Análise de vídeo avançada para CFTV - Aprenda CTFV.com

Análise de vídeo avançada para CFTV

Em determinadas situações os sistemas de vigilância por câmeras demandam uma melhor análise inteligente de vídeo para cumprirem algumas necessidades específicas de monitoramento e gravação.

Software para reconhecimento facial

Nesse artigo você irá aprender quais são os recursos de análise inteligente de vídeo avançados que estão disponíveis no mercado e como eles podem ser utilizados em situações do dia a dia.

==> Recomendo também a leitura do meu outro artigo sobre o uso de tecnologias básicas de análise de vídeo como detecção de movimento, cruzamento de linha virtual e entrada e saída de área. Clique e confira o artigo: Como funciona a análise inteligente de vídeo em câmeras IPs.

Tipos de análise de vídeo avançada

Partindo do princípio que já tem o conhecimento básico sobre análise de vídeo e que provavelmente já leu o outro artigo sobre o assunto, vamos direto ao ponto e falar dos recursos mais avançados existentes no mercado. Veja a seguir a descrição de cada um deles.

Detecção e reconhecimento de rostos de pessoas

Esse tipo de recurso é muito comum em locais onde se deseja controlar o acesso de pessoas a determinadas áreas restritas ou como uma forma de posteriormente identificar quem teve acesso ao local.

Análise de vídeo avançado - reconhecimento de rostos

Câmeras de segurança são instaladas em entradas específicas ou locais onde há movimentos de pessoas que devem ter seus rostos gravados e inseridos em uma base de dados do sistema de segurança.

Apesar de existirem algoritmos complexos por trás do software responsável pela captura e reconhecimento de rostos, o conceito de aplicação prática é bem simples, uma câmera de segurança deve identificar o que é um rosto e capturar uma imagem os mais nitidamente possível para armazená-la em um banco de dados para posterior consulta e comparação com pessoas cadastradas no sistema.

Há câmeras ou software no mercado que são capazes de realizar somente a detecção de rostos e outros que podem além de capturar a imagem de rostos, fazerem a comparação com uma base de dados para encontrar identificar pessoas foram previamente registradas no sistema.

Captura e reconhecimento de placas de veículos

Esse tipo de análise de vídeo avançada é bem comum em estradas, pedágios e áreas onde há entradas de veículos. O processo de captura e reconhecimento de placas de veículos pode ser realizado na própria câmera ou em uma combinação de câmera e software especializado.

Captura de placa de veículos

Análise de vídeo avançada do software da ISS

Há alguns anos atrás era possível capturar e reconhecer placas de veículos somente através de software especializados que eram caros e comercializados por poucas empresas que dominavam o setor.

Com o passar do tempo e com avanço da tecnologia mais opções surgiram no mercado e o preço de implantação de tais sistemas foi reduzido, além dos softwares o mercado também conta agora com sistemas embarcados nas próprias câmeras IPs.

Empresas como a ISS e Genetec se destacam no mercado por possuírem sistemas robustos e precisos de captura e reconhecimento de placas de veículos, porém não são exclusivas pois com a abertura do mercado houve muitas parcerias e acordos comerciais que permitiram o uso do algoritmo de análise inteligente por outras empresas que embarcaram essa funcionalidade em seu próprio software de gravação e monitoramento.

Atualmente é possível comprar câmeras de segurança que possuem inteligência embarcada para capturar e reconhecer placas de veículos e o preço já está bem acessível. A fabricante Chinesa Hikvision possui modelos de câmera IPs que foram projetadas para essa finalidade.

Para capturar placas de veículos, no entanto é necessário seguir procedimentos específicos de instalação e posicionamento das câmeras com ângulos adequados para obter imagens com qualidade suficiente para a análise e reconhecimento pelo software interno da câmera ou do servidor.

Rastreamento (tracking)

Rastrear o movimento de pessoas e veículos também é algo que pode ser muito útil pois permite analisar o comportamento e registrar ocorrências automaticamente baseando-se em eventos específicos pré-estabelecidos.

Existem software inteligentes que podem seguir com precisão os movimentos de pessoas e veículos e gerar alertas para que uma ação seja tomada de imediato ou para registrar o fato com data e hora e permitir que buscas inteligentes sejam registradas posteriormente.

Rastreamento de pessoas

Veja a seguir uma imagem com o exemplo da aplicação prática desse conceito.

Função inteligente - Tracking

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Note no exemplo da imagem que um carro está posicionado na faixa de pedestres e há a indicação de rastreamento de uma pessoa que está caminhando por ela, esse tipo de inteligência permite alertar e registrar infrações com uma grande precisão sem que um operador de monitoramento esteja olhando para o monitor naquele momento.

Rastreamento de veículos

Outro exemplo prático do uso dessa tecnologia de análise de vídeo é o controle de movimento de veículos em um determinado cruzamento onde é permitido o trafegar em sentidos específicos.

Veja a imagem a seguir onde um veículo faz uma conversão à esquerda e está sendo monitorado e rastreado por um sistema inteligente, nesse caso é possível realizar uma contagem da quantidade de conversões nesse sentido ou cruzar informações com possíveis infrações como o avanço de sinal vermelho.

Análise de vídeo avançada - Rastreamento de veículos

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

A tecnologia de rastreamento é muito útil em situações onde há interação entre pessoas e veículos e alertas podem ser gerados com grande precisão.

Contagem de veículos

Uma aplicação muito comum em sistemas inteligentes de monitoramento é a contagem de veículos ou objetos que entram em uma área específica ou cruzam uma linha virtual.

Contagem de veículos em entradas e saídas

O conceito de análise de video aqui utilizado é bem simples, uma linha virtual é traçada na imagem da câmera para contar a entrada de carros em um determinado sentido e o mesmo processo é realizado para a saída de veículos, alterando somente o sentido no qual o veículo se movimenta.

Análise de vídeo avançada - Entrada e saída de garagem

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Note na imagem que o veículo está cruzando uma linha virtual e há uma indicação da contagem. Uma segunda linha virtual é posicionada na entrada para realizar o mesmo processo.

Contagem de veículos em estradas

E possível utilizar análise de vídeo avançada para realizar a contagem de objetos em estradas e rodovias e registrar o sentido do tráfego. Veja na imagem a seguir um exemplo prático dessa aplicação.

Contagem de veículos na estrada

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Note que há linhas virtuais que registram a passagem de veículos em ambos os sentidos, um grande cuidado que se deve ter nesse caso é com o controle do ambiente pois as condições de tempo e iluminação são variáveis que podem seriamente afetar a precisão da contagem.

Imagine um cenário noturno com chuva ou neblina onde não é possível identificar claramente os veículos que trafegam pelo local ou o uso de faróis que acabam afetando o resultado final da análise.

Análise comportamental

Determinadas atitudes podem se enquadrar como análises comportamentais, um exemplo disso é uma pessoa se aproximando de uma cerca ou muro para tentar pular para o outro lado ou abaixando-se para realizar alguma atividade suspeita como cavar ou colocar algum objeto no local.

A combinação de análise de vídeo avançada como tracking, cruzamento de linhas e entrada e saída de áreas permite a geração de eventos que podem ser classificados como análise comportamental.

Em alguns casos esse tipo de análise de vídeo já é intrínseco do software e em outros pode ser customizado como a combinação de diferentes funções.

Veja na imagem a seguir o exemplo de uma análise inteligente de vídeo que combina o uso de rastreamento (tracking), de uma pessoa que se aproxima de uma cerca, com a entrada de área quando chega muito próximo da mesma e uma possível detecção de cruzamento de linha se o indivíduo tentar pular a cerca.

Análise de vídeo avançada - Comportamento

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Loitering

Através da análise inteligente de vídeo é possível identificar pessoas ou objetos que estejam parados por muito tempo em uma área específica, essa função é conhecida como loitering e pode ser configurada em câmeras IPs e software que conseguem identificar esse comportamento.

Note na imagem a seguir que um objeto foi abandonado em uma área demarcada para análise de vídeo, o sistema simplesmente identifica que houve uma mudança no cenário e depois de um determinado tempo classifica essa situação como loitering, podendo gerar um alerta para o operador ou enviar mensagens para uma determinada pessoa ou grupo.

Análise de vídeo avançada - Loitering

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Essa função é muito útil para identificar possíveis pessoas suspeitas próximas à áreas restritas ou ainda identificar que um objeto foi abandonado naquele local.

Objeto abandonado ou removido

Se um objeto é deixado em uma área previamente demarcada a câmera ou sistema de monitoramento pode identificar essa ação como objeto abandonado, que na prática acaba sendo algo parecido com a função de loitering explicada anteriormente, porém com a diferença que se o objeto não se mexe por muito tempo ele passa para um estado “estático” (idle) que caracteriza o abandono.

Ao retirar esse objeto que está estático de uma determinada área, o sistema de análise de vídeo pode identificar a ação como objeto removido. Veja a imagem a seguir com um exemplo dessa aplicação.

Análise de vídeo avançada - Objeto removido

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

Nesse exemplo a pessoa arrasta o objeto que estava parado na área demarcada e dispara o evento de objeto removido.

Cruzamento de cerca (fence)

A nomenclatura dos tipos de análises inteligente de vídeo pode variar dependendo do desenvolvedor do software ou câmera de segurança, em muitos casos a função é chamada de cruzamento de cerca (fence). Note na imagem a seguir que uma pessoa tenta jogar um objeto por cima de uma cerca e um alarme é gerado automaticamente.

Analise de vídeo avançada - Fence

Análise de vídeo avançada da empresa Aventura

O evento é gerado ao cruzar o objeto por uma linha virtual, por isso é possível encontrar a mesma função com o nome de cruzamento de linha virtual em diferentes software ou câmeras.

Identificação de containers

Um sistema que usa análise de vídeo avançada com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) pode ler textos escritos na lateral ou no topo de containers e dessa forma identificá-los de forma automática.

Essa análise inteligente de vídeo é utilizada em portos e empresas de transportes de diferentes partes do mundo e pode ser implementada através do uso de software especializados como o SecurOS Cargo da empresa ISS.

Análise de vídeo avançada - Leitura de container

Análise de vídeo avançada do software da ISS

Identificação de multidão

Imagine uma situação onde há uma grande quantidade de pessoas em um local específico, com o sistema de análise de vídeo inteligente é possível identificar que se formou uma multidão.

Essa função é parte do pacote SecurOS Tracking kit da ISS e apesar de ser parecido com o que foi descrito anteriormente como loitering, há uma certa diferença pois o o software faz um tipo de análise comportamental.

Conclusão

Há inúmeros tipos de análise de vídeo avançadas que podem ajudar a identificar eventos específicos e que são classificadas e nomeadas por diferentes empresas que desenvolvem ou adaptam o algorítimo para determinadas aplicações.

Obviamente você irá encontrar outros tipos de análise de vídeos descritas de outra maneira ou com outros nomes, mas o importante é saber avaliar qual a sua real necessidade na aplicação de tais tecnologias.

Espero que esse artigo possa te ajudar a tomar uma melhor decisão no momento da escolha do software adequado para sua aplicação.

Quer aprender mais?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • Updated 11 de julho de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta