Como configurar câmera IP Hikvision na rede - Aprenda CTFV.com

Como configurar câmera IP Hikvision na rede

Quando você compra uma câmera IP, é necessário fazê-la funcionar em sua rede e, às vezes, essa tarefa pode ser assustadora para iniciantes ou usuários inexperientes.

Não se preocupe, configurar uma câmera IP não é tão complicado. Existem várias marcas de câmeras IP por aí, mas o processo de configuração é semelhante a todas elas. Neste artigo, vou ensinar como configurar câmera IP Hikvision na rede.

Diagrama de rede da câmera IP

OK, a primeira coisa que quero mostrar é como uma câmera IP pode fazer parte de sua rede. Observar um diagrama é a maneira mais fácil de entender como esse dispositivo está conectado e quais são os outros elementos da rede.

Diagrama de camera IP na rede

Como você pode ver, este é um diagrama bem básico que tem uma câmera IP, um switch PoE e um laptop conectados juntos. Uma alternativa para esse diagrama é substituir o switch por um roteador. Nesse caso, seria então necessário usar uma fonte de alimentação para a câmera.

Dê uma olhada novamente no diagrama. Você consegue ver um símbolo de raio perto da câmera IP? Eu coloquei lá para que você saiba que a câmera é alimentada pelo cabo de rede, então não há necessidade de uma fonte de alimentação extra.

PoE significa Power Over Ethernet e é um padrão universal para enviar energia para dispositivos IP. Se você não sabe do que estou falando, recomendo que leia o artigo: Alimentação PoE em CFTV.

Software SADP para cameras Hikvision

Para configurar sua câmera IP Hikvision é necessário usar um navegador como o Internet Explorer ou você pode usar um software como a ferramenta Hikvision SADP.

Neste artigo, vamos nos concentrar no SADP que permite que você configure várias câmeras IP na rede, basta baixá-lo e instalá-lo em seu computador.

Hikvision SADP buscando cameras

A idéia é usar esse software para encontrar sua câmera IP Hikvision na rede.

Download do SADP da Hikvision

A ferramenta Hikvision SADP está disponível no site do fabricante, você pode baixar a última versão clicando no link abaixo:

Como usar a ferramenta SADP

Se a sua câmera IP estiver conectada corretamente à sua rede, ela poderá receber um IP do seu roteador. Se isso não acontecer, você pode encontrar a câmera com seu endereço IP padrão, que é 192.0.0.64. Você pode ver isso na ferramenta SADP.

Hikvision SADP câmera IP

A imagem mostra que a ferramenta SADP encontrou a câmera IP Hikvision na rede e o IP é 192.0.0.64, a porta de comunicação é 8000.

Há também as informações para a máscara de sub-rede 255.255.255.0 e o gateway IPV4 que ainda não está configurado e mostra: 0.0.0.0.

Se você não estiver familiarizado com o esquema de endereço de rede IP. Apenas ignore as informações do gateway IPV4 se não quiser que a câmera IP esteja disponível na Internet, mas se for esse o caso. basta substituir o 0.0.0.0 pelo seu endereço IP do roteador local.

IMPORTANTE: Você deve alterar o IP da câmera para que  ela funcione no mesmo intervalo de endereços IP em que seu computador está trabalhando. Digamos, por exemplo, que sua rede de computadores esteja configurada como 192.168.1.1, a câmera IP pode usar o IP 192.168.1.2 ou algo semelhante, desde que o IP não esteja sendo usado por outros dispositivos.

Veja a imagem abaixo o IP da câmera alterado para 192.168.1.2

Hikvision SADP- onfiguracao de IP

Abra a câmera através de um navegador

Depois de configurar o endereço da câmera IP da Hikvision, basta abrir um navegador, como o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer, e digitar o endereço IP da câmera na barra de URL.

Se esta é a primeira vez que você está tentando acessar uma câmera Hikvision, seu navegador pedirá que você instale um plugin (veja a figura abaixo).

Se esta é a primeira vez que você está tentando acessar uma câmera Hikvision, seu navegador pedirá que você instale um plugin (veja a figura abaixo).

Basta clicar no link para baixar e instalar o plugin e você poderá ver a transmissão ao vivo da câmera diretamente no navegador.

E essa é a visualização ao vivo transmitida diretamente para o navegador ...

Abrir camera Hikvision via naveagador

Configuração de gateway de câmera IP Hikvision

OK, agora você tem sua câmera IP Hikvision trabalhando na rede local.

Mas talvez você esteja se perguntando como ter acesso remoto à câmera a partir da Internet. e isso também é algo simples de se fazer.

A primeira coisa que você precisa fazer é configurar o gateway da câmera, o que significa basicamente que você está dizendo à câmera onde está o dispositivo para o qual dela deve enviar o tráfego quando for para a Internet. Este dispositivo é o seu roteador de Internet (gateway).

Basta abrir novamente a ferramenta Hikvision SADP e configurar o gateway IPV4 com o endereço IP do seu roteador (veja a figura abaixo).

Hikvision SADP configuração de Gateway

Como encontrar as informações do gateway (IP)

Se você não saber como encontrar o seu computador ou informações de gateway (roteador), você pode usar o prompt de comando para encontrá-lo.

Clique na barra de pesquisa do Windows, digite CMD e clique no ícone de Prompt de Comando.

Prompt de comando

O próximo passo é digitar o comando ip config para ver as informações sobre o endereço IP e o gateway do seu computador, veja a figura abaixo para detalhes.

prompt de comando e gateway

O gateway padrão é o IP do roteador, o que significa que seu computador tem essas informações e é por isso que ele pode alcançar a Internet (enviando pacotes para o roteador). A ideia é que sua câmera IP possa fazer o mesmo.

Desde que você configure a câmera com as informações corretas do gateway (como descrito anteriormente), ela poderá enviar e receber pacotes da Internet, no entanto, você precisará seguir os passos para configurar o seu celular para acesso pela Internet.

Acesso remoto da câmera IP Hikvision

Agora você tem todas as informações sobre como configurar a câmera IP Hikvision na rede, Se você quiser dar o próximo passo e ter acesso remoto à câmera usando seu telefone celular, basta ler o artigo: Como acessar DVR Hikvision pelo celular. O artigo ensina como configurar o acesso remoto para um DVR Hikvision, porém o processo também funciona para câmeras IP.

Se você é um profissional que está realmente interessado em aprender ainda mais sobre outros detalhes de redes IP para CFTV, basta dar uma olhada no Guia Definitivo do CFTV Volume 3, que ensina tudo o que você precisa saber.

Guia Definiitvo V3
Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.