Uma boa rede sem fio para CFTV é fundamental, por isso já estamos na parte 3 desse artigo e ainda engatinhando nos conceitos teóricos sobre o assunto, mas eles são de extrema importância para os profissionais que querem fazer a diferença e se tornarem projetistas de primeira.
Vamos agora discutir um pouco sobre a banda necessária para transmissão das câmera via rede sem fio. Continue lendo...
Depois de instalar as câmeras do seu projeto de CFTV em uma rede sem fio, você mede a velocidade disponível para transmissão ? Ou lê na caixa do rádio sem fio que comprou para ter essa informação ?
Huumm, se você respondeu que mede a velocidade, gostaria de saber como, porque existem diferentes maneiras de fazê-lo.
A informação fornecida pelo fabricante
OK, vamos novamente simular um cenário aqui para nosso projeto de CFTV IP que precisa utilizar transmissão sem fio.
Você está trabalhando em um projeto e necessita transmitir imagens de 10 câmeras IPs com resolução FullHD e 15FPS (boa qualidade), e não tem como utilizar cabos ou fibra ótica, precisa usar rede sem fio.
Como um bom projetista, você se informa de qual a banda necessária para cada câmera, verificando com uma calculadora do fabricante ou fazendo uma medição de velocidade real em seu computador.
Descobre que as câmeras para o projeto necessitam de 2.5Mbps cada uma, então no total vai utilizar 25Mbps para transmitir.
Ficou fácil agora, não é mesmo ? Basta comprar um rádio que atenda as suas necessidades e como vimos na primeira parte do artigo com o padrão 802.11g podemos atingir velocidade de até 54Mbps.
Vamos então até uma loja da Santa Ifigênia (São Paulo) por exemplo e compramos um rádio que cumpra com esse padrão e teremos o dobro do que precisamos para o projeto, correto ?
A reposta direta para isso é, NÃO, seu projeto não vai funcionar, mesmo que o vendedor garanta que já usou o rádio que está oferecendo e que é o melhor e que funciona até debaixo d'água, etc.
Apesar de estar escrito na caixa do rádio que você está comprando sobre o padrão IEEE 802.11g com velocidade de 54Mbps na prática, quando for instalar e usar o rádio, não vai ter essa velocidade disponível, o que está na caixa é o valor nominal, não real
Podemos ler a indicação que mostra a frequência de 2.4Ghz e a velocidade de 54Mbps, mas após instalar, uma simples medição vai mostrar que não obtemos nem mesmo a metade disso na prática.
Porque a na prática a velocidade real é menor ?
Vários fatores podem afetar a velocidade real final do seu projeto:
- Funcionamento do protocolo de comunicação
- Interferência de outros equipamentos
- Linha de visada da instalação
- Distância entre transmissor e receptor
- Potência máxima utilizada pelo rádio
Quando o rádio transmissor se comunica com o receptor há uma perda significativa de parte da largura de banda porque é necessário uma constante confirmação: Transmisssor: "Enviei o pacote"... Receptor "recebi o pacote" ( ou pior, não recebi, envia novamenter por favor).
Outros equipamentos trabalhando na área irão interferir com seu sistema, e não pense que por ter 11 canais em 2.4GHz vai se livrar fácil da interferência, não funciona assim, lembre-se que há somente 3 canais que pode usar para evitar interferência (tema para outro artigo).
Se há bloqueio parcial na linha de visada entre o transmissor e receptor, também haverá um problema, mesmo que os dois equipamentos ainda possam "se enxergar" há a questão da famosa zona de freznel a ser considerada (tema de outro artigo)
A distância entre os equipamentos também influencia na velocidade final, além da potência utilizada, e não cometa o erro de colocar um amplificador para dar potência ao rádio para transmitir, mesmo que conheça alguém que já tenha feito isso, não é legal e há fiscais da Anatel que podem lacrar seu sistema (infelizmente já presenciei isso).
Mas afinal qual a velocidade real do projeto ?
Como cada projeto é diferente do outro, obviamente háverá variações para cada caso, mas na média um primeiro fator (comunicação) já faz com que o rádio perca uns 50% da largura de banda, e seguindo com os próximos fatores, podemos chegar a menos de 20 Mpbs em um rádio como velocidade nominal de 54Mbps.
Imagina se você vende um projeto de CFTV IP com transmissão sem fio e não considera esses fatores ?
Alguém não vai ficar feliz no final da história, seja você, seu chefe ou de repente o cliente final.
Por isso é importante estudar e entender todos os conceitos aqui apresentados, dessa forma saberá o que utilizar para o projeto mesmo antes dele sair do papel.
Há soluções para esses problemas e teremos mais artigos a respeito.
O projeto inicial com as 10 câmeras precisava de no mínimo 25Mbps, na prática temos que considerar ainda uma folga de projeto, então imagina que o uso desse rádio de 54Mbps já não é adequado.
Sem falar do fato que ainda não estamos falando de outros fatores como o processamento e estabilidade do equipamento para esse tipo de aplicação, lembre-se que como discutimos em outro artigo, há rádios apropriados, especialmente fabricados para uso em CFTV.
O tema continua em outros artigos, temos ainda muito que discutir a respeito, afinal um profissional que irá projetar um sistema para monitorar uma cidade não vai aprender tudo em 3 artigos de blog 😉
Cique aqui para ver a parte 4 do artigo
E agora sua contribuição, clique e compartilhe:
Olá, estou motando um sistema de monitoramento sem fio, e gostaria que me ajudassse
20 cameras
zapzap 99366-0485
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Olá Carvalho,
Poderia por favor compartilhar suas dúvidas para que todos possam aprender a respeito ?
Claudemir
Oi Claudemir,
Instalei um sistema CFTV sem fio em um condominio horizontal. Os equipamentos sao todos Intelbras, 16 cameras IP HD (720p), NVR e radios 5.8 GHz (AP E CPEs MiMo). Tenho 3 cameras alimentadas via PoE direto no NVR, as outras sao via radio. Estou enfrentando problemas de delay e travamento nas imagens mostradas no monitor, nas cameras via cabo o delay e menor e quase nao ha travamento. Nas cameras via radio, o delay e travamento sao maiores mas em alguns momentos funcionam da mesma forma que as com fio. Poderia me dar algumas informacoes para minimizar esse problema. Obs.: Os radios sao os usados por ISPs e sao da topo de linha da Intelbras.
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Olá Prymo,
Obrigado pela visita ao Blog,
Para te ajudar eu preciso da maior quantidade de informação possível, de outra forma fica complicado, poderia por favor informar:
1. Qual o diagrama de rede, preciso que faça um desenho mesmo que seja simples em um papel e tire uma foto para enviar
2. Qual modelo de equipamento ? Não basta dizer que é top de uma marca ou outra, preciso de modelos por favor
3. Qual a configuração de cada câmera ? Resolução, Frame Rate, Compressão ?
4. Qual a banda consumidada por cada câmera ? (medição real)
5. Como está a instalação ? Linha de visada total, parcial, respeitou a zona de Freznel ? É um AP e várias câmeras ? Que ângulo da antena ?
Por favor, envie o máximo de informações e fotos de tudo o que puder, tenha e mente que é super complicado dizer algo sem ter informações
Abraços
Claudemir
Olá Claudemir,gostaria de saber quantos rádios sao necessários para instalar duas câmeras IP sem fio.
Romário de Melo
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
No mínimo dois rádios se as câmeras estiverem próximas podem usar o mesmo rádio use um switch antes em um lado e uma rádio a outra ponta.
Boa tarde.
Estou montando uma central de armazenamento de imagens, e gostaria de saber se existe alguma solução para envio via radio de sistemas de cftv, levando em consideração que nosso clientes se estende a uma distancia de até 90 km.
obrigado
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Denyso,
Sim, existe a possibilidade, aliás em projetos metropolitanos se usa muito enlace de rádio
Porém o detalhe é que distâncias muito grandes como a do seu projeto envolvem muito trabalho relacionado a pontos de instalação de rádios, licenças de uso, cálculo de perdas, etc
Para distâncias grandes é necessário repetir o sinal, ou seja, tem que colocar várias repetidoras no caminho, até chegar ao destino final, e isso vai custar em locação do lugar onde vai colocar os rádios, como prédios e torres altas, além do que mencionei anteriormente, as licenças de uso aprovadas pela Anatel.
Sugiro que contrate uma empresa que faça o orçamento do projeto de rádios, algumas delas já tem a licença da Anatel e você pode ter seu projeto baixo delas com o pagamento dos devidos valores
Estou gostando deste assunto, fiz o curso APRENDA CFTV, o que recomendo. Agora e tenho uma necessidade urgente de conhecer sobre CÂMERAS EM ELEVADORES.Pois estou fazendo um projeto com esta demanda. de
The Real Person!
Author Claudemir Martins acts as a real person and passed all tests against spambots. Anti-Spam by CleanTalk.
Oi Josmar,
Nesse momento estou envolvido com outros projetos, fazer uma matéria sobre isso está nos meus planos futuros