Câmeras IPs com ONVIF

ONVIF é um padrão mundial da indústria de vídeo vigilância para interconexão entre câmeras IPs e sistemas de gravação e gerenciamento de vídeo independente da marca.

Monitoramento de CFTV

Fundada em 2008 por Axis, Bosch e Sony, hoje ONVIF já conta com mais de 500 membros e mais de 5.000 produtos compatíveis com o padrão

Antes do padrão ONVIF as câmeras de um fabricante A não se comunicavam com o gravador de um fabricante B, então era obrigatório continuar sempre usando equipamentos da mesma marca.

Imagine um integrador que instala câmeras IPS e gravadores de uma determinada marca para um cliente que posteriormente quer usar outros modelos de um segundo fabricante.

Com a facilidade de comunicação entre diferentes fabricantes o cliente final sai ganhando porque pode ter maior liberdade de escolha.

Câmeras IPs são muito utilizadas em projetos e CFTV mais modernos, especialmente em grandes empresas que já abandonaram o uso de câmeras analógicas tradicionais e agora só usam IP.

Leia o artigo: as vantagens das câmeras IPs para saber mais.

Como funciona o protocolo ONVIF ?

Imagine um gravador de câmeras IPs (NVR) enviando comandos para a câmera para solicitar vídeos em alta resolução. Se há um padrão no formato desses comandos e se esse padrão for igual para todos os fabricantes de câmeras fica fácil desenvolver o código.

Então os comandos utilizados para uma câmera PTZ mudar de posição ou enviar um vídeo em FullHD são iguais, não importa o fabricante da câmera ou se o está usando Digifort, Seventh ou outro VMS para monitoramento.

Robôs de acordo

Usando o mesmo protocolo de comunicação

Quais os benefícios do protocolo ONVIF ?

A integração entre câmeras IPs e sistemas de gravação e monitoramento (VMS) é trabalhosa, pois envolve muito tempo de estudo de protocolos proprietários de diversos fabricantes e muitas horas de desenvolvimento.

Imagine empresas que desenvolvem software de gravação e monitoramento, como a Digifort ou Seventh por exemplo, seus desenvolvedores precisam contactar os fabricantes de diversas câmeras e solicitar a documentação que mostra como se comunicar com as câmeras IPs.

Como ao longo dos anos, mais e mais fabricantes de câmeras entram no mercado, o trabalho desses desenvolvedores aumenta significativamente, além da necessidadede constantes atualizações de código porque os fabricantes lançam outras linhas de produtos e atualizam também o firmware das câmeras.

ONVIF é o único padrão ?

Não, na verdade houve outro padrão chamado PSIA que surgiu primeiro, mas não teve o forte apoio de grande fabricantes da indústria, por isso o padrão ONVIF acabou tomando a dianteira e é utilizado mundialmente pela maioria dos fabricantes de câmeras IPs e sistemas de Video Monitoramento.

Quais as desvantagens do ONVIF ?

Cada fabricante tem seu próprio protocolo que permite trabalhar com características especias, como as funções das câmeras Fish Eye por exemplo e muitas dessas funções especiais não são suportadas pelo protocolo ONVIF.

Funcionalidades do protocolo ONVIF

Além de vídeo, é possível também utilizar outras funções através do protocolo ONVIF como alarmes, vídeo analítico, áudio e controle de PTZ, tudo depende da versão do protocolo utilizada pelos fabricantes.

Há versões 1.x e 2.x do protocolo, sendo que a 1.x já é muito antiga e praticamente não considerada mais pela maioria dos fabricantes.

A versão mais atual possuir diferentes perfis que mostram o que o protocolo suporta, veja a lista a seguir para mais detalhes:

Profile S: É o mais básico encontrado na maioria das câmeras, suporta vídeo streaming (fluxo de vídeo) da câmera para o sistema de gravação ou monitoramento

Profile G: Suporta controle de armazenamento de vídeo, se uma câmera grava vídeos em seu cartão de memória por exemplo e um VMS tem a necessidade de fazer a consulta, esse perfil pode ser utilizado.

Profile Q: Perfil que permite descobrir as câmeras na rede através de uma varredura, e também aumentar a segurança através da eliminação de senhas padrões.

Profile T: Perfil que irá suportar no novo CODEC H.265

Câmeras compatíveis com ONVIF

Tenha em mente que não são todos os produtos que possuem compatibilidade, apesar de muitas vezes encontrar modelos que informam essa compatibilidade na caixa ou na própria câmera, para ser oficialmente compatível é necessário estar na lista oficial que pode ser encontrada através desse link:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *