Bitrate para DVR Intelbrás (HDCVI 3108)
Configurar bitrate para DVR é uma tarefa simples porém necessária, quando há limitação de banda local ou de Internet. Nesse artigo irei falar sobre a configuração de bitrate para DVRs da Intelbrás por ser uma marca muito utilizada no Brasil por vários técnicos e instaladores de CFTV.
IMPORTANTE: Já expliquei em outro artigo aqui no blog o que é bitrate, se você ainda não leu esse artigo, recomendo que leia para entender melhor o que será discutido. Aqui está o link: Bitrate para CFTV.
Com a correta configuração de bitrate o DVR irá usar somente a banda que você deseja, esse é o pulo do gato quando não há muita banda disponível no seu link de Internet por exemplo. Porém é preciso tomar cuidado para não reduzir muito o bitrate e sacrificar a qualidade das imagens geradas.
Tenha em mente esse conceito bem simples: quanto maior a qualidade maior será o uso de bitrate, então quando você aumenta a resolução por exemplo de 720p para 1080p o bitrate irá aumentar, o mesmo acontece quando você aumenta a taxa de frames de 10 FPS para 15 FPS e também quando usa CODECs para compressão de vídeos que são menos eficientes como MPEG-4 ao invés do H.264 ou do mais recente H.265.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre resoluções digitais em CFTV poderá ler o artigo: Resoluções compatíveis em CFTV
Para entender mais sobre compressão para CFTV e CODECs como H.264 poderá ler o artigo: Entenda o que é CODEC para CFTV
Entenda sobre bitrate para DVR da Intelbrás
Bitrate é um termo usado em redes de computadores e produção de vídeos e aúdio em geral, não é algo criado exclusivamente para câmeras, porém ao entender melhor os conceitos de bitrate você irá entender como usá-lo em DVRs independentemente do fabricante, marca ou modelo.
Em alguns modelos de equipamentos você irá encontrar o termo bit rate (escrito separadamente), apesar do termo original ser bitrate (tudo junto), estamos falando do mesmo termo então considere bit rate = bitrate.
Como já mencionei antes, nesse artigo os exemplo serão sobre configuração de bitrate para DVR da Intelbrás, se você possui umDVR de outra marca use os conceitos para configurá-lo, não há mistério, pois bitrate é algo universal.
O modelo escolhido para o artigo é o Intelbrás HDCVI 3108 mostrado abaixo:
Abaixo as informações do catálogo do DVR baixado do site da Intelbras. Caso necessite baixá-lo clique em: Catálogo do DVR Intelbrás HDCVI 3108
Note que nas especificações técnicas do catálogo da Intelbrás há informação sobre a compressão de vídeo (CODEC) utilizado, que nesse caso é o H.264.
Como já vimos em outro artigo, o H,264 é um CODEC muito eficiente, isso significa que o vídeo terá uma boa compressão mantendo alta qualidade com baixo bitrate. Você não precisa se preocupar muito com isso.
Note na foto a outra informação do catalógo que mostra que o bitrate pode variar de 96 a 4.096 Kbps (Kilobits por segundo), isso é muito importante e você irá fazer a alteração desses valores conforme a necessidade do projeto.
Informações do manual do DVR da Intelbrás
As informações abaixo estão na página 42 do manual do DVR Intelbrás HDCVI 3108. Note que há tudo o que você precisa saber para configurar o seu DVR.
Clique no link para baixar o manual: Manual do DVR Intelbrás HDCVI 3108
Compressão: o sistema suporta o método de compressão H.264 para canais analógicos e H.264 e MJPEG para canais IP.
Resolução: o valor de resolução máximo suportado pelo DVR é de 1.080p (1.920 × 1.080).
Taxa de frames: o DVR suporta até 30 frames por canal. Caso a resolução usada seja 1.080p, a taxa de frames não deve ultrapassar 15.
Tipo: o sistema suporta dois tipos, Constante e Variável. No tipo Variável, o DVR gravará somente as alterações entre um quadro e outro.
Bit rate (kb/s): defina o valor do bit rate que será utilizado naquele canal, para que a câmera transmita as imagens para o DVR.
Importante: respeite o limite de 4.096 kbps. Configurar um Bit Rate superior pode interferir no correto funcionamento do equipamento.
Baseado nessas informações você pode fazer a configuração do DVR para enviar vídeo para um computador na rede local e para um laptop, tablet ou celular em uma rede remota através da Internet.
Para isso você pode criar dois streamings (fluxos) de vídeos com configurações diferentes de resolução, frame rate e bitrate. Por exemplo:
A idéia é gravar localmente no DVR e também exibir no computador local com alta qualidade porque há banda suficiente disponível, e enviar vídeo com qualidade reduzida para a Internet porque há menos banda disponível.
Diagrama de ligação do DVR da Intelbrás
Imagine o cenário mostrado no seguinte diagrama, onde há 8 câmeras conectadas ao DVR que por sua vez se conecta a um roteador e envia vídeos para um computador na rede local e para um laptop através da Internet.
Após digitalizar as imagens das câmeras analógicas, o DVR envia vídeo com alta resolução e qualidade para o computador na rede local (1) e com baixa resolução e qualidade para o laptop que está do outro lado da Internet (2).
Isso é possível porque o DVR permite configurar diferentes streamings (fluxos) de vídeos para serem usados na rede local e remota (Internet).
Abaixo um exemplo de configuração dos streamings (fluxos) de vídeos:
Resolução720p - 30FPS - bitrate 4.096 Kbps - VBR
Resolução CIF - 7FPS - bitrate 128 Kbps - VBR
Configuração do bitrate para DVR da Intelbrás
Baseados na informação do manual do DVR e no diagrama mostrado anteriormente você pode fazer a configuração do bitrate para DVR Intelbrás.
Acesse o menu ENCODER do DVR e note que há os parâmetros que podem ser configurados para cada canal (câmera). A imagem abaixo mostra as opções de configuração para o canal 1, ou seja, para a câmera 1.
(clique na imagem para ampliar)
Abaixo a descrição dos itens do menu que você pode configurar no DVR:
Canal: É o canal onde sua câmera está conectada
Tipo: Regular (normal) ou por deteção de movimento
Compressão: Como já vimos antes, o H.264 é um bom CODEC
Resolução: Se sua câmera é 720p deixe a resolução assim
Taxa de Frames: Quanto maior, menos "robotização" na imagem
Bit Rate Tipo: Constante (fixo) ou Variável (varia os valores)
Bit Rate (Kb/s): Valor do bitrate a se utilizado para esse canal
Uso de banda do DVR para a rede local
Note que nesse menu você pode configurar os valores individualmente por canal e pode fazer uma configuração para gravação contínua (regular) e outra para detecção de movimento. Pode também escolher o tipo de compressão, resolução e taxa de frames e tudo isso causa o aumento do bitrate.
Nesse exemplo o bitrate está com valor de 2.048 Kbps, o que significa que irá consumir até 2Mbps para essa câmera que está no canal 1 do DVR.
Se você repetir o mesmo procedimento para os demais canais, terá então um total de 16Mbps de uso de banda (8 x 2Mbps) em sua rede local.
Ou seja, haverá um consumo de 16Mbps para enviar o vídeo para o computador que está na rede local. (veja o diagrama):
Uso de banda do DVR para a Internet
Para a configuração do streaming (fluxo) de vídeo extra, É possível fazer a alteração dos parâmetros para chegar à qualidade desejada de transmissão para a Internet de acordo com a banda disponível no link.
(clique na imagem para ampliar)
Note que a resolução e taxa de frames é menor que a do streaming 1, então obviamente a qualidade será reduzida e com ela o bitrate. Portanto será possível utilizar menos banda para enviar para o laptop que está na Internet.
Nesse exemplo o bitrate está com valor de 128 Kbps, o que significa que irá consumir até 128Kbps para essa câmera que está no canal 1 do DVR.
Se você repetir o mesmo procedimento para os demais canais, terá então um total de 1Mbps de uso de banda (8 x 128 Kbps) para a Internet.
Note que nesse caso você precisa somente de 1Mbps de banda de Internet para enviar o vídeo até o laptop, porém a qualidade da imagem será reduzida
Note que nesse caso você precisa somente de 1Mbps de banda de Internet para enviar o vídeo até o laptop, porém a qualidade da imagem será reduzida
A configuração de bitrate para DVRs deve ser realizada corretamente para atender as necessidades do seu projeto em questão de banda e qualidade.
Tenha em mente que não adianta aumentar a resolução e taxa de frame rates e limitar o bitrate porque dessa forma você estará "estrangulando" a qualidade, ou seja, não há como entregar alta qualidade se não há banda suficiente.
Resumo da configuração de bitrate para DVR
Siga os seguintes passos na configuração de bitrate para DVR:
1. Configure o tipo de gravação regular ou por evento (movimento);
2. Configure a resolução para gravação no DVR (1080p, 720p, CIF,etc);
3. Configure a taxa de frames para gravação (30 FPS, 15 FPS, etc);
4. Configure o tipo de bitrate (Constante ou Váriável);
5. Configure o bitrate (não estrangule seu DVR).
Há diversos técnicos em campo que necessita informações para realizar a correta configuração de DVRs, por isso clique e compartilhe esse artigo