Armazenamento para CFTV - Aprenda CTFV.com
3

Armazenamento para CFTV

Em um projeto de CFTV é necessário estimar o tempo de gravação e retenção do vídeo. A quantidade de discos rígidos (HDs) irá depender de cálculos que envolvem vários fatores. Esse é o tema do artigo.

Tempo de gravação em CFTV

Uma câmera de CFTV gera vídeos em um determinado formato e envia para o gravador (DVR ou NVR) que irá armazenar  de acordo com a configuração estabelecida pelo técnico que o programou.

Quando o projeto ainda está no papel, é necessário fazer a estimativa do tempo que teremos de gravação, ou seja, quando for necessário buscar por uma ocorrência, por exemplo, 30 dias estarão disponíveis no sistema de armazenamento, se tal evento ocorreu a 40 dias atrás, já não será possível recuperar o vídeo gravado.

Em projetos de CFTV, é comum estimar 30 dias de gravação, em casos especiais como projetos para governo, geralmente a solicitação é para gravação de 90 dias, então obviamente será necessário mais espaço de armazenamento no DVR/NVR o que elava o custo do sistema.

Fatores que influenciam nos cálculos

1

Resolução

Quanto maior a resolução da gravação, maior será a necessidade de espaço para armazenamento, se configurarmos a gravação em FullHD por exemplo o uso de HD será muito maior se comparado à configuração de resolução 4CIF ou VGA. 

2

Frame Rate (taxa de quadros por segundo)

Movimentos em tempo real exigem uma maior taxa de quadros por segundo (frame rate), portanto quando configuramos o sistema com 30 FPS será necessário mais espaço para armazenamento, então na maioria dos casos utilizamos 15 FPS para os projetos. 

3

CODEC (algoritimo de compactação)

A escolha do codec influencia drasticamente na quantidade de disco rígido utilizado para gravação, então com uso de algoritmos mais modernos como H.264 e H.265 poderemos economizar no espaço de gravação quando comparado ao CODEC MJPEG por exemplo que usa muito mais largura de banda e armazenamento. 

4

Atividade da cena

Se a cena onde a câmera está instalada é muito complexa, ou seja, há muito movimento de pessoas e objetos, a necessidade de mais espaço para armazenamento irá aumentar.

5

Gravação contínua ou por evento

Quando configuramos um gravador de CFTV, é possível escolher se os vídeos serão armazenados continuamente mesmo quando não há eventos no local, ou se a gravação irá iniciar somente quando há um evento como a deteccão de movimento.

Ferramenta para cálculos de armazenamento

Abaixo o cálculo realizado utilizando uma ferramenta para estimativa de armazenamento, note a configuração para o cálculo de 10 câmeras, gravando por 30 dias em resolução FullHD com 15 FPS, CODEC H.264 em uma cena com atividade alta e gravação por evento 60% do tempo

Armazenamento para CFTV

Com essa estimativa, sabemos que é necessário 2.77 TB de armazenamento para um período de 32 dias e 11 horas, então estamos com uma folga considerando que na loja temos movimento durante 12 horas por dia (50% de um dia de 24 horas) e considerei uma margem na calculadora colocando 60% de frequência do evento

Obviamente iremos utilizar um disco de 3TB para o gravador, o que  permite ainda um pouco mais de folga ao projeto.

Como podemos ver, não é nada tão complexo, e na prática esses valores irão variar. Depois de 30 dias de gravação real, iremos ter certeza que o sistema está de acordo com o projetado, desde que grave 30 dias ou mais não há problema, o cliente só não ficará feliz se tiver por exemplo 25 dias gravados ao invés de 30.

Cliente feliz com o projeto de CFTV

Como técnico ou projetista de CFTV, você pode praticar usando as calculadoras de armazenamento fornecidas pelos fabricantes, isso é um exercício interessante para que fique mais afiado nos conceitos de projetos de CFTV, então mão à obra.

Nessa semana estarei no México para dar treinamento para uma grande empresa, qualquer novidade estarei postando aqui ou na página do Facebook, Google Plus e YouTube.... abraços

Sua opinião é importante: Deixe abaixo os seus comentários

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Darlan - 22 de fevereiro de 2016

Onde encontro essa ferramenta para calculo de HD?

    Claudemir Martins - 22 de fevereiro de 2016

    Olá Darlan,

    Obrigado pela visita ao Blog e desculpe pela demora em responder, estou de viagem no Mexico e tava bêbado depois de tomar umas tequilas 🙂
    Brincadeira…. A ferramenta varia de acordo com o fabricante, essa que use é da Samsung, você pode baixar gratuitamente em https://www.samsung-security.com/tools
    É a Bandwidth/Storage calculator

    Abraços
    Claudemir

francisco de Assis cruz - 3 de março de 2016

Valeu Claudemir! estou sempre lendo os Hotmail.

Os comentários estão desativados.

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.