Em situações com pouca ou nenhuma iluminação uma câmera de segurança pode utilizar a luz infravermelha para iluminar o local e gravar as imagens.
Nesse artigo você irá aprender o que é o filtro de infravermelho, o que é IR Cut e a função day/night encontrados em câmeras de segurança profissionais e como escolher a câmera correta para a sua aplicação.
Durante o dia há uma grande quantidade de luz no ambiente devido à luz solar.
Uma câmera de segurança precisa filtrar a luz em excesso para gerar imagens com qualidade e para isso utiliza um filtro de luz infravermelha que bloqueia esse excesso e permite obter as cores corretas na imagem.
É um filtro físico, literalmente um pedaço de vidro que fica entre a lente e o sensor de imagem (CCD ou CMOS) e que pode ser removido da sua posição no período noturno pela própria câmera.
Note na imagem a seguir um diagrama que representa a luz chegando até a lente da câmera e passando pelo filtro antes de atingir o sensor de imagem.
Ao comprar uma câmera de segurança você pode encontrar a informação sobre a existência desse filtro, se tiver adquirindo um modelo profissional (câmeras de baixo custo geralmente não possuem o IR Cut filter (ICR).
O nome ICR vem do Inglês “Infrared Cut Removal” que significa remoção do filtro de corte do infravermelho e que aparece nos catalógos, manuais e embalagem das câmeras com essa sigla ICR ou IR Cut.
A remoção do filtro durante a noite
Devido à diminuição da quantidade de luz disponível no ambiente no período noturno, o filtro de infravermelho é removido da sua posição no momento que a câmera detecta pouca luz no ambiente.
Isso ocorre para que mais luz possa chegar até o sensor e no momento da remoção desse filtro a imagem da câmera muda para preto e branco.
É possível observar a remoção desse filtro no momento em que ele está ocorrendo se você estiver atento ou se entrar no menu da câmera e fazer isso manualmente.
O menu de configuração da função Day/Night
A operação de uma câmera de segurança em relação à luz do ambiente é denominada de acordo com o período, ou seja, enquanto há luz do sol ela está operando em modo dia (Day em Inglês) e durante a noite ela passa a operado no moto noite (Night em Inglês).
É por isso que ao comprar uma câmera de segurança você pode escolher um modelo que possua a função de Day/Night que foi traduzida por muitos fabricantes que vendem câmeras no Brasil para função Dia/Noite.
A diferença entre o Day/Night verdadeiro e o eletrônico
Há modelos de câmeras que possuem o filtro de infravermelho (ICR) e portanto, fazem uma correção do excesso de luz através de tal filtro e por isso são consideradas câmeras com Day/Night verdadeiro (possuem IR Cut Filter).
As câmeras que não possuem esse filtro físico fazem a correção do luz utilizando um processo eletrônico e por isso são consideradas câmeras com Day/Night eletrônico (não possuem o IR Cut Filter).
O menu de ativação da função Day/Night
Veja abaixo o menu de ativação da função Day/Night, nesse caso ela está disponível em uma câmera IP, porém é possível encontrar o menu de ativação da função também em câmeras analógicas profissionais que possuem o menu OSD (menu exibido na tela).
Note na imagem a seguir que o filtro está sendo removido, observe essa região preta que é a borda do filtro que se movimenta da esquerda para a direita.
Que tipo de função Day/Night é melhor ?
Sem sombra de dúvidas a função de Day/Night verdadeiro (True Day/Night) é melhor porque há um filtro físico que é utilizado durante o dia e removido durante a noite.
Câmeras que possuem esse filtro físico trabalham muito melhor durante a noite quando a iluminação infravermelha é utilizada, portanto minha sugestão é que dê preferência para esses tipos de câmeras.
Os métodos de ativação da função Day/Night
Ao comprar uma câmera de segurança que possui a função Day/Night ela vem programada para a remoção automática do filtro de infravermelho conforme a luz do ambiente diminui a um certo nível.
Caso seja necessário você pode alterar o método de remoção desse filtro no menu da câmera que possui opções para manter o filtro sempre em seu lugar e, portanto, não ativar a função.
Você pode ainda programar a função para que seja ativada em horários específicos do dia ou ligar um sensor externo à câmera para indicar quando a função Day/Night deve ser habilitada.
Antes de comprar uma câmera de segurança você pode consultar o catálogo ou manual do produto e procurar pelo tipo de função Day/Night que está disponível.
Geralmente você irá encontrar a informação como Day/Night eletrônico, Day/Night Verdadeiro ou Day/Night ICR (que é o mesmo que Day/Night verdadeiro).
Também é possível que os termos apareçam de diferentes maneiras em Inglês ou português, veja a lista abaixo das possíveis maneiras que poderá encontrar essa informação:
- Day/Night verdadeiro
- Day/Night: ICR
- True Day/Night
- Dia e noite verdadeiro
- Dia e noite com ICR
- Day/Night eletrônico
- Dia e noite eletrônico
Veja a imagem a seguir com a informação em um catálogo de uma câmera da Intelbras
Note na última linha a informação de “Sistema dia e noite ICR”
Problemas com o infra vermelho
As vezes é possível ter problemas relacionados com o uso de luz infravermelha, que pode embaçar a imagem da câmera durante a noite
Para saber mais sobre o assunto leia o outro artigo aqui no blog: Câmera de CFTV com imagem embaçada à noite.
Considerações finais
Antes se comprar sua câmera de segurança certifique-se que está adquirindo o modelo que necessita para a instalação que irá realizar. Caso o uso de infravermelho seja muito importante dê preferência para câmeras com a função de Day/Night verdadeiro ou procure pela informação de ICR.
E por favor compartilhe esse artigo com os amigos, basta clicar no botão abaixo.
Quer aprender mais ?
Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...
Compartilhe esse artigo com os amigos...