Análise da câmera IP da Tecvoz modelo TV-ICB206v (bullet) - Aprenda CTFV.com

Análise da câmera IP da Tecvoz modelo TV-ICB206v (bullet)

A câmera IP TV-ICB206v da Tecvoz é um modelo para aplicações profissionais onde a qualidade de imagem e recursos extras são fundamentais para o projeto.

Esse modelo pode ser utilizado para projetos de captura de placas de veículos e outros que requerem alta performance.

Nesse artigo, irei fazer a análise geral dessa câmera e futuramente você poderá ler outros artigos mais detalhados. Leia até o final e deixe seus comentários...

Tecvoz câmera bullet IP

Com 2 MP de resolução, e grau de proteção IP66 essa câmera pode ser instalada em áreas externas e permite obter imagens nítidas que podem ser armazenadas localmente ou na Internet através do serviço de nuvem e acesso via DDNS.

O modelo possui lente varifocal de 6 a 22mm que permite o controle do ângulo de visualização, LEDs infravermelhos, entrada e saída para áudio e alarmes, além de alimentação PoE que elimina a necessidade de uso de cabos extras.

Características da câmera daTecvoz

Outras características interessantes da TV-ICB206v são os recursos para controle de exposição à luz como o WDR e BLC, além das funções de inteligência como o ROI, Defog e Smart IR. A câmera também é compatível com o protocolo ONVIF.

Visão geral da câmera TV-ICB206v

A câmera da Tecvoz tem formato bullet moderno com um design que é ao mesmo tempo robusto e elegante. Com uma carcaça de alumínio que pesa cerca de 1.5Kg, o produto tem uma aparência muito profissional.

Câmera Bullet IP TV-ICB206v da TecVoz

Na parte frontal da câmera é possível ver a lente varifocal ao centro com os LEDs de infravermelhos distribuídos ao seu redor e um sensor de luz logo abaixo.

Tecvoz bullet detalhes do infravernelho e lente

Há um parafuso que permite ajustar o posicionamento da câmera na instalação. É possível rotacionar a bullet em 360º em torno do seu eixo e ajustar a altura (tilt) em um ângulo de 0 a 100º. Após posicionar a câmera basta apertar o parafuso.

Parafuso de ajuste de posicionamento

Os itens necessários para a instalação estão disponíveis na caixa do produto. São 4 buchas com parafusos, 1 chave para ajustes e um 1 conector para alarmes.

Kit para a instalação da câmera bullet  da tecvoz

O kit traz também um prensa cabo com os acessórios que devem ser inseridos no cabo de rede para a proteção do conector contra entrada de água e poeira.

Prensa cabos

O cabo da câmera é ramificado e possui entradas e saídas para áudio, alarmes, rede e alimentação tradicional de 12 VDC. Veja os detalhes na imagem a seguir.

Conectores da câmera Tecvoz TV-ICB206v

Na parte inferior da câmera TV-ICB206v há um compartimento onde está disponível um botão de reset e entrada para cartão de memória SD. Há um alerta escrito em Inglês para informar que não se deve abrir a câmera.

"Do not open the case for a long time, or there will be the risk of fogging".

"Não abra a caixa por muito tempo, ou haverá risco de embaçamento".

Bullet da Tecvoz entrada de cartão e botão de reset

Ajustes da lente varifocal

É possível ajustar a lente varifocal através dos parafusos localizados na parte inferior da câmera. Note que é não preciso abrí-la.

Parafuso de ajuste da lente varifocal

Especificações técnicas da câmera TV-ICB206v

A seguir os detalhes de especificação técnica da câmera segundo o manual.

Em outros artigos você poderá encontrar testes que mostram a real qualidade e desempenho da câmera na prática, fique atento às novas postagens.

Lente e sensor

A câmera Tecvoz TV-ICB206v possui sensor de 1/2.9” e lente varifocal de 6 a 22mm que proporciona um ângulo de visualização variável mediante ajuste manual utilizando os parafusos mencionados anteriormente.

De acordo com cálculos de ferramentas de CFTV tradicionais, teoricamente a câmera instalada a 3 m de altura deve permite o reconhecimento de uma pessoa de 2 m de altura a uma distância de 19m quando ajustada com a abertura máxima (6mm) que proporciona um ângulo de visão horizontal de 43.6º.

Ângulo de visualização 6mm

(clique para ampliar)

Ao ajustar a lente para o zoom máximo (22 mm) a câmera teoricamente deve permite o reconhecimento de uma pessoa de 2 m de altura a uma distância de 70m com um ângulo de visão horizontal de apenas 12.5º.

Ângulo de visualização lente de 22mm

(clique para ampliar)

Resolução de imagem

Esse modelo de câmera IP da Tecvoz possui resolução de 2 Mega Pixel que corresponde a 1920 x 1080 pixels na horizontal e vertical respectivamente.

A folha de dados (datasheet) da TV-ICB206v informa além da resolução digital de 2MP, a resolução analógica de 800 linhas (TVL), o que não ficou claro, pois não há saída analógica presente na câmera como ocorre com outros modelos.

Tecnologias compatíveis

Segundo a documentação da Tecvoz, a câmera possui tecnologia IP e CVBS que na verdade é o analógico tradicional de video composto. Novamente não fica claro nesse ponto como o vídeo composto de 800 TVL pode ser utilizado.

A câmera é compatível como o protocolo ONVIF com perfil S, conforme mostra o teste realizado com o software ONVIF Device Manager.

Câmera Tecvoz versão do ONVIF

==> Se você não sabe o que é o protocolo ONVIF, recomendo que leia o artigo Câmeras IPs com ONVIF e o artigo sobre o ONVIF Device Manager.

Teste com software da Tecvoz (Integra)

O software Integra da Tecvoz permite adicionar a câmera em cerca de 2 minutos, basta informar o IP, porta, usuário e senha e tudo funciona perfeitamente.

Veja o vídeo abaixo com a câmera já adicionada ao software.

Teste com software de terceiros (via ONVIF)

Um rápido teste de configuração da câmera da Tecvoz no software Luxriot EVO mostrou que o protocolo ONVIF está operando nornalmente sem problemas.

Abaixo a imagem que mostra a configuração no Luxriot EVO usando ONVIF.

Teste de câmera Tecvoz no Luxriot EVO

A câmera foi exibida no Luxriot Monitor a princípio com resolução Full HD e 14 FPS com um consumo de banda aproximado de 1.4 Mbps 

Câmera Tecvoz funcionando no Luxriot EVO

Testes com outros softwares

Além do teste com o VMS Integra da própria Tecvoz e com o VMS  profissional de terceiros, a câmera foi testada com outros softwares tradicionais de mercado que são grátis ou possuem baixo custo.

A idéia dos testes é somente verificar a compatibilidade e facilidade de configuração em diferentes sistemas, uma vez que não vale a pena utilizar uma câmera profissional como a Tecvoz TV-ICB206v com esses tipos de soluções baratas. Opte por utilizar soluções como o Integra, Digiforte, Seventh,ISS, etc.

Em um teste com um software genérico como o iSpy, a câmera da Tecvoz foi adicionada sem nenhum problema e apresentou imagens claras e de excelente qualidade utilizando o protocolo universal ONVIF.

Câmera TecVoz no iSPy

==> Não vale a pena utilizar software grátis ou de baixo custo com uma câmera profissional. Em outro artigo irei analisar a câmera com o software Integra

Compressão de vídeo

O CODEC de compressão de vídeo disponível na câmera é o H.264 que na prática ainda é o padrão mais utilizado. Não há opções para a escolha de CODECs antigos como o MJPEG e MPEG-4 encontrado em câmeras de outras marcas para manter compatibilidade com sistemas legados que usam esse tipo de codificação.

Seguindo um padrão internacional, a seleção de CODEC permite escolher o tipo de codificação utilizado como Main Profile, High Profile e Baseline. 

CODEC

Há 6 níveis de compressão que nessa câmera estão listados como muito baixo, baixo, normal, bom, muito bom e ótimo. E apesar de não ter a opção da escolha das variações de CODECs como H.264+ e H.265+ há uma opção para marcar uma caixa de seleção que aparentemente deveria habilitar o uso desse tipo de CODEC.

qualidade de imagem

Note no canto inferior esquerdo a indicação dos CODECs H.264+ e H.265+. Não ficou claro qual a forma de se ter acesso ao uso desses codificadores, e o manual do produto não menciona nada a respeito. 

Vale lembrar também que o uso do CODEC H.265 requer hardware específicos e equipamentos que foram fabricados a princípio para trabalhar com H.264 não podem ser atualizados por firmware para usar H.265. De qualquer forma fiquei na dúvida sobre o motivo da existência dessa caixa de seleção. 

Entrarei em contato com a Tecvoz para esclarescimentos e futuramente farei a atualização desse artigo assim que obtiver resposta para essa questão.

Uso de banda da câmera TV-ICB206v

Em resolução Full HD (1920x1080) a 12 FPS e utilizando o CODEC H.264 com main Profile, a câmera da Tecvoz utiliza menos de 2.5 Mbps que é a média do mercado para um cenário como esse onde há movimento na imagem. 

Note que o uso de banda é exibido na tela do navegador, o que facilita muito a vida do projetista ou técnico que necessita saber qual o consumo da câmera.

Uso de banda da câmera TecVoz via Browser

A imagem abaixo mostra a configuração do perfil "Fluxo Principal" que deverá ser utilizado para gravação local.

Câmera TecVoz Uso de banda a 1080 12FPS

Para verificar se a medição da câmera está apurada, foram realizados testes com a ferramenta NetLimiter que mostrou que a câmera realmente exibe informações precisas do uso de banda. Em alguns momentos há uma redução de banda conforme há menos movimento no local (característica do CODEC H.264).

Note na imagem abaixo que em outro momento da medição, o uso de banda caiu para 1.798 Kbps porque o movimento de carros diminuiu. Isso mostra que a configuração do uso de VBR (Variable Bit Rate) está funcionado perfeitamente.

Uso de banda da câmera Bullet TecVoz

Análise inteligente da câmera TV-ICB206v

A câmera da Tecvoz possui diversas funções de análise de vídeo embarcadas que de acordo com o manual após detectar um evento a câmera pode iniciar uma gravação, tirar uma foto, acionar o alarme ou enviar uma notificação ao e-mail anteriormente cadastrado. Veja a seguir as funções inteligentes desse modelo.

  • Linha Cruzada;
  • Invasão de área;
  • Detecção de entrada de região;
  • Detecção de saída de região;
  • Mover com velocidade proibida.

Linha Cruzada

Diretamente do manual da câmera TV-ICB206v a definição da função:

"A função de Linha cruzada irá projetar uma linha na área de filmagem da câmera inteligente, assim toda vez que essa linha for cruzada será executada uma ação, como por exemplo acionamento de um alarme pré configurado."

A imagem abaixo mostra a função de linha cruzada habilitada  no menu da câmera, note que é possível desenhar uma linha virtual na imagem com setas que indicam em que direção o objeto está cruzando a linha.

Câmera Tecvoz Função linha cruzada

Invasão de área

Como o manual da TV-ICB206v descreve a função:

"Com a função de Invasão de Área será possível selecionar uma área sobre a filmagem da câmera inteligente, assim toda vez que essa área for invadida por algum objeto ou pessoa, será executada uma ação, como por exemplo acionamento de um alarme pré configurado."

A imagem abaixo mostra a função ativada, note o quadro amarelo na região.

Câmera da Tecvoz - função invasão de área

Detecção de entrada de região;

Definição da função, segundo o manual da TV-ICB206v:

"A função de Detecção de bagagem desacompanhada, possibilita selecionar uma área sobre a filmagem da câmera inteligente. Caso algum objeto seja esquecido nesta área selecionada, a câmera identificará e em seguida será executada uma ação, como por exemplo uma notificação enviada para um e-mail pré configurado."

Note que na definição do manual (Detecção de bagagem desacompanhada), o nome da função aparece de maneira diferente do que se encontra no menu da câmera que mostra a função como "Detecção de entrada de região".

Abaixo a imagem mostra o recurso ativo, embora não seja apropriado para esse tipo de uso, é possível ver que há um quadro ativo na região de interesse.

Câmera da Tecvoz - Detecção de entrada de região

Detecção de saída de região;

Segundo o manual da TV-ICB206v:

Com a função Detecção de remoção de objeto é possível definir uma área sobre a filmagem da câmera inteligente, no caso o contorno de um objeto. Assim que for identificado a ausência desde objeto será executada uma ação, como por exemplo o acionamento de um alarme anteriormente configurado.

Novamente a função aparece com nome diferente no manual, porém há sentido na lógica da aplicação, ou seja, um objeto removido da região pode disparar um evento.

Veja na imagem a seguir a função ativada na câmera (mais uma vez é só um exemplo, a função não se aplica para esse caso específico).

Câmera da Tecvoz - Função remoção de objeto

Mover com velocidade proibida

A definição dessa função segundo o manual da TV-ICB206v:

"A função Mover com velocidade proibida consegue identificar uma pessoa ou objeto se movendo rapidamente. Por exemplo, se uma pessoa correr pela área de gravação da câmera com essa função habilitada, a câmera identificará e imediatamente será executada uma ação."

Abaixo a imagem mostra a função ativada na câmera.

Câmera da Tecvoz - funcão de velocidade proibida

Outros recursos da câmera TV-ICB206v

O menu da câmera Tecvoz TV-ICB206v é bem completo e possui todas as funções de câmera profissionais como configuração de email, serviços de FTP, NTP, SNMP, DDNS, NAT, Nuvem e uso de NAS (armazenamento na rede).

Há ainda a possibilidade de utilizar o novo protocolo IPV6, filtro de IP e busca automática na rede por UPnP e Bonjour (para MAC).

Conclusão

A câmera Tecvoz TV-ICB206v é um modelo profissional que deve ser utilizada em projetos de médio e grande porte. Possui excelente qualidade de imagem e funções avançadas que podem suprir as necessidades de projetos específicos como captura de placas de veículos e aplicações corporativas.

Esse artigo tem como objetivo a análise geral da câmera, outros tipos de testes mais detalhados e o uso da câmera com o software da Tecvoz estarão disponíveis em breve em outros artigos e vídeos aqui nesse blog e nos cursos fechados.

Por favor deixe seu comentário abaixo sobre o que acha desse modelo de câmera da Tecvoz, e o que deseja ver nos próximos artigos e vídeos.

Comente, curta e compartilhe...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.