Como escolher o melhor sistema de segurança residencial - Aprenda CTFV.com

Como escolher o melhor sistema de segurança residencial

Neste artigo, explico os conceitos fundamentais para que você possa entender como escolher o melhor sistema de segurança residencial.

Os sistemas de câmeras de segurança doméstica são relativamente fáceis de instalar e, geralmente, não é necessário ter um contrato com uma empresa de segurança que cobra uma taxa mensal para ter tudo em funcionamento.

How to Reset Zosi NVR for lost password

Como escolher o melhor sistema de câmeras de segurança para sua casa (tipos de câmeras)

OK, a primeira coisa que você precisa decidir é que tipo de câmeras precisa para sua casa, então vamos nos aprofundar em alguns detalhes que você precisa considerar antes de comprar um kit de câmera de segurança.

Instalação interna ou externa?

As câmeras de segurança podem ser instaladas dentro de sua casa para monitorar qualquer atividade interna ou podem proteger as áreas externas, como a porta da frente, o quintal e os pontos de entrada que podem levar à sua casa. Os modelos de câmeras variam de acordo com o local de instalação.

Ao escolher o tipo de câmeras, você deve considerar se elas precisam ter proteção contra intempéries e comprar aquelas com a classificação de proteção apropriada, que evita que a água e a poeira entrem no dispositivo.

Security camera Outdoor VS Indoor

Antes de comprar uma câmera de segurança, basta procurar as informações de taxa de grau de proteção, há um padrão universal que diz o quão boa é a proteção como segue:

IP65 - Isso significa que sua câmera é resistente à água, mas não é recomendável tê-la em uma instalação externa onde possa ficar exposta à chuva. Você pode instalar a câmera no interior ou em áreas com pouca exposição à água.

IP66 - Isso significa que sua câmera está protegida contra poderosos jatos de água e também contra poeira. Esse tipo de proteção é suficiente para instalação externa, portanto, certifique-se de tê-lo em seu kit de câmera de segurança.

IP67 - Se você precisar emergir sua câmera de segurança debaixo d'água, esse é o tipo de proteção adequado, geralmente isso não é muito comum, a menos que você tenha uma ideia maluca de ter a sua câmera a 1 metro de profundidade por meia hora. um caso excepcional e você precisa ter precaução extra com a instalação, energia, etc.

Você precisa procurar essas informações em seu kit de câmera de segurança. Às vezes, não é possível encontrar essas informações de classificação de IP na caixa da câmera ou no manual, portanto, procure a indicação de instalação externa ou pergunte ao fornecedor sobre o grau de proteção da câmera.

EZVIZ Weather proof security camera

Alguns fabricantes também usam o padrão NEMA (em vez de classificação IP), se você precisar de uma câmera de segurança externa, procure o NEMA 4 que é equivalente ao IP66.

Tecnologia analógica ou IP ?

Essa também é uma decisão muito importante que você deve tomar antes de comprar seu sistema de câmeras de segurança, então vamos falar sobre essas tecnologias.

Não vou entrar em detalhes sobre as diferenças entre sistemas analógicos e IP, já que este tópico é muito extenso. Apenas no caso de você querer aprender mais, leia o artigo: As vantagens das câmeras IPs.

Antes de escolher o melhor sistema de segurança, você precisa entender algumas coisas básicas sobre a tecnologia analógica e IP, eis um resumo rápido:

Câmera de segurança analógica

Uma câmera de segurança analógica gera sinais analógicos que são enviados para um gravador de vídeo digital (DVR) para conversão e gravação digital. Este tipo de câmera usa um cabo coaxial que também é conhecido como cabo coaxial. (veja a figura abaixo).

Câmera de segurança analógica conectada ao DVR

A imagem mostra uma câmera de segurança analógica usando um cabo coaxial para enviar o sinal para um gravador de vídeo digital, note que no início, o sinal é analógico e depois se torna digital, há também uma fonte de alimentação para ligar a câmera.

Câmera de segurança digital (IP)

Uma câmera de segurança digital (popularmente conhecina como câmera IP) gera sinais digitais que são enviados para um gravador de vídeo em rede (NVR). Este tipo de câmera usa um cabo UTP que também é conhecido como cabo de rede. (veja a figura abaixo).

Câmera de segurança IP conectada ao NVR

A imagem mostra uma câmera IP usando um cabo UTP para enviar sinais para um gravador de vídeo em rede (NVR), não há necessidade de conversão de sinais, uma vez que a câmera IP já gera sinal digital. Há também uma fonte de alimentação para a câmera.

Também é possível ter a gravação da câmera IP em um cartão micro SD ou diretamente em um servidor na Internet (gravação em nuvem), tudo depende do modelo de câmera de segurança que você está comprando. Você também pode usar o padrão PoE para enviar energia diretamente para a câmera usando o cabo UTP (veja a figura abaixo).

Câmera de segurança IP com PoE conectada ao NVR

PoE significa Power Over Ethernet e é uma maneira popular de enviar energia para um dispositivo de rede. Se você estiver interessado em aprender mais sobre essa tecnologia, leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV.

Veja a imagem abaixo com um exemplo de um kit de de Câmera de Segurança Doméstica com 4 câmeras IP e umgravador devídeo em rede.

Kit de câmeras da Reolink

Este kit tem 4 câmeras IP PoE e um NVR que vem com um disco rígido interno de 2TB para gravação, geralmente é possível gravar por cerca de 30 dias.

Se você não quiser ter um Gravador de Vídeo em Rede (NVR) local, adquira um sistema de câmera de segurança que possa gravar o vídeo em um cartão micro SD ou enviar o fluxo de vídeo para um servidor na nuvem (veja a figura abaixo).

Câmera de segurança IP conectada a Internet e a nuvem

Veja a imagem abaixo com um exemplo de um sistema de câmera de segurança com gravação na nuvem.

Câmeras da Arlo que permite gravação na nuvem

Este tipo de câmera IP pode gravar diretamente para um serviço em nuvem que é oferecido pelo fabricante, geralmente, há uma opção gratuita que permite um período de tempo.

Câmeras de segurança com ou sem fio?

Ao comprar câmeras de segurança IP é possível escolher um sistema com ou sem fio, nos exemplos anteriores você viu alguns dos sistemas que usam cabos e que utilizam a alimentação via PoE.

Agora vamos dar uma olhada em um sistema sem fio (Wireless ou Wi-Fi).

Este é um exemplo de um sistema de câmeras de segurança sem fio que pode gravar na nuvem. Este tipo de sistema é muito fácil de instalar e configurar.

Arlo-Cloud Storage Security System

As pessoas geralmente preferem instalar um sistema de câmeras de segurança sem fio porque é fácil fazê-lo funcionar rapidamente sem o incômodo de usar cabos em todos os lugares.

Espero que este artigo possa ajudá-lo a decidir qual sistema é melhor para você.

Quer aprender mais ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta