Como gravar imagens do DVR na nuvem da Angelcam - Aprenda CTFV.com

Como gravar imagens do DVR na nuvem da Angelcam

Neste artigo, você aprenderá como configurar um DVR para gravação em nuvem na plataforma Angelcam. É um processo passo a passo fácil.

Siga estas etapas para configurar um DVR para funcionar com a plataforma Angelcam:

  1. Verifique se o seu DVR suporta o codec H.264 e a codificação RTSP;
  2. Teste o streaming de vídeo local com a codificação RTSP.
  3. Configure o encaminhamento de portas do roteador;
  4. Configure a plataforma da Angelcam.

Como funciona a gravação em nuvem

Antes de seguir os passos para configurar o DVR para gravar na plataforma da Angelcam, é importante entender o conceito da gravação na nuvem.

Essa é a idéia básica para garantir que você tenha um sistema de segurança seguro que seja redundante. Para aprender mais leia: Entenda como funcionam os projetos de CFTV com gravação na nuvem

Gravação local vs remota

Para o site local, o DVR pode usar a melhor gravação de qualidade de vídeo, o que significa que o vídeo pode ter alta resolução e taxa de quadros.

Por outro lado, para a gravação remota, a qualidade de vídeo deve ser reduzida para economizar largura de banda e armazenamento.

Usando o perfil adequado

Em seu DVR, você pode criar perfis diferentes para gravação local e remota.

Isso significa que você pode configurar pelo menos dois perfis com resolução específica, taxa de quadros e compactação para cada tipo de gravação (local e remota).

Então, você só precisa ter um perfil # 1 para a gravação local e um perfil # 2 para a gravação remota, é muito simples, não é?

O codec H.264 e a codificação RTSP

Por favor, não se assuste com esses termos, você só precisa saber que o H.264 é um algoritmo para comprimir o vídeo e o RTSP é um método universal para codificar e enviar o vídeo através de uma rede (como a Internet).

A configuração do roteador

Para enviar o vídeo da sua rede local para o servidor remoto (Servidor da Angelcam), é necessário configurar o roteador para o encaminhamento de portas.

Hein??? o que é isso ? 

Acalme-se, o encaminhamento de porta é apenas um nome sofisticado para um conjunto de regras que são criadas no roteador para permitir que o tráfego da Internet entre e saia da sua rede. Não se preocupe, você verá como configurar um roteador.

Configuração passo a passo da Angelcam

OK, chega de teoria, vamos apenas mergulhar na configuração. Você só precisa descobrir qual é o comando necessário para o DVR solicitar o fluxo de vídeo via RTSP e você encontra isso no manual do produto.

Quando o DVR recebe o "comando RTSP", ele inicia o streaming de um vídeo compactado para o destino escolhido, nesse caso específico o servidor da Angelcam irá enviar o comando para o DVR.

Vamos começar o passo a passo da configuração...

Passo 1. Verifique se o seu DVR suporta H.264 e RTSP

Existe uma lista de dispositivos compatíveis no site da Angelcam, você pode verificar se sua câmera é compatível com a plataforma ou procurar informações no manual do usuário.

Se as informações não estiverem disponíveis no manual, entre em contato com o revendedor ou a equipe de suporte do fabricante para obter ajuda.

Voce precisa saber realmente se o DVR tem o CODEC H.264 e qual o comando RTSP que deve ser utilizado para solicitar envio de vídeo.

Usando um software para descobrir o comando RTSP

Apenas no caso de você estar se pensando, "mas eu não tenho o manual do dispositivo, e não consigo entrar em contato com o revendedor ou fabricante", há uma maneira de testar seu dispositivo para descobrir qual é o comando de streaming RTSP.

Você pode usar o software ONVIF Device Manager e se o seu DVR é compatível, ele pode encontrar o comando, caso contrário, o software não irá retonar o que precisa saber. Vamos ver como isso funciona.

Assista ao vídeo abaixo para ver como usar o software.

Passo 2. Teste o streaming de vídeo local com o RTSP

Hora de testar o fluxo local do DVR para o computador local.

A idéia é garantir que o comando RTSP funcione na sua rede local antes de tentar usá-lo na configuração da Angelcam. Um passo por vez!

O comando RTSP abaixo está transmitindo o vídeo do dispositivo com o IP 192.168.2.154 e a porta 554, o canal do DVR é o número 4.

rtsp://192.168.2.154:554/cam/realmonitor?channel=4&subtype=0&unicast=true&proto=Onvif

Importante

Tenha em mente que este comando NÃO é o mesmo para todos os DVRs, cada fabricante tem seu próprio comando RTSP. Descubra qual é o seu.

Use o software VLC para enviar o comando RTSP do seu laptop para o DVR e verifique se tudo funciona bem. Assista ao vídeo abaixo.

Passo 3. Configure o encaminhamento de portas do roteador

Agora que você sabe que o comando RTSP local está funcionando, é hora de configurar seu roteador com as informações para redirecionar as solicitações que vêm da Internet para o DVR que está dentro de sua rede.

Basta acessar o roteador e procurar a configuração de encaminhamento de porta.

Cada roteador é diferente, então o menu de configuração é diferente de acordo com o fabricante. Às vezes, você pode encontrar o menu com nomes como NAT, PAT, Port Forwarding, Port Redirect, etc.

No meu roteador (Linksys 1200), o menu está sob o menu "Application & Gaming -> Single Port Forwarding".

A figura abaixo mostra a configuração, é necessário informar a porta RTSP (554) o protocolo (ambos) e o endereço IP do DVR (192.168.2.154).

Redirecionamento de portas no roteador

Esta configuração está basicamente dizendo: "Hey roteador, toda vez que você receber uma solicitação da Internet para a porta 554, por favor, redirecione o tráfego para o IP 192.168.2.154" (que é o DVR).

Passo 4. Configure a plataforma da Angelcam

Agora é hora de configurar a plataforma da Angelcam para obter o fluxo de vídeo do seu DVR. Você só precisa ter algumas informações básicas:

- O endereço IP externo do roteador;

- O comando RTSP para o seu DVR;

- A porta RTSP usada pelo roteador (geralmente 554);

- O usuário e a senha do seu DVR;

- Qual perfil de vídeo do DVR é melhor para gravação remota.

Configuração passo a passo de Angelcam DVR

Visite o site da Angelcam em https://angelcam.com/cva para criar uma conta, se você não tiver uma ou apenas faça o login se já tiver uma conta.

Clique no menu Connect Camera -> + Connect a new camera

Conectando uma nova câmera na Angelcam

Clique no menu DVR NVR para selecionar o tipo de dispositivo.

Selecione o dispositivo da Angelcam

Digite o comando RTSP do seu DVR, mas lembre-se de usar o IP externo do roteador. O sistema mostrará uma marca de seleção verde se o comando estiver OK.

Comando RTSP OK

Marque as caixas e insira o login do DVR, senha e informações da porta

Comando RTSP usuario e senha

Clique no botão "Detect camera" e na próxima janela, nomeie a câmera e clique no botão "Confirm and proceed" (veja a figura abaixo).

AngelCam DVR conectado via RTSP

E pronto! Parabéns, o seu DVR está gravando em Angelcam.

Conclusão

É fácil configurar um DVR ou NVR para transmitir vídeos para a Angelcam.

Você só precisa se certificar de que o comando RTSP e a configuração do roteador estão corretos, o resto das etapas são muito fáceis de configurar.

Durante o processo de configuração, você pode alterar o perfil de vídeo que você está enviando para o servidor da Angelcam usando apenas os parâmetros corretos, no meu exemplo, eu só preciso alterar o subtype = 0 para subtype = 1 para usar o segundo perfil criado no DVR para usar menos largura de banda.

rtsp://<IPaddress>:<port>/cam/realmonitor?channel=4&subtype=0&unicast=true&proto=Onvif

Se você tiver a configuração do DDNS em vigor, use o URL durante a configuração.

Não se intimide em configurar o seu sistema, apenas faça um passo de cada vez para se certificar de que está funcionando antes de configurar o próximo.

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.