Condensação em câmeras de segurança: como solucionar - Aprenda CTFV.com

Condensação em câmeras de segurança: como solucionar

Ao instalar sistemas de CFTV, é necessário considerar o clima e aprender a evitar a condensação da câmera de segurança. Esse é o tópico principal deste artigo.

Condensação em câmeras de segurança

Não se preocupe, se você tiver esse problema, ele geralmente afeta as lentes da câmera de segurança, obstruindo e desfocando as imagens, mas não é difícil corrigi-lo. Basta seguir as instruções ao longo desse artigo.

Muitos clientes e até técnicos costumam se referir ao problema como câmera de segurança embaçada, portanto estamos falando do mesmo assunto quando me refiro à câmera de segurança com condensação ou embaçada.

A condensação da câmera de segurança pode ser um problema grave que deve ser evitado

Uma câmera de segurança com a visão obstruída por água ou vapor, afeta a correta geração de imagens e sua função como técnico ou instalador é entender como isso acontece e dar uma solução para o problema e evitar o embaçamento.

Por ser uma ocorrência natural, a condensação não pode ser evitada. No entanto, pode ser minimizada. Basta uma manutenção e precauções adequadas.

O mais importante é escolher a câmera de segurança certa e conhecer as técnicas adequadas para resolver o problema com a condensação/embaçamento.

O que causa a condensação de uma câmera de segurança?

A câmera não está selada corretamente

A vedação inadequada ou imperfeita é uma das razões pelas quais a condensação ocorre nas câmeras de segurança. As câmeras mais baratas, no entanto, não são realmente resistentes à água, ao contrário do que afirmam e promovem em seus catálogos ou websites.

Você pode ter a idéia errada de que poderá economizar dinheiro ao obter equipamentos baratos de marcas desconhecidas. No entanto, isso não é verdade.

Você deve evitar comprar esses equipamentos, pois eles falharão e apresentarão mau funcionamento. Portanto, você acabará gastando mais dinheiro, pois precisará substituí-los por outro equipamento novo.

Por quê? As câmeras de segurança mais baratas geralmente não vêm com garantias. Então é melhor comprar aquelas com garantia. Elas podem ser um pouco mais caras, mas você definitivamente economizará mais a longo prazo.

Flutuações na temperatura diária

Há lugares onde ocorrem flutuações diárias de temperatura.

Além da vedação imperfeita, as flutuações diárias da temperatura também são outra razão pela qual a condensação se forma em uma câmera de segurança.

Para proteger suas câmeras de segurança, ou seja, se você estiver morando em uma área em que isso acontece, considere adquirir uma caixa especial de proteção.

Clima severo

Outra razão pela qual a condensação se forma é porque se o clima estiver severo.

Condições climáticas severas podem causar uma grande quantidade de umidade na câmera. Crie o hábito de verificar suas câmeras de segurança regularmente, especialmente após uma tempestade ou outros distúrbios climáticos graves.

Verifique se elas estão funcionando corretamente e verifique se há sinais de acúmulo de condensação. Uma maneira de evitar ou minimizar esse problema é instalar uma caixa de proteção especial preparada para esse tipo de clima.

Além da caixa especial, também é recomendável comprar câmeras de segurança de fabricantes com boa reputação e marcas confiáveis.

É sempre importante manter e verificar seu sistema regularmente.

Embora sua câmera de segurança possa ser confiável e durável, ainda é melhor que você a verifique e faça a manutenção regularmente. Se o fizer, garantirá a segurança e a proteção da propriedade que ela protege e de sua família também.

Câmeras internas usadas ao ar livre

Há casos em que as câmeras de segurança destinadas ao uso interno são instaladas ao ar livre. Bem, pode haver várias razões pelas quais essas coisas acontecem.

Primeiro, em termos de orçamento. As câmeras internas são mais baratas que as externas. Outro motivo é a pura e simples ignorância por parte do proprietário.

No entanto, lembre-se de que as câmeras de segurança internas não são fabricadas para resistir o clima e temperatura externas. É por isso que pode ocorrer condensação da câmera.

Elas podem ser mais baratas em comparação com as câmeras de segurança externas, mas não são tão duráveis. Essa é a realidade, então não use dessa forma.

As câmeras de segurança internas são duráveis e confiáveis se forem usadas em ambientes fechados, pois é assim que elas são projetadas. 

Portanto, o "conceito" de economizar dinheiro instalando câmeras internas ao ar livre definitivamente não é uma boa idéia.

Você pode acabar gastando mais em vez de economizar.

Resolvendo problemas de condensação das câmeras de segurança

Caixas / suportes à prova de intempéries: Uma das melhores soluções para resolver problemas de condensação em suas câmeras de segurança é instalar caixas e / ou suportes à prova de intempéries adequados para a situação.

Elas são projetadas para serem usadas ao ar livre e suportar ambientes mais severos. Além disso, elas oferecem proteção extra para suas câmeras de segurança externas, fornecendo outra camada de proteção.

Limpe a lente: limpar a lente da sua câmera de segurança é a maneira mais simples e fácil de solucionar problemas de condensação. No entanto, pode desgastá-la, caso tenha que fazer isso repetidamente por longo período de tempo.

Este método pode consumir muito tempo. No entanto, isso deve ser feito, pois você precisa remover a condensação acumulada das lentes da câmera de segurança para garantir que funcione corretamente.

Aquecedores e ventiladores: a instalação de aquecedores e ventiladores também é uma maneira de garantir que a temperatura da sua câmera de segurança seja regulada internamente.

Uma temperatura mais constante diminui o risco de condensação.

Existem modelos que requerem instalação por profissionais. No entanto, existem também aqueles que são construídos em caixas à prova de intempéries.

Isso facilita a instalação.

Spray anti-embaçamento: É usado depois de limpar a condensação acumulada das lentes e tampas da câmera de segurança.

O spray anti-embaçamento deve ser aplicado para ajudar a minimizar ou impedir a ocorrência de condensação posteriormente.

Após a limpeza da condensação acumulada, é o melhor momento para aplicar o spray anti-embaçamento como manutenção das lentes.

Silica Gel: Pacotes de silica gel podem ser mantidos na câmera. Isso atrairá a umidade acumulada, desumidificando a área e evitando condensação da câmera.

Silica Gel

Essa é uma maneira econômica de resolver problemas de condensação de câmeras. 

No entanto, você precisa ser paciente, pois a silica gel precisa ser substituída de vez em quando. Deixar de substituí-las quando necessário as tornará inúteis, pois não poderão funcionar adequadamente.

Remova as domes e limpe-as: As domes (cúpulas) devem ser removidas e limpas. Isso é para livrar-se de qualquer umidade que se acumule lá também.

Entre em contato com o suporte ao cliente para obter assistência adicional: se, depois de fazer todo o procedimento para eliminar a condensação da câmera por conta própria e ainda não tiver sucesso, é melhor pedir ajuda.

Você pode entrar em contato com o suporte ao cliente para obter assistência ou com qualquer técnico capaz de lidar com esses problemas.

A aquisição de equipamentos de marcas respeitáveis também ajuda em situações como estas, porque eles vêm com equipes de suporte profissional que podem ajudá-lo quando algo der errado com seu equipamento.

Como impedir a condensação em câmeras de segurança externas

Evitar que a condensação se acumule nas lentes da sua câmera de segurança é fácil, se você souber. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-lo.

Compre câmeras de segurança de marcas respeitáveis

Recomendo que compras uma das principais marcas de câmeras de segurança. 

Quer você compre on-line ou em lojas da sua localidade, é sempre melhor escolher câmeras de segurança de marcas conceituadas que tenham um compromisso com o controle de qualidade.

Algumas das marcas mais conceituadas são: Panasonic, Sony, Bosch, Axis, Pelco, Arecont, Avigilon, Hikvision, Dahua, Tecvoz e Intelbras.

Além disso, a boa reputação de que desfrutam significa que eles têm produtos e atendimento ao cliente excelentes, essenciais para um sistema de câmeras de segurança.

Eles também têm uma equipe de suporte composta por técnicos especializados, sempre prontos e disponíveis para ajudá-lo quando precisar de assistência. E seus serviços geralmente são gratuitos.

Evite abrir a caixa de proteção da câmera

Se você comprar uma câmera com lente varifocal que permite alterar o foco e o zoom, você deve ter uma maneira de ajustar a lente.

Durante a instalação das câmeras, a umidade pode entrar na caixa de proteção se o instalador abrí-la para o ajuste da lente e isso pode causar problemas de condensação quando a câmera começar a funcionar.

A imagem abaixo mostra uma câmera que pode ter suas lentes ajustadas externamente, evitando assim a condensação, pois não é necessário abrir a caixa de proteção da câmera.

Parafuso de ajuste da lente varifocal

Essas câmeras de segurança podem ser um pouco caras quando comparadas com as mais baratas. No entanto, eles vêm com garantia e soluções inteligentes como essa. O exemplo acima é de uma câmera da Tevoz e você pode encontrar o artigo completo de análise da câmera IP da Tecvoz modelo TV-ICB206v.

Outra solução interessante para evitar a condensação é usar câmeras de segurança com lentes motorizadas que permitem ajustar a lente varifocal remotamente sem abrir o compartimento da câmera. Você pode encontrar essa solução em câmeras profissionais, como em outros modelos da Tecvoz ou Intelbras por exemplo.

Use câmeras de segurança à prova de intempéries

Antes de comprar uma câmera de segurança externa, verifique se ela é à prova de intempéries e assim evitará a condensação e embaçamento da mesma.

Isso é facilmente indicado pelo grau de proteção (IP) da câmera que impede a entrada de poeira e água na carcaça. Você só precisa procurar câmeras com IP65, IP66 ou IP67 (quanto maior, melhor).

Você também pode procurar a indicação à prova d'água ou à prova de intempéries nas especificações da câmera que está prestes a comprar.

Câmera a prova d'água da Dahua

Existem muitas câmeras de segurança externas que são à prova de intempéries.

Fique de olho na umidade e temperatura de trabalho da sua câmera de segurança

É importante verificar a temperatura e a umidade de trabalho em sua câmera de segurança antes de comprá-la. Isso é recomendado em áreas de alta latitude e regiões frias como no sul do Brasil por exemplo.

Além disso, você precisa confirmar se as câmeras de segurança são capazes de trabalhar em ambientes internos e externos. Lembre-se de que as câmeras de segurança externas de qualidade possuem classificações à prova de intempéries de IP65 ou melhores.

Escolha com cuidado os locais de instalação

A compra de câmeras de segurança à prova d'água e intempéries não significa que elas podem ser instaladas em qualquer lugar.

Você ainda precisa tomar as precauções e os cuidados necessários ao escolher o local certo para instalar as câmeras de segurança externas e evitar consensação.

A exposição de câmeras de segurança externas à luz solar direta e a outras condições climáticas sem abrigo ou coberturas adequadas traz como consequência problemas relacionados a condensação e embaçamento.

Portanto, a escolha dos locais inapropriados podem causar sérios danos se não forem abordados imediatamente e corretamente.

Conclusão

As câmeras de segurança existem para nos ajudar a proteger nossa propriedade e manter a área, e nossa família segura também. No entanto, proteger nossas propriedades não significa simplesmente instalá-las e abandoná-las.

O uso de câmeras de segurança requer conhecimento adequado e um senso de responsabilidade também.

Assim como qualquer outro equipamento que adquirimos, as câmeras de CFTV precisam ser cuidadas adequadamente. Há muitas coisas a serem consideradas antes da instalação, especialmente se não quer ter problemas de condensação.

Escolha corretamente o tipo de câmera de segurança, a marca, etc.

E com tudo isso vem a responsabilidade de cuidar e manter adequadamente. Isso garantirá que funcione corretamente, garantindo assim que nossas propriedades e nossa família estarão seguras.

  • 9 de setembro de 2019
  • Redes
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta