Reolink Argus PT – Análise técnica (Review) - Aprenda CTFV.com

Reolink Argus PT – Análise técnica (Review)

Este artigo é uma análise da câmera Reolink Argus PT.

Eu recebi esta câmera há algumas semanas e fiz muits testes com ela.

Reolink Argus PT - Análise técnica

Talvez você esteja se perguntando "Por que tanto tempo para testar e fazer uma análise desta câmera?"

E a resposta a esta pergunta é muito simples... Estou impressionado com este produto e quero fazer um artigo detalhado que explica tudo sobre o  produto.

Reolink Argus PT - Análise técnica

A Reolink Argus PT é uma câmera de segurança sem fio alimentada por bateria que é 100% livre de fios, à prova de intempéries e pode executar o movimento de Pan e Tilt, o que significa que pode ser controlada remotamente para realizar o movimento horizontal e vertical.

A câmera possui resolução Full HD, visão noturna, comunicação de áudio bidirecional, vem com uma bateria recarregável e também pode ser alimentada por um painel solar. E sim, funciona com Alexa e Google Assistant.

A Reolink funciona com Alexa
Reolink funciona com Google Home Assistant

Primeira impressão sobre Reolink Argus

Trabalhei como engenheiro testando sistemas de câmeras de segurança sofisticadas e caras por mais de 16 anos e devo confessar que costumava acreditar que as câmeras de segurança para consumidor final não eram boas o suficiente em questão de qualidade de imagem e recursos!

Mas as coisas mudaram, especialmente depois de testar esta câmera Reolink notei que produtos mais baratos possuem uma melhor tecnologia.

Alerta de spoiler, se você estiver com pressa de comprar o Reolink Argus PT, mas quiser ter certeza de que é um bom produto, tudo o que posso dizer é VÁ EM FRENTE E COMPRE ... Clique aqui para visitar o site de vendas.

Obviamente, recomendo que você leia este artigo inteiro para entender tudo sobre esta câmera, mas tenha certeza de que está comprando um excelente produto.

Se você estiver com pressa

Eu obtive o link direto para a página de vendas do Reolink Argus PT e, dependendo de quando você estiver lendo este artigo, poderá aproveitar o grande desconto de venda.

Clique no botão abaixo para visitar a página:

Você também pode encontrar este produto na Amazon Store, no entanto, na maioria das vezes o preço disponível no site da Reolink é melhor. Cabe a você de onde comprá-lo.

Continue lendo se quiser aprender mais sobre a câmera ...

O que vem na caixa

A Argus PT vem com tudo o necessário para a instalação.

Reolink Argus PT -O que vem na caixa?

Há uma bateria recarregável dentro da câmera (não removível), uma pequena antena para melhorar o sinal Wi-Fi, uma agulha de reset que você pode usar caso perca a senha, um suporte, parafusos, modelos de instalação, guia rápido e cabo USB para carregar a câmera.

A câmera Reolink Argus PT

Sim, ela é a estrela deste kit. É uma câmera pequena com um bonito design.

Reolink Argus PT

A câmera é pequena e fácil de manusear. Na parte frontal, há uma lente que pode mover da esquerda para a direita e para cima e para baixo. Há também um LED de status, um alto-falante e o logotipo da Reolink.

A parte traseira da câmera

Na parte traseira da câmera, há um botão LIGA/DESL., uma antena e um conector micro USB. Há uma tampa de borracha que deve ser aberta para conexão.

A câmera é classificada como à prova de intempéries, por isso há essa proteção.

Parte traseira da Reolink Argus PT

Tudo é fácil de conectar e não há como cometer erros.

Tudo é intuitivo, você pode simplesmente pegar a antena e conectá-la à câmera.

O mesmo vale para o cabo micro USB usado para carregar a bateria.

Os acessórios da Reolink Argus PT

Um cabo USB para Micro USB vem com a câmera, para que você possa carregar a bateria, basta conectar o carregador de telefone do celular.

No começo, pensei que o pacote veio faltando o carregador de bateria, mas depois percebi que ele não acompanha a câmera mesmo, mas tudo bem, porque eu posso usar o carregador do meu celular Android. A imagem abaixo mostra o cabo e a antena.

Reolink Argus PT - Cabo USB e antena

Atualmente, a maioria das pessoas tem um carregador de celular, mas talvez no futuro a Reolink inclua um pequeno carregador no pacote (é apenas uma sugestão da minha parte para a empresa).

