ONVIF Device Manager - Software para testar câmeras IPs - Aprenda CTFV.com

ONVIF Device Manager – Software para testar câmeras IPs

Se você quiser testar sua câmera IP para ter certeza de que ela é compatível com o ONVIF, use o ONVIF Device Manager. É um software grátis e você pode encontrá-lo aqui nesse blog. Continue lendo...

Abaixo há um exemplo do software em funcionamento.

ONVIF Device Manager

O que é o ONVIF Device Manager?

O ONVIF Device Manager é um software gratuito usado para testar e gerenciar transmissores de vídeo em rede, como câmeras IP, DVRs, NVRs e codificadores compatíveis com o protocolo ONVIF. Ele foi desenvolvido pela empresa Synesis localizada em Moscou, na Rússia, e é distribuído sob a Licença Pública Geral GNU.

==> Se você não sabe o que é o ONVIF, eu recomendo que você leia o artigo: Câmeras IPs com ONVIF que tem uma boa introdução sobre o tópico e algumas informações importantes que você deve saber.

Download do ONVIF Device Manager

A última versão do ONVIF Device Manager é o 2.2.5.

Pelo menos esta é a última versão oficial que eu encontrei disponível para download (caso você tenha uma versão mais recente, por favor, deixe um comentário abaixo deste artigo).

Basta clicar no link abaixo para baixar o ONVIF Device Manager 2.2.5.

A interface do ONVIF Device Manager

A interface do software é muito básica. No lado esquerdo, há caixas para inserir o nome de usuário e a senha que o software deve usar ao tentar se conectar à câmera e as informações básicas sobre a câmera IP que foi encontrada.

Câmera IP no Onvif Device Manager

Observe o botão "Add" no lado inferior esquerdo que permite que você insira o IP da câmera manualmente caso o software não a encontre automaticamente.

Depois de pressionar este botão, uma nova janela aparece para permitir que você insira as informações.

Onvif Device Manager Add Device

Apenas substitua o endereço IP e não altere o resto das informações que estão lá. Como você pode ver na foto, eu inseri o IP 192.168.2.180 para que o ONVIF Device Manager possa encontrar minha câmera IP na rede.

Se a sua câmera IP usar outra porta ONVIF diferente da 80, basta inserir o número da porta após o endereço IP e usar dois pontos (:) para separar as informações:

ex:  http://192.168.2.180:8899/onvif/device_service

Onvif Device Manager Add Device Different Port

Nota: Na maioria dos casos, você não precisa alterar o número da porta, no entanto, às vezes, a câmera IP vem com uma configuração de porta ONVIF diferente. Basta verificar o manual da câmera ou o menu da rede para verificar se você tem as informações corretas.

ONVIF Device Manager - Informações gerais

Depois de adicionar a câmera IP ao software, você pode selecionar a câmera no lado esquerdo e ver as informações no lado direito do software.

Há um menu no canto superior direito e uma visualização de vídeo ao vivo no canto inferior direito. (veja a imagem abaixo).

 Menu do Onvif Device Manager

Agora é fácil navegar pelos menus para verificar as informações necessárias e também ver o fluxo de vídeo ao vivo e os perfis disponíveis na câmera.

Câmera ao vivo ( live view )

Basta clicar no menu "live view" para assistir ao streaming de vídeo ao vivo da câmera IP. Essa é a prova de que sua câmera funciona com o protocolo ONVIF.

ONVIF Device Manager Live Video

O ONVIF Device Manager pode extrair vários vídeos transmitidos da câmera IP com diferentes resoluções, taxas de quadros e compactação. Tudo depende da configuração que está disponível nos perfis da câmera.

Se você vir um fluxo de vídeo instável ou de baixa qualidade, não se preocupe, pois isso pode estar relacionado ao perfil do qual o software está obtendo o vídeo. Você só precisa ir ao menu da câmera e ajustar os perfis de acordo ou testar outros perfis apenas selecionando-os na interface do ONVIF Device Manager (mais sobre isso depois).

Perfis da câmera IP

O número de perfis de vídeo disponíveis na câmera IP depende da marca e do modelo que você está usando. Câmeras de segurança profissionais costumam ter um número maior de perfis disponíveis (geralmente nos modelos mais caros).

O ONVIF Device Manager pode mostrar qual perfil está sendo puxado da câmera e qual é o comando RTSP usado para transmitir o vídeo.

Veja a imagem abaixo para detalhes.

Comando RTSP no ONVIF Device Manager

Você pode ver que há uma string de texto na parte inferior da imagem?

Está mostrando: rtsp://192.168.2.180:554/onvif/profile2/media.smp.

Esse é o comando RTSP usado para transmitir o vídeo e você pode ver que ele contém as informações do perfil2, o que significa que o software está puxando o segundo perfil da câmera. A qualidade do vídeo depende da configuração deste perfil de câmera.

Menus do ONVIF Device Manager 

Veja as informações fornecidas pelo ONVIF Device Manager

Identification: Todos os detalhes da câmera, como Nome, Local, Fabricante, Hardware, Modelo, Firmware, ID, IP, MAC, e versão do protocolo ONVIF.

Onvif Device Manager Camera Identification

Time settings: É muito importante manter a data e a hora corretas em seus dispositivos para que eles funcionem corretamente. Você pode verificar esta informação aqui.

Onvif Device Manager Camera Time-Settings

Maintenance: É possível resetar o dispositivo apenas enviando comandos ONVIF para ele. Este menu mostra as opções de Soft Reset, Hard Reset, e Reboot.

Onvif Device Manager Camera Maintenance

Network settings: Este menu mostra tudo relacionado à rede do dispositivo, como endereço IP, DHCP, portas e configuração de DNS.

Onvif Device Manager Camera Network Settings

User management:  Você pode gerenciar os usuários do dispositivo a partir deste menu. É possível criar, modificar, excluir e até fazer backup e restaurar políticas de usuários.

Onvif Device Manager Camera-User Management

Certificates: Se o seu dispositivo estiver usando uma versão segura do protocolo http, você poderá gerenciar os certificados nesse menu.

Onvif Device Manager Camera Certificates

System log: Verifique o log diretamente deste menu.

Onvif Device Manager Camera system log

Relays: Se a sua câmera IP tiver entradas de I/O, você poderá vê-las aqui.

Onvif Device Manager Camera Relays

Webpage: Este menu permite apenas que você verifique a câmera através de um navegador que é aberto para permitir que você faça login e gerencie a câmera.

Onvif Device Manager Camera Webpage

Events: Você pode ver tudo o que está acontecendo no dispositivo apenas olhando para este menu que mostra a inicialização do dispositivo, gravação, etc.

Onvif Device Manager Camera Events

Live Video: Esta tela mostra basicamente o fluxo de vídeo ao vivo, o RTSP e as informações de perfil (conforme explicado anteriormente).

Onvif Device Manager Camera Live Video

Video Streaming: Você pode alterar as configurações de vídeo, como resolução, taxa de quadros, compactação, GOV (grupo de vetores), qualidade e intervalo de codificação.

Onvif Device Manager Camera Video Streaming

Image settings: Este menu permite a configuração relacionada à qualidade da imagem da câmera, como brilho, saturação de cor, balanço de branco, exposição, etc.

Onvif Device Manager Camera Imaging Settings

Camera metadata: Metadados sobre os eventos, como análise de vídeo, são mostrados aqui. A câmera ou o dispositivo deve ter esses recursos.

Onvif Device Manager Camera Metadata

PTZ control: Se você estiver usando uma câmera PTZ, é possível controlá-la a partir deste menu, enviando comandos compatíveis com o ONVIF.

Onvif Device Manager Camera PTZ control

Profiles: Aqui você pode ver os perfis disponíveis na câmera, a imagem abaixo mostra um exemplo com 7 deles (esta câmera permite ter até 10 perfis).

Onvif Device Manager Camera Profiles

Conclusão

Você pode usar o ONVIF Device Manager para testar suas câmeras IP antes de usá-las com software e plataformas de vigilância, para garantir que o protocolo seja implementado e também descobrir qual versão ele está usando.

Por favor, leia o outro artigo sobre o ONVIF, pois é muito importante saber o máximo possível sobre este protocolo. Veja o link abaixo.

Atenção instaladores e projetistas

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta