Sensor CMOS vs CCD

Nesse artigo vamos discutir a diferença entre os sensores CCD e CMOs e quais as vantagens e desvantagens dessas tecnologias.

Sensor CMOS

Quando capturamos uma imagem em uma câmera, o sensor é o elemento que faz a conversão da luz recebida em sinais para a câmera.

Após essa conversão para sinais elétricos, o processador principal da câmera pode trabalhar e melhorar a imagem antes de reproduzi-la para gravação ou exibição em um monitor.

Esses sensores são encontrados em todos os tipos de câmeras, desde câmeras fotográficas, câmeras de celulares, de tablets e de CFTV.

​Onde estão os sensores CCD e CMOS ? 

Logo atrás da lente da sua câmera, se removemos a lente de uma câmera de CFTV do tipo box, logo vemos o sensor e podemos inclusive notar o seu tamanho.  

Sensor CMOS na câmera

Sempre houve um debate sobre que tecnologia é melhor, CCD ou CMOS. e há argumentos a favor e contra as duas tecnologias.

Antigamente ao chegar em uma loja tradicional de câmeras de CFTV, o vendedor logo se orgulhava em dizer que a câmera que estava oferencendo possuia CCD e que isso garantia uma melhor qualidade de imagem quando comprarado aos seus concorrentes que vendiam câmeras mais baratas com sensores CMOS.

Mas estava o vendedor utilizando o argumento correto para realizar sua venda ? Será que o CCD era mesmo melhor que o CMOS ?

Sim, ele estava utilizando os argumentos corretos, há anos atrás a tecnologia de fabricação do CCD proporcionava um sensor melhor quando comparado ao CMOS, devidos a muitos fatores que envolvem tecnologia e custo de fabricação, o CCD era a melhor alternativa. 

No passado o sensor CCD era uma melhor alternativa

Segurando um chip CCD

Sabemos que o CCD consome mais energia que o CMOS, esse foi um dos fatores que contribuiu para se considerar a substituição de sensores em dipositivos pequenos, especialmente os que usam bateria.

A função do CCD é capturar a luz e convertê-la para sinais elétricos, deixando o resto do processo como amplificação e melhorias de imagem para os demais componentes dentro da câmera.

Com esse tipo de tecnologia temos a vantagem de deixar a área de pixels que recebe a luz totalmente dedicada somente à essa tarefa, ou seja, o CCD acaba sendo mais eficiente para trabalhar em situações onde há pouca luz pois tem mais área livre para captura que o CMOS.

Sensor CCD

Cada pixel no sensor recebe luz que será convertida para sinais elétricos. Quanto maior a área disponível para capturar a luz e quanto mais pixels disponíveis, melhor será a imagem final reproduzida

O processo no CMOS é diferente, grande parte do trabalho como captura da luz, conversão para sinais, amplificação, etc é realizado pelo sensor, e isso exige o uso de circuitos mais avançados. Essa complexidade na construção dos componentes acaba reduzindo a área disponível para captura de luz, fazendo então que o sensor seja menos sensível a luz

Sensor CMOS

Devido a arquitetura de construção o sensor CCD gera um sinal elétrico que será trabalhado pelos componentes internos da câmera, enquanto o sensor CMOS converte a luz diretamente para sinais digitais.

A uniformidade do sinal gerado pelo CMOS é melhor quando comparada ao CCD, uma vez que é um sistema binário de saída.

Exposição excessiva à luz é mais facilmente corrigida no sensor CMOS que pemite um melhor controle dos pixels de maneira individual.

Converter luz para sinais digitais é muito mais rápido no sensor CMOS devido a sua capacidade de conversão pixel a pixel.

Para finalizar o artigo abaixo uma tabela com o resumo:

CMOS

CCD

Menor consumo de energia

Consume mais energia

Melhor correção de exposição à luz

Não possui boa correção de exposição a luz

Menos sensibilidade a luz

Mais sensibilidade a luz

Rápida conversão de sinais

Conversão mais lenta de sinais

Mais utilizado em câmeras modernas

Caindo em desuso

Apesar de ainda haver defensores da tecnologia CCD, a realidade é que 90% das câmeras do mercado já utilizam sensor CMOS e certamente o CCD será extinto em breve nas câmeras de CFTV.

Tags:, , ,

Comments

    • Vanderson
    • 16 de dezembro de 2016
    Responder

    Caro Claudemir,

    Ótimo material a disposição de quem realmente tiver interesse em aprender.
    Parabéns por compartilhar o conhecimento.

    Boas festas a você e seus familiares.

    1. Olá Vanderson,

      Obrigado pela visita ao blog e que bom que gostou dos artigos.
      Continue visitando e acompanhando

      Abraços e boas festas também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *