O que é WDR em câmeras de segurança - Aprenda CTFV.com

O que é WDR em câmeras de segurança

Antes de comprar uma câmera de segurança, você precisa ter certeza de que ela é boa o suficiente para a sua aplicação e, às vezes, as câmeras com WDR têm a tecnologia que você precisa para obter a melhor qualidade de image.

Mas primeiro é importante entender como essa tecnologia funciona e é aí que posso ajudá-lo, porque neste artigo eu respondo a pergunta "o que é WDR?"

(O conceito de WDR é explicado para as câmeras de segurança).

Example of WDR

WDR (Wide Dynamic Range), é uma tecnologia usada em câmeras de vídeo para compensar problemas com a exposição à luz. Ele pode trabalhar nas áreas escuras e claras da imagem e criar um equilíbrio para melhorar a qualidade geral da imagem. Há no mercado câmera com diferentes tecnologias de WDR.

==> Neste artigo, explico a tecnologia WDR com base no conceito de controle de velocidade do obturador da câmera. Se você não sabe o que é isso, recomendo que você leia o Guia Definitivo do CFTV, que explica tudo sobre a tecnologia das câmeras de segurança.

Como o WDR funciona

Ao apontar uma câmera de segurança para uma entrada, porta ou janela, você pode notar partes da imagem com um excesso de luz e outras partes que são muito escuras, para obter uma imagem melhor, a câmera deve compensar esse tipo de situação, ela pode fazer isso usando a função WDR.

Você pode ver na janela o excesso de luz com áreas muito brilhantes, enquanto em certas regiões internas há áreas muito escuras.

Através do uso do WDR, é possível compensar essas diferentes áreas e equilibrá-las.

Áreas claras e escuras

Esta operação para compensar a luz é feita pelo obturador da câmera.

A tecnologia WDR funciona usando diferentes velocidades do obturador da câmera que permitem que mais ou menos luz ingresse na câmera, controlando assim a exposição do sensor à luz que vem do ambiente.

Para usar o WDR, o obturador da câmera funciona da seguinte maneira:

1. Utiliza uma velocidade mais alta para expor o sensor à luz por um curto período de tempo.

2. Utiliza uma velocidade menor para expor o sensor à luz por um longo período de tempo.

3. Mesclar as duas imagens capturadas com diferentes exposições à luz

Comparando o WDR com o BLC

Exitem outras tecnologias de compensação de luz como a BLC (Back Light Compensation) mas o WDR é mais efetivo para trabalhar com compensação de luz. Veja o vídeo explicativo para aprender mais sobre o assunto. 

Como você pode ver, na prática o WDR é mais eficiente para as situações em que você precisa apontar uma câmera para uma área de entrada ou uma janela.

Veja a seguir um exemplo prático de aplicação de do WDR...

Exemplo de uso do WDR

Veja abaixo um exemplo de vídeo do recurso de WDR em uma câmera da Intelbrás, note a diferença entre a parte interior e exterior do local.

Video original no canal do canal do YouTube da Intelbras

O WDR em ação

Ao ativar o WDR na câmera, o obturador irá automaticamente expor a câmera à dupla exposição de luz e mesclar as fotos para um melhor resultado.

Na primeira foto, é possível ver mais detalhes internos, enquanto na segunda foto você vê o efeito oposto com mais detalhes ao ar livre.

WDR- alta exposição à luz e baixa exposição à luz

Na imagem mesclada, é possível ver detalhes internos e externos a partir da combinação de ambas as exposições à luz realizadas pela câmera com o WDR.

WDR- Imagem com exposição combinada

Devido ao fato de que esse recurso tem que mesclar duas imagens em um terceiro. O uso do processamento da câmera é intenso e, por isso, é uma tecnologia que custa mais.

As câmeras com WDR

Essa variação entre as áreas mais escuras e mais claras é o range dinâmico, e quanto maior a capacidade da câmera de variar suavemente de uma área para outra, mais eficiente ela será. Você pode encontrar essas informações no catálogo de produtos descrito em decibéis (dB). Quanto maior, melhor.

Abaixo está um exemplo das informações de WDR do catálogo de uma câmera.

Catálogo de câmera com WDR

As câmeras com True WDR e WDR Digital

Tenha muito cuidado ao comparar as diferenças entre as câmeras, porque alguns pequenos detalhes fazem uma grande diferença na qualidade das imagens.

No mercado, você pode encontrar dois tipos de câmeras com WDR:

1. True WDR - câmeras que trabalham com a técnica de velocidade do obturador, também conhecido pelo nome traduzido "WDR verdadeiro".

2. Digital WDR (DWDR) - câmeras que trabalham com uma técnica de compensação por software.

As câmeras True WDR funcionam capturando duas imagens com diferentes exposições à luz e mesclando-as em uma terceira, e, portanto, funciona com mais intensidade, mas também com mais eficiência, enquanto a WDR digital (DWDR) funciona apenas com uma imagem para compensar a exposição digital.

Uma câmera configurada para trabalhar com 30 FPS, usando True WDR (WDR verdadeiro), capturará o dobro dos quadros (60) para entregar a imagem final.

Como funcionam as câmeras com WDR verdadeiro

Uma câmera configurada para trabalhar com 30 FPS, usando WDR digital (DWDR), captura a mesma quantidade de quadros (30) para entregar a imagem final.

Como funciona uma ccâmera com WDR Digital (DWDR)

Conclusão: câmeras com True WDR são melhores, mas requerem mais poder de processamento e componentes extras, sendo, portanto, mais caras.

Catálogos de câmeras com WDR

Antes de comprar sua câmera, basta dar uma olhada no catálogo para ter certeza de obter o que realmente deseja. Às vezes as câmeras com WDR Digital (DWDR) são suficientes para gerar a qualidade de imagem que você precisa, mas às vezes o True WDR (WDR verdadeiro) é o que você realmente precisa.

Veja abaixo um exemplo de WDR descrito no catálogo de câmeras.

Comparação de catálogos de câmeras com WDR

As melhores câmeras com WDR

Como explicado anteriormente, a idéia das câmeras  com True WDR é usar mais de uma imagem com exposição diferente à luz e combiná-las para obter uma imagem melhor, mas isso não significa a obrigatoriedade de usar apenas duas imagens.

No mercado, você pode encontrar câmeras WDR profissionais (e caras) que usam até quatro imagens com diferentes exposições à luz para obter uma imagem final realmente boa.

Some of the Sony CCTV cameras work with such WDR technology.

Algumas das câmeras de vigilância da Sony trabalham com essa tecnologia.

Conclusão

Você precisa entender qual é o tipo de aplicacão para a sua câmera de segurança antes de ir às compras. As câmeras WDR podem ser mais caras, especialmente se você estiver investindo em modelos profissionais com a tecnologia True WDR.

Recado para profissionais da área

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

  • 20 de janeiro de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.