Imagine um veículo blindado resistente à explosão de minas equipado com câmera de segurança que permitem visualizar em todos os lados.
É esse tipo de equipamento que a polícia da cidade de Haverhill no estado de Massachusetts nos Estados Unidos pode usar para fazer a patrulha na cidade e proteger seus 63 mil habitantes contra possíveis ações criminosas de gangues locais.
Conhecido como MRAP, o veículo foi desenvolvido por militares, custa $600.000 e foi adquirido pela polícia de Haverhill a cerca de um ano para combater a criminalidade e ter evidências através do uso de câmeras de segurança de última geração.
Para uso na cidade, o veículo foi desarmado e pintado para dar um aspecto menos militar e usar o emblema da policia.
Câmeras de segurança da Axis Communication foram instaladas nesse veículo para monitorar e registrar tudo o que se passa aos arredores.
Na parte frontal do veículo há uma câmera IP dome Axis P3225-LVE com resolução de 2MP, resistente a impacto que conta com função WDR e iluminação infravermelha, esse tipo de câmera possui lente varifocal P-Iris que faz com que a imagem esteja sempre em foco mesmo quando há variação de iluminação.
No lado do passageiro há um câmera modelo Q3505-VE também de 2MP de resolução e resistente a impactos que conta com a tecnologia lightfinder quer proporcina imagens com qualidade mesmo quando há pouca luz.
Na lateral do MRAP há câmeras modelo F1035-E que são pequenas, usam lente olho de peixe com visão de 194º e função WDR.
Iluminadores infravermelhos permitem manter a visibilidades em locais com pouca luz e estão completamente integrados no sistema.
Uma transmissão em tempo real é feita para centrais de monitoramento da polícia e agentes podem ainda ter acesso em seus laptops, tablets e celulares.
Com 3 metros de altura e pesando 19 toneladas o MRAP impressiona as pessoas por onde quer que passe, foi batizado com o nome “Armadillo” (Tatu) e apesar de ter sido aquirido há um ano atrás, somente agora pode sair pelas ruas da cidade,