Entenda o que é CODEC para CFTV
No mercado é muito comum ouvir pessoas falando sobre H.264 mas ao contrário do que muitos pensam H.264 não é o nome de um DVR, mas sim um algoritmo de compressão para vídeo.
Quando vídeo é gerado, transmitido e armazenado é necessário comprimí-lo para que não use tantos recursos. Essa compressão é realizada por algorítimos, conhecidos como CODECs e quanto mais eficiente esses algorítimos, melhor é a compressão e mais poderemos economizar com infra-estrutura de rede e espaço de armazenamento.
Para saber mais sobre armazenamento leia também o artigo: largura de banda e armazenamento para CFTV.
Podemos dividir a palavra CODEC em duas partes:
CO = Compression (Compressão)
DEC = Decompression (Descompressão)
Isso significa que de um lado o equipamento que gera o vídeo irá comprimir antes de enviar, enquanto o outro lado que recebe irá descomprimir para exibir o vídeo corretamente.
Se consideramos um sistema de CFTV analógico, o DVR faz a conversão de analógico para digital e também faz a compressão do vídeo para ser gravado no disco rígido (HD) ou transmitido ao vivo para um computador que possui o software de monitoramento,
CODIFICAÇÃO EM SISTEMAS DE CFTV COM CÂMERA ANALÓGICA E DVR
No DVR é feita a digitalização (passagem do analógico para digital) e também a compressão da imagem através de algum algorítimo que irá descartar partes das informações do vídeo.
Em um sistema de CFTV IP, a câmera envia vídeo já em formato digital e já com a compressão adequada para gravação no disco rígido ou transmissão ao vivo para um computador com algum software de monitoramento,
CODIFICAÇÃO EM SISTEMAS DE CFTV COM CÂMERA IP E NVR
Mas se descartarmos informações do vídeo digitalizado, perdemos um pouco da qualidade, não é verdade ?
Sim, mas a idéia é descartar o máximo de informações possível, com o mínimo de prejuízo à qualidade final, e cada algorítimo faz isso de uma maneira diferente, por isso existem vários deles no mercado.
Em CFTV os CODECs de compressão mais comuns são:
- MJPEG: trabalha com uma sequência de imagens completas
- MPEG-4: Trabalha com variações de imagens completas e parciais
- H.264: É a evolução do MPEG-4 com várias melhorias
Quer aprender mais sobre CFTV ? Clique na imagem abaixo...
Veja como qualquer pessoa pode aprender os conceitos de CFTV com esse método simples
Faça como outros profissionais e destaque-se...
Vamos falar primeiramente do MJPEG, que nada mais é que um conjunto de imagens completas que são enviadas em uma sequência rápida para dar a impressão de movimento contínuo.
Nesse exemplo acima, temos 5 imagens que quando enviadas em sequência rápida causam a sensação de movimento.
Continuamos com o processo de capturar mais imagens em reproduzir em sequência rapída para ter movimentos mais longos e complexos, como o da imagem animada abaixo:
Esse é o princípio do algorítimo MJPEG que envia essa sequência de imagens completas da câmera para o gravador ou computador que irá reproduzir as imagens.
Quanto mais quadros são enviados por segundo, menos efeito de robotização terá a imagem, a maioria dos projetos de CFTV é calculada com o uso de 15 FPS que é suficiente para mostrar vídeo com uma boa qualidade de movimento sem gastar muito com transmissão e armazenamento,
Pensando em uma maneira inteligente de capturar e enviar as imagens, foi criado o algoritmo MPEG-4 que captura um quadro completo e envia, depois envia somente as diferenças de imagens, quando há movimento posteriormente envia uma imagem completa novamente e do outro lado o receptor (NVR ou computador) organiza a imagem.
Notem que é necessário somente enviar a imagem 1 que está completa e depois envia-se somente as partes que se movem, ou seja, o braço em diferentes posições nas imagens de 2 a 5.
O H.264 nada mais é que a evolução do MPEG-4, então utiliza o mesmo princípio, porém com um algorítmo melhorado e utiliza menos largura de banda para transmissão e também usa menos armazenamento.
Atualmente (Nov/2016) já existe no mercado alguns fabricantes de CFTV que usam o CODEC H.265, que comprime ainda mais os vídeos e em pouco tempo irá se tornar o novo padrão do mercado.
Essa é uma introdução básica aos CODECs de compressão, em outros artigos iremos discutir mais detalhes e as vantagens e desvantagens no uso em diferentes tipos de aplicações.
Sua opinião é importante: Deixe abaixo os seus comentários
Muito bom o video.
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Obrigado Sérgio, continue acompanhando o Blog
Obrigado pelos vídeos e e-mail que tenho recebido do seu canal aprenda CFTV. São de grande importância pra mim. Estou sempre aprendendo algo novo, e pretendo ser um ótimo profissional no ramo de CFTV.
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Jefferson, obrigado pela visita ao blog
Espero que continue sempre a aprender e com certeza será um ótimo profissional