Software grátis para transmitir câmera IP ao vivo no YouTube - Aprenda CTFV.com
2

Software grátis para transmitir câmera IP ao vivo no YouTube

Existem diferentes maneiras de transmitir câmeras IP para o YouTube Live.

Mas as pessoas adoram coisas grátis então, neste artigo, explico como usar o software grátis para transmitir uma câmera IP diretamente para o YouTube. Acredite, é muito fácil...

Câmera IP ao vivo no YouTube

No final deste artigo, você terá sua câmera IP transmitindo ao vivo no YouTube.

Conceito de Transmissão ao vivo para o YouTube

O diagrama abaixo mostra o conceito. Como você pode ver, é muito fácil.

Tudo o que você precisa é configurar sua câmera IP para transmitir para um servidor que possa enviar o fluxo vídeo diretamente para o YouTube Live. (dentro do seu canal do YouTube).

Câmera IP ao vivo no YouTube

Não há necessidade de uma marca de câmera IP específica, desde que o modelo que você está usando seja compatível com o software de vigilância.

==> Existem outras maneiras de transmitir o vídeo de uma câmera IP ou até mesmo de um DVR para o YouTube ao vivo. Recomendo que você leia meu outro artigo: Como transmitir imagens do DVR pelo YouTube.

Software grátis para transmissão ao vivo no YouTube

O software gratuito para transmitir câmera IP pelo YouTube Live é, na verdade, um poderoso VMS (Sistema de Gerenciamento de Vídeo) que é compatível com milhares de diferentes marcas e modelos de câmeras IP. Este VMS também tem o recurso de transmissão ao vivo.

Aposto que você está lendo este artigo e pensando: "OK, qual é o software?"

Então, aqui está a sua resposta... O nome do software é Luxriot EVO um VMS grátis com algumas características profissionais para sistemas de CCTV.

A versão gratuita do Luxriot Evo suporta até 9 canais e possui um recurso de podcast que permite enviar vídeos para plataformas como o YouTube e o Wonza.

Como o software funciona

Basicamente, o Luxriot Evo usa o stream da sua câmera IP para transmitir para as plataformas que usam o RTMP (Real Time Messaging Protocol).

Normalmente, uma câmera IP não tem o protocolo RTMP, a menos que você esteja usando um modelo específico, como o PTZOptics, que é própria para transmissão ao vivo, mas que tem o custo um pouco elevado.

Então, vamos aprender como configurar o software e a transmissão ao vivo...

Baixe e instale o Luxriot EVO

Você pode baixar o software Luxriot EVO gratuitamente, não há necessidade de pagar por uma licença, a menos que você precise adicionar mais câmeras ou recursos extras que são parte da versão profissional.

Clique no link abaixo para baixar o software

Uma vez que este artigo se destina a ensinar-lhe como transmitir uma câmara IP para o YouTube Live, não explico aqui a instalação e configuração do Luxriot EVO. Você deverá ter o software instalado e funcionando com a sua câmara IP para poder continuar com a configuração da transmissão para o YouTube.

A instalação não tem segredo algum, na verdade é simples como qualquer outro software de monitoramento onde você segue clicando nos botões para prosseguir com a instalação e depois adicionar suas câmeras IPs.

==> Para aprender a instalar o software leia o outro artigo aqui no blog: Software de monitoramento grátis (VMS) – Luxriot EVO

Configuração do podcast do Luxriot EVO

==> Não há versão em Português, então vai ver os menus em Inglês.

Para transmitir sua câmera IP no YouTube Live, você só precisa usar o recurso Podcast disponível no software. Abra o Luxriot EVO Management Console.

Luxriot EVO Management Console

Clique em "Live podcast" no lado esquerdo do Menu.

Luxriot Podcast Menu

Clique no botão "New live podcast"

Live Evo Configuration Live Podcast

No "Sharing type" escolha YouTube e clique em "Change..." para escolher a sua câmera IP que deseja transmitir no YouTube (estou usando câmera Samsung).

Luxriot Podcast Details

Você pode usar clicar em "Use substream" se preferir usar o outro perfil da câmera e marque "Enable audio" se há áudio disponível na câmera.

A última coisa é inserir o RTMP URL e clicar em OK para transmitir.

Esse RTMP URL é uma informação disponível no seu canal do YouTube.

Vamos ver como conseguir essa informação...

Como encontrar a RTMP URL

Vá até o seu canal do YouTube e abra o "Creator Studio". 

YouTube Create Studio

Clique no link "Stream now". 

YouTube Live Stream Tab

Vá até "Encoder Setup"  e copie a "Server URL" e "Stream name key"

YouTube Encoder Setup

Inicie a transmissão de vídeo no YouTube...

A URL do servidor e a chave de fluxo são algo assim ...

Server URL: rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2
Stream Key: bhot-543x-np57-92cd

Copie essas informações e coloque no Luxriot EVO usando uma barra entre as duas informações que ficará assim:

rtmp://a.rtmp.youtube.com/live2/bhot-543x-np57-92cd

Veja o exemplo do uso do RTMP URL na imagem a seguir.

Luxriot Live Stream Server URL and Key

Clique no botão "OK" e sua câmera estará ao vivo no YouTube...

Câmera IP ao vivo no YouTube

Fácil né? Apenas alguns passos e sua câmera está disponível para todos que visitam seu canal do YouTube. Na verdade, o YouTube envia uma notificação aos seus assinantes para informá-los de que há uma transmissão ao vivo.

Você também pode informar que sua câmera IP está ao vivo no YouTube enviando o link do seu canal para as pessoas. Você pode encontrar essa opção na parte inferior da tela.

Compartilhar o canal do YouTube

Como parar de transmitir ao vivo para o YouTube

OK, você não pode transmitir eternamento no YouTube, certo?

Para parar a transmissão ao vivo da sua câmara IP, basta ir ao Luxriot EVO Management Console > Live Podcast e clicar em "Disable".

Luxriot EVO Disable Live Stream

Recomendação de configuração

Eu recomendo que você use um perfil de sua câmera IP com resolução de pelo menos 720p (1280x720) e cerca de 15 a 20 FPS (eu usei 20 FPS no meu teste).

A transmissão ao vivo usa cerca de 2 a 3 Mbps, dependendo da configuração da sua câmera.

Verifique se você tem largura de banda suficiente (upload) disponível e, caso não o faça, reduza a qualidade do seu perfil de câmera IP. Infelizmente, você precisa sacrificar a qualidade se não tiver o recurso necessário.

Você também precisa usar o H.264 para a compressão de vídeo (não use o H.265 ou outro CODEC).

Conclusão

Você pode usar o Luxriot EVO como um software gratuito para transmitir a câmera IP ao YouTube Live, mas lembre-se de que o software é um VMS capaz de muito mais do que isso. Ele pode ser usado para gravação de câmeras IPs.

No momento, não tenho nenhum vínculo com a Luxriot ou com o desenvolvedor de software (AH Software House Inc), o que significa que não sou funcionário, nem sócio nem distribuidor. Acabei de baixar a versão gratuita e estou testando seus recursos.

AVISO LEGAL:

Escrevi este artigo para compartilhar a experiência que tive com o software. NÃO estou disponível para qualquer tipo de suporte técnico para a configuração do software ou configuração da câmera. A versão gratuita deste software não garante nenhum suporte da equipe técnica da Luxriot (o que eu acho justo). Esteja ciente que software grátis não tem suporte técnico.

Você pode deixar seus comentários e perguntas abaixo e eu posso respondê-los como uma cortesia, se e quando eu tiver tempo para fazê-lo. Obrigado pela compreensão.

Para instaladores e projetistas...

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • Updated 22 de janeiro de 2019
  • Software
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 2 comentários
Paulo Roberto Ferreira Santos - 15 de agosto de 2019

Parabéns pelas excelentes explicações.
Vou baixar o app e testar.
Volto amanhã para comentar

Responder

Deixe uma resposta