Para alimentar uma câmera analógica de CFTV recorremos ao uso da famosa fonte de alimentação, as câmera IPS possuem a vantagem de usar alimentação pelo cabo de rede através da tecnologia PoE, mas essa tecnologia de alimentação via cabo já não é mais exclusividade do mundo IP, agora é perfeitamente possível alimentar câmeras analógicas através do cabo coaxial, continue lendo para saber mais.

Essa interessante tecnologia chamada power over coax ainda está em desenvolvimento no momento que escrevo esse artigo, os fabricantes estão trabalhando em novos componentes para os circuitos das câmeras que irá permitir a recepção da alimentação elétrica no mesmo cabo que transmite os sinais de vídeo.
O uso dessa tecnologia irá impactar nos projetos de forma positiva devido à redução da quantidade de cabos necessários para instalar as câmeras, alé da simplificação dos projetos que poderão seguir a mesma lógica aplicada aos projetos de IP com alimentação PoE.
A tecnologia não é para as câmeras tradicionais
É necessário estar atento ao fato de que a tecnologia será aplicada às novas câmeras analógicas de alta resolução, não estamos falando de usar alimentação via cabo coaxial para as antigas câmeras analógicas, que aliás já não serão mais utilizadas no mercado, conforme explicado em outro artigo aqui mesmo nesse Blog.
Na instalação tradicional de câmeras de CFTV analógicas, é muito comum o uso de cabos coaxiais que possuem o par de alimentação em paralelo, apesar de estar unido ao cabo coaxial e não ocupar muito espaço, ainda sim eleva os custos e dependendo da quantidade de câmeras, o volume acaba sendo considerável ao utilizar conduítes para a passagem do cabeamento da central até o local de instalação.
Coaxial para as câmeras de alta resolução
Imagine então esse cenário, onde as câmeras irão proporcionar alta resolução sendo instaladas com cabos coaxias RG59 que enviam a alimentação elétrica a partir de um ponto centralizado.
Ao instalar as câmeras sem a necessidade de fonte extra, o trabalho será simplificado e o tempo gasto na mão de obra será menor, isso é muito interessante porque também haverá redução no tempo de manutenção e suporte técnico para o sistema.
Agora resta esperar que a tecnologia seja colocada no mercado para realizar os testes necessários e avaliar qual será a redução real do custo por projeto pois ainda temos que considerar um possível aumento nos preços das câmeras e gravadores.
Acredito que no geral, o projeto terá um custo menor, pois a redução da quantidade de cabos e horas de trabalho será considerável para superar um possível aumento no preço dos produtos.
Redução de custo nos projetos de CFTV
E qual sua opinião a respeito do uso dessa nova tecnologia ? Irá ajudar no seu dia a dia como projetista ou técnico ? Deixe seus comentários.
E não esqueça de compartilhar clicando nos botões abaixo: