Como Configurar o Hik-Connect da Hikvision (passo a passo) - Aprenda CTFV.com

Como Configurar o Hik-Connect da Hikvision (passo a passo)

O Hik-Connect é um serviço que permite que os dispositivos da Hikvision, como câmeras de segurança e gravadores, se conectem à Internet e transmitam vídeo sem que seja necessário fazer a configuração do roteador pois usa um método P2P (Peer-to-Peer) mais fácil de configurar e que não requer conhecimento técnico.

Envio de imagem da câmera para a Internet

Ao utilizar este serviço, você pode visualizar suas câmeras de segurança remotamente a partir do seu telefone celular, sem a necessidade de configuração de encaminhamento de porta no roteador (tarefa que assusta os técnicos).

O Hik-connect substitui a plataforma iVMS-4500 e possui melhores recursos.

O método antigo (configuração do roteador)

Configurar uma câmera de segurança, DVR ou NVR para transmitir vídeo pela Internet costumava ser um pesadelo antes que a plataforma Hik-connect entrasse em cena para facilitar a vida dos técnicos e instaladores de câmeras de segurança.

Instaladores de sistema de câmeras de segurança tinham que configurar o roteador para habilitar o encaminhamento de portas para permitir a comunicação dos dispositivos localizados na rede de computadores local com os dispositivos móveis (telefone, tablet ou laptop) localizados na Internet.

Para fazer as coisas funcionarem corretamente, era necessário entender de rede de computadores e saber lidar com diferentes tipos de problemas técnicos.

O roteador tem uma tabela de roteamento com as informações necessárias.

Em suma, o método de encaminhamento de porta é uma maneira de dizer ao roteador que qualquer solicitação proveniente da Internet com destino a uma porta (lógica) específica deve ser roteada para o endereço IP/porta do gravador que está dentro da rede local (rede interna).

Hik-connect, o novo método

Antes de criar a plataforma Hik-connect, a Hikvision desenvolveu o iVM-4500 para trabalhar com o conceito P2P e a ideia de configuração zero do roteador.

==> O Hik-connect é a evolução do iVMS-4500, por isso é muito melhor.

Como funciona o Hik-connect 

Com este novo método, uma câmera de segurança IP ou gravador vem pronto para iniciar uma conexão com um servidor Hikvision localizado em algum lugar na Internet.

Diagrama câmera Hik-connect celular

O diagrama mostra uma câmera IP que inicia uma conexão de uma rede local com o servidor Hik-connect, que pode se comunicar com um dispositivo móvel remoto.

Isso permite que o sistema funcione sem qualquer configuração de roteador, pois a solicitação é iniciada da rede local para a Internet (e não pelo caminho inverso).

Após o primeiro passo, o dispositivo móvel se conecta ao servidor Hik-connect, que lida com a comunicação entre os dois dispositivos via P2P (ponto-a-ponto).

Portanto, se você estiver usando o antigo iVMS-4500, substitua-o pelo Hik-connect.

Como habilitar o Hik-Connect no dispositivo

A princípio, os dispositivos Hikvision vêm com o serviço de Hik-connect desativado, então você precisa fazer o login na câmera ou no gravador e habilitá-lo na guia de configurações avançadas.

Basta seguir os passos abaixo para ativar o serviço Hik-connect:

  1. Use um navegador e faça o login no dispositivo.
  2. Vá em Configuração > Rede > Configurações avancadas > Platforma de acesso.
  3. Clique na caixa para habilitar o serviço.
Como habilitar o Hik-connect no dispositivo

Depois de ativar o serviço, é necessário criar um código de verificação, basta criar um com 6 a 12 letras ou números (eles diferenciam maiúsculas de minúsculas).

Hik-connect código de verificação

O último passo é pressionar OK e salvar a configuração.

O procedimento é semelhante ao configurar um DVR (veja a figura abaixo).

DVR código de verificação

OK, agora você está pronto para configurar o dispositivo móvel ou o computador.

Como usar o App Hik-connect

Basta baixar o App da Apple Store ou do Google Play e instalá-lo no seu celular, esta etapa é muito simples, basta procurar por Hik-connect e clicar em instalar.

Hik-connect app na PlayStore

Depois de instalar o aplicativo, é necessário ter uma conta Hikvision para acessar e registrar seus dispositivos (câmeras IP, DVRs e NVRs).

Abra o aplicativo e clique no botão para selecionar o país em que você mora.

Configuração de país no Hik-connect

A próxima tela mostra uma lista de países. Você precisa escolher o correto para receber o código via celular.

Clique no país para verificá-lo e depois clique no sinal de confirmação no canto superior direito. (nesse exemplo, escolhi USA porque moro nos Estados Unidos).

Escolhendo o país no App do Hik-connect

Se esta é a primeira vez que você está usando o aplicativo, você precisa criar uma conta na plataforma, basta ignorar o botão vermelho de login e clicar em registrar.

App Hik-Connect Login

Existem dois métodos para criar sua conta, você pode usar um número de telefone celular ou um endereço de e-mail. Basta escolher o método que você preferir para receber um código que você precisa para ativar sua conta Hik-connect.

Não esqueça de marcar a caixa para concordar com os Termos e Serviços.

Hik-conect termos de serviço

Se você escolher registrar o número de telefone (como eu fiz), a próxima tela mostrará a região (com base no país que você escolheu) e um espaço para permitir que você digite o número de telefone que deseja usar para registrar sua conta.

Basta digitar seu número de telefone e pressionar o botão "Obter código de verificação".

Digite o número de telefone

Digite o número que você recebeu no seu telefone e clique no botão "Avançar".

App entrando o código de verificação

O próximo passo é criar um nome de usuário e uma senha.

Basta criar uma senha forte e digitá-la duas vezes para confirmar.

Configuração de senha no App

E pronto, sua conta está criada.

Conta registrada

Como adicionar dispositivos no Hik-connect

Agora que você criou sua conta, basta usar o aplicativo para digitalizar um QR Code em seu DVR e registrar seu dispositivo. Este é um processo simples.

Basta apertar o botão "Adicionar Dispositivo" para abrir o leitor de QR Code

Botão adicionar dispositivo
Scanner de QR Code

Depois de digitalizar o QR Code, o dispositivo será listado no aplicativo.

Lista de dispositivos do Hik-connect

Modo visitante

Se você não tem uma conta Hik-connect e deseja configurar rapidamente seu dispositivo, basta usar o modo visitante disponível no aplicativo, como mostra a figura abaixo.

HIk-connect modo visitante

Usando o modo de visitante, é possível ir diretamente para a configuração do dispositivo.

==> Esta opção está disponível somente na versão 3.5 e superior do Hik-connect (certifique-se de estar usando uma versão atualizada).

Vários usuários simultâneos

A versão 3.5 e superiores do Hik-connect permite compartilhar os dispositivos entre diferentes contas usando um QR Code, por isso é muito fácil registrar uma câmera ou gravador para um grupo de pessoas.

Notificação

O aplicativo pode enviar alertas via notificação push quando algum evento ocorre na câmera ou no gravador, como detecção de movimento, análise de vídeo e alarmes.

Os alertas mostram a data / hora, nome da câmera e tipo de notificação.

Eventos são gerados pelas câmeras IP, e gravadores de acordo com suas capacidades, se houver análise de vídeo inteligente disponível no dispositivo, ele pode acionar o alerta quando alguém estiver entrando ou saindo de uma área específica, cruzando uma linha virtual ou deixando um objeto em uma linha demarcada.

Plataforma Web da Hikvision

Você pode verificar todos os dispositivos conectados ao seu sistema usando a interface da Web on-line. Basta visitar o site e fazer o login na sua conta.

O link para acesso é​ https://www.hik-connect.com/

Portal da Hikvision

Perguntas Frequentes sobre o Hik-connect

Normalmente, quando você instala um novo aplicativo ou serviço, há muitas questões que podem surgir em relação ao uso do sistema e problemas  que podem ocorrer, então vamos discutir algumas delas.

O que acontece quando uma pessoa registra o Hik-connect como visitante e perde o celular?

É possível conectar-se na plataforma e remover a conta do visitante para protegê-lo contra alguém que possa usar o telefone perdido.

Posso compartilhar apenas algumas câmeras do meu DVR usando a plataforma Hik-connect?

Sim pode. Digamos que você tenha um DVR com 16 câmeras, você pode compartilhar apenas 4 delas com uma pessoa A e compartilhar 12 delas com a pessoa B.

A notificação push do Hik-connect não está funcionando, o que está errado?

Para receber notificações por push, siga as etapas:

  • Certifique-se de que a detecção de movimento está ativada no dispositivo;
  • Nas configurações do Hik-connect, ative  "Message Push Notification"
  • Certifique-se de que a "Notificação de alarme" está ativada para o dispositivo no aplicativo.

Ao tentar adicionar um novo dispositivo, aparece o erro "O dispositivo está off-line. Nenhum resultado de pesquisa foi encontrado".

Faça login na sua câmera ou gravador e verifique se o Hik-connect está ativado.

Você também precisa verificar a rede e ver se tudo está configurado corretamente e se não há uma regra no roteador que possa bloquear a conexão.

Quer aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 19 de agosto de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta