É permitido instalar câmeras de segurança em banheiros ? - Aprenda CTFV.com

É permitido instalar câmeras de segurança em banheiros ?

Como você se sentiria se descobrisse que há câmeras de segurança nos banheiros, especialmente em banheiros públicos? Bem, a reação inicial que a maioria de nós teria é um sentimento de invasão de privacidade.

Câmeras de segurança em banheiros

Imagine alguém "espionando" você enquanto estiver usando o banheiro! Por incrível que pareça isso já aconteceu em alguns lugares do Brasil.

Então, provavelmente você possa estar se perguntando, "é ilegal instalar câmeras de segurança nos banheiros ?" É disso que se trata esse artigo.

É legal colocar câmeras de segurança nos banheiros?

Na maioria dos casos (e lugares), a instalação de câmeras de segurança nos banheiros é ilegal. Principalmente se for um banheiro público.

A lei afirma que a instalação de câmeras de segurança não é permitida em banheiros e outros locais privados onde as pessoas devem ter um certo grau de privacidade.

Esses lugares incluem vestiários, quartos, banheiros, quartos de hotel e qualquer outro lugar onde as pessoas possam se despir.

A violação disso pode resultar em penalidades severas para o infrator.

No entanto, sempre há uma exceção em todas as regras. E esta regra não está isenta desse ditado.

Exceções à regra que permitem o uso de câmeras de segurança em banheiros

Quando se trata de algo relacionado à saúde e bem estar das pessoas, pode haver uma exceção à regra de instalação de câmeras de segurança em banheiros.

Imagine uma um caso onde alguém é deficiente ou debilitado e tem problemas de locomoção ou certas dificuldades de executar certas tarefas.

Em uma situação como essa, as vezes é necessário a instalação de câmeras de segurança com a função de monitorar as atividades de uma pessoa que pode sofrer uma queda no banheiro e necessitar de socorro imediato.

Obviamente se trata de casos bem específicos onde é necessário ter um motivo forte para a instalação das câmeras e o suporte jurídico para tal.

Smile you are on camera

É necessário deixar os avisos sobre o uso de câmeras no local, com placas que mostram claramente que há uma filmagem no local.

Câmeras de segurança em banheiros públicos são apontadas para áreas comuns

Isso é comumente aplicável nas escolas. A violência nas escolas geralmente acontece em áreas ocultas.

É por isso que a administração da escola pode instalar câmeras de segurança nos banheiros públicos. Essas câmeras podem reduzir o fumo e a violência nas escolas. Portanto, mantendo os alunos seguros e protegidos, tanto quanto possível.

Essas câmeras devem ser estacionárias, no entanto. Ou seja, eles não podem ser movidos, ampliados ou afastados, e angulados.

Além disso, elas devem apontar apenas para áreas comuns de banheiros públicos. 

Por exemplo, as pias e lavados. Não é permitido apontar as câmeras para a região onde alguém possa usar o toalete ou a aparecer despido.

Câmeras de segurança em nosso próprio banheiro

As câmeras de segurança instaladas no seu próprio banheiro são uma exceção a esta regra porque é uma propriedade privada.

Em outras palavras, como sua casa é propriedade privada, você pode fazer o que quiser. No entanto, se sua propriedade privada possui inquilinos, por exemplo, apartamentos ou quartos para alugar, a instalação de câmeras de segurança nos banheiros não é aceitável.

Você pode argumentar que é propriedade privada. Bem, sim. No entanto, outras pessoas estão usando. Por outras pessoas, queremos dizer seus inquilinos e pensionistas.

Apesar de ser propriedade privada, outras pessoas, além do proprietário, estão usando o referido estabelecimento, tornando-o meio público.

Como você pode saber se existem câmeras de segurança no banheiro?

Agora, isso é uma coisa "divertida" a se fazer - encontrar câmeras de segurança escondidas no banheiro. Outras pessoas provavelmente diriam que você está sendo paranóico.

No entanto, se você tem consciência de sua privacidade e está usando um banheiro público, não será necessário ser tão cauteloso e preocupado.

Como você saberia se existem câmeras escondidas no banheiro que você está usando? Bem, aqui estão algumas dicas sobre como verificar (e encontrar) câmeras de segurança ocultas nos banheiros.

Espelhos unidirecionais

Se houver espelhos unidirecionais no banheiro, sempre haverá a possibilidade de haver uma câmera de segurança escondida atrás dele.

Espelho bidirecional

Agora vem a parte divertida. Como saber se é um espelho unidirecional?

Há um truque pra isso nisso. Primeiro, coloque seu dedo no espelho. Se houver um espaço entre as pontas dos dedos e a reflexão, será um espelho real.

No entanto, se não houver espaço, será um espelho unidirecional. Os espelhos unidirecionais são refletivos de um lado, mas transparentes do outro lado.

Use seu celular

Sim, você pode usar seu telefone celulare para encontrar câmeras de segurança escondidas dentro de um banheiro público.

Isso significa simplesmente que seus telefones celulares podem ser muito úteis, não apenas para fazer chamadas e textos, assistir vídeos e filmes ou navegar na Internet.

Eles também podem ser usados como localizadores ocultos de câmeras de segurança.

Aqui está como:

  • Faça uma ligação enquanto estiver dentro do banheiro.
  • Começe a andar pelo local;
  • Pare em áreas onde você ouve interferências.
  • Baixe aplicativos de detector de câmera escondida em seus telefones móveis. Você pode verificar se há câmeras de CFTV disfarçadas nos banheiros da escola usando aplicativos de detector de câmera ocultos.
  • Desligue as luzes usando a lanterna do seu telefone para examinar áreas suspeitas. O aplicativo detector de câmera escondida o ajudará a encontrar câmeras de segurança ocultas.

O que fazer se você encontrar câmeras de segurança ocultas no banheiro?

Você conseguiu encontrar uma câmera escondida em seu banheiro. Boa. Qual o proximo passo? O que você deve fazer depois de encontrar uma?

Reunir evidências sólidas

Com isso, queremos dizer tirar fotos e gravar vídeos que mostram que você encontrou uma câmera de segurança escondida em um banheiro público. A localização da referida câmera de segurança oculta deve ser indicada e clara.

As fotos e os vídeos servirão de forte evidência assim que você decidir tomar ações legais contra isso. Essas evidências ajudarão o tribunal e a polícia a resolver o caso sem problemas.

Pesquise leis locais sobre vigilância por vídeo

Em qualquer ação que você decida tomar, verifique se você conhece a lei.

Existem lugares ou estados em que as leis locais são diferentes daquelas em lugares que você conhece.

Portanto, se você encontrar o problema “câmera de segurança oculta nos banheiros públicos”, seria melhor se familiarizar com as leis locais antes de tomar uma ação, especialmente as legais. Conversar com um advogado também a respeito.

No entanto, basta reunir evidências ainda. Portanto, caso você tenha um processo legal referente a um incidente desse tipo, você está armado com provas suficientes para apoiar sua reclamação. E quando o fizer, verifique se você está bem representado.

Remova as câmeras de vídeo dos banheiros dos adolescentes

Isso se aplica a adolescentes que usam banheiros com câmeras de vídeo instaladas pelos pais. Especialmente para os adolescentes com 18 anos ou mais.

Se você se sentir desconfortável por saber que existe uma câmera de segurança em seu banheiro, a melhor coisa a fazer é conversar com seus pais sobre isso.

Deixe que eles saibam como você se sente sobre esse dispositivo invadir sua privacidade. Mas converse com eles de maneira adequada e agradável para que você possa se comunicar de maneira eficaz.

Os pais entenderão se você os abordar de uma maneira agradável. E solicite a remoção da câmera de segurança.

Chame a atenção dos empresários e tome medidas legais

Essa dica pode ser aplicada por quem encontra câmeras de segurança ocultas em vestiários, banheiros públicos, vestiários e outros locais públicos onde um certo grau de privacidade deve ser observado.

Pode ser que os proprietários da empresa tenham instalado as câmeras de vídeo ocultas secretamente ou não estejam cientes de que esses dispositivos existem em seu estabelecimento e quem os colocou lá.

De qualquer forma, você deve informar os proprietários da empresa que foi capaz de encontrar uma câmera de segurança escondida em suas instalações.

Também seria melhor descobrir se há outras vítimas e se unir a elas. Em seguida, reúna-se com os empresários e negocie uma solução razoável. Se essa ação não der certo, chame a polícia e relate o incidente.

Em seguida, consulte especialistas jurídicos sobre o que fazer. Se ações legais forem tomadas, os empresários podem ser solicitados a fornecer vídeos gravados de câmeras de segurança instaladas dentro e fora da loja.

Isso ajudará a identificar os autores nos casos em que o proprietário da empresa não está ciente de que existem câmeras de segurança ocultas e quem as instalou.

Três fatos importantes que devemos ter cuidado ao falar sobre câmeras de segurança nos banheiros

Não se pode negar que muitos crimes acontecem dentro de banheiros públicos. No entanto, a questão da legalidade da instalação de câmeras de segurança nos banheiros permanece.

Se você é proprietário de uma empresa e seu estabelecimento comercial está localizado em um estado em que a instalação de câmeras de segurança em banheiros públicos não é legal, seria melhor seguir a lei para evitar problemas no futuro. E a possibilidade de enfrentar acusações legais quando for pego.

Portanto, antes de fazer movimentos em relação à instalação de câmeras de segurança, aqui estão três fatos que você deve conhecer primeiro.

Câmeras de segurança NÃO são permitidas em locais onde as pessoas precisam de privacidade

Como você se sentiria se sua privacidade fosse invadida? Irritado, muito provavelmente, e humilhado. Esta é a razão pela qual câmeras de segurança não são permitidas em locais onde as pessoas esperam privacidade. Por exemplo, o banheiro, quarto, vestiários, vestiários e outros locais.

E se não for um local público? Por exemplo, sua casa? Se você é a única pessoa na casa, a escolha é sua.

No entanto, se você tiver outras pessoas morando com você, provavelmente será melhor se você respeitar as preferências e a privacidade deles também.

Mas, câmeras de segurança podem ser instaladas FORA desses locais. Embora o andamento dessas áreas possa não ser coberto, especialmente quando crimes são cometidos no interior, você ainda pode monitorar quem entra e sai da área. Isso pode ajudar a identificar os autores.

Câmeras de segurança podem ser instaladas em qualquer lugar com permissão

Digamos que você queira instalar câmeras de segurança em sua casa, principalmente no banheiro. Vai ficar tudo bem se você é o único morando na casa.

No entanto, se você tiver outras pessoas morando com você, precisará consultá-las primeiro e obter sua permissão antes de instalar uma.

O mesmo vale para escritórios e estabelecimentos comerciais. Você precisa notificar seus funcionários sobre seus planos primeiro.

Quando eles concordarem, é o momento em que você pode instalar um. Também é aconselhável colocar avisos indicando que existem câmeras de segurança no local para informar o público e conscientizá-lo. Os avisos públicos podem ser uma maneira de impedir que crimes ocorram nessas áreas.

Câmeras de segurança existem em qualquer lugar

Apesar das leis que proíbem a instalação de câmeras de segurança nos banheiros, elas ainda existem. Especialmente em escritórios e residências. Tudo se resume a uma coisa, um senso de responsabilidade por parte dos negócios e dos proprietários.

Como empresários e proprietários de imóveis, devemos ser responsáveis o suficiente para conhecer e respeitar as leis que dizem respeito à instalação de câmeras de segurança nos banheiros. Portanto, respeitando a privacidade de outras pessoas também.

Conclusão

Entende-se que, com os incidentes desenfreados de crimes cometidos nos banheiros, a melhor opção adotada pelos proprietários de estabelecimentos é instalar câmeras de segurança dentro da referida área.

No entanto, também deve ser entendido que existem leis que não permitem tais ações, pois é uma invasão à privacidade daqueles que estão usando as instalações.

Então, como podemos resolver esse problema? Esse é o objetivo deste artigo - nos dar idéias sobre o que devemos fazer legalmente, evitar conflitos e resolver o problema ao mesmo tempo. Felizmente, as dicas apresentadas neste artigo são úteis de várias maneiras.

Espero ter ajudado a clarear a idéia sobre esse assunto.

Quer aprender mais sobre CFTV ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta