Análise de rádios sem fio para CFTV (CnVision Client Mini) - Aprenda CTFV.com
49

Análise de rádios sem fio para CFTV (CnVision Client Mini)

Nesse artigo eu faço a análise técnica de rádios sem fio para CFTV CnVision.

Os equipamentos analisados são da linha Client Mini que são fabicados pela Cambium Networks, empresa especializada nesse tipo de solução profissional.

Recebi 3 equipamentos no meu laboratório em Miami para a realização de testes.

CnVision 3 client mini

Esse artigo não é patrocinado e portanto eu faço uma análise técnica e expresso minha sincera opinião sobre as vantagens e desvantagens do produto. 

A intenção desse artigo é permitir que o leitor conheça uma linha profissional de rádios sem fio para CFTV para a transmissão de vídeo de câmeras de segurança outdoor em longas distâncias (cerca de 6Km) em projetos de médio e grande porte. 

Visão geral

A Cambium Networks possui uma extensa linha de produtos para diversas aplicações de transmissão sem fio, incluindo projetos de vigilância onde os rádios são otimizados e possuem características especiais para uso com câmeras de segurança.

A imagem abaixo mostra um exemplo de câmeras de CFTV instaladas em pontos distintos de um shopping center sendo transmitidas via rádio para um ponto central.

Rede sem fio em um shopping center

O mercado para o CnVision é diferente daquele onde se aplica os equipamentos tradicionais de baixo custo como os modelos de rádio da Intelbras ou  Ubiquiti. 

Apesar da similaridade da aplicação, um rádio profissional está mais preparado para trabalhar em situações mais extremas que exigem alta disponibilidade do serviço.

Os rádios CnVision Client Mini são recomendados para projetos com distâncias de até 6Km com throughput agregado de 600 Mbps com o uso de diversas câmeras.

É possível trabalhar com os equipamentos em modo cliente ou modo hub, o que proporciona versatilidade para aplicações práticas em campo. 

O que há na caixa do produto

Ao abrir a caixa do produto me deparei com algo bem simples. 

Um rádio compacto que pode ser segurando com apenas uma das minhas mãos.

CnVision client mini em minha mão

A antena é integrada, o que facilita o manseio e a instalação do produto.

Entre os acessórios para instalação estào uma fonte PoE, um cabo tradicional de alimentação, uma braçadeira e suporte para montagem em poste.

o que vem na caixa

A idéia é simplesmente prender o suporte na parte traseira do rádio e usar a braçadeira para fixá-lo em um poste, conectar os cabos e fazer a configuração.

Tudo é muito simples, na parte traseira do rádio há uma conexão para o cabo de rede para a alimentação via PoE, basta conectar a outra ponta do cabo na fonte.

client mini porta Ethernet

A fonte é de 30V/15W específica para esse produto. Não há nenhuma saída disponível para alimentar as câmeras (talvez esteja disponível em futuras versões).

Fonte de alimentação PoE para o CnVision

Há um LED no topo da fonte de alimentação que indica que ela está energizada, porém não há LEDs de atividade nas portas de conexão do cabo de rede (UTP).

Instalação dos rádios

A instalação desse rádio sem fio é muito fácil. Eu diria que qualquer técnico com conhecimentos mínimos é capaz de colocá-lo para funcionar em questão de minutos.

É obvio que a configuração e uso de recursos mais avançados deve ser feito por um profissional qualificado e devidamente treinando, porém para uma instalação rápida basta fixar os equipamentos em suas devidas posições e conectar os cabos. 

Os rádios podem ser instalados com diferentes configurações para trabalhar em ponto a ponto (PTP) ou ponto multiponto (PTMP) como mostrado a seguir.

Topologia de rede PTMP

Essa é uma ilustração do conceito das trasmissões dos dados (áudio e vídeo) que são enviados pelas câmeras até um ponto central onde podem ser gravados no NVR.

Na instalação prática a fonte de alimentação serve para conectar a câmera e o rádio de um lado e o switch na outra ponta. Veja um exemplo real dessa aplicação.

CnVision conectado à câmera IP e ao switch

E assim iniciei os testes básicos para verificar se era realmente fácil colocar tudo em prática. Em menos de 10 minutos deixei tudo montado como se pode ver na foto.

Esse é um exemplo de uma instalação ponto a ponto (PTP) com o uso de apenas dois rádios, e basta montar um segundo conjunto como esse do lado esquerdo e teremos um sistema com ponto multi ponto (PTMP) descrito anteriormente.

Na parte traseira do rádio há LEDs de indicação de status do equipamento.

LEDs de status

Terminada a instalação física, chegou o momento para a configuração.

Configuração básica (setup)

Para logar no rádio é simples, basta usar o IP padrão 192.168.0.2 e usuário e senha admin/admin. Obviamente você precisa colocar seu PC ou laptop no mesmo range de rede (192.168.0.x) ou conectar o rádio ao roteador para que obtenha IP automático.

De qualquer modo, basta abrir um navegador como o Google Chrome e digitar o endereço na barra para ter acesso ao menu principal. Veja o exemplo a seguir.

Status UP 11Mbps

(clique to ampliar)

No meu teste inicial conectei 3 câmeras IPs a um switch do lado do rádio cliente.

Esse é o menu principal de status (clique para ampliar) que mostra o uso de banda total de 11 Mbps de Upload e apenas 156.50 Kbps de Download, o que faz sentido pois o envio de vídeo usa mais banda e o download é só para a troca de dados.  

Note também na imagem que há a identificação das 3 câmeras IPs e um símbolo onde se pode ler "video stream" que mostra a imagem da câmera em tempo real.

CnVision com a SNB-6004 via ONVIF

(clique para ampliar)

É, meu amigo.... a informação que acabou de ler está correta, o rádio CnVision pode exibir o streaming de vídeo da câmera pois é compatível com o protocolo ONVIF. 

Esse recurso é fantástico, é por isso que eu disse anteriormente que essa linha de equipamentos é especial e otimizada para projetos de vídeo vigilância.

E por falar nisso, vamos discutir agora os recursos desse produto.

Recursos do CnVision Client Mini

Ah, essa parte é muito interessante pois há muitos recursos nesse rádio.

Abaixo uma lista com o resumo o qual detalho mais adiante.

  • Modo de operação NAT ou bridge
  • Guia de configuração passo a passo
  • Medição de download e upload do link
  • Localização automática das câmera via ONVIF
  • Seleção de modo de operação para Hub ou cliente
  • Ajuste de porcentagem do tráfego de Download e Upload
  • Filtro de endereço MAC
  • Conexão de até 32 clientes simultâneos
  • Segurança para rede sem fio WPA2
  • Controle da potência utilizada pelo rádio
  • Acesso via web segura (HTTPS)
  • Acesso remoto via SSH e Telnet
  • Ajuste de data e hora via NTP
  • Detecção de loop de rede (spanning tree)
  • Suporte ao protocolo IPV6
  • Suporte a syslog
  • Gráfico de uso de rede
  • Controle de clientes registrados
  • Estatísticas de pacotes via ethernet e wireless
  • Backup e restauração da configuração
  • Análise de spectro de frequência
  • Teste de link wireless e traceroute
  • Watchdog
  • Integração com VMS

A lista de recursos é longa e entre meus recuros favoritos estão a integração com o VMS, análise de espectro de frequência e suporte aos protocols ONVIF e SNMP.

Vamos ver agora alguns dos recursos com mais detalhes...

Modo de operação

O CnVision pode operar em modo Bridge (ponte) ou em modo NAT.

Modo Bridge

Ao selecionar o modeo bridge o rádio simplesmente envia os pacotes de um ponto a outro como se fosse um switch e dessa forma tudo fica transparente para os dispositivos conectados, como se tivesse um cabo conectado entre os pontos.

Modo NAT

Esse modo de operação permite que os pacotes seja roteados baseados nas informações de cabeçalhos com origem e destino tradicionais do protocolo TCP/IP.

Guia de configuração

O rádio possui uma interface com instruções passo a passo para a configuração inicial, basta clicar nos botões e seguir as orientações na tela.

Medição de download e upload do link

Basta abrir as imagens das câmeras no lado receptor e iniciar o tráfego pelo link que o CnVision fará a medição automática do download e upload. 

Download and Upload Status

Ferramenta de medição da CnVision

Esse tipo de informação é importantíssima para o técnico durante a configuração do sistema pois baseado no uso de banda, os devidos ajustes podem ser realizados.

Durante os testes, eu utilizei a ferramenta da Samsung que mostra o uso de banda da câmera que no momento variava entre 6 a 7 Mbps como mostrado abaixo.

Wisenset Device Manager Bandwidth

Wisenet Device Manager  (Hanwha/Samsung)

Notei que a ferramenta de medição da CnVision é muito precisa e a informação é atualizada a cada 30s aproximadamente. 

Localização de câmeras via ONVIF 

O protocolo ONVIF é muito importante para projetos de vídeo vigilância pois permite a compatibilidade entre diferentes marcas, e isso é bem comum para câmeras e gravadores e ter esse recurso em um rádio sem fio é realmente sensacional.

Nos rádios CnVision Client Mini esse protocolo é utilizado de maneira automática para localizar as câmeras que são compatíveis e mostrar o modelo e a marca na tela.

Eu testei as câmeras Samsung SNB-6004, SNB-8000 e Intelbras VIP1120B.

O rádio encontrou as câmeras rapidamente após a configuração adequada da rede.

ONVIF status

(Clique para ampliar)

Os nomes para as câmeras da Hanwha/Samsung foram exibidas corretamente e o modelo da Intelbras exibiu o nome NVT (Network Video Transmitter) que é o padrão para dispositivos com o protocolo ONVIF que não estão renomeados.

Note os ícones no lado esquerdo que ao serem clicados carregam a imagem da câmera, durante meu testes todas as 3 câmeras funcionaram corretamente.

Veja abaixo a imagem da câmera exibida na interface do CnVision.

CnVision exibindo a Samsng SNB 6004 via ONVIF

Esse recurso é muito interessante e prático para ajudar na resolução de problemas durante a instalação pois permite fazer um diagnostico pelo próprio rádio.

Seleção de modo de operação (Hub/Client)

Esse recurso é excelente pois permite que o rádio possa operar conectado na câmera para a transmissão da imagem ou no lado receptor conectado à central. 

A seleção é feita com um simples clique como mostrado na imagem a seguir.

Modo Hub ou client

Essa função é muito interessante para situações onde é preciso alterar a topologia da rede e mudar o rádio de função. Também simplifica o projeto com o uso de um só modelo de equipamento que pode ser configurado conforme a necessidade.

Ajuste de porcentagem do tráfego

Em projetos de videdo vigilância, a taxa de upload é super importante pois as imagens são enviadas da câmera para um ponto central de armazenamento.

É por isso que esse recurso de controlar a porcentagem de download e upload é muito interessante para a aplicação prática e permite que as devidas adaptações de projeto sejam realizadas durante a fase de implementação. 

Eu me deparei com esse tipo de recurso há uns 15 anos atrás no rádio Canopy da Motorola que é o antecessor do CnVision e confesso que gostei de ver que essa função ainda está disponível como mostrado na imagem a seguir.

CnVision - Taxa de tráfego

Note que nesse caso o uso de 30/70 faz sentido para a aplicação em questão.

Filtro de endereço MAC

O filtro de endereço MAC é bem comum em dispositivos de rede e achei interessante encontrá-lo disponível nesse rádio pois o recurso aumenta a segurança ao permitir que somente os equipamentos selecionados se conectem ao sistema. 

Conexão de até 32 clientes

Com esse número de clientes conectados é possível atender as necessidades da maioria dos projetos aos quais esse equipamento se destina. Obviamente é necessário avaliar as condições de ângulo, distãncia, banda, interferência, etc.

Segurança de rede

A segurança é fundamental para qualquer projeto de rede e nesse caso o CnVision conta com o padrão WPA2 para criptografia, com o HTTPs para conexão segura via web browser e controle de potência do rádio que limita o range de atuação.

Ferramentas de acesso remoto

Imagine uma situação onde um técnico necessite ter acesso remoto ao dispositivo para algum tipo de configuração rápida mas por algum motivo não pode fazer isso via web browser porque o serviço web interno parou por exemplo. Qual a solução?

Técnicos experientes conhecem o bom e velho SSH e também o Telnet que permitem acesso aos dispositivos via linha de comando para tarefas de administração.

OK, eu não concordo com o uso de Telnet pois é um tecnologia que deixou de ser utilizada décadas atrás quando surgiu o SSH que permite a conexão segura e criptografada, mas a função existe e pode ser habilitada somente se você quiser.

Função SSH e Telnet

Note que o serviço seguro (SSH) vem habilitado por padrão mas o Telnet não, o que é muito interessante pois a princípio não deixa o rádio com esse serviço vulnerável.

Veja a imagem abaixo com um exemplo de teste que realizei conectando ao dispositivo via SSH. Usei a ferramenta para verificar a velocidade do link que me retornou o valor de 107.84 Kbps de upload and 42.086 Kbps de download.

CnVision SSH

O uso de comandos via SSH é simples e intuitivo para quem tem experiêcia na área.

Ao logar no rádio imaginei que poderia usar o usuário e senha padrão (admin/admin) que me deu acesso ao equipamento. Ao digitar "?" um menu de opções é mostrado na tela e então é só utilizá-lo para executar os comandos desejados.

Recursos diversos

Quem é da área técnica certamente admira recursos como o NTP (Network Time Protocol) que permite a sincronia automática de hora do dispositivo e outras tecnologias como o spanning tree que evita loops indesejados na rede.

Já vi esse recurso evitar tragédias quando há erros na topologia de rede por causa da conexão equivocadas de cabos entre switches ou enlances de rádios incorretos.

Logs de sistemas também são importantíssimos para diagnósticos e ao permitir o uso de Syslog, o CnVision ganha um ponto extra na questão de compatibiidade. 

O rádio também está preparado para o protocolo IPV6 que é utilizado por técnicos sérios principalmente em projetos de grandes universidades.

Outras ferramentas importantes

O rádio possui ferramentas que exibem as estatísticas de pacotes, controle de clientes registrados, watchdog, teste de links, alinhamento e análise de spectro.

Radio Monitor Thorughput Chart

(Clique para ampliar)

A imagem abaixo mostra a ferramenta de alinhamento de antenas. Durante os meus testes pude notar a variação do sinal na tela para auxiliar no perfeito alinhamento. 

Ferramenta de alinhamento eAlign

(Clique para ampliar)

Integração com VMS

A integração com VMS é outro recurso que acredito que é super interessante pois permite o monitoramento em tempo real do status do sistema.

O CnVision permite que VMSs como o Wisenet Wave ou Milestone XProtect exibam estatísticas do sistema e mensagens de alertas através do console. 

A imagem abaixo mostra um teste de integração ao Wisenet Wave que exibe o status do link e o uso de banda do grupo de câmeras da Samsung e da Intelbras.

CnVision Wisenet Integration

Claro que é possível utilizar outros recursos como o SNMP para esse tipo de aplicação, mas a integração direta com o VMS evita a adição outros servidores de monitoramento extra, pois usa o console (cliente) já existente.

Fui informado pela equipe da Cambium Networks que a integração com outros VMSs populares como Digifort, Hikvision, Dahua estão nos planos da empresa e em alguns casos já até estão em processo de desenvolvimento.

Caso o VMS de sua escolha ainda não esteja disponível, você pode contar com o bom e velho SNMP para monitorar os recursos de rede do seu projeto de vigilância.

Prós e contras

No geral o equipamento apresenta excelentes recursos, porém todo e qualquer dispositivo possui vantagens e desvantagens, vamos a elas...

Prós

  • Facilidade de instalação e configuração
  • Compatibilidade com o protocolo ONVIF
  • Escolha do modo de operação (Hub e client)
  • Ferramenta de alinhamento e análise de spectro
  • Integração com VMS

Contra

  • Fonte de alimentação fora do padrão 802.3af/at.
  • Os LEDs de status do rádio são dífíceis de visualizar
  • Falta de LEDs de status de Ethernet na fonte PoE
  • Falta de saída PoE para alimentar a câmera

Onde adquirir os equipamentos

O CnVison é comercializado pelos distribuidores autorizados listados abaixo:

Conclusão

A utilização de equipamentos profissionais é fundamental para garantir a qualidade geral do projeto e acredito que é importante fazer a escolha correta no momento de ofertar uma solução para o seu cliente.

Para projetos residenciais e de pequenos portes não vejo a necessidade do uso de rádios da CnVision pois há outras soluções com melhor custo/benefício.

Porém para projetos mais sérios que demandam o uso de equipamentos robustos e que estejam certificados por fabricantes experientes, acredito que a linha da CnVision possa proporcionar uma solução mais adequada.

A longa jornada da empresa no desenvolvimento de soluções para a comunicação wireless supera de longe a experiência de empresas que atuam em vários setores simultaneamente. Dou um voto de confianção para quem é focado e especializado.

Gostaria de lembrar que não possuo nenhum vínculo com a empresa Cambium Networks, não faço parte da equipe técnica e não represento os seus produtos.

Recebi gratuitamente os produtos CnVision Client Mini para testes e irei prosseguir criando mais materiais sobre os equipamentos, porém sempre expressando minha sincera opinião a cerca da vantagens e possíveis desvantagens do produto.

Deixe seus comentários e dúvidas abaixo, o que gostaria de saber nos próximos artigos e vídeos a respeito desse produto?


Deixe um comentário 49 comentários
Gilvan - 26 de junho de 2020

Fiquei muito impressionado com a qualidade e eficiência do produto !

Responder
Paulo Moreira da Silva - 26 de junho de 2020

BOM EQUIPAMENTOS.TRABALHO A DISTANCIA ..BOA SEGURANÇA..
REF.A IMAGEM, NAO CONHEÇO.
GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES ..AGUARDO PARA ACOMPANHAR..
AGRADEÇO PELA OPORTUNIDADE.

Responder
    Claudemir Martins - 26 de junho de 2020

    Oi Paulo,

    Obrigado pelo comentário.
    Em breve postarei mais material a respeito.

    Responder
      Nsesani - 13 de julho de 2020

      Obrigado Dr claudime vou tentar fazer

      Responder
    Claudemir Martins - 27 de junho de 2020

    Em breve terá mais material a respeito.

    Responder
Luis silva - 26 de junho de 2020

Parabéns pelo conteúdo muito útil continue asim o retorno é certo

Responder
Maicon Ferreira - 26 de junho de 2020

Muito bom o artigo , trabalho com CFTV e já fiz e faço muitos projetos de CFTV IP de linha distância , com vários tipos de rádios tanto em ptp como ptmp , e a solução mais prática para o trabalho.

Responder
    Claudemir Martins - 26 de junho de 2020

    Olá Maicon,

    Quais os equipamentos que você costuma usar?

    Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    Bom dia Maicon,
    Obrigado pelo seu feedback.
    Estamos muito animados para trabalhar com você.
    Com quais outros vendedores você trabalhou no passado?
    Ficarei feliz em responder a quaisquer perguntas que você tenha sobre nossa tecnologia.

    Responder
Paulo Tarcio Rodrigues - 27 de junho de 2020

Ola, hoje até agora só faço uso do rádio para as câmeras speed dome, mais achei muito interessante tanto que já até passei a usa analise para o meu supervisor, para ser analisado creio que faremos teste, por que ajudara muito creio eu.
Gostei bastante da analise e no momento não tenho duvidas, pode ser que futuramente apareça.
mais uma coisa o manual do curso de instalador de cftv ele tem impresso?

Responder
Paulo Tarcio Rodrigues - 27 de junho de 2020

Ola bom dia, gostei muito atualmente uso os rádio da Intelbras em 3 de cinco câmeras speed dome, e em uma câmera bullet vip 3430 B, muito interessante esta sua analise, já passei o seu vídeo para o meu supervisor, creio que ele gostará da sua analise.
Duvidas por enquanto nem uma.
Sobre o manual, gostaria de saber se ele tem impresso para entrega, gostaria muito.

Responder
    Claudemir Martins - 27 de junho de 2020

    O Guia Definitivo do CFTV não é impresso porque o custo ficaria muito elevado e não poderia ser atualizado sem custo adicional.
    Como o PDF você adquire uma vez e tem atualizações sem custos extras pois pode baixar uma nova cópia.

    Responder
leandro - 27 de junho de 2020

gostei desse modelo de radio mostra ser muito bons

Responder
Manuel - 27 de junho de 2020

É UM BOM PROJECTO, PARABÉNS

GOSTEI DO EQUIPAMENTO.

Responder
Jorge - 27 de junho de 2020

Parece um bom produto,gostaria GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇOES.

Responder
Ivo Hof - 27 de junho de 2020

Boa tarde à todos, achei muito interessante essa tecnologia, será que pode ser instalado uma celula fotovoltaica de quantos watts? Ou o equipamento ainda precisa da rede elétrica?

Responder
    Claudemir Martins - 27 de junho de 2020

    Lembre-se que também é necessário alimentar as câmeras, dia e noite, faça chuva o faça sol.
    Os projetos utilizanm a rede elétrica para alimentar os rádios e câmeras.
    Mas depdendendo do caso até seria possível fazer com energia solar, embora o investimento possa ser muito alto e talvez não valha a pena.

    Responder
Edilson Rios - 27 de junho de 2020

A ideia e muito boa será que na prática funciona?
O a transmissão desse rádio tem que ser visível um com outro ou não?
Com essa distância de 6 Km vai ter subidas descidas pode ter prédios tem que ser visível?
Fiquei curioso pra ver em funcionamento!
Seu amigo puder gravar um vídeo para mostrar para a gente agradeço obrigado Claudemir…

Responder
    Claudemir Martins - 27 de junho de 2020

    Oi Edmilson,

    Esse tipo de equipamento é utilizado há decadas. Eu mesmo fiz projetos com esse tipo de rádios há 15 anos atrás como câmeras por toda uma cidade.
    Há milhares de projetos no mundo todo que use esse tipo de tecnologia, inclusive em várias cidades pelo Brasil.
    Vou falar mais a respeito de produto, continue acompanhando.

    Responder
Domingos Marcos - 27 de junho de 2020

Gostei da eficiência e facilidade que o equipamento traz, não falando mais da vasta gama de recursos que oferece, tornando-o facilmente incorporado a qualquer tipo de rede.

Responder
José da Cruz - 27 de junho de 2020

Gostei da informação, parece ser uma excelente opção.

Responder
Josildo - 27 de junho de 2020

Produtos de excelente qualidade. A alimentação poderia ser também com placas Fotovoltaica.

Responder
Valmir - 28 de junho de 2020

Excelente Artigo!

Responder
Tiago Brito - 28 de junho de 2020

Achei um excelente produto, você teria questão de custo deste equipamento ?

Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    Bom Dia Tiago,
    a Cambium tem uma rede dos distribudores no Brasil.
    Por favor, me envie um email jack.disanto@cambiumnetworks.com.
    Eu posso apresentar voce para eles!

    Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    Bom Dia Tiago a Cambium uma lista dos distribuidores, no brasil.
    Me envie um email ao jack.disanto@cambiumnetworks.com.
    Eu posso apresentar voce ao eles! Nossos distribuidores podem fazer uma cotação para você!

    Responder
Eduardo Jose Pedro - 28 de junho de 2020

projecto interesante gostei,aguardando por mais infoemaçoes sobre o mesmo.

Responder
Robert Garcia - 28 de junho de 2020

Caro Claudemir!
Primeiramente quero agradecer suas sempre excelentes e ímpares publicações sobre o universo CFTV, que certamente imprimem uma nova performance ao profissional que as bem compreendem.
Nesta linha, todas as considerações sobre o rádios CNVISION foram altamente explicativas e acertadas em cada ponto de análise e ao fazermos a leitura já nos posiciona à frente.
Como tu abre a oportunidade para sugestão, gostaria que dentro do possível informasse o preço médio aí nos E.U.A e no Brasil, pois ao pesquisar isso de forma não muito aprofundada encontrei preços absurdos que inviabilizam projetos menores. No mais, sou muito grato pela sua competência e abertura em nos ensinar tanto. Obrigado.

Responder
Martim Perez - 29 de junho de 2020

Tirando os contras, parece que realmente é um bom produto e uma boa opção.
Seus vídeos educativos e suas explicações são sempre de excelente qualidade e de fácil entendimento.
Difícil encontrar um profissional com esse conhecimento todo.

Responder
Venâncio Venâncio - 29 de junho de 2020

Na verdade gostei muito do equipamento, é muito especial e muito prático.
Será muito bom para o mundo do Mercado.

Mais Responde-me as seguintes questões:
1- Quanto custa este equipamento?
2- Qual é o objectivo principal deste equipamento?
3- Que tipo de Rede é alimentada?
4- Qual será o benefício para as Empresas e para os Clientes?

Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    1- Quanto custa este equipamento?
    Cambium tem um canal para distribuidores, posso apresentá-los a eles. Nossos distribuidores podem fazer um orçamento para você
    2- Qual é o principal objetivo deste equipamento?
    Nosso objetivo é apenas transportar seus dados de vídeo.
    Fazemos isso na rede sem fio que é segura e confiável.
    Esta é uma substituição quando a fibra não é uma opção, e redes sem fio sao muito mais facil para implementar e instalar.
    3- Que tipo de rede é alimentada?
    A rede é acesso sem fio fixo. o cnVision opera no espectro de 5 GHz, nos podemos transportar qualquer tipo de dada (CFTV, Internet para empresas etc)
    4- Qual será o benefício para empresas e clientes?
    1. 24/7 Suporte e uma garantia de três anos
    2. Engenharia já comprovada no mundo sem fio. Nosso protocolo prioriza seus dados de vídeo.
    3. Voce pode stream a conexao de video das suas cameras no GUI. reduza horas que você envia técnicos para consertar câmeras
    4. Integra com as sistemas de gerecao de vide (digfort, hanwa techwin, axis e muitos outros)

    Responder
Paulo - 29 de junho de 2020

Bom Dia à todos, achei muito boa essa tecnologia, com isso da para perceber a tecnologia esta suprindo as necessidades dos técnico.

Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    Bom dia Paulo, muito obrigado pelo seu feedback. Nos temos um time de cnVision que pode ajudar mais com seu conhecimento no produto.
    Como nos podemos ajudar voce com alguns projetos de CFTV no futuro?

    Responder
Carlos Eduardo - 29 de junho de 2020

Bom dia Professor.

Excelente matéria, como sempre. Ja implantei uma solução com rádios de fabricação da Intelbras, modelos ROTEADOR DIGITAL SEM FIO, 5GHZ E 18DBI – APC 5A-90 (radio principal) e 06 ROTEADOR DIGITAL SEM FIO, 5GHZ E 15DBI – APC 5A-15. Estamos muito satisfeito com a solução. Tem algum distribuidor dessa linha no Brasil? Quanto a suporte técnico?
Aguardamos novas maétrias sobr o assunto.
Forte abraço.

Responder
    jack - 7 de julho de 2020

    Bom Dia Carlos,
    Sim, a Cambium tem uma lista dos distribuidores, no brasil.
    Me envie um email ao jack.disanto@cambiumnetworks.com.
    Eu posso apresentar voce ao eles!

    Responder
Ricardo - 29 de junho de 2020

Muito interessante esse produto, oferece bons recursos.

Responder
luciano Teixeira - 30 de junho de 2020

Muito interessante este equipamento, mas realmente é uma pena não ter a alimentação POE para câmera, algo que é bem simples de implementar. Espero que nas próximas versões tenha esta opção.

Responder
Reinaldo Rocha - 1 de julho de 2020

Ainda nao trabalhei com radios, mas gostei muito da sua explicaçao, muito ninteresante

Responder
    Jack - 7 de julho de 2020

    Bom dia Reinaldo, muito obrigado pelo seu feedback. Nos temos um time de cnVision que pode ajudar mais com seu conhecimento no produto.
    Como nos podemos ajudar voce com alguns projetos de CFTV no futuro?

    Responder
Reinaldo Rocha - 1 de julho de 2020

Eu ainda nao trabalhei com radios, mas gostei muito da sua explicasao

Responder
Dirceu Artigas de Cristo - 8 de julho de 2020

Interessante!! Muito bom…bem detalhado.

Responder
Luz - 9 de julho de 2020

Sempre descarte ligações sem fios, já me dei mal no passado, mas este conteudo muito interessante, é de testar.
Obrigado.

Responder
Edivaldo Cipriano Pintor - 26 de julho de 2020

Bom dia, estou fazendo o seu curso sobre câmeras ips, nunca instalei nenhum mas um dia se Deus quiser vou instalar, ótimo trabalho parabens..

Responder

Deixe uma resposta