O uso de VLANS em CFTV
VLANs são frequentemente utilizadas em ambientes onde se deseja minimizar o tráfego broadcast na rede, a idéia é que se tenham grupos que irão compartilhar os mesmo recursos e que tais grupos não sejam incomodados pelo tráfego de broadcast dos demais.
Em um switch é possível criar VLANs e posteriormente associá-las a portas específicas, se duas portas pertencem a mesma VLAN elas irão permitir a comunicação, o diagrama abaixo ilustra o exemplo:
O diagrama acima exemplefica com cores o tráfego entre os computadores, é comum dar nomes a VLANs ou se referir a elas por cores, então se poderia ter por exemplo VLAN BLUE, VLAN GREEN, etc.
O switch é o dispositivo que irá controlar o tráfego e isolar o broadcast entre as VLANs e para isso faz uma marcação nos pacotes usando uma TAG com o padrão 802.1Q
As TAGS são marcações que indicam a que VLAN pertencem os pacotes, dessa forma após serem transportados, os pacotes podem ser entregues para o destino correto.
Quando o vídeo é convertido em pacotes, eles terão um cabeçalho padrão do protocolo TCP/IP com os seguintes campos:
- SOURCE: Origem do pacote
- DESTINATION: Destino do pacote
- TYPE & LEN: Tipo e tamanho
- DATA: Os dados contidos no pacote
- FRAME CHECK: Verificação do frame
* Apesar de eu estar usando termo pacote para explicar o conceito, nessa fase do processo o termo que utilizamos é "frames" Em outros artigos do blog irei tratar do assunto e diferença entre frames, pacotes e segmentos.
A seguir a ilustração da TAG (quadro azul) sendo associada ao pacote
Comunicação entre switches
Entre dois switches é necessário utilizar uma porta especial chamada de “Trunking Port” ou “Tagged Port” que irá permitir que passe o tráfego de todas as VLANs, ou seja, os pacotes com as TAGs 802.1Q irão passar por essa porta não importantando a que VLAN pertencem, ao chegar no próximo switch esse retira as TAGs antes de entregar os pacotes aos computadores de destino. veja a ilustração abaixo:
Switches gerenciáveis permitem a configuração de VLANs, cada fabricante possui uma maneira diferente de criação e gerenciamento e temos que verificar o manual para entender o processo.
A parte mais importante é entender os conceitos aqui explicados (e outros conceitos que irei explicar em futuros artigos), sabendo a teoria, poderemos colocar em prática a configuração correta de VLANs nos switches.
Ótimo exemplo.
Se for possível fazer um vídeo seria ótimo.
Meus parabéns Claudemir.
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Alexandre,
Provavelmente farei um vídeo a respeito, você já está inscrito no canal do YouTube e Facebook ?
Se ainda não está, veja abaixo os links
http://facebook.com/aprendacftv
http://youtube.com/aprendacftv
Claudemir