Como configurar notificação por email no iVMS-4200 (Gmail) - Aprenda CTFV.com

Como configurar notificação por email no iVMS-4200 (Gmail)

O Hikvision iVMS-4200 é um poderoso software que permite gerenciar câmeras IP, DVRs e NVRs e enviar alertas quando algum evento acontecer.

iVMS 4200 How To Setup email notification

Neste artigo, explico como configurar a notificação por email no iVMS-4200 com uma conta de email gratuita (Gmail). Existem alguns detalhes importantes que você deve prestar atenção ao configurar o software. Para aprender mais, continue lendo...

Conectando o DVR ao iVMS 4200

A primeira coisa que você precisa fazer é garantir que sua câmera IP, DVR ou NVR Hikvision esteja conectada à rede e possa se comunicar com o software cliente iVMS 4200 que deve estar conectado à Internet.

Veja o diagrama abaixo que ilustra a conexão.

iVMS 4200 diagrama de rede

Como você pode ver, há uma câmera analógica conectada a um DVR Hikvision que está conectado a um roteador e um laptop. Os dispositivos podem acessar a Internet.

==> Se você precisar de mais informações sobre a configuração do Hikvision DVR, leia o artigo: Como configurar DVR Hikvision.

O laptop tem o iVMS-4200 instalado e pode exibir a imagem da câmera analógica. (Funciona da mesma maneira para uma câmera IP Hikvision ou NVR).

iVMS 4200 connected to a Hikvision DVR

Se o seu dispositivo Hikvision está funcionando assim, você só precisa configurar a notificação por email e o evento que deve acionar o iVMS-4200 para enviá-lo.

Vamos ver como configurar a notificação por email primeiro...

Configuração de notificação por e-mail do iVMS 4200 (passo a passo)

Antes de enviar e-mails, você precisa configurar o serviço SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) do iVMS-4200 para autenticação. Neste exemplo, eu uso minha conta do Gmail, que exige autenticação criptografada SSL (Secure Socket Layer).

Abra o iVMS-4200 e clique em Control Panel  > System Configuration.

iVMS 4200 Control Panel

Clique em E-mail no lado esquerdo e preencha as informações:

SMTP server: smtp.gmail.com

Encryption Type: SSL

Port: 465

Username: <seu usuário>

Password: <sua senha>

Sender Address: <seu email>

Depois de preencher todas as informações, escolha até três receptores de e-mail e clique no botão "Send Test Email" para ter certeza de que tudo está funcionando bem.

iVMS 4200 SMTP configuration

Se tudo estiver OK, você poderá ver uma mensagem na parte inferior direita da tela do seu computador informando que a mensagem foi enviada com sucesso.

iVMS 4200 Sending test email succeeded

Mas, eu tenho que dizer que é bem provável que você receberá uma mensagem de erro (no meu caso aconteceu isso).

Dependendo da versão do iVMS-4200 que você instalou, não será de confiança do Google (proprietário do Gmail) e você receberá uma mensagem de erro e um alerta do Google aparecerá na sua caixa de entrada de e-mail. Veja a imagem abaixo. (Uma aplicação suspeita foi bloqueada de acessar a sua conta)

Google security check

O Google sabe que algum novo aplicativo está tentando acessar sua conta e protege você disso. Então, você precisa reconhecer a atividade clicando em "Yes".

Configure o alerta de emails do iVMS-4200

Para receber os alertas de e-mail, é necessário configurar os eventos, como detecção de movimento ou alarme. Basta abrir o iVMS-4200 e ir para o Event Management (Gerenciamento de eventos).

Escolha a câmera que você deseja configurar, ative a detecção de movimento e as opções que você deseja usar, incluindo o alerta por e-mail.

iVMS 4200 Event Management

Agora os movimentos na frente da câmera irão acionar as notificações por e-mail.

Verifique sua caixa de entrada e procure o e-mail ....

iVMS 4200 motion detection alert

Como você pode ver, o iVMS-4200 envia e-mail para todos os destinatários.

Erro de envio de email do iVMS-4200

Lamento dizer que provavelmente você terá alguns problemas com o Gmail...

Um problema comum com a configuração do iVMS-4200 com o Gmail está relacionado ao "aplicativo seguro", que significa que o Gmail confia apenas em aplicativos seguros e, geralmente, o iVMS-4200 não está nessa lista, portanto você pode receber as mensagens de erro.

Sending email failed.Error Code HCNetUtils.dll[535]. (Authentication failed.)

Sending email failed.Error Code HCNetUtils.dll[73]. (Socket connection break.)

Essas mensagens de erro geralmente são exibidas na guia de evento de alarme do iVMS-4200, conforme mostrado na próxima figura. Eles estão relacionados ao problema "aplicativo seguro".

iVMS 4200 Sending email failure

Como resolver o erro de email do iVMS-4200

O software não é o único a informá-lo sobre o erro, o Google também permite que você saiba que um aplicativo não seguro está tentando acessar sua conta de e-mail.

Você pode ver uma mensagem na caixa de entrada do seu correio contendo essas informações.

Google security check block

Para resolver o problema com o "Less secure app blocked" (Aplicativo menos seguro bloqueado), acesse sua conta de configuração do Gmail e altere a configuração "aplicativo seguro"

Viste https://myaccount.google.com  e clique na aba Security (segurança).

Google Security Config

Desça a página até encontrar o "Less secure app access" (Acesso de Aplicativo menos seguro).

Google Security Config

Habilite o acesso para aplicativos menos seguros.

==> E pronto. Seu iVMS-4200 pode trabalhar com sua conta do Gmail.

Google Security Config

Conclusão

Agora você sabe como configurar a notificação por e-mail no Hikvision iVMS-4200 e pode aproveitar esse incrível recurso. O único inconveniente é o problema do "aplicativo menos seguro" do Gmail, mas pelo menos você pode colocar as coisas em prática.

Seria muito melhor se o iVMS-4200 fosse considerado um aplicativo seguro, mas nada na vida é perfeito, então temos que lidar com isso.

Espero que este artigo ajude você com a configuração do software para enviar os alertas por email, por favor, deixe seus comentários.

Quer aprender mais ?

Se você é um instalador profissional de CFTV ou quer se tornar um, eu recomendo fortemente que você dê uma olhada na coleção Guia Definitivo do CFTV, e aos cursos em vídeo clique nos links abaixo para saber mais ...

Compartilhe esse artigo com os amigos...

Claudemir Martins
 

Meu nome é Claudemir Martins, nascido em uma pequena cidade no interior de São Paulo, me profissionalizei em redes de computadores (CISCO) e CFTV. Trabalhei para grandes empresas (como a Samsung) como engenheiro e treinador profissional ministrando treinamento em diferentes países e idiomas. Atualmente moro com minha família nos Estados Unidos e tenho minha própria empresa na áera de tecnologia.

Deixe um comentário 0 comentários

Deixe uma resposta

Baixe o guia do CFTV: O melhor material do mercado

angle-double-right
angle-double-left






close

Baixe o Guia Definitivo do CFTV


IMPRESSIONE SEUS CLIENTES 

COM SUA NOVAS HABILIDADES

  • check-square-o
    Linguagem clara bem simples de entender.
  • check-square-o
    Para pessoas com ou sem experiência.
  • check-square-o
    Aumente sua renda com serviços extras.