Redes sem fio para CFTV parte 3
Uma boa rede sem fio para CFTV é fundamental, por isso já estamos na parte 3 desse artigo e ainda engatinhando nos conceitos teóricos sobre o assunto, mas eles são de extrema importância para os profissionais que querem fazer a diferença e se tornarem projetistas de primeira.

Qual a velocidade da conexão sem fio do seu projeto de CFTV ?
Vamos agora discutir um pouco sobre a banda necessária para transmissão das câmera via rede sem fio. Continue lendo...
Depois de instalar as câmeras do seu projeto de CFTV em uma rede sem fio, você mede a velocidade disponível para transmissão ? Ou lê na caixa do rádio sem fio que comprou para ter essa informação ?
Huumm, se você respondeu que mede a velocidade, gostaria de saber como, porque existem diferentes maneiras de fazê-lo.
A informação fornecida pelo fabricante
OK, vamos novamente simular um cenário aqui para nosso projeto de CFTV IP que precisa utilizar transmissão sem fio.
Você está trabalhando em um projeto e necessita transmitir imagens de 10 câmeras IPs com resolução FullHD e 15FPS (boa qualidade), e não tem como utilizar cabos ou fibra ótica, precisa usar rede sem fio.
Como um bom projetista, você se informa de qual a banda necessária para cada câmera, verificando com uma calculadora do fabricante ou fazendo uma medição de velocidade real em seu computador.
Descobre que as câmeras para o projeto necessitam de 2.5Mbps cada uma, então no total vai utilizar 25Mbps para transmitir.

Calcule o quanto de banda vai necessitar para o projeto de CFTV
Ficou fácil agora, não é mesmo ? Basta comprar um rádio que atenda as suas necessidades e como vimos na primeira parte do artigo com o padrão 802.11g podemos atingir velocidade de até 54Mbps.
Vamos então até uma loja da Santa Ifigênia (São Paulo) por exemplo e compramos um rádio que cumpra com esse padrão e teremos o dobro do que precisamos para o projeto, correto ?
A reposta direta para isso é, NÃO, seu projeto não vai funcionar, mesmo que o vendedor garanta que já usou o rádio que está oferecendo e que é o melhor e que funciona até debaixo d'água, etc.
Apesar de estar escrito na caixa do rádio que você está comprando sobre o padrão IEEE 802.11g com velocidade de 54Mbps na prática, quando for instalar e usar o rádio, não vai ter essa velocidade disponível, o que está na caixa é o valor nominal, não real

Podemos ler a indicação que mostra a frequência de 2.4Ghz e a velocidade de 54Mbps, mas após instalar, uma simples medição vai mostrar que não obtemos nem mesmo a metade disso na prática.
Porque a na prática a velocidade real é menor ?
Vários fatores podem afetar a velocidade real final do seu projeto:
- Funcionamento do protocolo de comunicação
- Interferência de outros equipamentos
- Linha de visada da instalação
- Distância entre transmissor e receptor
- Potência máxima utilizada pelo rádio
Quando o rádio transmissor se comunica com o receptor há uma perda significativa de parte da largura de banda porque é necessário uma constante confirmação: Transmisssor: "Enviei o pacote"... Receptor "recebi o pacote" ( ou pior, não recebi, envia novamenter por favor).
Outros equipamentos trabalhando na área irão interferir com seu sistema, e não pense que por ter 11 canais em 2.4GHz vai se livrar fácil da interferência, não funciona assim, lembre-se que há somente 3 canais que pode usar para evitar interferência (tema para outro artigo).
Se há bloqueio parcial na linha de visada entre o transmissor e receptor, também haverá um problema, mesmo que os dois equipamentos ainda possam "se enxergar" há a questão da famosa zona de freznel a ser considerada (tema de outro artigo)

Linha de visada entre equipamentos
A distância entre os equipamentos também influencia na velocidade final, além da potência utilizada, e não cometa o erro de colocar um amplificador para dar potência ao rádio para transmitir, mesmo que conheça alguém que já tenha feito isso, não é legal e há fiscais da Anatel que podem lacrar seu sistema (infelizmente já presenciei isso).
Mas afinal qual a velocidade real do projeto ?
Como cada projeto é diferente do outro, obviamente háverá variações para cada caso, mas na média um primeiro fator (comunicação) já faz com que o rádio perca uns 50% da largura de banda, e seguindo com os próximos fatores, podemos chegar a menos de 20 Mpbs em um rádio como velocidade nominal de 54Mbps.
Imagina se você vende um projeto de CFTV IP com transmissão sem fio e não considera esses fatores ?
Alguém não vai ficar feliz no final da história, seja você, seu chefe ou de repente o cliente final.
Por isso é importante estudar e entender todos os conceitos aqui apresentados, dessa forma saberá o que utilizar para o projeto mesmo antes dele sair do papel.
Há soluções para esses problemas e teremos mais artigos a respeito.

Erros no seu projeto de CFTV ?
O projeto inicial com as 10 câmeras precisava de no mínimo 25Mbps, na prática temos que considerar ainda uma folga de projeto, então imagina que o uso desse rádio de 54Mbps já não é adequado.
Sem falar do fato que ainda não estamos falando de outros fatores como o processamento e estabilidade do equipamento para esse tipo de aplicação, lembre-se que como discutimos em outro artigo, há rádios apropriados, especialmente fabricados para uso em CFTV.
O tema continua em outros artigos, temos ainda muito que discutir a respeito, afinal um profissional que irá projetar um sistema para monitorar uma cidade não vai aprender tudo em 3 artigos de blog 😉
Cique aqui para ver a parte 4 do artigo
E agora sua contribuição, clique e compartilhe: