Análise da câmera Intelbras VHD1010 B G4 HDCVI - Aprenda CTFV.com
4

Análise da câmera Intelbras VHD1010 B G4 HDCVI

Nesse artigo irei falar sobre a câmera VHD1010 B G4 da Intelbrás para que você conheça melhor o produto e tire suas conclusões antes da compra.

Essa câmera é para aplicações simples e tem custo médio de R$ 90,00.

Camera Bullet HDCV da Intelbras

A câmera tem formato bullet e possui tecnologia HDCVI que proporciona imagens com resolução de 720p, lente de 3.6mm que permite visualizar uma sala (com alguns pontos cegos), sensor de imagem de 1/4" e LEDs de infravermelho com alcance de 10m (segundo informações da Intelbrás).

Visão geral do produto

A câmera VHD1010 B G4 é um modelo da série 1000 da Intelbrás que pode ser conectada a DVRs fabricados pela própria Intelbrás ou também a DVRs de outras marcas que sejam compatíveis com a tecnologia HDCVI.

Seu corpo tem formato bullet em plástico nas cores branco e preto com indicações da marca e da tecnologia HDCVI estampadas na lateral.

Inltelbras VHD 1010 B G4

Na parte inferior da câmera é possível encontrar um etiqueta que informa a procedência do produto com a frase "produzido no polo industrial de  Manaus"

VHD 1010 produzida em Manaus

Importante:

Apesar de ter a indicação de produção no Brasil, é importante que saiba que as câmeras na verdade são montadas no Brasil com as peças que são importadas da China. A Intelbrás adotou a tecnologia criada pela Dahua.

O G4 no nome do produto, indica que é uma câmera da 4ª geração da linha Multi HD, que segundo a Intelbrás é compatível com outras tecnologias como HDTVI, HDCVI, AHD e CVBS (analógica tradicional de baixa resolução).

Então a câmera VHD1010 apesar de possuir primeiramente a tecnologia HDCVI, pode ainda ser conectada a DVRs de outras marcas que possuem essas tecnologias citadas.

A lateral da caixa traz as informações sobre o modelo. Note que há a informação da resolução de 720p que é considerada alta definição (HD)

Também é possível notar que a Intelbrás se refere às tecnologias como sendo HDCVI, HDTVI, AHD e analógico, que na verdade é Vídeo Composto tradicional (CVBS). Porém é importante que fique claro que no final das contas todos os formatos disponíveis são analógicos.

Informações da câmera Bullet HDCV da Intelbras

Para mudar a tecnologia da câmera é necessário utilizar um outro acessório chamado VHD control que é vendido separadamente pela Intelbrás.

A tecnologia do produto

VHD1010 B G4 possui a tecnologia HDCVI (High Definition Composite Video Interface) que foi desenvolvido pela empresa Dahua para proporcionar imagens de alta resolução para câmera analógicas.

É importante que fique claro que apesar de possuir alta resolução de 720p, a tecnologia utiizada por essa câmera ainda é analógica.

(Para saber mais leia o artigo diferenças entre tecnologia HDTVI, HDCVI e AHD.)

Resolução da câmera VHD1010

A resolução disponível na câmera VHD1010 é de 720p, que significa que é possível obter a quantidade de 1280 x 720 pixels com varredura progressiva, por isso a resolução é chamada de 720p (o p final significa progressive).

Tecnologia HDCVI

Isso quer dizer que após conectar a câmera ao DVR, a imagem é digitalizada e no monitor serão exibidos 1280 pixels na horizontal e 720 pixels na vertical.

A imagem abaixo foi gerada com a câmera VHD 1010 B G4 a 9m de distância, a resolução é de 1280 pixels na horizontal por 720 pixels na vertical.

Imagem da camera VHD 1010 no monitor

Lente e ângulo de visualização

Com uma lente de 3,6mm a câmera possui um ângulo de visualização horizontal de 59º e vertical de 33º. Com essas características é possível monitorar uma sala completa, porém com alguns pontos cegos.

O ângulo de visualização de uma câmera depende da combinação da lente e do sensor de imagem utilizado (nesse caso de 1/4").

Utilizando a ferramenta de projetos IP Video System Design Tool é possível estimar que a câmera VHD1010 B pode reconhecer uma pessoa de 2m de altura a 9m de distância, e proporcionar a visualização de 10.16m na horizontal como demonstrado na imagem abaixo:

Angulo da camera câmera VHD 1010 B

(clique na imagem para ampliar)

A ferramenta retorna o resultado segundo as informações entradas: altura de instalação da câmera a 3m, sensor de 1/4", resolução de 1280 x 720, lente de 3,6mm e distância entre o objeto (pessoa) e a lente da câmera. 

Uma informação mais precisa é muito interessante no momento de falar com o seu cliente, você poderia dizer por exemplo "com essa câmera instalada a 3m de altura é possível reconhecer uma pessoa a 9m de distância".

Importante:

Esse resultado porém é teórico, veja mais adiante nesse artigo um teste prático com a câmera VHD1010 B para verificar se é mesmo possível reconhecer uma pessoa a essa distância.

LEDs infravermelho

A câmera VHD1010 possui 12 LEDs infravermelhos para iluminar o ambiente e permitir visualização no escuro, segundo a Intelbrás o alcance é de 10m.

LEDS infravermelho da VHD 1010 B

É importante estar atento ao fato que a quantidade de LEDs infravermelho não indica necessariamente uma maior ou menor capacidade de iluminação como é erroneamente divulgado, pois a tecnologia e qualidade dos LEDs podem variar e proporcionar diferentes resultados.

Outro fator importante a se levar em consideração é que a construção das câmeras que possuem LEDs infravermelho é feita para evitar o reflexo de luz, ou seja, o posicionamento do vidro (ou plástico) frontal, lente e borracha de isolamente é feita de maneira precisa e se por acaso a câmera for aberta e algo for alterado, certamente haverá problemas de reflexão de luz. 

Instalação da câmera  VHD1010 B 

A câmera  vem com o manual e as buchas e parafusos para instalação, o procedimento é bastante simples, basta fixá-la na parede nos 3 pontos.

Câmera VHD1010 B com manual e parafusos

O formato bullet é bem discreto e permite que a câmera seja instalada em ambientes internos sem chamar muito a atenção.

Detalhes da câmera

Na parte traseira há uma borracha protetora e uma passagem para o cabo.

Parte traseira da VHD-1010-B

No dia-a-dia de um instalador há alguns detalhes que fazem a diferença em questão de praticidade e velocidade de instalação e término do serviço.

Um desses detalhes que facilita a vida do profissional é o espaçamento dos cabos de alimentação e do conector coaxial. Pode não parecer mas esse simples detalhe faz com que a passagem do cabo em orifícios ou canaletas seja muito mais fácil, esse é um ponto positivo para a câmera VHD1010 B.

Cabos da câmera VHD1010 B

Fixação da câmera

O manual da câmera VHD1010 B é simples e objetivo, há instruções de como fixar a câmera na superfície utilizando as buchas e parafusos (ver imagem).

Fixação da câmera VHD-1010-B-G4

Não há nenhum segredo, qualquer eletricista ou instalador pode fixar a câmera e fazer os ajustes de posicionamento adequado o ambiente.

Fiz o teste de instalação da VHD1010 B em meu apartamento e não levei mais que 5 minutos para fixá-la na parede e conectar os cabos,

Primeira impressão da câmera VHD1010 B

O primeiro teste de conexão foi com o DVR da Intelbrás Multi HD Intelbras MHDX-1004 e rapidamente a câmera foi reconhecida em modo automático.

Abaixo é possível notar a qualidade da câmera sem nenhum ajuste.

Imagem da câmera VHD-1010-B-no-apartamento

(clique para ampliar)

Ajuste de cores (balanço do branco)

A princípio a imagem possui uma boa qualidade no formato padrão HDCVI, apesar de puxar levemente para a cor azul, o que mostra que o balanço automático do branco não é tão eficiente, porém no geral a imagem é satisfatória para uma câmera nessa faixa de preços.

Ao apagar e acender luzes no ambiente a câmera tenta ajustar o balanço do branco para ter fidelidade de cores, mas sempre acaba ficando um pouco com a temperatura de cor mais fria.

Ângulo de visualização

Com a lente de 3.6mm e sensor de 1/4" a câmera proporciona uma imagem com ângulo de 59º o que não é suficiente para visualizar toda a sala.

Comparando com uma câmera bullet da Hikvision TurboHD Series 720p que possui lente de 2.8mm e sensor de 1/3" pode-se notar mais claramente a diferença do que se pode ver na imagem do ambiente.

HIKVISION

Imagem da câmrera Hikvision

(clique para ampliar)

INTELBRÁS

Imagem da câmera VHD-1010-B-no-apartamento

(clique para ampliar)

Imagem noturna

Durante a noite a câmera automaticamente liga o infravermelho e ilumina o ambiente a uma disância de até 10m (segundo a Intelbrás). Nos testes realizados, estou posicionado a 9m da câmera e a imagem é satisfatória.

Imagem da VHD-1010 com infravermelho

(clique para ampliar)

Reconhecimento de rosto

Obviamente estou falando do reconhecimento do rosto através de um operador que possa analisar as imagens, ou o uso de um software inteligente como o ISS, afinal a câmera não tem tal função.

Nos testes realizados a 9m de distância é possível obter cerca de 25 pixels no rosto da pessoa, o que fica um pouco abaixo do recomendado por fabricantes como Axis e Samsung, o ideal é cerca de 40 pixels no rosto.

Ao reduzir a distância para 5m é possível obter os 40 pixels recomendados para o reconhecimento de rosto. (veja imagem abaixo)

Câmera VHD1010 B a 5metros

Considerações finais

A câmera VHD 1010 B é um modelo simples e barato que entrega uma qualidade razoável de imagem, mas que é suficiente para a maioria das aplicações em clientes residenciais e pequenos comércios em geral.

Durante os testes foi possível notar que o balanço do branco automático deixa a desejar o que impacta um pouco na fidelidade das cores e que há uma quantidade de ruído na imagem acima da média para um ambiente interno bem iluminado e com cores claras nas paredes e piso.

Esse modelo prioriza a alta resolução de 720p porém sacrifica outros fatores da imagem, apesar de ter a função de ajuste do range dinâmico (eletrônico), a câmera não consegue trabalhar bem com o contraste de áreas com diferente iluminação, porém isso é aceitável nesse modelo de baixo custo.

A lente de 3.6mm com sensor de 1/4" proporciona um ângulo de vizualização que deixa uma zona morta de 4 metros diante da câmera além dos pontos cegos como se pode ver na comparação de imagens anteriores. 

Conclusão

Ao comprar uma câmera VHD 1010 B G4 você não estará levando para a casa o que há de melhor em questão de qualidade, porém é óbvio que esse modelo de entrada da Intelbrás com um preço tão baixo não pode ser comparado a outras câmeras mais caras disponíveis no mercado.

Se o seu cliente não é tão exigente em questão de qualidade de imagem, esse modelo pode atender bem em ambientes onde há uma boa iluminação.

Com uma boa instalação seguindo as distâncias e materiais recomendados essa câmera pode ser uma boa opção para clientes residenciais e pequenos comércios, porém fique muito atento se o ângulo de visualização não irá ser um fator limitante ao deixar pontos cegos na imagem.

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

josias silva dos santos - 14 de janeiro de 2019

Acho muito pouco o angulo de visão desta câmera, não utilizo em meus projetos câmeras com sensor de imagem de 1/4 devido ao estreito angulo de visão, por poucos reais a mais vc pode obter uma câmera melhor.

    Claudemir Martins - 14 de janeiro de 2019

    Olá Josias,

    Obrigado pela visita ao blog e pelo comentário com sua opinião.

    Abraços
    Claudemir

Rabelo - 8 de maio de 2019

Excelente! Professor Claudemir é ótimo! Orgulho de poder falar que o senhor é brasileiro… de poder contar sua história e tê-la como um exemplo fantástico de sucesso profissional! Thank you, young Master!

    Claudemir Martins - 9 de maio de 2019

    Obrigado pela visita ao blog e pelas belas palavras.
    Abraço

Os comentários estão desativados.