicionar dispositivos que estão na Internet é idêntico, basta seguir os mesmos passos anteriores porém usar o IP ou domínio do equipamento que está na Internet. Obviamente o dispositivo deve estar já previamente configurado para ser acessado remotamente pela Internet.

Configuração e detalhes finais 

Após fazer toda a configuração o software CMS H264 estará pronto para uso com diferentes marcas como mostrado na imagem abaixo.

CMS H264 Configuração final

Para ter as imagens exibidas na tela basta arrastar e soltar os dispositivos da árvores ao lador esquerdo para o centro da tela. Note que há uma mistura de câmeras IPs, DVRs e NVRs, incluindo uma câmera do tipo "olho de peixe".

Software CMS H264 tela principal

Alternativa ao software CMS H264

Se você quer combinar diferentes marcas de DVRs em uma mesma central de monitoramento e precisa de um software mais robusto com qualidade e suporte técnico, recomendo o uso do D-Guard da Seventh.

Software de monitoramento D-Guard da Seventh

Para maiores informações visite o site: http://seventh.com.br

Conclusão

Com o sofware CMS H264 você terá uma alternativa para o monitoramento dos seus dispositivos, porém ele não é uma versão robusta e estável.

Podem ocorrer alguns problemas com esse software e você estará sujeito a resolver por conta própria, então tenha cuidado para qual tipo de aplicação irá utilizá-lo. Tenha em mente que tudo é questão de custo/benefício. 

Se precisar de um software para monitorar o DVR por celular leia o artigo: Como acessar DVR H.264 pelo celular


Não se esqueça de compartilhar esse artigo. Clique nos botões abaixo: 

  • 12 de janeiro de 2018
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta







close

Veja esse vídeo agora


VÍDEO AULA GRÁTIS SOBRE INSTALAÇÃO DE CÂMERAS

Instalação de câmera dome
envelope-open-o
envelope-open-o