Câmera de CFTV com imagem embaçada à noite (como resolver) - Aprenda CTFV.com

Câmera de CFTV com imagem embaçada à noite (como resolver)

Se você está enfrentando um problema com a câmera de CFTV embaçada à noite, aqui está a solução. Neste artigo, explicarei o que poderia ser a causa do problema e como resolvê-lo com procesimentos simples. Continue lendo...

Security camera blurry at night

Na maioria das vezes, esse problema está relacionado ao IR (luz infravermelha) refletindo no vidro da câmera ou em objetos reflexivos que estão próximos da câmera.

De qualquer forma, para resolver o problema de câmera de CFTV com imagem embaçada à noite, você só precisa eliminar a reflexão de luz.

O problema de reflexão do IR

À noite, o LED da câmera de CFTV com IR acende para iluminar e "ver no escuro", essa luz às vezes é refletida em objetos e volta para a lente da câmera.

Esta reflexão de luz faz com que a imagem pareça borrada, turva ou enevoada.

reflexo de infravermelho na dome

Dê uma olhada mais de perto na foto acima. Você consegue ver o reflexo do IR?

Neste caso, a luz está refletindo na cúpula da câmera e está voltando para a lente, causando o efeito embaçado ou nebuloso que você vê apenas durante a noite.

Esse tipo de reflexão também ocorre em outros tipos de câmeras, como bullets, PTZs e sistemas de posicionamento que possuem um vidro na frente da lente.

Câmeras com vidro de proteção

Sempre que as câmeras de segurança estiverem usando infravermelho à noite, há uma chance de a luz voltar para a lente. Então, você só precisa investigar o que poderia estar causando isso e qual a solução para tal problema.

As causas do problema de reflexo de IR

Existem coisas diferentes que podem causar o problema de IR em uma câmera de CFTV. Os mais comuns estão listados abaixo:

1. Arranhões ou poeira na cúpula ou vidro da câmera 

Felizmente este é o mais fácil de consertar. Verifique se a sua câmera de CFTV tem algum pó, graxa ou até mesmo impressões digitais no vidro e limpe-a. Você não vai acreditar quantas vezes eu vi esse procedimento simples resolver o problema de reflexão de IR e acabar com o problema de câmera embaçada.

Dome limpa

É comum ter uma câmera dome com impressões digitais deixadas pelos instaladores, já que a instalação ocorre durante o dia e o problema não aparece.

Certifique-se de que a cúpula da câmera ou o vidro estejam limpos no momento da instalação para evitar o retrabalho.

2. Reflexão de objetos próximos à câmera

Objetos reflexivos, como metal, vidro, pisos, etc., podem refletir a luz de volta para a lente da câmera de CFTV. Até as plantas podem ser uma causa da reflexão da luz.

As melhores práticas para evitar esse problema:

a. Não instale câmeras de CFTV em cantos apertados.

b. Evite apontar a câmera para objetos reflexivos.

c. Mova os objetos que estão refletindo a luz (se possível).

d. Não deixe plantas na frente das câmeras IR.

3. Falta ou defeito em anel de borracha da câmera

Há um anel de borracha ao redor da lente da câmera IR que é usado para evitar o vazamento da luz infravermelha. Certifique-se de que esta borracha está lá e não está danificada.

Done com anel de borracha

Normalmente, o anel de borracha é danificado durante a instalação da câmera ou, às vezes, não está bem posicionado. Apenas certifique-se de corrigir o posicionamento e o problema desaparece.

O problema da lente ruim

Em  instalações externas, às vezes, você pode identificar o problema de câmera borrada causado por um problema de lente ruim e isso não é fácil de corrigir.

Durante o dia, a câmera recebe luz do sol. Esta luz tem que passar através da cúpula da câmera ou do vidro de proteção e, dependendo do modelo, ela também passa por um filtro infravermelho (um pedaço de vidro) antes de chegar no sensor de imagem.

Distancia focal

Quando a luz está passando através de um vidro, ocorre o fenômeno de refração que pode mudar a direção da luz (lembro-me disso das aulas de física) 🙂

À noite, a câmera IR remove o filtro para permitir que mais luz chegue até o sensor de imagem, o que causa uma diferença na refração da luz, e a lente da câmera precisa estar preparada para corrigir essa pequena diferença.

Se você estiver usando uma câmera barata sem marca, isso pode ser um problema difícil de corrigir, já que a lente faz parte da placa de circuito e não pode ser facilmente substituída.

Para evitar este problema, antes de comprar a câmera, verifique se ela possui uma lente com correção para infravermelho.

Conclusão

Ao lidar com uma câmera de CFTV embaçada durante à noite, a solução pode ser tão fácil quanto limpar a cúpula/vidro da câmera ou mais complexa como uma câmera ou lente ruim.

Para resolver o problema, basta começar simplesmente removendo a cúpula da câmera durante a noite (se possível) para observar se o vidro está causando o efeito embaçado ou nevoeiro. Verifique se há poeira, graxa e arranhões no vidro e limpe ou substitua a dome.

Se isso não resolver o problema, vá para uma investigação adicional relacionada ao filtro IR da lente (conhecido como ICR) e converse com seu revendedor sobre o problema.

Eu também recomendo que você leia o artigo: Câmera de segurança com imagem embaçada que fala sobre outros problemas que podem afetar a câmera mesmo durante o dia.

Para instaladores de projetistas de CFTV

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta