Cabo coaxial em projetos de CFTV IP

Cabo coaxial em projetos de CFTV IP

Quando vamos fazer um projeto de CCTV IP é necessário saber como vai ser a transmissão dos dados das câmeras até o sistema de gravação e monitoramento. E qual tecnologia iremos utilizar

Cabo coaxial

Há diferentes maneiras de realizar a transmissão, algumas são melhores que outras e a vezes também mais caras, então temos que conhecer as opcões disponíveis e quais são as vantagens e preços de cada solução.

Quando é necessário transmitir imagens de CFTV IP a longas distâncias nos deparamos com diferentes soluções como o uso de fibra ou enlace de rádio.

Mas também é possível enviar dados IP através de cabos coaxias, os mesmos cabos que utilizamos para os projetos de CFTV analógico.

Então podemos agora vencer certas limitações, como por exemplo, a distância máxima dos cabos UTPs para a transmissão de imagens.

Exatamente, com o uso de conversores é possível utilizar cabos coaxiais para vencer a limitação dos 100m de uma câmera IP conectada com cabos UTP categoria 5e ou 6.

Um sistema de vídeo vigilância permite alcançar altas resoluções e qualidade de vídeo, mas tudo isso tem um custo em questão de processamento, largura de banda para transmissão e espaço para armazenamento.

Primeramente fazemos todos os cálculos de quanto cada câmera vai usar de largura de banda de transmissão e também quanto vai ser necessário para armazenamento, tudo isso depende de como as câmeras serão utilizadas e quanto maior a resolução, taxa de quadros por segundo e qualidade de imagem mais recursos vai necessitar.


Meios de transmissão  mais utilizados em CFTV IP:

Cabo de rede UTP: Essa é a maneira mais comum de transmissão, o cabo UTP (Unshielded Twisted Pair) é um cabo trançado e sem blindagem utilizado para as redes de computadores em todo o mundo, e uma câmera IP segue os mesmos padrões universal de redes. O cabo UTP serve para transmitir os dados de um ponto a outro.

Conectores de rede RJ45 são utilizados nas pontas dos cabos de acordo com o padrão universal, o mesmo cabo que é utilizado para computadores e laptops é também utilizado para câmeras de rede IP.

Padrão universal para utilização de cabos

100 m Distância limite

Em projetos de redes de computadores e CFTV IP é necessário respeitar a limitação de dados de 100m para os cabos UTP. Isso também se aplica à alimentação elétrica pelo cabo utilizando o padrão PoE.

Com 100m entre uma câmera e um switch, não há problemas, mas se é necessário transmitir a uma distância maior, pode-se usar mais switches que irão amplificar os sinais e transmitir a uma distância maior, mas há um limite máximo para isso que é a quantidade de 3 switches num total de 400m de cabo de ponta a ponta

O diagrama mostra o uso de cabos UTP para conectar a câmera IP.

Camera ligada ao switch

Devemos obedecer a distância entre câmera, switch e computador​

Outra solução interessante é utilizar um sistema de “Ethernet over coax” que permite transmitir os dados das câmeras IP por cabos coaxiais. Para isso é necessário ter um conversor de UTP para coaxial próximo das câmeras, dessa maneira os sinais são convertidos para trafegar pelo cabo coaxial e na outra ponta realizar a conversão oposta de coaxial para UTP. Também se pode enviar alimentação PoE com esse método.

Essa é uma solução com conversores da empresa NVT que é líder mundial em soluções para converter de um tipo de meio de transmissão para outro, as distâncias podem variar de acordo com o tipo e qualidade do cabo coaxial que se utiliza no projeto mas a NVT informa pode transmitir a distâncias superiores a 1.000m

Tags:, ,

Comments

    • Marcelo
    • 10 de julho de 2016
    Responder

    Bom dia!
    Sr Claudemir Martins gostaria de uma informação, qual a distancia máxima que eu consigo uma boa imagem de uma câmera analógica em uma cabo coaxial 87% de malha de cobre?
    Estou com esse problema, a minha distância e 370 m tubulação subterrânea já coloquei
    balum ativo e passivo, só passivo, ativo e ativo, só que fica uma imagem tremula como se tivesse pouca alimentação e a fonte esta próxima da câmera.

    1. Bom dia Marcelo,

      Tudo depende da qualidade do cabo em geral, uma boa marca e boa cobertura de malha, além do aterramento, lembre-se que a interferência que chega no cabo é recebida pela malha que deve descarregar para a terra.
      Quanto mais alta a resolução da câmera menor a distância de cabo que pode utilizar, por exemplo em câmeras com 480 linhas a distância do cabo pode ser maior que em câmeras com 600 linhas e assim sucessivamente.
      Então se tiver uma câmera com 1000 linhas de resolução a distância de 370m é muito grande, e claro depende também da bitola do cabo, está usando RG59, RG6 ou RG11 ?

      Outro cuidado é a passagem de cabos junto com cabos elétricos, especialmente se são cabos que ligam motores que consomem alta corrente.
      Atenção também para os conectores dos cabos que se não forem bem feitos e estiver fios soltos da malha encostando no condutor central vai gerar interferência.
      Quanto ao monitor ou DVR que está utilizando ? São todos padrões NTSC ? A fonte tem amperagem suficiente para a câmera ?

      Note que são muitas variáveis e o melhor procedimento é eliminá-los por parte, Sugiro retirar uma câmera que apresenta o problema ( a pior imagem que tiver) e ligá-la separadamente em um laboratório com um cabo curto e a fonte que usar para alimentar as câmeras, depois usar os baluns ativos e passivos para ver o que acontece com a imagem e ir prosseguindo com os testes passo a passo até identificar o problema.

      Que acha de gravar um vídeo mostrando o problema ? Use seu celular e grave tudo o que puder e vai narrando, acho interessante para te ajudar

      Abraço
      Claudemir

    • Verardo
    • 20 de dezembro de 2016
    Responder

    Minha dúvida é, quantas cameras posso levar no cabo utp ? Já estalei usando cabo utp cat6 4 cameras com balun sendo que alimentação no cabo paralelo e a distancia da ultima camera era de uns 55 metros e ficou uma maravilha.

    1. Oi Veraldo,

      Obrigado pela visita ao Blog.
      Estamos falando de câmeras IPs usando cabos coaxiais através de conversores.
      Acredito que o exemplo que você deu é para câmeras analógicas com balun, estou correto ?

      Se olhar o diagrama do artigo irá notar que o cabo coaxial é conectado nas duas pontas a conversores, o tráfego que passa é IP e não analógico por isso você não vai separar pontas do cabo UTP para cada câmera
      O que pode ser feito é a conexão a switches no outro lado para colocar uma quantidade maior de câmeras

      Abraços
      Claudemir

    • Anteogenes Junior
    • 29 de setembro de 2017
    Responder

    olá bom dia, gostei muito do artigo, porem onde que são vendidos esses conversores ?
    tem algum exemplo de projeto feito com eles ?

    1. Oi Junior,

      Notei que adquiriu o Guia do CFTV, parabéns pelo investimento na sua carreira.
      Quanto à compra dos conversores, você encontra até mesmo no mercado livre, basta digitar no Google e verá algunas opções

      Claudemir

    2. São vendidos em vários lugares a até no mercado livre, por favor pesquise no Google e irá encontrar fornecedores

    • Valter Azevedo
    • 19 de outubro de 2017
    Responder

    Estes artigos são incríveis. Obrigado Ronaldo, aprendendo muito com seus ensinamentos.

    1. Valeu Valter continue acompanhando e se quiser aprender ainda mais em alto nível, dê uma olhada no material disponível nesse link
      https://aprendacftv.com/cursos

    • Daniel
    • 9 de novembro de 2017
    Responder

    Sr Claudemir eu gostaria saber se o Sr Já FEZ um video de como como cnfigurar uma câmera analogica no dvr por enquanto Obrigado

    1. Daniel,

      Todos os vídeos sobre o assunto estão no canal do YouTube
      http://youtube.com/aprendacftv

      Material extra pode ser encontrado no curso de CFTV
      https://aprendacftv.com/cursos

    • Pedro Lando
    • 4 de janeiro de 2018
    Responder

    Ola! boa tarde, sou Pedro Lando, estou com um projecto de fim de curso (monografia ) com o tema implementação de um sistema de vídeo vigilância utilizando câmeras Ip. Confesso que estou encontrando dificuldades.

    Encontrei este blog achei que poderia encontrar suporte as minhas perguntas.
    Se puderem ajudar-me, ficarei muito grato.

    Obrigado

    1. Oi Pedro,

      Parabéns por estudo e pelo trabalho
      Sou especializado no assunto câmeras IPs com projetos realizados em vários países

      Vejamos o que você precisa saber exatamente e qual seu nível de conhecimento
      Nem sempre é possível ensinar tudo o que precisa saber em meia dúzia de frases
      Mas vamos lá, quais são suas dúvidas para que possa te apontar a direção correta ?

      Claudemir

    • Pablo
    • 17 de setembro de 2020
    Responder

    Boa tarde Claudemir. Excelente explicação. Só me tira uma dúvida por favor. Fiz um projeto de câmeras IPs em uma fazenda. A distância máxima que o cabo UTP conseguiu chegar incrivelmente a 280 metros, produtos Hikvision POE e cabo Cat5e 100% cobre homologado. Porém, há uma câmera ao fundo com mais 20 metros de distância e não funcionou. Na verdade ele chega energia mas não aparece a imagem, fica aparecendo a mensagem no NVR: detectar.
    Até comprei um Switch Intelbras com a função extender e também não funcionou. Seria melhor usar cabo coaxial e conversores? Com essa distância de 300 metros via coaxial com conversores será que daria certo? Não acho esses conversores pra comprar, me indicaria algum?

    1. Já tentou colocar a câmera com um cabo curto e fazer um teste no canal? Talvez não esteja funcionado.

    • Noé Malanga
    • 30 de dezembro de 2020
    Responder

    Boa tarde Sr Claudemir Martins

    é com muito prazer, que tenho recebido, as tuas notificações técnica, no que diz respeito CFTV.
    Desde já só grato pelo apoio prestado, estou a acompanhar calmamente os diversos detalhes contido nas vídeos aulas.

    • Noé Malanga
    • 30 de dezembro de 2020
    Responder

    Desejo festas felizes e um prospero ano novo a toda tua equipa e em particular a tua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *