Compensação de luz de fundo – WDR, BLC e HLC (Com exemplos práticos) - Aprenda CTFV.com

Compensação de luz de fundo – WDR, BLC e HLC (Com exemplos práticos)

Neste artigo, falo sobre compensação de luz para câmeras de segurança.

As tecnologias mais populares discutidas nos artigos são BLC, WDR e HLC.

Normal vs BLC vs WDR

Você pode encontrar uma explicação clara do tópico com exemplos de aplicação.

Ao final do artigo, você pode assistir a vídeos onde explico mais sobre os recursos BLC, HCL e WDR para câmeras de segurança profissionais.

Por que usar compensação de luz?

A gravação de uma câmera de segurança deve ser o mais clara e nítida possível para ajudar a identificar um evento importante. A imagem não deve ser muito clara ou muito escura em um cenário ideal, e recursos como BLC, WDR e HLC podem ajudá-lo.

Vamos nos aprofundar nos detalhes.

BLC (Backlight compensation)

O BLC é usado para melhorar uma imagem muito escura, aumentando a exposição geral à luz. O primeiro e o segundo plano serão expostos a mais luz, então não há exposição dupla, mas apenas uma exposição geral maior.

BLC OFF

BLC DESL.

BLC ON

BLC LIG.

Suponha que seu objetivo seja melhorar as imagens que estão em primeiro plano e você não se preocupe muito com o fundo da imagem. Nesse caso, o BLC pode ser a solução certa porque é uma tecnologia mais barata para compensação de luz de fundo.

WDR (Wide Dynamic Range)

Câmeras WDR (Wide Dynamic Range) podem compensar a luz de fundo.

Com uma câmera apontando para uma entrada, porta ou janela, você notará partes da imagem com excesso de luz e outras partes muito escuras. Para obter a imagem correta, a câmera deve compensar este tipo de situação.

Área clara e área escura na imagem

Na janela, você pode ver o excesso de luz com áreas muito claras, enquanto que, em determinadas regiões internas, há áreas escuras.

O WDR pode compensar essas diferentes áreas e equilibrá-las.

A tecnologia WDR funciona com diferentes velocidades do obturador e permite que mais ou menos luz entre na câmera, controlando a exposição do sensor à luz que vem do ambiente.

Ao usar WDR, o obturador da câmera funciona da seguinte maneira:

1. Funciona em uma velocidade mais alta para expor o sensor à luz por um curto período de tempo

2. Funciona a uma velocidade mais baixa para expor o sensor à luz por um longo período de tempo

3. Combina as duas imagens capturadas com diferentes exposições à luz

Conceito de obturador e WDR

Ao ativar o WDR na câmera, o obturador irá expor automaticamente a câmera à luz duas vezes e mesclá-los para um melhor resultado.

Over exposed image
Under exposed image

A primeira imagem mostra mais detalhes internos, enquanto na segunda imagem você vê o efeito oposto com mais detalhes externos

WDR image

A imagem mesclada mostra detalhes internos e externos de ambas as exposições de luz realizadas pela câmera com WDR.

O processamento da câmera é intenso porque precisa mesclar duas imagens em uma terceira. Essa tecnologia custa mais.

Essa variação entre as áreas mais escuras e claras é a faixa dinâmica. Quanto maior for a capacidade da câmera de variar suavemente de uma região para outra, mais eficiente ela será. Você pode encontrar essas informações no catálogo de produtos descritos em decibéis (dB). Quanto mais alto, melhor.

Abaixo está um exemplo das informações WDR do catálogo de uma câmera

Exemplo de catálogo de câmera com WDR

Tenha muito cuidado ao comparar as diferenças entre as câmeras, pois alguns pequenos detalhes fazem uma grande diferença na qualidade da filmagem.

As câmeras com WDR verdadeiro são muito mais eficientes do que as câmeras que relatam ter WDR digital.

Exemplo de-catálogo de câmera com WDR verdadeiro e digital

O verdadeiro WDR funciona capturando duas imagens com exposições diferentes à luz e mesclando-as em uma terceira e, portanto, funciona de forma mais intensa, mas eficiente. Em contraste, o WDR digital funciona apenas com uma imagem para fazer uma compensação de exposição digital.

Uma câmera configurada para trabalhar com 30FPS, usando WDR irá capturar duas vezes os quadros (60) para entregar a imagem final.

True WDR concept

Uma câmera configurada para trabalhar com 30FPS, usando WDR digital, captura a mesma quantidade de quadros (30) para entregar a imagem final.

Digital WDR Concept

Conclusão: as câmeras com True WDR são melhores, porém mas mais caras.

HLC (Highlight compensation)

HLC ativa máscaras dinâmicas em algumas câmeras com excesso de luz. As máscaras seguem o movimento da luz, bloqueando a luz intensa.

HLC LIG/DESL

HLC LIG./DESL.

Este recurso varia dependendo do modelo da câmera que você está usando.

A imagem acima é de uma câmera Samsung, outros modelos, como a câmera Amcrest Night Color IP, não têm a máscara dinâmica, mas podem trabalhar na imagem geral para reduzir o brilho do holofote.

Vídeo:  Como funciona WDR e BLC

Por favor, assista ao vídeo abaixo para obter mais informações sobre compensação de luz de fundo (WDR e BLC).

Conclusão

BLC, WDR e HLC são tecnologias que ajudam a reduzir o contraste da luz e melhorar a qualidade geral da gravação. Você pode encontrar esse tipo de recurso na maioria das câmeras de segurança profissionais projetadas para funcionar em ambientes hostis.

Espero que este artigo possa ajudá-lo; por favor, compartilhe com seus amigos.

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.