Guia Definitivo do CFTV

GUIA DEFINITIVO DO CFTV

O melhor e mais completo guia consulta e aprendizagem na área de CFTV.

Material ilustrado com explicações fáceis e simples de entender que permitem a qualquer pessoa aprender rapidamente os segredos do CFTV

14

Software para projetos de CFTV

Nos últimos artigos estive falando sobre projetos de CFTV, então resolvi apresentar essa fantástica ferramenta utilizada para fazer cálculos de lentes, largura de banda e armazenamento, e ainda permite visualizar seu projeto em 3D. Interessado ? Continue lendo...

Ferramenta para projetos de CFTV

Note na imagem acima como é fácil trabalhar com essa ferramenta, vemos na parte superior esquerda que o objeto está a uma distância de 27 pés (ft) da câmera, essa distância será usada para os cálculos.

Ainda na parte superior esquerda, logo abaixo da distância da câmera, encontramos o diagrama que mostra que a câmera está instalada a uma altura de 10 pés (ft). Podemos ver isso diretamente próximo ao ícone azul que representa a câmera instalada.

Um pouco mais abaixo vemos outro ângulo da câmera que está utilizando uma distância focal de 4mm que permite a visão de 61,9º

Finalmente podemos ver no lado direito da imagem, que o software mostra a medida horizontail de (6 ft) e vertical (29,7 ft), além da visão em 3D de duas pessoas no cenário. 

Quais os outros recursos da ferramenta ?

Utilizado por grandes empresas como Tyco, Siemens, Fuji, NASA e outras mais, esse software permite a entrada dos dados do projeto, tais como, fabricante e modelos de câmeras, altura de instalação, distância focal da lente utilizada e distância do objeto, com esses dados, o software mostra como será visualização da câmera e também mostra os seguintes níveis de detalhes da imagem:

  • Identificação
  • Reconhecimento
  • Detecção
  • Monitoramento
área de deteção da câmera

Esse recurso é muito importante porque permite saber previamente a que distâncias teremos níveis de detalhes suficientes para reconhecer ou identificar uma pessoa, com essa informação em mãos, o projeto será mais acertivo na questão da escolha da lente correta.

Obviamente isso implica também na escolha da resolução da câmera, pois o software leva esse fator em consideração. Com mais pixels na imagem, é possível melhorar os níveis de detalhes aqui discutidos.

Se está gostando do artigo, clique antes de continuar

Espero que tenha compartilhado esse artigo antes de continuar lendo, afinal, estou sempre buscando novidades para os leitores e peço a colaboração de um simples compartilhamento 😉

OK, vou continuar falando sobre o software...ainda tem muita coisa interessante para ser discutida, Continue lendo.

Por acaso tem versão em Português ?

Na explicação acima, eu estava falando em pés (ft) e as imagens também possuem os textos em Inglês, isso certamente causou a curiosidade de perguntar sobre a possibilidade de usar a ferramenta em português e também mudar as medidas para metros, correto ?

Confesso que mesmo morando nos Estados Unidos, onde as unidade de medidas são milhas, pés e polegadas, ainda prefiro pensar e usar as medidas que cresci usando no Brasil, e a boa notícia é que o software permite mudar o idioma e unidade de medida, então podemos usar tudo em metros e em Português.

Versão do software em portugues

A imagem abaixo mostra o menu de configuração do software que permite o uso de vários idiomas, incluindo o português.

Configuração de idiomas

É possível fazer também a alteração para unidade métrica,  e observe na imagem abaixo que o menu já está alterado para Português.

Menu de unidade métrica

É possível usar plantas baixas e imagens ?

Certamente, basta importá-las no projeto e terá algo muito interessante para apresentar para seu cliente. Imagine como pode impressionar ao entregar um orçamento ou documentação com tais detalhes.

Veja abaixo as imagens que podem ser utilizadas no software:

Clique para zoom

Clique para ampliar a imagem

Imagem no software de monitoramento

Mapa importado no projeto (clique para ampliar)

Planta baixa para projetos de CFTV

Planta baixa para projeto de CFTV (Clique para ampliar)

Mais algum recurso disponível no software ?

Pensei que não iria perguntar, sim há mais recursos no software, é possível fazer os cálculos da largura de banda e armazenamento de acordo com o modelo de câmera escolhido, resolução, frame rate e algoritmo de compressão, e se o fabricante não está listado é possível ainda criar suas próprias resoluções  e fazer ajustes de configuração.

Note na imagem abaixo a escolha de todos os parâmetros, ao final é possível ver os resultados da simulação do projeto:

Cálculo de largura de banda para o projeto de CFTV

Cálculo de banda e armazenamento (clique na imagem para ampliar)

É possível fazer ajustes de configuração para que o software atenda às necessidades do projeto ou dos padrões locais, note na imagem abaixo que o reconhecimento de zonas obedece ao padrão EN 50 132-7 que faz parte de uma norma Européia, porém é perfeitamente possível usar outras normas ou alterar os valores de cada um dos itens.

Ajustes de configuração do software

Configuração do software

Despertou seu interesse pela ferramenta ? Veja os detalhes abaixo:

Software para projetos de CFTV

IP Video System Design Tool

http://www.jvsg.com/

Nesse site você irá encontrar a ferramenta disponível para download. 

> Experimente...

E também podemos fazer um acordo... que tal contribuir compartilhando esse artigo, e se na próxima semana atingir pelo menos 400 compartilhamentos eu faço um vídeo mostrando o uso do software na simulação de um projeto de CFTV.

Então clique no botão abaixo e compartilhe:

Sua opinião é importante: Deixe abaixo os seus comentários

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo. Me profissionalizei em redes de computadores e CFTV, atualmente moro nos Estados Unidos e trabalho para uma das maiores empresas do mundo viajando pela América Latina e Caribe ministrando treinamentos.

Deixe um comentário 14 comentários
Adalberto - 12 de fevereiro de 2016

Bom dia Claudemir, Leio sempre seus posts.
Gostei muito deste assunto, pois comprei este software a quase 1 ano e ainda não consegui utilizar, vi que ele tem muitos recursos, mas como as vídeos aulas dele é tudo em inglês, isso atrapalhou um pouco.
Aguardo ansioso uma aula de uso do software, vai ajudar muito a profissionalização da comunidade do CFTV.

Responder
    Claudemir Martins - 13 de fevereiro de 2016

    Olá Alberto,

    Fico feliz que tenha gostado do assunto, o software realmente é muito interessante e pretendo mesmo explorar mais os recursos.
    Como Inglês para mim não é problema, posso entender e traduzir para o português… agora depende do número de compartilhamentos, então galera…. mãos à obra 🙂

    Abraços
    Claudemir

    Responder
      Adalberto - 12 de setembro de 2016

      Boa tarde Claudemir.
      O vídeo ficou muito bom. Parabéns!!!!!!!!!
      Eu adquiri o software na versão pro e estou iniciando os estudos para fazer projetos de CFTV. Nao queremos ser o técnico que dependura equipamentos.

      Abraços!

      Responder
Claudemir Martins - 21 de fevereiro de 2016

Pessoal,

Como prometido…vou preparar o vídeo, continuem acompanhando !

Responder
Claudemir Martins - 24 de fevereiro de 2016

Vídeo entregue 😉

Responder
Davi - 28 de abril de 2016

Bom dia.
Eu achei muito interessante este programa.
Porém também existe outro no mercado, neste link:
http://www.videocad.com.br/modules/TDMDownloads/

Poderia avaliar e fazer um artigo comparando as duas opções?

Att.

Responder
FABIO ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO - 9 de maio de 2016

Boa tarde Claudemir,

Conhecendo hoje essa sua fantástica dedicação, profissionalismo e busca de aprimoramento no desenvolvimento de software para CFTV. Devo ter perdido outros posts, videos aulas e estou interessado em adquirir o grátis inicialmente para depois o básico e assim sucessivamente. Como faço?

um abraço.

Responder
    Claudemir Martins - 10 de maio de 2016

    Olá Fabio,

    Tenho informações aqui no Blog, no canal do YouTube, Facebook e no curso.
    Pode explorar tudo que está disponível, mas não viva só de coisa grátis, um profissional tem que progredir

    Responder
Tarcisio - 28 de maio de 2017

Esse software pode ser instalado no Linux?

Responder
edmison rodrigues - 15 de setembro de 2017

Bom dia, Claudemir como faço pra comprar este programa, e ter as video aulas de como funcionar e como posso trabalhar com o mesmo

Responder

Deixe uma resposta