Devido a diversas ocorrências de falhas de segurança e até mesmo suspeitas de espionagem, as câmeras da Hikvision foram removidas da base militar americana. Entenda mais sobre o assunto nesse artigo.
Segurança é algo que deve ser levado muito sério, principalmente se estamos falando das bases do exército mais poderoso de todo o planeta.
Ter câmeras de segurança com um grande histórico de falhas e invasões é realmente preocupante, é por isso que houve a decisão de retirar qualquer equipamento da fabricante chinesa Hikvision da base militares nos EUA.
Estou de acordo com tal preocupação relacioanada a segurança, já falei a respeito de falhas de segurança de câmeras da Hikvision nos artigos:
Além de haver falhas de segurança nas câmeras ao longo dos anos, há também o fato do governo chinês ser um dos proprietários da Hikvision.
É motivo de preocupação para uma potência como os Estados Unidos que dispositivos de segurança fabricados pelo governo de outro país estejam instalados em pontos sensíveis e estratégicos como base militares.
A notícia abala seriamente a confiança de grandes empresas nos produtos da Hikvision, uma vez que ninguém quer correr o risco de ter sua privacidade invadida com o uso de equipamentos reprovados em testes de segurança.
Como isso afeta o mercado de segurança
Notícias de problemas de segurança das câmeras da Hikvision e outros fabricantes Chineses como Dahua são frequentes nos últimos anos, porém isso não tem afetado muito o mercado para esses produtos em mercados da América Latina por exemplo onde há uma grande preocupação com preços.
Em vários projetos de pequeno e médio porte, as pessoas responsáveis pela tomada de decisão nem sequer sabem dos problemas de segurança que são atribuídos a esses fabricantes e portanto não impõe resistência à compra.
O cenário é diferente no entanto em grandes projetos onde há profissionais que fazem a análise e aprovação dos equipamentos. Geralmente são pessoas que estão atentas às notícias relacionadas à tecnologia e certamente levam esses fatores de segurança que pesam contra a Hikvision em consideração.
Profissionais que trabalham com projetos residenciais e pequenos comércios não têm com o que se preocupar pois seus clientes não são da área de tecnologia e decidem por pagar por produtos com o menor custo possível.
Notícias nos jornais pelo mundo
Na data de 12 de janeiro de 2018, um grande jornal nos Estados Unidos chamado Wall Street Journal, postou a reportagem do caso falando sobre a retirada das câmeras de segurança da Hikvision das bases do exército e que o comitê do congresso planeja ouvir a respeito dos riscos que os produtos da fabricante chinesa Hikvision podem trazer para pequenos negócios nos EUA.
Army Rips Out Chinese-Made Surveillance Cameras Overlooking U.S. Base
Veja o link original: Army Rips out Chinese-Made Cameras Overlooking U.S, Base
Na mesma data de 12 de janeiro de 2018, o jornal britânico Daily Mail.com publicou a notícia sobre a remoção das câmeras na base militar americana.
Army base removes Chinese-made surveillance cameras as experts raise concerns amid security fears
Veja o link original: Army base removes Chinese surveillance cameras
O jornal The Hill localizado em Washington D.C. publicou a matéria sobre o a remoção das câmeras da Hikvision na data de de 12 de janeiro de 2018,
US Army base removes Chinese-made surveillance cameras
Veja o link original: US Army base removes Chinese made surveillance cameras
Notícia também vinculada no jornal American Military News na data de 12 de janeiro de 2018 sobre a remoção das câmeras da Hikvision na base dos EUA.
US Army base takes down Chinese-made security cameras
Veja o link original: US Army base takes down Chinese-made security cameras
Notícia sobre o problema com as câmeras da Hikvision na base americana também noticiada pelo jornal Russo na data de de 12 de janeiro de 2018,
Espionage Fears Spur US Army Base to Replace Chinese Security Cameras
Veja o link original: Espionage Fears Spur US Army Base to Replace Chinese Security Cameras
Problemas anteriores envolvendo a Hikvision
Não é a primeira vez que a Hikvision enfrenta problemas de remoção de câmeras de produtos instalados em diferentes locais do mundo. Seus produtos também já foram recusados em participação de novas aquisições.
Em 2016 as câmeras da Hikvision foram removidas da embaixada americana no Afeganistão devido ao fato da empresa pertencer ao governo Chinês.
Em 2017 houveram outros casos do governo americano e a força aérea americana também cancelando a compra de produtos da Hikvision.
A empresa Genetec também removeu a integração com a Hikvision em sua linha de produtos para manter o sistema seguro e confiável para o mercado.
Seu papel como profissional de CFTV
Você como profissional qualificado deve ficar atento aos possíveis problemas relacionados a qualquer fabricante de câmeras de segurança, pois isso não ocorre somente com a Hikvision, no entanto como é um grande fabricante, é inegável a sua importância na participação no mercado global.
Fique de olho para fornecer sempre o melhor para seu cliente sem colocar sua segurança em risco, afinal sua reputação profissional está em jogo.
Compartilhe esse artigo com os amigos para que fiquem bem informados
Olá Claudemir! os DVRs da Hikivision também estão na lista de uma possível manipulação ou espionagem??
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Kleber,
Todos os equipamentos da Hikvision possuem histórico de problemas com segurança e podem ser considerados como uma ameça à segurança.
Vale lembrar no entanto que há correções de firmware para resolver os problemas. Mantenha seus equipamentos atualizados