Cabo coaxial em projetos de CFTV IP
Quando vamos fazer um projeto de CCTV IP é necessário saber como vai ser a transmissão dos dados das câmeras até o sistema de gravação e monitoramento. E qual tecnologia iremos utilizar

Há diferentes maneiras de realizar a transmissão, algumas são melhores que outras e a vezes também mais caras, então temos que conhecer as opcões disponíveis e quais são as vantagens e preços de cada solução.
Quando é necessário transmitir imagens de CFTV IP a longas distâncias nos deparamos com diferentes soluções como o uso de fibra ou enlace de rádio.
Mas também é possível enviar dados IP através de cabos coaxias, os mesmos cabos que utilizamos para os projetos de CFTV analógico.
Então podemos agora vencer certas limitações, como por exemplo, a distância máxima dos cabos UTPs para a transmissão de imagens.
Exatamente, com o uso de conversores é possível utilizar cabos coaxiais para vencer a limitação dos 100m de uma câmera IP conectada com cabos UTP categoria 5e ou 6.
Um sistema de vídeo vigilância permite alcançar altas resoluções e qualidade de vídeo, mas tudo isso tem um custo em questão de processamento, largura de banda para transmissão e espaço para armazenamento.
Primeramente fazemos todos os cálculos de quanto cada câmera vai usar de largura de banda de transmissão e também quanto vai ser necessário para armazenamento, tudo isso depende de como as câmeras serão utilizadas e quanto maior a resolução, taxa de quadros por segundo e qualidade de imagem mais recursos vai necessitar.
Meios de transmissão mais utilizados em CFTV IP:
Cabo de rede UTP: Essa é a maneira mais comum de transmissão, o cabo UTP (Unshielded Twisted Pair) é um cabo trançado e sem blindagem utilizado para as redes de computadores em todo o mundo, e uma câmera IP segue os mesmos padrões universal de redes. O cabo UTP serve para transmitir os dados de um ponto a outro.
Conectores de rede RJ45 são utilizados nas pontas dos cabos de acordo com o padrão universal, o mesmo cabo que é utilizado para computadores e laptops é também utilizado para câmeras de rede IP.
Padrão universal para utilização de cabos
Em projetos de redes de computadores e CFTV IP é necessário respeitar a limitação de dados de 100m para os cabos UTP. Isso também se aplica à alimentação elétrica pelo cabo utilizando o padrão PoE.
Com 100m entre uma câmera e um switch, não há problemas, mas se é necessário transmitir a uma distância maior, pode-se usar mais switches que irão amplificar os sinais e transmitir a uma distância maior, mas há um limite máximo para isso que é a quantidade de 3 switches num total de 400m de cabo de ponta a ponta
O diagrama mostra o uso de cabos UTP para conectar a câmera IP.
Devemos obedecer a distância entre câmera, switch e computador
Outra solução interessante é utilizar um sistema de “Ethernet over coax” que permite transmitir os dados das câmeras IP por cabos coaxiais. Para isso é necessário ter um conversor de UTP para coaxial próximo das câmeras, dessa maneira os sinais são convertidos para trafegar pelo cabo coaxial e na outra ponta realizar a conversão oposta de coaxial para UTP. Também se pode enviar alimentação PoE com esse método.
Essa é uma solução com conversores da empresa NVT que é líder mundial em soluções para converter de um tipo de meio de transmissão para outro, as distâncias podem variar de acordo com o tipo e qualidade do cabo coaxial que se utiliza no projeto mas a NVT informa pode transmitir a distâncias superiores a 1.000m