O kit da Reolink ArgusPT também traz os acessórios para instalação.

Como você pode ver na imagem a seguir, existem algumas buchas e parafusos e até uma agulha de reset, que é muito útil para solucionar problemas.

Reolink Argus PT - Buchas, Parafusos e agulha para reset

E, finalmente, há o suporte da câmera que permite instalá-la em locais como parede, poste ou qualquer superfície que possa ter parafusos presos a ela.

Eu acho que o suporte é um pouco frágil e a câmera oscila se você o instalar em áreas com ventos, mas no geral funciona bem e usa um parafuso de montagem universal para que você possa substituir o suporte se achar necessário.

Reolink Argus PT - Suporte para instalação

A instalação é muito fácil e qualquer pessoa com habilidades e ferramentas mínimas, como uma furadeira e uma chave de fenda, pode instalar o suporte e a câmera.

Não é necessário usar ferramentas para apertar o parafuso na câmera, você pode usar apenas suas mãos. A imagem abaixo mostra o suporte e a câmera.

Reolink Argus PT - Suporte de instalação

Características da Reolink Argus

Esta câmera traz muitos recursos interessantes e, para ser sincero, estou me divertindo durante o teste e a avaliação do produto.

Let's take a look at some features reported by the camera manufacturer, evaluate if they are good and  what they are useful for. Here we go...

Resolução da câmera

A Reolink Argus PT pode capturar imagens com resolução Full HD, o que significa que você pode configurar a câmera para gravar vídeos com 1920 x 1080 pixels.

Essa é uma resolução padrão usada pelo mercado e eu pude verificar que a câmera faz um bom trabalho gravando nessa resolução. Veja a figura abaixo.

Reolink Argus PT - Resolução Full HD

Essa é a imagem da câmera enquanto eu a testava em um ambiente fechado.

Há uma marca d'água da Reolink e outras informações na tela que podem ser personalizadas, basta mover a posição que estão ou ativá-las / desativá-las.

Wireless / Wire-Free

OK, vamos garantir que você entenda a diferença entre Wireless and Wire-Free, porque essa é uma distinção realmente importante.

A Reolink Argus PT é uma câmera Wireless (sem fio), o que significa que pode se conectar à rede usando Wi-Fi, para que não haja necessidade de cabos UTP (cabos de rede).

E a câmera também é Wire-Free (livre de fios), pois usa uma bateria recarregável e não precisa de um cabo de alimentação; portanto, você tem uma câmera que não usa nenhum cabo, nem para alimentação e nem para transmissão de vídeo.

À prova de intempéries

Estou trabalhando seriamente nessa análise técnica da câmera e, novamente, quero garantir que todos os conceitos sejam bem explicados. Então, vamos entender o que significa à prova de intempéries.

Reolink Argus PT in the rain

Sim, quando vi que estava chovendo, fui lá fora testar a câmera só porque não podia perder essa oportunidade. Alguns engenheiros são loucos assim 🙂

Mais tarde, você verá outros artigos sobre os testes à prova de intempéries, mas de qualquer maneira, depois de algum tempo sob a chuva, notei que a câmera não foi danificada!

Por favor, não fique confuso ao ler as especificações da câmera.

Alguns fabricantes informam que suas câmeras são à prova d'água, mas não está claro se você pode instalar sua câmera em um local que receba chuvas diretas e fortes, certo?

Já vi isso antes com marcas populares de câmeras que usam o termo à prova d'água, mas não é classificado como à prova de intempéries.

A Reolink Argus PT é diferente de tais câmeras porque está em conformidade com o padrão internacional de proteção.

As especificações da câmera mostram que a câmera possui classificação IP65, o que significa que está protegida contra água e poeira. A proteção é suficiente para instalação no exterior.

Portanto, no final das contas a Reolink Argus PT tem a mesma classificação de proteção das câmeras de segurança de última geração que eu costumava testar no meu laboratório da Samsung.

Pan & Tilt

Para referência rápida, Pan é o movimento horizontal e Tilt é o movimento vertical feito pela câmera para permitir que você veja o que está ao redor.

No aplicativo para celular, você pode controlar a câmera e mover a lente da esquerda para a direita e também da parte inferior para a posição superior.

Esta câmera não funciona com Pan infinito, o que significa que não pode fazer uma rotação de 360º deve mover para a esquerda e retornar tudo para a direita.

Esteja ciente dessa limitação ao planejar comprar e usar esta câmera. O PAN trabalha até 355º e o Tilt trabalha até 140º.

Visão noturna

Quando escurece, a câmera precisa encontrar uma maneira de compensar a falta de luz e a Reolink Argus PT apenas liga o LED IR para iluminar os arredores.

A imagem abaixo mostra a câmera durante a noite, como você pode ver a qualidade é muito boa e posso ver quem acionou a detecção de movimento (pode ver meu gato?) 🙂

Reolink Argus PT NighVision Indoor

A parte mais distante desse cenário é a porta no corredo, a 7.3m da câmera e é perfeitamente visível.

A visão noturna é um recurso automático. a câmera usa um sensor de luz para avaliar quando a luz não é suficiente e muda para o modo noturno.

Segundo o fabricante, é possível usar o modo de visão noturna para ver imagens nítidas no escuro a até 10 metros de distância. Estou testando esta câmera para esta análise técnica e posso dizer que as informações são precisas.

Áudio bidirecional

A câmera Argus PT possui um alto-falante e um microfone que permitem a comunicação de áudio bidirecional, o que significa que é possível ouvir os sons ao redor da câmera e também falar em um telefone celular e ser ouvido por alguém próximo à câmera.

Isso é legal, né? e às vezes também é assustador 🙂

Durante o processo de teste, comecei a falar pela câmera e minha filha se assustou com os sons vindos da câmera!

Funciona bem e possui um som de qualidade razoável, além do fato de a câmera ser vedada para proteger contra entra de água.

Assista ao vídeo abaixo para ter uma idéia geral sobre o áudio a 1.2m, 3.2m e 5m de distância da câmera.

A câmera está reproduzindo o áudio proveniente do aplicativo móvel Reolink instalado no meu celular, que fica na outra sala próxima à TV.

Eu conseguia entender o discurso inteiro, mesmo quando estava mais distante (5m) da câmera. Posso dizer que a maneira como ouço é melhor do que você pode ouvir através deste vídeo, porque está chegando diretamente aos meus ouvidos ( o áudio é de um discurso do presidente Donald Trump).

Bateria recarregável

Devo confessar que fiquei muito animado em falar sobre isso, porque nunca tinha visto uma bateria tão boa em nenhuma outra câmera antes.

Quanto tempo dura a bateria do seu celular com uma única carga?

Geralmente, não mais que um dia, certo?

Bem, meu amigo, as coisas são muito diferentes com a câmera Reolink Argus PT.

Estou testando esta câmera há uma semana (na verdade, 8 dias) e a bateria ainda está em 35% e essa longa duração da bateria simplesmente me surpreendeu.

Reolink Argus PT - Bateria a 35%

Desculpe, mas não pude esperar mais para escrever este artigo, então considere o fato de a câmera estar funcionando por tanto tempo com uma única carga.

Painel Solar da Reolink

Sabia que você pode conectar o painel solar a esta câmera para carregá-la?

Painel solar da Reolink

Sim, imagine esta câmera instalada em um poste usando esta incrível bateria e conectada ao painel solar. Em teoria, a câmera pode funcionar para sempre, considerando todos os dias que a bateria recebe ajuda do sol.

A imagem abaixo mostra a câmera conectada a um painel solar.

Reolink Argus com painel solar

Eu moro na Flórida, então você pode imaginar quanta energia a câmera pode obter do painel solar nesse local tão ensolarado? Isso é tão legal!

Como você pode ver na imagem acima, basta conectar o micro USB à parte traseira da câmera e pronto, a bateria do Reolink Argus começa a carregar.

Reolink Argus PT - Indicador de bateria a 27%

O aplicativo mostra um ícone (sol pequeno no lado esquerdo) e a barra muda de azul para laranja para indicar que a bateria está carregando pelo painel solar.

Você também pode ver a porcentagem da bateria e o aplicativo indica que está muito baixo. Com 10%, recebi um aviso para recarregá-lo.

Reolink Argus PT - Aviso de bateria baixa

Mesmo com o painel solar conectado à câmera, notei que o nível da bateria ainda estava diminuindo, então ajustei as configurações de gravação e detecção de movimento para permitir que a câmera usasse menos energia, então notei que o nível da bateria estava subindo.

Notificação de alerta

O Reolink Argus PT pode enviar uma notificação por meio de um aplicativo instalado no seu celuar e também por e-mail.

Eu testei a configuração usando minha conta do Gmail e funcionou bem após alguns ajustes de segurança impostos pelo Google para garantir que você permita que o novo dispositivo use sua conta de e-mail.

Veja abaixo um exemplo do alerta de email que recebi na minha caixa de correio.

Movimento detectado pela câmera da Reolink - Alerta via email

Os alertas por email incluem a imagem do evento (detecção de movimento).

Disparo de alarme sonoro

Se alguém estiver perto da câmera e você quiser acionar um alarme, basta pressionar um botão e pronto. É um recurso interessante para que as pessoas saibam que você está de olhos nelas 😉

Disparar sinal sonoro

Gravei o som da sirene e acho que é boa e suficiente, confira abaixo.

O alarme sonoro padrão é bom o suficiente para alertar as pessoas.

Alarme de Detecção de Movimento

A câmera também reproduz um som quando um movimento é detectado.

A princípio, o audio é o mesmo que eu mostrei acima, mas você pode gravar um áudio personalizado, se quiser. Você pode usar o aplicativo Reolink para gravar.

Gravação de áudio personalizado

Esse recurso é muito interessante porque você pode usar a câmera para reproduzir uma mensagem de voz gravada com duração de até 5 segundos.

Gravação do cartão SD

A câmera possui um slot para cartão micro SD, logo abaixo da lente.

Como os dispositivos que gravam vídeo em alta resolução precisam de cartões rápidos, recomendo comprar um cartão micro SD classe 10 para evitar problemas com a gravação.

Camera micro SD card slot

Basta colocar o cartão na câmera e ativar a gravação pelo aplicativo móvel.

É possível definir a duração da gravação pós-movimento, que fornece imagens extras após o evento que acionou a gravação.

A imagem abaixo mostra o menu para ativar a gravação da câmera e a duração do pós-movimento. A duração padrão é 8s, mas você pode alterá-la se desejar.

Micro SD Card - Pós movimento

As opções disponíveis para a duração do movimento de pós-gravação são 8s, 15s e 30s.

Não recomendo aumentá-lo, prefiro ter opções para gravar 3 ou 5 segundos, pois isso economiza espaço de armazenamento e geralmente é suficiente para a maioria dos cenários. Talvez no futuro o Reolink possa oferecer essas opções extras de tempo menor de pós gravação.

Gravação em nuvem

Você pode gravar o vídeo localmente no cartão micro SD e também na nuvem.

Isso é muito bom, porque se algo acontecer com sua gravação local, você ainda terá as evidências salvas no servidor em nuvem da Reolink.

É possível ter acesso à nuvem por meio de um aplicativo ou computador.

A imagem abaixo mostra a Reolink Cloud através de um navegador da web.

Gravação na nuvem da Reolink

Esse recurso também é útil se alguém quebrar ou roubar a câmera.

Para ativar a gravação na nuvem, é necessário apenas seguir um assistente e criar uma conta. Existem alguns planos básicos que você pode optar por pagar mensalmente, mas a parte boa é que também há um plano gratuito que permite gravar por 7 dias.

Conexão via Wi-Fi

A câmera pode se conectar a roteadores Wi-Fi de 2,4 GHz.

A frequência de 5 GHz não está disponível, mas tudo bem, pois os 2,4 GHz podem alcançar distâncias maiores, apesar do fato de serem mais suscetíveis a interferências.

Câmera da Reolink trabalha com 2.4Ghz

Verifique se a antena da câmera não está sendo bloqueada por objetos e verifique a posição do roteador e da câmera para garantir que a localização deles seja otimizada para uma boa transmissão de sinal e comunicação de dados entre os dispositivos.

 Dual-stream da Reolink Argus PT

A Reolink Argus PT permite a configuração de dois fluxos de vídeo diferentes.

É possível ter um fluxo de vídeo de alta qualidade com alta resolução, taxa de quadros e taxa de bits máxima e um segundo com os mesmos parâmetros com valores reduzidos.

A idéia é ter 2 qualidades diferentes que você pode escolher para reproduzir ou gravar o vídeo no cartão de memória ou na nuvem.

As imagens abaixo mostram a opção de configuração e o botão para escolher qual streaming (Fluente ou 1080p) você deseja usar.

Tipos de streaming (fluxo) de vídeo
Escolha do tipo de streaming de vídeo

Esse recurso é muito útil porque permite que a câmera funcione melhor e ajuste a qualidade de acordo com o recurso disponível (largura de banda e armazenamento).

A opção fluente reduz a qualidade do vídeo para funcionar com a transmissão em dispositivos móveis que usam dados de celular.

Quando conectado a um roteador Wi-Fi, o fluxo de alta qualidade (1080) pode ser usado e quanto conectado ao celular o outro fluxo (fliente) pode ser usado.

Máscara de privacidade

Você tem algo a esconder? 🙂

Estou falando de algo privado e você precisa garantir que as pessoas não possam ver ou a câmera não grave.

Nesse caso, basta usar as máscaras de privacidade da câmera para proteger as áreas com um retângulo escuro. Você pode usar até 3 máscaras na imagem.

Máscara de privacidade da Reolink Argus PT

Cuidado: as máscaras de privacidade não são dinâmicas, o que significa que, quando a câmera é movida, as máscaras de privacidade se movem juntas.

Integração com a Alexa

A Reolink Argus PT integra e trabalha com o Alexa e Google Home.

Esse recurso é muito fácil de configurar e permite que o Alexa ou o Google exiba o vídeo da câmera para dispositivos que usam tela ou em TVs com o Amazon Fire Stick.

A imagem abaixo mostra um exemplo do Argus PT trabalhando com o Fire Stick para exibir o vídeo da câmera diretamente na minha TV.

Esse recurso é muito interessante para permitir que você assista a câmera na TV, mas lembre-se de que a qualidade do vídeo não é a mesma que você obtém no seu computador ou telefone celular.

Software para PC

Você pode usar o seu PC para exibir as imagens da câmera Reolink Argus PT.

A configuração é muito simples, basta instalar o software e seguir uma configuração passo a passo para que sua câmera funcione em alguns minutos.

Software Cliente da Reolink com a câmera Argus PT

Você pode usar o software Reolink Client para exibição ao vivo ou para reproduzir imagens gravadas armazenadas no cartão micro SD.

O software é muito simples e intuitivo e qualquer pessoa pode usá-lo.

Os prós e contras do Reolink Argus PT

OK, é hora de falar sobre os prós e contras da câmera Reolink Argus PT.

Lembre-se de que todo dispositivo tem prós e contras e este não é diferente.

Portanto, com base nos testes que fiz eis os resultados ...

Prós

  • Gravação de vídeo de alta qualidade
  • Bateria de longa duração
  • À prova de intempéries (IP65)
  • Áudio bidirecional
  • Gravação em Micro SD e Nuvem
  • Recurso de fluxo duplo de vídeo
  • Integração Alexa com Alexa e Google Home
  • Fácil de configurar

Cons

  • Sem rotação infinita da lente (360º)
  • Nenhuma opção de gravação contínua
  • Suporte de montagem frágil

Conclusão:

A Reolink Argus PT é uma excelente câmera.

Como produto de consumo, o modelo tem todo o que é necessário para colocar a câmera em funcionamento em questão de minutos, mesmo sem nenhuma habilidade técnica.

Em termos de qualidade, o vídeo gravado pela câmera é comparável a alguns produtos profissionais de ponta que custam milhares de dólares.

Considero o suporte flexível como um problema para as pessoas que instalam a câmera em áreas com muito vento, mas isso pode ser corrigido substituindo o suporte original por outro que você pode comprar facilmente em lojas on-line.

Para finalizar, considero a câmera Reolink Argus PT um produto barato e fácil de configurar que pode oferecer vídeo de alta qualidade. O produto foi projetado com muitos recursos interessantes e pode ser facilmente integrado a novas plataformas.

Espero que esta revisão possa ajudá-lo a tomar uma decisão e tomar a decisão certa.

Clique no botão abaixo se quiser verificar o melhor preço para este produto.

Aviso Legal

Não sou funcionário da Reolink nem representante da empresa.

Recebi o produto da Reolink para avaliar e escrever uma resenha sobre ele, mas não tenho nenhuma obrigação de impor as vantagens do produto.

Minha opinião sobre a qualidade da câmera é baseada em meus testes e análises dos recursos e estou apenas dando o veredicto final.

Recebo uma pequena comissão de afiliado quando as pessoas compram este produto usando os botões disponíveis neste artigo, mas não há nenhum custo extra para o comprador.


Caso queira ler esse artigo em Inglês clique no link abaixo:

(If you want to read this article in English click on the link below)