Chega o momento em que um profisional tem que visitar seu cliente para vender projetos de CFTV, vários fatores afetam o fechamento do negócio e a satisfação do cliente. Vamos discutir esse tema nesse artigo e não deixe de assistir o vídeo comparativo no final.
A venda de projetos de CFTV varia de acordo com as necessidades do cliente e dos produtos que temos para oferecer, o problema está em "empurrar" para um cliente algo que ele não necessita, podemos até ganhar a venda e nossa comissão, mas é bem provável que não voltemos a realizar uma segunda venda, pois confiança é fudamental.
O mercado de CFTV é muito amplo, muitas vezes nos deparamos com clientes pequenos que não sabem absolutamente nada de CFTV mas querem um sistema que atenda suas necessidades. São clientes residenciais ou pessoas com pequenas lojas, escritórios e comércios.
Para esse mercado pode-se oferecer produtos de baixo custo que geralmente não possuem tecnologia de ponta, mas cumprem com os requesitos para bons projetos de CFTV para pequenos clientes.
Para monitorar uma residência na maioria absoluta dos casos não precisamos de câmeras top de linha com 20MP e recursos inteligentes. Isso eleva demais o custo.
Câmeras analógicas com lentes fixas, placas de captura, baixa resolução e taxa de frame rate são comuns nesses projetos de CFTV.
Então a idéia básica quando nos deparamos com projetos de CFTV residenciais, é pensar simples e não "forçar a barra" empurrando coisas que o cliente não irá precisar, mesmo que ele queira ter alta tecnologia em seu sistema de segurança, é papel do vendedor explicar o que vai realmente atender as necessidades dentro do orçamento adequado.
Para cliente de pequeno porte podemos ofertar sistemas analógicos porém é aconselhável já partir para gravação em DVRs e se possível já utilizar alta resolução com as novas tecnologias TVI, CVI e AHD. Evite o uso de placas de capturas
Obviamente se o cliente assistiu filmes e seriados do gênero "CSI" ele vai acreditar que pode ter um sistema que reconhece alguém a uma grande distância a partir do reflexo no olho de uma pessoa. Exageros à parte, a expectativa de um cliente geralmente é alta porque ele não sabe o quanto é realidade e o que é puramente ficção científica.
Projetos de CFTV de médio porte
Quando o cliente exige mais tecnologia e está disposto a pagar por ela, podemos oferecer sistemas analógicos ou IP simples, a variação é muito grande em se tratando de funções de uma câmera ou gravador, mas no geral câmeras analógicas da nova geração (TVI, CVI e AHD) podem entregar resolução suficiente para um cliente mais exigente.
Em alguns caso convém utilizar câmeras e gravadores IPs em seus projetos de CFTV devido às necessidades do cliente, uma delas por exemplo seria o fato de querer transmitir imagens de um prédio para outro para fazer a gravação. Se vai usar transmissão sem fio, certamente as câmeras IPs serão mais adequadas para o projeto.
Projetos metropolitanos são bons exemplos onde câmeras IPs são mais adequadas.
A necessidade do uso de análise inteligente de vídeo também é bem típico de câmeras IPs
Quando o cliente quer usar softwares de gravação e monitoramento profissionais (VMS) como Digifort ou Seventh bem comuns no Brasil, as câmeras IPs são melhores opções
De modo geral, considere a possibilidade de sistemas IP para projetos de CFTV médios
Pense sempre nas opções e não empurre um sistema que o cliente não precisa, mas tome cuidado também para não oferecer um projeto que não irá atender as necessidades do cliente, as vezes temos analógico de alta resolução mas não é possível utilizar a plataforma de VMS existente ou fica inviável para uma possível redundância, análise inteligente de borda ou ainda transmissão sem fio (wireless).
Para cliente de médio porte, é praticamente inviável oferecer sistemas com placas de capturas, considere câmeras analógicas de alta resolução e sistemas IPs com VMS que atendam as necessidades. Não ofereça placas de captura
Projetos de CFTV de grande porte
Agora entramos em um mundo no qual temos muitas opções, mas geralmente os sistemas analógicos ficam fora de questão, salvo, certos casos como grandes bancos que ainda compram lotes com centenas ou até milhares de câmeras analógicas.
A maioria dos grandes projetos atuais nascem IP, não importa que a nova tecnologia analógica de alta resolução, vai trazer câmeras com até 5MP como já vimos em outro artigo aqui no blog.
Análise inteligente de vídeo na própria câmera, gravação redundante, sistema de criptografia, transmissão sem fio, uso de VMS com altíssima tecnologia de análise forense, são só a ponta do iceberg quando falamos de projetos de CFTV IP, clientes grandes já não querem ouvir falar em analógico a não ser em situações mais específicas.
Para projetos de CFTV de grande porte, é necessário o suporte de um time de engenharia, seja do distribuir ou até mesmo do fabricante, pois envolve cálculos de armazenamento e transmissão, além do conhecimento especializado dos recursos disponíveis nos produtos e possível integração com software e sistemas de terceiros.
Para cliente de grande porte, nem tocamos no assunto placas de capturas. Considere câmeras IPs de alta resolução com VMS que atendam as necessidades. Cuidado ao falar de analógico...
Para vender um projeto de grande porte geralmente é feita uma análise criteriosa das necessidades do cliente, a aquisição do sistema adequado pode levar tempo pois há muitas variáveis envolvidas, inclusive uma alta soma de dinheiro investido.
Para todos os projetos de CFTV
Independente do porte do cliente ou do projeto ofertado, há alguns conceitos fundamentais para uma boa venda e manutenção do cliente.
A idéia é ter a venda com um bom serviço e suporte, além da qualidade que deixará o cliente satisfeito para uma próxima venda.
É um ciclo completo para garantir uma boa venda imediata e continuar vendendo sempre, pois todos gostam de qualidade e bom serviço.
Boa sorte com suas vendas de qualquer porte.
sao otimas as dicas
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Obrigado Nildo, espero que possa vender mais
Abraço
Claudemir
Legal bom trabalho.
uma curiosidade existe algum rank que classifique os VMS?
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Diedison,
Como os VMS variam muito em funcionalidade não há rank para classificá-los