Alimentação PoE em CFTV

Uma das grandes vantagens no uso de câmeras IPs é o uso da alimentação PoE (Power Over Ethernet), que permite alimentação centralizada e utilização de menos cabos. Esse é o tema desse artigo.

Switch com PoE

O padrão PoE não é exclusivo para uso em CFTV, ele foi criado há muitos anos para ser utilizado na alimentação de dispositivos que se conectam aos switches de redes, como por exemplo os telefones IPs e Access Points (roteadores sem fio).

A idéia de alimentar um dispositivo utilizando o mesmo cabo de rede é excelente, dessa forma evitamos o uso de fontes de alimentação adicionais e também centralizamos o fornecimento de energia.

Outra grande vantagem é utilizar um UPS (também conhecido como No-Break) com baterias que alimentam um único equipamento central, que por sua vez alimenta os dispositivos das pontas .

Que dispositivo fornece alimentação PoE ?

O mais comum é o uso de switches para alimentar os dispositivos 

Temos que estar atentos ao uso do padrão universal para PoE, quando compramos um switch, devemos procurar no catálogo ou manual do produto pelo padrão IEEE. 802.3af que significa que o dispositivo possui alimentão PoE com até 15.4W por porta que na prática deve ser considerado como 12.94W por causa da atenuação do cabo de rede.

Uma câmera de CFTV do tipo box, dome ou bullet geralmente necessita uma potência abaixo desse valor de 12.94W a não ser que utilize calefator ou infra vermelho (IR) que irá aumentar o consumo.

Abaixo uma imagem com o exemplo da informação do consumo PoE em um catálogo de uma câmera IP do tipo box, podemos ver que o padrão é 802.3af e em destaque vemos o consumo máximo de 12W.

PoE no catálogo

Alimentação PoE padrão 802.3af

Agora vamos ver um exemplo da informação da alimentação PoE de um switch de rede com 24 portas, também podemos ver em destaque que o padrão é 802.3af, porém temos um problema...

Switch PoE para CFTV

A informação de características do produto menciona algo bem comercial e mostra que possui o padrão PoE, porém não menciona o quanto há de potência disponível por porta.

É ai que pensamos: "Mas o padrão 802.3af não diz que é alimentação de 15.4W (12.94W) por porta ? Não devemos entender que tendo o padrão, automaticamente possui esse valor de potência ? "

O padrão 802.3af tem alimentação de ATÉ 15.4W por porta

Temos que sempre nos atentar e considerar as informações de potência que entrega o switch, devemos prestar atenção nos detalhes.

Switch PoE

Continuando o exemplo do mesmo switch, não podemos olhar somente no que diz o texto de venda, vamos analizar a parte técnica.

Temos que olhar o catálogo do produto e ver o quanto entrega por porta, podem ser valores menores, sendo que no máximo seria 15.4W

Switch PoE para câmeras de CFTV

Modelo que permite somente 7.5W por porta simultaneamente

Nesse switch é possível utilizar somente 7.5W por porta simultaneamente

Então, muita atenção quando for comprar um switch ou fazer seu projeto de CFTV, nesse exemplo temos uma câmera que consome 12W e um switch de 24 portas padrão 802.3af que permite utilizar 15.4W por porta, porém há o limite de 7.5W quando utilizamos todas as portas.

O que vimos, significa que se pode alimentar essa câmera no switch, porém não é possível alimentar 24 câmeras de 12W simultaneamente

Obviamente há outros modelos de switches que pemitem alimentar todas as câmeras simultaneamente com potência de 15.4W, tudo é questão de fazer os cálculos e comprar o equipamento correto. 


Hora da matemática simples e rápida

Vamos fazer uma matemática rápida para entender o quanto de capacidade total tem o switch para alimentação PoE, esqueci de perguntar: você gosta de matemática, certo ? Claro, todos gostamos 🙂

Professora de matemática

Se usarmos as 24 portas do switch simultaneamente

24 portas x 7.5W = 180W

Então 180W é a capacidade máxima de potência desse switch, e para um possível projetos de CFTV IP podemos considerar instalar:

24 câmeras que consomem 7.5W cada

ou

12 câmeras que consomem 15.4 W cada

Isso na matemática considerando a saída de cada porta do switch, não se esqueça do detalhe das atenuação do cabo que derruba a potência final máxima para 12.94W, então as câmeras não podem chegar aos 15.4W na prática. Questão simples de engenharia !

Se necessitamos alimentar 24 câmeras com potência maior que 7.5W cada, então poderíamos comprar um switch com potência total maior que 180W. Há modelos que fornecem 300W por exemplo para PoE. 




E assim podemos fazer nossos projetos corretamente, mas não paramos por aqui, como bons profissionais continuaremos estudando e em próximos artigos temos que falar de outro padrão PoE+

Tags:, , , ,

Comments

    • francisco de Assis cruz
    • 8 de novembro de 2015
    Responder

    Valeu por mais uma ver estar esclarecendo algo muito importante no ramo de CFTV.Abraço

    • Juan
    • 9 de novembro de 2015
    Responder

    Ja conhecia o sistema de alimentação PoE que era utilizado para alimentação de sistema de telefonia IP, mas agora com todas essas informações que nos foi passadas por vc se torna muito importante a utilização para a alimentação dos sistemas de câmeras IP.

    Obrigado e fico grato pelas informações.

    1. Olá Juan,

      Obrigado pela visita ao blog, além do PoE tradicional ainda tem o PoE+ para alimentar câmereras que necessitam mais potência como as PTZ
      Irei falar sobre o assunto em uma próxima matéria.

      Continue acompanhando
      Abraço

      Claudemir

        • GUILHERME HENRIQUE
        • 17 de agosto de 2016
        Responder

        Muito competente.

    • Mauro
    • 22 de março de 2016
    Responder

    Gostei deste detalhe das alimentações das câmeras POE.

    1. Olá Mauro,

      Obrigado pela visita ao Blog.
      Bom saber que gostou do conteúdo, continue acompanhando os novos artigos

      Abraços
      Claudemir

    • André
    • 11 de maio de 2016
    Responder

    Gostei de saber mais sobre PoE em CFTV. Espero poder em breve trabalhar com esta tecnologia. Ficarei no aguardo de mais artigos.

    1. Oi Andre,

      Veja os novos vídeos e artigos do Blog, estou intensificando a quantidade de material.

      Abraço

      Claudemir

    • André
    • 15 de julho de 2016
    Responder

    Obrigado pelas informações,estou aprendendo a cada dia mais.

    • Lucas
    • 30 de agosto de 2016
    Responder

    Obrigado pelas informações… Parabéns pela iniciativa! Namaste!

    • Rafael
    • 13 de dezembro de 2016
    Responder

    Olá Claudemir!

    Agora é calcular se o preço vai agradar o cliente com relação ao custo das câmeras ips e do NVR, correto?

    Para mim não precisar se preocupar com fonte e cabos de alimentação é realmente muito bom rsrs, porém só se o preço for competitivo com um projeto com câmeras normais analógicas.

    Abraço!

    1. Olá Rafael,

      Cliente pequeno ainda usa DVRs, já clientes grandes não ficam limitados ao que um sistema com DVR pode oferecer e por isso não estão tão amarrados a preços
      Um sistema IP pode usar NVR ou VMS com as sequintes vantagens em relação ao IP:

      Fonte redundante no DVR
      RAID5 e 6 para possíveis falhas de discos rígidos
      Fail over para quando falha um NVR outro assuma automaticamente
      Gravação no NVR e em cartão de memória simultaneamente
      Inteligência de vídeo embarcado na câmera (detecção de movimento, cruzamento de linha, detecçao de face, entrada de área, loitering, contagem de pessoas, LPR, etc)
      A inteligência também pode ser realizada no lado do VMS
      Transmissão de imagem em IP via cabo UTP, coaxial, fibra ou enlace sem fio
      Transmissão de até streamings de vídeo simultâneo usando unicast ou centenas usando multicast
      Independência da câmera em relação ao gravador ( se falha o gravador a câmera tem autonomia )
      Envio direto de vídeo para nuvem, servidor FTP, NAS ou ISCSI
      Autenticação direta no sistema de usuários usando LDAP ou Active Directory

      E são algumas das vantagens, obviamente para projetos em grandes empresas, governos, etc usamos esses recursos e o DVR não tem vez

      Abraços
      Claudemir

    • Cesar
    • 16 de agosto de 2017
    Responder

    Uma pergunta com relação a atenuação apresentada acima, esta considerando distancia máxima de 100 metros corretos? Utilizando o Cat5 E.

    1. Cesar,

      Os dispositivos de rede funcionam com distância de 100m, por questão do funcionamento padrão do protocolo TCP/IP
      Então mesmo que a energia chegue ao dispotivo por PoE com mais de 100m, estaria desrespeitando o padrão do protocolo, por isso você considera os 100m no geral

    • Lengo Catadi
    • 12 de maio de 2020
    Responder

    obrigado pela informação

    faltou perceber a distancia máxima destes cabo, do ponto do switch ate a camera

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *